sábado, 31 de dezembro de 2011


                        Carpathia Project



Para esperar pelo 2012, aqui vai o último post:
Banda húngara que faz um som com fortes influências de Mahavishnu Orchestra, Genesis, Focus entre outros grupos de rock progressivo e um pouco do folk inglês. Este álbum é de 1999. Fácil de encontrar o seu arquivo na rede mundial. Seguem lista das faixas, integrantes e vídeo de Caravan.

Faixas:

1. Caravan (4:35)

2. Carpathia (5:35)

3. War (4:40)

4. Friends (3:51)

5. Dance (4:01)

6. Smile (3:50)

7. Meridian (4:36)

8. Fusion (4:17)

9. Something For You (2:09)
 
 
Integrantes:

- Tamas Angyan / violino, guitarra
- Zsolt Daczi / guitarra
- Tamas Zsoldos / baixo
- Bertalan Hirlemann / bateria
- Gabor Kovacs / teclados
- Denes Makrovics / flauta

 



                    FELIZ 2012 A TODOS !!!


 Galeria



Katharine Ross nasceu como Katharine Juliet Ross em Hollywood, Califórnia no dia 29 de Janeiro de 1940. Alguns dos seus filmes são: The Graduate ( A Primeira Noite de um Homem - 1967), Butch Cassidy and The Sundance Kid ( Butch Cassidy e Sundance Kid - 1969) e  The Stepford Wives (Esposas de Stepford - 1976)


                               


Dica de Leitura

                          Billie Holiday - Sylvia Fol


Último dia do ano e eu fiquei pensando, quais dos livros lidos em 2011 me trouxeram tanto prazer? Foram muitos, felizmente; Cleópatra, 1822, Vida (biografia do Keith Richards) que ainda estou lendo e outra biografia, esta que posto. Não tem como não se envolver e se emocionar com a história desta que talvez seja a maior cantora de blues de todos os tempos. Vários termos compõem a sua vida: negra, pobre, prostituída, álcool, drogas, sexo, , música, carência, blues, amigos, inimigos. Tudo isso está inserido nos seus 43 anos de vida. Um livro apaixoante. A Editora é a L & PM. São 287 páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


                  Marighella - Direção de Silvio Tendler


Excelente documentário que trata da vida de um dos ícones da esquerda brasileira com atuação em grandes momentos da história brasileira. Marighella, baiano, nascido em 1911 foi deputado estadual constituinte de 1946, viveu boa parte de sua vida na clandestinidade, como aliás, ocorreu com a maioria dos integrantes do PCB, entre eles, Jorge Amado e Luis Carlos Prestes. Após o golpe de 1964, fundou a Aliança Libertadora Nacional e entrou para a luta armada. Acabou assassinado em Novembro de 1969, numa emboscada arquitetada pelas forças da repressão.  Imperdível para quem quer descobrir mais sobre os subterrâneos caminhos do Brasil. São 56 minutos numa produção de 2001. Abaixo um trecho de 9 minutos.




                                Heavy Horses - Jethro Tull


Produzido em 1978 este álbum foi o primeiro que comprei da banda liderada por Ian Anderson ( jamais imaginei que em 2002, seu trabalho solo embalaria o sono de minha filha recém-nascida), é o 11º da carreira. Pois bem; Heavy Horses, Songs from the Wood e Stormwatch formam a trilogia que traz de forma mais visível temas ligados à Natureza, a vida campesina e uma intensa preocupação ecológica. É fácil de encontrar o arquivo para baixar pela rede mundial.

Faixas:
Lado 01
  1. "...And the Mouse Police Never Sleeps" – 3:11
  2. "Acres Wild" – 3:22
  3. "No Lullaby" – 7:55
  4. "Moths" – 3:24
  5. "Journeyman" – 3:55

 Lado 02

  1. "Rover" – 4:17
  2. "One Brown Mouse" – 3:21
  3. "Heavy Horses" – 8:58
  4. "Weathercock" – 4:02


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011



                                 Galeria


Katharine Hepburn nasceu como Katharine Houghton Hepburn no dia 12 de Maio de 1907 em Hartford, Connecticut e faleceu em Old Saybrook, Connecticut, em 29 de Junho de 2003. Uma carreira longa e vitoriosa. Fica difícil citar apenas 3 filmes : The African Queen (Uma Aventura na África - 1951), Guess Who's Coming to Dinner (Adivinhe quem veio para Jantar - 1967) e On Golden Pond ( Num Lago Dourado - 1981).

Dica de Leitura

               Os Flagelados do Vento Leste - Manuel Lopes



Romance produzido em 1960 pelo escritor cabo-verdense Manuel Lopes que apresenta as dificuldades da gente destas ilhas (Cabo Verde, Santo André, São Vicente, Santo Antão). Em boa parte, se assemelha as obras nordestinas dos autores brasileiros como Graciliano Ramos. A realidade sonhada se confrontando com a tristeza da "realidade real". Miséria, fragilidade, dependência da Natureza, esta que tem sido cruel com seu povo. Um conflito entre permanecer no seu chão ou buscar novos rumos em terras portuguesas. O medo, desânimo presentes em quase todas as páginas. Outro ponto relevante do romance é a falta de solidariedade, o individualismo se sobrepondo a busca de um bloco unitário por dias melhores. No fundo, um salve-se quem puder; mesmo assim, sobra espaço para o desenvolvimento da fé. Uma aparente contradição. Li o meu em junho de 1982, comprado através do "saudoso" Círculo do Livro. São 231 páginas.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


  EUA X John Lennon - Direção: David Leaf e John Scheinfeld



Filme produzido em 2006 e apesar de parecer ser mais "um" sobre o ex-beatle, este documentário é extremamente importante para a compreensão de sua obra, num período marcado pelo conflito interno e externo nos EUA. Sua produção artística foi influenciada diretamente em álbuns como Sometimes in New York City e Mind Games; em contra-partida, Lennon deu ao país uma voz poderosa a favor da Paz e principalmente, dos direitos humanos. Aparecem depoimentos de jornalistas, repórteres, ativistas políticos, agentes do governo como Carl Bernstein, Angela Davis, Noam Chomski, Bob Seale, etc... que esclarecem muitos momentos do início dos anos 70. São 99 minutos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011



                           Vital Lima - Vital Lima



Vital Lima é paraense e em 1978 lançou Pastores da Noite que é o de sua estréia. Trabalho fantástico, destaque para a faixa-título que é uma obra-prima, um entrosamento impecável entre voz e instrumentos. Está entre os 10 discos brasileiros que mais gosto. Participam do álbum: Hermínio Bello de Carvalho,que foi o mentor desta produção, Cesar Camargo Mariano, Magro (do MPB-4), Hélio Delmiro, Sivuca, Joyce e Boca Livre, este em sua formação original, antes até  de lançar seus discos. Completam o elenco músicos de primeira linha de cordas e metais. Abaixo, enumero as faixas e deixo um link, pois jamais foi lançado em CD. Li, recentemente, que há um projeto para relançá-lo. Enquanto isso ...
Faixas:
1 - Bandidos e Bandidos
2 - Mercedes
3 - Romanceiro
4 - Molecagem
5 - Dedo na Cara
6 - Pauleira
7 - Ciclo del Miedo
8 - Pastores da Noite
9 - Igual ao Que Não Foi
10 - Açaizeiro
11 - Brinco de Princesa
12 - Baladeira
13 - Balaio





                                 Galeria


Madeleine Stowe nasceu Madeleine Stowe Mora, natural de Eagle Rock, EUA no dia 18 de Agosto de 1958. Alguns de seus filmes são: Tocaia (Stakeout - 1987), A Chave do Enigma (Two Jakes - 1990) e   O Último dos Moicanos ( The Last of Mohicans - 1992).


Dica de Leitura

                                Xarqueada - Pedro Wayne

.

Como postei um livro que trata da vida nas estâncias gaúchas, Fronteira Agreste de Ivan Pedro de Martins, sigo na mesma linha, ainda que este de Pedro Wayne seja mais específico; trata da indústria saladeira no RS que introduziu a escravidão em solo rio-grandense. Wayne , assim como Martins, não era gaúcho. Era baiano e com 4 anos veio para o sul do estado, Pelotas depois Bagé, justamente as principais regiões das charqueadas. Esta obra foi lançada em 1937 cercada de grandes e merecidos elogios que vieram de Érico Veríssimo, Jorge Amado que sugeriu a troca do "Ch" pelo "X" no título, Guilhermino Cesar, este, à época escreveu que "o autor vê o 'saladero' do lado de dentro,sua escritura não se insere na ideologia, mas na contra-ideologia....dá um salto de qualidade". Wayne mostra a realidade das charqueadas, a vida brutal dos carneadores, sempre cobertos de sangue, o berro doloroso do gado, os detalhes que não exaltam a figura do "centauro dos pampas", talvez por isso, este livro demorou muito tempo para ser reeditado, 1982. Uma grande obra que merece ser lida com os espíritos desarmados. Esta segunda edição saiu pela Editora Movimento com 133 páginas. Li em novembro de 1998. Como curiosidade; fui aluno nos bancos universitários  de Ester, filha do autor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011



                  Criss Cross - Direção Robert Siodmak


No Brasil, Criss Cross, filme de 1949 ganhou o nome de  Baixeza. Como ando vendo muito noir, este é mais um da safra do final dos anos 40. Um excelente elenco liderado por Burt Lancaster; ainda trás nomes como Yvonne de Carlo, Dan Duryea, Stephen McNally. É também a estréia de Tony Curtis, numa ponta onde dança com o personagem de De Carlo. Vamos a trama: Steve Thompson (Lancaster) retorna a Los Angeles após um ano. Vem, embora negue, em busca de sua grande paixão de quem ficara casado apenas 7 meses; trata-se de Anna (Yvonne de Carlo). Há resistência da família dele e de amigos, mesmo assim, parece que há correspondência de sentimento. Anna surpreende e repentinamente casa com o gânsgster Slim Dundee (Dan Duryea), Thompson procura Anna em busca de uma razão para a mudança, é flagrado por Slim e para se safar, oferece um plano para assaltarem um carro-forte blindado, pois é um dos guardas que farão a  escolta na viagem entre duas cidades. O final surpreende pela imprevisibilidade. São 88 minutos. 



domingo, 25 de dezembro de 2011


                        Parte de la Religion - Charly Garcia


Oitavo disco deste que é a maior expressão do rock and roll argentino. Produzido em 1987 com participação do baterista Fernando Samalea,  Fabiana Cantillo nos vocais, os brasileiros Paula Toller  e Paralamas do Sucesso nas faixas faixas "Buscando un Símbolo de Paz" e "Rap de las hormigas", é muito especial para mim, pois o considero como inspiração direta para o meu segundo romance "Alícia: o exílio de Heleno". Sem ele, o filme "O Campo dos Sonhos" e a história de Heleno de Freitas ficaria impossível a sua criação. Sem dúvida, um disco seminal para mim. A que mais curto é Rezo por Vos, cuja autoria, Garcia dividiu com outro ícone argentino, Luis Alberto Spinetta. O vídeo que escolhi é da faixa que encerra o álbum, La ruta de Tentempié.
  1. Necesito tu amor - 3:36
  2. Buscando un símbolo de paz - 4:43
  3. Parte de la religión - 3:06
  4. Rap de las hormigas - 3:14
  5. Adela en el carrousel - 5:17
  6. No voy en tren - 3:02
  7. Rezo por vos  - 4:29
  8. El karma de vivir al sur - 3:32
  9. Ella adivinó - 3:52
  10. La ruta del tentempié - 4:19



                                       Galeria


Andie MacDowell nasceu Rosalie Anderson MacDowell em Gaffney, EUA, no dia 21 de Abril de 1958. Alguns filmes seus são: Greystoke, The Legend of Tarzan (Greystoke, A Lenda de Tarzan - 1984), Sex, Lies and Videotape (Sexo, Mentiras e Video Tape - 1989) e Groundhog Day (Feitiço do Tempo - 1993)

Dica de Leitura
                    Fronteira Agreste - Ivan Pedro de Martins

Um romance que se passa no Sul, numa estância gaúcha, seu cotidiano, onde aparecem peões nas lidas campeiras, mulheres da casa, os homens de posses, senhores da economia e do destino deosque vivem sob sua influência. Traições, vinganças, romances, tudo está ali. Vários personagens com "vida própria"são encontrados em suas 198 páginas. O autor consegue já no ínicio da história nos dar uma descrição detalhada da paisagem sulina, mostrando que, embora não tivesse nascido no Rio Grande, ainda assim capturou perfeitamente a rotina neste fim de Brasil. Ivan Pedro de Martins era economista, advogado e jornalista. Participou da frustrada Intentona Comunista em 1935, talvez por isso, quando em 1944 lançou Fronteira Agreste pela Editora Globo (por insistência do editor-chefe Érico Veríssimo), seus exemplares foram apreendidos por ordem de Getúlio Vargas. Várias editoras posteriormente tiveram o privilégio de produzir edições dele. O meu, por exemplo, é da Ediouro.

sábado, 24 de dezembro de 2011



 Curva do Destino - Direção de Edgar G. Ulmer



Acabo de assistir Detour( Curva do Destino), filme de 1945. Rodado em 6 dias com escassos recursos que o diretor austríaco Ulmer soube usar com extrema competência. A exemplo de Nightfall (postado aqui anteriormente), também é um legítimo Noir. Tramas parecidas no que diz respeito as trapaças que o destino aplica no ser humano. Um pianista (Tom Neal) com dificuldades financeiras, sonha em finalmente casar com Sue (Claudia Drake), a cantora do clube onde atuam; para isso, sai de New York em direção a Los Angeles em busca de melhores oportunidades, vai pegando carona pela estrada afora. Numa dessas, o proprietário do carro morre e ao perceber o incidente, Al Roberts, o pianista, acaba acidentalmente, fazendo com que o corpo atinja uma pedra, produzindo um corte na nuca, complicando a versão verdadeira de sua inocência. À partir daí, Roberts assume a identidade de Haskell (Edmund MacDonald), apenas para se livrar da situação, sem um objetivo maior. Sua situação piora quando resolve dar carona para Vera (Ann Savage) que conhece o falecido e sabe que o mesmo preparava alguma ação nada saudável. Usa de chantagem para segurar Roberts sob sua influência para dar prosseguimento ao golpe. Um clássico cujo suspense que vai até a cena final. Preto e Branco com 67 minutos.  



                              João Ricardo - João Ricardo



Em 1973 e 1974 o Brasil recebeu um banho de criatividade artística pelo fenômeno chamado Secos & Molhados em seus 2 álbuns e principalmente pelas performances nos shows. O primeiro, em sua capa apresentava quatro "cabeças" servidas à mesa; João Ricardo, Nei Matogrosso, Gerson Conrad e o argentino Marcelo Frias, baterista do Beat Boys que acompanhou Caetano Veloso no antológico Festival da Record na versão de 1967 em "Alegria, Alegria"; já o segundo disco, mais elaborado vinham apenas Nei, Gerson e João Ricardo. Sucesso de crítica e de popularidade. Desfeito o grupo original, estes três partiram para novas experiências em 1975. Nei lançou o LP que foi considerado o "Disco do Ano", batizado de Água do Céu-Pássaro, Gerson convidou Zezé Motta e produziu o seu. João Ricardo lançou este que posto. Considero todos grandes trabalhos e futuramente postarei os demais. Começo pelo líder do Secos e Molhados. O download dele é facilmente encontrado na rede mundial.

Lista das Faixas: 
        01- Salve-se Quem Puder
        02- Vira Safado
        03- Janelas Verdes
        04- Sorte Cigana
        05- Se Sabe, Sabe
        06- Balada para um Coiote
        07- Rock & Role Comigo
        08- Fofoquinha
        09- Os Metálicos Senhores Satânicos
        10- Doce Doçura
        11- Viva e Deixe Viver

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011


                                           Galeria


Anne Bancroft nasceu Anna Maria Louisa Italiano, no dia 17 de Setembro de 1931 em New York , onde também faleceu em 06 de Junho de 2005. Alguns de seus filmes foram A Maleta Fatídica (Nightfall-1957), A Primeira Noite de um Homem (The Graduate-1967) e Nunca te vi, Sempre te Amei (84 Charing Cross Road-1986). 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Dica de Leitura

                O Coração das Trevas - Joseph Conrad


Escrito em 1902 pelo polonês Teodor Joseph Korzeniowski, mais tarde Joseph Conrad, naturalizado inglês, esta obra trata de um tema muito familiar para o autor, pois foi marinheiro por 16 anos quando viajou pela Ásia, África, América, Europa e mostra a busca do personagem Marlow pelo agente Kurtz na região do Congo, supostamente por ter se desviado dos objetivos propostos pela Companhia que representa e precisa inevitavelmente ser resgatado. Mesmo Kurtz aparecendo praticamente nas últimas páginas, ele representa as agruras e horror que perpassa pela narração anterior a sua entrada na história. Por trás desta busca, Conrad apresenta o conflito entre o homem e a natureza, aqui identificada pela inóspita floresta africana. o Imperialismo inglês se faz presente de uma forma secundária,mas ainda assim de fácil visibilidade. O cineasta Francis Ford Coppola adaptando esta obra para a segunda metade do século XX, acabou produzindo um clássico de guerra, talvez o melhor, que chamou de Apocalipse Now! numa produção de 1979. Li O Coração das Trevas em maio de 1999. O meu é da L & PM Editores e possui 167 páginas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


                                 Pegadas - Bebeto Alves


Músico nascido em Uruguaiana na fronteira do RS com a Argentina, Bebeto Nunes Alves considero um camaleão musical, pois passeia por vários ritmos sempre com muita criatividade e qualidade. Tem já uma vasta discografia iniciada no final dos anos 70. Dele, escolhi este de 1987 chamado Pegadas que me diz muito; foi lançado na época em que residia justamente na capital dos gaúchos. Minhas preferidas são Críticos, Beirute e Depois da Chuva. Pegadas também é ótima. Esta pode ser conferida logo abaixo.Deixo um link para o download.
01.Rasa Calamidade
02.Críticos
03.O Sobrevivente
04.From The Other Side
05.Beirute
06.Depois da Chuva
07.Um Instante do Teu Amor
08.Pegadas


LINK

                 Nightfall - Direção de Jacques Tourneur


Excelente filme de 1957, novamente um suspense com toques "noir". A história se passa em dois momentos, pois parte dela é contada através de flashbacks. Um artista plástico, James Vanning, personagem de Aldo Ray, vem sendo perseguido por dois homens que inicialmente não se sabe exatamente o que querem. Com o auxílio eventual de Maria (Anne Bancroft) eles encontram Vanning e o levam para um local ermo, onde darão cabo de sua vida. Vanning escapa e reencontra Maria; conta-lhe o motivo da perseguição, uma maleta cheia de dinheiro, fruto de um assalto que ficou com ele por engano. Isto é só o começo, pois novos elementos entram na trama e para o espectador fica uma grande dúvida quanto ao desfecho da película. A beleza de Anne Bancroft me inspirou para criar um quadro que chamarei de Galeria, através do qual, homenagearei as grandes musas mundiais. No Brasil, Nightfall recebeu o nome estranho de A Maleta Fatídica, mas absolutamente coerente com o enredo. Aparecem no filme Jocelyn Brando e Brian Keith. São 79 minutos.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011



          Short Cuts - Cenas da Vida - Direção Robert Altman


Outro exemplo de bela obra "escondida" entre os mega-sucessos de um diretor (me referi ao tema na postagem de Peggy Sue do Coppola); neste caso, trata-se de Robert Altman, diretor de clássicos como Mash, Nashville, Quando os Homens são Homens (McCabe and Mrs. Smith). Este Short Cuts é como o nome pressupõe, uma soma de pequenas histórias à partir dos textos de Raymond Carver, onde o cotidiano de várias pessoas se entrelaçam na cidade de Los Angeles, criando inúmeras situações comuns de pessoas exatamente ... Comuns. São donas-de-casa, garçonetes, policiais, jornalistas, médicos, animadoras de festas, etc... Não tem como não se envolver  emocionalmente com determinadas cenas. Absolutas " Cenas da Vida ". O elenco é fantástico, o que é uma característica da filmografia de Altman. Os atores gostam de atuar sob a sua direção. Aparecem: Andie McDowell, Tom Waits, Annie Archer, Jack Lemmon, Mathew Modine, Juliane Moore, Fred Ward, Lily Taylor, Jennifer Jason Leigh, Madeleine Stowe, Lily Tomlin, Robert Downey Jr, Tim Robbins, Francis McDormand, Chris Penn, entre tantos nomes.  Realizado em 1993. São 187 minutos.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Dica de Leitura

                                  A Luta - Norman Mailer


Norman Mailer é uma referência no jornalismo mundial. Ganhador do renomado prêmio Pulitzer por duas vezes, autor de best-sellers, fundador da revista Village Voice e voz atuante pelos direitos humanos, em especial, contra a guerra do Vietnam. Dele, escolhi este "A Luta" em que registra de forma magistral uma daquelas contendas que chamaram de "A do Século" (foram tantas na década de 70). Muhammad Ali versus George Foreman. Só isso bastaria para ser notícia mundial, mas além do confronto, houve a ideia de realizá-la no continente africano, berço dos ancestrais dos contendores. A escolha recaiu sobre o Zaire, ex-Congo belga, governado pelo ditador Mobutu. O evento não se resumiu apenas ao confronto dos peso-pesados, mas proporcionou a participação de estrelas afro-americanas no séquito como James Brown e B B King. Mailer com seu estilo agradável leva o leitor ao interior daquele grupo, a mente de Ali, sua relação com a população local, o seu medo do fracasso e por fim, até o clímax do nocaute. Uma maravilha de leitura. A Editora é a Companhia das Letras e possui 222 páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011



                                         Juntos ao Vivo -

              Nelson Coelho de Castro-Bebeto Alves-TotonhoVilleroy-Gelson Oliveira


Espetacular show realizado em 1998 no Teatro Renascença em Porto Alegre. Nelson Coelho de Castro, Bebeto Nunes Alves, Totonho Villeroy e Gelson Oliveira contribuindo com 3 músicas próprias cada um, mais Pedra da Memória abrindo e fechando o cd. Sublime. O vídeo é de uma apresentação na França.

1 Pedra da memória
(Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, Totonho Villeroy, Gelson Oliveira)
 2 Literatura brasileira
(Gelson Oliveira)
 3 Janela do tempo
(Totonho Villeroy)
 4 Depois da chuva (Aprés la pluie)
(francesa TotonhoVilleroy, Bebeto Alves)
 5 Vim vadiá
(Nelson Coelho de Castro)
 6 Tempo ao tempo
(Gelson Oliveira)
 7 Don Vicenzo Loco
(Gastão Villeroy, Totonho Villeroy)
 8 Verniz da madrugada
(Nelson Coelho de Castro)
 9 Mais uma canção
(Fernando Corona, Bebeto Alves)
 10 Salve-se quem souber
(Paul de Castro, Sergio Rezende, Gelson Oliveira)
 11 Sinal dos tempos
(Bebeto Alves, Totonho Villeroy)
 12 Armadilha
(Dedé Ribeiro, Nelson Coelho de Castro)
 13 De um bando
(Bebeto Alves)
 14 Pedra da memória (Trecho)
(Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, Totonho Villeroy, Gelson Oliveira



           Hail!Hail! Rock 'N' Roll - Direção Taylor Hackford



Um grande filme musical. Uma homenagem a um dos fundadores do Rock and Roll. O diretor Taylor Hackford fez também outra película sobre este tema; A Fera do Rock, no original Great Balls of Fire, com Dennis Quaid, contando a vida de Jerry Lee Lewis numa realização de 1989. Pois bem, esse que posto foi gravado a partir de dois shows de Berry no Teatro Fox em St. Louis, Missouri para comemorar os seus 60 anos. Contou com a presença de ícones e pupilos dele como Eric Clapton, Robert Cray, Keith Richards e numa imagem de arquivo, John Lennon. Também estão presentes velhos parceiros como Johnny Johnson, Jerry Lee Lewis, Bo Didley, Everly Brothers e Etta James. Um documento muito especial para os fãs.  É de 1987 e tem a duração de 120 minutos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Dica de Leitura

                   O Rei do Rock - Luis Fernando Veríssimo



Acredito que Veríssimo e Millôr Fernandes são os maiores nomes vivos da literatura nacional. O gaúcho está com 75 anos e em ótima forma, suas crônicas seguem sendo extremamente criativas, espirituosas e principalmente, referências para a nação brasileira. Suas obras mais conhecidas apontam para o Analista de Bagé, As histórias de Ed Mort, A Velhinha de Taubaté, A Mulher do Silva, As Cobras, Jardim do Diabo, etc... Estava mais do que na hora de eu postar algo dele. Escolhi o primeiro que li em Maio de 1978 numa combinação da Editora Globo com o Grupo RBS, aliás, o primeiro volume da coleção: O Rei do Rock. São 41 crônicas maravilhosas onde eu destaco "Futebol de Rua", absolutamente sublime. São 150 páginas.  

    Memórias de um Sargento de Milícias - Martinho da Vila


Este álbum produzido em 1971 foi o primeiro disco que curti da primeira até a última faixa. Meu pai comprou na época de seu lançamento e ele meio que se tornou "propriedade coletiva" da família. Quando saí de casa lá pela metade dos anos 80, fui em busca do cd; missão nada fácil, mas a busca não foi infrutífera. Passados 40 anos este "Milícias ..." continua sendo um dos meus preferidos, tanto pela qualidade do trabalho que inclui obras do próprio Martinho mais Candeia, Ataulfo Alves, Cabana, Geraldo Babão, Paulinho da Viola, Ary do Cavaco, Sérgio Ricardo, etc... quanto pelo valor sentimental que o tempo só fez crescer.
Faixas:
     1 - Segure Tudo
     2  - A Flor e o Samba
     3 - Camafeu
     4 - Pode Encomendar o seu Caixão
     5 - Dia Final
     6 - Menina-Moça
     7 - Seleção de Partido Alto
     8 - Para Você, Felicidade
     9 - Quem Pode, Pode
     10 - O Nosso Olhar
     11 - Memórias de um Sargento de Milícias 





quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


      O Nome da Rosa - Direção de Jean-Jacques Annaud


Um dos meus preferidos. Baseado no livro homônimo de Umberto Ecco, este filme do francês Annaud é sem sombra de dúvidas aquele em que a Idade Medieval é melhor reconstituída nas telas. Um trabalho de muito esmero e correção. Sobre a história; é um "policial", com muito suspense passado na primeira metade do Século XIV onde um monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery) e seu auxiliar, o noviço Adso de Melk (Christian Slater) são chamados para investigar a morte de vários monges beneditinos em pequeno espaço de tempo dentro de um mosteiro. O conflito entre a ciência e razão versus os desígnios divinos/diabólicos pontuam praticamente todo o filme. Convém lembrar que a época em que se passa, 1327, portanto, Baixa Idade Média, é justamente quando a Europa Ocidental já experimenta o fenômeno Renascentista e obviamente, redescobre a cultura grega, neste caso, a obra de Aristóteles que tem papel destacado no roteiro do filme/livro. Um elenco primoroso, que além dos citados, incluem ainda F. Murray Abraham como o inquisidor Bernardo de Gui, Valentina Vargas, Michel Lonsdale e Ron Pearlman. Realizado em 1986 com 130 minutos de duração.