sábado, 28 de janeiro de 2012


                               Galeria


Paulette Goddard nasceu Pauline Marion Goddard Levy em Nova Iorque,EUA, em 03 de Junho de 1910 e faleceu em Ronco sopra Ascona, Suiça, em 23 de Abril de 1990. Alguns de seus filmes são: O Grande Ditador (The Great Dictator-1940), A Legião Branca (So Proudly We Hail!-1943) e Kitty (Kitty-1945).




                    The London  Muddy Waters Sessions



Realizado em 1972 em Londres conforme o próprio título do álbum indica, é a união do grande mestre estado-unidense com os seus seguidores britânicos. Acompanham Muddy Waters os músicos Rory Gallagher, Rick Grech, George Fame, Steve Winwood, Mitch Mitchell entre outros. O seu download é fácil de encontrar na rede mundial.




                     A Partida - Direção de Yojiro Takita


A Partida ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008. Diante de algumas injustiças, isso não significa muito; no entanto, aqui a Academia norte-americana acertou em cheio. Tudo é belo neste filme. Daigo ( Masahiro Motoki) pretende ser um mestre no violoncelo. Consegue entrar para uma orquestra, mas infelizmente, ela não dura muito e é dissolvida. Para ganhar a vida sai para o interior do Japão com sua bela esposa Miko ( Ryoko Hirosue) e aceita um emprego de boa remuneração, sem saber exatamente qual a função.  Descobre que terá que preparar os mortos para as cerimônias fúnebres o que, à princípio, lhe causa repulsa. Aos poucos vai entendendo melhor o ritual e no final terá uma grande surpresa. Simplesmente imperdível. O nome original é Okuribito, no inglês, Departures. São 130 minutos. 


Dica de Leitura

             O Silêncio da Chuva - Luiz Alfredo Garcia-Roza


Um grande livro policial de um escritor brasileiro com a história se passando justamente no Brasil, no caso, Rio de Janeiro. O inspetor Espinosa está diante de um enigma: o corpo de um importante executivo encontrado no centro da antiga capital brasileira, dentro de seu carro com um tiro na cabeça. À partir deste fato, Espinosa vai cruzar com vários tipos que deixarão a história emocionante, gerando várias expectativas e dúvidas para o leitor. A Editora é a Companhia das Letras. São 262 páginas. Li em Agosto de 2000.


                               Galeria


Laura Antonelli nasceu Laura Antonaz em Pola, Croácia, no dia 28 de Novembro de 1941. Alguns de seus filmes são: Malícia (Malízia-1973), O Inocente (L'Innocente-1976) e Esposamante (Esposamante-1977).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012



                            Volta e Vai - Cláudio Nucci



Segundo disco solo de Cláudio Nucci, ex-Boca Livre. Trata-se de uma jóia rara de sensibilidade e extremo bom gosto. Realizado em 1983 contou com a presença de grandes músicos, em especial, Zé Renato, também ex-Boca Livre. Seguem lista das faixas e vídeo da bela Nossos Caminhos. 

1-      Quatro Vozes
2-      Amor Aventureiro
3-      Volta e Vai
4-      De Cabeça no Mundo
5-      Nossos Caminhos
6-       Casa de Morar
7-       Mundo Velho
8-       Para Colorir
9-       A Invasão
10-   Cacos e Pedaços




                     After Hours - Direção Martin Scorsese



Outro filme bom que fica escondido no meio de grandes realizações dos diretores. Já postei algo semelhante com o Coppola, George Lucas e Robert Altman. Pois Martin Scorsese fez este After Hours em 1985 e claro, não tem a fama de Os Bons Companheiros, Touro Indomável ou Gangs de New York, mas é uma grande diversão. Conta a história de Paul Hackett (Griffin Dunne) que trabalha no centro de Manhatan e vive muito solitário. Depois do Expediente, nome original no inglês ( aqui no Brasil recebeu o nada correto título de "Depois de Horas"), Paul está num restaurante e se envolve com a encantadora loura Marcy Franklin (Rosanna Arquette), marcam um encontro e à partir disso, o filme desencadeia uma sucessão de infortúnios para Paul numa espiral asfixiante de acontecimentos que prende a atenção do espectador. Às vezes, determinadas situações remetem à lembrança do clássico de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas. O protagonista vive situações bizarras e a sua noite parece interminável. No final, o que ele mais quer é retomar o seu trabalho que ele imaginava ser uma das piores coisas do mundo. Um elenco ótimo, onde além dos citados Dunne e Arquette, aparecem Teri Garr, Linda Fiorentino, Verna Bloom e John Heard. São 97 minutos.




Dica de Leitura

                  Eu e Outras Poesias - Augusto dos Anjos


Desta vez a dica de leitura é de um clássico da literatura brasileira; esta obra de Augusto dos Anjos está em qualquer lista dos grandes títulos. A arte deste autor é quase inclassificável. Lançado em 1912, o livro causou furor e repulsa pela linguagem técnico-científica utilizada nas poesias. Era um período em que o Rio de Janeiro se enamorava pelo estilo francês da Belle Époque e óbvio, não havia compreensão para os excessos deste escritor paraibano. Com o passar dos anos, os críticos perceberam as variadas escolas utilizadas por Augusto dos Anjos dentro de seu estilo extravagante e começaram a descobrir a qualidade e originalidade de suas poesias. O livro foi reeditado em 1920, já sendo considerado uma obra-prima. Há vários lançamentos por editoras diferentes, bem como variam o número de páginas de cada edição.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


                               Galeria


Maureen O' Sullivan nasceu no dia 17 de Maio de 1911 em Boyle, Irlanda e faleceu em 23 de Junho de 1998, Scottsdale, Arizona, EUA. Alguns de seus filmes foram: Tarzan, o Rei dos Macacos (Tarzan, The Ape Man-1932), Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice-1940) e Olhos na Noite ( The Big Clock-1948).

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


                        "Bons Tempos, Hein?!"  -  MPB-4


Excepcional disco do MPB-4 lançado no ano de 1979. É resultado de um show criado por Millôr Fernandes, também responsável pela capa; trabalho corajoso realizado num período muito difícil para o nosso Brasil. É uma seleção do que havia de grandioso na música nacional no final dos 70. Difícil destacar alguma; talvez pela dor que perpassa, Angélica seja a minha preferida. Para quem não sabe, ela foi composta para Zuzu Angel, estilista brasileira de moda, que teve seu filho Stuart, morto pela ditadura militar e seu corpo desaparecido.Ela não se rendeu a dor e saiu mundo afora denunciando a barbárie. Morreu após sofrer um "acidente" de carro. O arquivo é fácil de encontrar na rede mundial. As faixas são:

 1 Fantasia
(Chico Buarque)
 2 Se meu time não fosse o campeão
(Gonzaguinha)
 3 Angélica
(Chico Buarque, Miltinho)
 4 Tropicália
(Caetano Veloso)
 5 Cálice
(Chico Buarque, Gilberto Gil)
 6 Amigo da onça
(Silvio da Silva Júnior, Aldir Blanc)
 7 Cebola cortada
(Petrúcio Maia, Clodô)
 8 Circo de marionetes
(Kledir Ramil, Kleiton Ramil)
 9 Pobre del cantor
(Pablo Milanés)
 10 Nascente
(Flávio Venturini, Murilo Antunes)
 11 Velho ateu
(Roberto Riberti, Eduardo Gudin)

domingo, 22 de janeiro de 2012


Dica de Leitura


                    Caderno de Notas - Eric Nepomuceno



Escrito em 1979, hoje deve ser lido com os olhos postos no final daquela década. Eric Nepomuceno é conhecido não apenas como brilhante jornalista, mas pelo seu trabalho de tradutor dos livros de Eduardo Galeano. Nesta obra ele faz importantes relatos sobre a Revolução Cubana, sobre o golpe no Uruguai e o "Cordobazo" argentino que mexeu com o governo de Perón na década de 70. Também relata a pobreza que encontrou nos vários países da América Latina. Felizmente, muito do que está narrado ficou para trás; novos ventos sopraram as ditaduras e desgovernos daquele período. Um livro não por acaso, com o estilo de Galeano. A Editora é a Paz e Terra. São 181 páginas. Li em julho de 1983.

sábado, 21 de janeiro de 2012




        Um Romance Muito Perigoso - Direção de John Landis

Grande filme de John Landis que o tempo se encarregou de transformá-lo em Cult. Com o tema musical de B.B.King, Into The Night, nome no original norte-americano tocando, dá-se início aos créditos que além dos atores principais, em seguida, vão aparecendo os nomes dos artistas que deram uma "canja"(rápidas aparições) nesta produção de 1985. E são muitos, como por exemplo, dos diretores de cinema Paul Mazurski, Roger Vadim,Jonathan Demme, David Cronenberg, Lawrence Kasdan, Don Siegel , o próprio Landis e os músicos David Bowie e Carl Perkins. A história começa quando Ed (Jeff Goldblum) já não consegue dormir preocupado com o emprego e principalmente com a desconfiança em relação a fidelidade de sua mulher. Sai para se distrair e ao chegar ao aeroporto, acaba acidentalmente cruzando com Diana (Michelle Pfeifer), uma maluquinha que está sendo perseguida por 4 iranianos que querem os diamantes que ela contrabandeia. Segue uma série de peripécias, deixando o filme muito ágil. Ótimo divertimento. São 115 minutos.



                               Galeria


Stefania Sandrelli nasceu em Viareggio, Itália em 05 de Junho de 1946. Alguns de seus filmes são:
Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate-1970), 1900 (Novecento-1976) e A Chave (La Chiave-1983).

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


                                      Royal Jam -
The Crusaders, B.B.King and the Royal Philarmonic Orchestra



Absolutamente sublime! Em Setembro de 1981, Stix Hooper, Joe Sample e Wilton Felder (Crusaders) se reuniram com B.B.King, convidaram Josie James, David T. Walker, Efraim Logreira, James Jameson Jr. e Barry Finnerty + a Royal Philarmonic Orchestra de Londres num show que ficou registrado num LP duplo. Escolhi a 5ª faixa, no LP é a segunda do Lado A, Last Call, com a inconfundível guitarra do Rei do Blues.O arquivo é facilmente encontrado na rede mundial.

 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


                   Trinta Anos Sem Elis

Hoje, 19 de janeiro de 2012 marca os 30 anos do falecimento da maior cantora do Brasil em todos os tempos; a gaúcha Elis Regina. Para registrar esta data, escolho um vídeo em que ela divide a mesa e a música com João Rubinato, o eterno Adoniran Barbosa.


Dica de Leitura

                    Vale Tudo  Tim Maia - Nelson Motta


Grande obra deste que poderia ser o maior cantor do Brasil. Dono de uma voz poderosa, tão poderosa quanto a sua criatividade e conhecimento musical, mas inferior ao espírito auto-destrutivo que acabou o levando a morte; Tim Maia é testemunha e protagonista da cena artística mais importante da história fonográfica brasileira que inicia nos final dos anos 50 e explode intensamente nas duas décadas seguintes. O livro mostra a sua infância na Tijuca, a adolescência vivida junto aos amigos do Divino (bar), Erasmo, Paulo Silvino, Roberto Carlos, Jorge Ben, Simonal, Maria Gladys; sua ida para os EUA, a volta difícil, o seu estouro musical e seus estouros geniosos, que ganharam fama pelo Brasil afora, até a sua morte em 1998. Um grande livro, escrito por quem o conheceu de perto, tornando a obra saudosista e prazeirosa. A Editora é Ponto de Leitura. São 446 páginas. Altamente recomendável.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


                        Rio - Direção de Carlos Saldanha


Carlos Saldanha é um diretor brasileiro que reside nos EUA e foi co-diretor do primeiro A Era do Gelo, depois, assumiu a batuta dos seguintes da série. Realizou este Rio em 2011 com muita qualidade e um carinho pela cidade que está presente em cada cena. A história mostra a busca de um veterinário brasileiro, Túlio por um exemplar macho da ararinha azul; encontra nos EUA, Blu que vive uma rotina de ave domesticada ao lado de Linda, uma proprietária de livraria. Após relutar, Linda e Blu vem para o Rio a fim de acasalarem o macho com Jade. Surgem os traficantes de animais silvestres que sequestram o par de araras. Começa uma grande aventura com a presença de simpáticos animais que encantam jovens e adultos. Uma delícia de filme. São 96 minutos de muito prazer e diversão.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


                               Galeria


Dina Sfat nasceu Dina Kutner em São Paulo no dia 28 de Outubro de 1938 e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de Março de 1989. Atuou em várias telenovelas, fez teatro e cinema. Alguns de seus filmes são: Macunaíma (1969), Das Tripas Coração (1982) e O Homem do Pau-Brasil (1982).


                                   Ringo - Ringo Starr


 Considero este o melhor solo de qualquer beatle; talvez pela própria compreensão de Ringo de seu tamanho diante dos demais Fab Four, ele procurou na maioria das vezes, se cercar de grandes músicos. Até hoje é assim com sua All Star Band. Este álbum é perfeito. Produzido em 73, chegou ao Brasil em 1974, terceiro dele, após 2 fracassos de crítica. Capa, arte externa e interna, os desenhos de Klaus Voormann, velho parceiro da banda nos tempos árduos de Hamburgo, Alemanha, apresentando a história de cada faixa, os diversos músicos que aparecem na capa; é até gostoso identificá-los entre tantas caricaturas. Também é um registro importante, porque é o único trabalho onde os 4 Beatles aparecem num álbum solo pós-separação. A primeira faixa tem Ringo, John, George e no baixo, o citado Klaus Voorman, melhor amigo de Stu Sutcliffe, o integrante que morreu antes da fama, além de Billy Preston. George contribuiu em 4 das 10 faixas, Paul em duas e Lennon na que abre o álbum. Mas tem mais: Marc Bolan do T.Rex, quase toda a The Band, exceção de Richard Manuel; há ainda, Nicky Hopkins, Randy Newman, Bobby Keys, Tom Scott, Jim Keltner e Chuck Findler. É especial para mim, pois foi o primeiro LP que comprei. As faixas são:
1- I'm The Greatest
2- Have You Seen My Baby
3- Photograph
4- Sunshine Life For Me (Sail Away Raymond)
5- You're Sixteen
6- Oh My My
7- Step Lightly
8- Six O'Clock
9- Devil Woman
10- You And Me (Babe)


domingo, 15 de janeiro de 2012


Dica de Leitura

        Enterrem meu Coração na Curva do Rio - Dee Brown


Obra lançada em 1970 que li em 1983. Fiquei bastante impressionado, pois o autor conseguiu reunir depoimentos e documentação que mostraram o extermínio quase definitivo dos primeiros moradores dos atuais Estados Unidos. Nele aparecem narrativas de tribos como navajos, cheyennes, sioux, apaches e personalidades importantes como Cavalo Doido, Gerônimo, Nuvem Vermelha, Vitório e Faca Embotada. Um relato impressionante que rendeu dois grandes filmes. O meu exemplar é da Melhoramentos e possui 292 páginas.


                     Oldboy - Direção de Chan-wook Park


Impactante! Isto é o mínimo que se pode dizer sobre esta película sul-coreana que ganhou o mundo e apresentou o cinema produzido neste país para os demais centros. Relutei em vê-lo, pois tudo que tido lido levava a um filme com uma violência excessiva. Ontem, resolvi assistir. Uma obra-prima. A violência está presente, mas ela não é gratuita e possui inclusive, uma coreografia em vários momentos que pode ser entendida como "arte" no contexto da história. Baseado em "mangás", histórias em quadrinhos orientais, mostra a prisão injusta, pelo menos, no início da trama, de Oh Dae-Su, vivido magnificamente por Min-sik Choi, que fica 15 anos planejando a sua vingança. Ao sair, deslocado, vai encontrar apoio em Mido,  uma garçonete interpretada pela bela atriz Hye-joan Kang. Alternando épocas, o filme vai apresentando surpresas até a cena final. Trouxe-me à lembrança o clássico de Stanley Kubrick, A Laranja Mecânica. Vale a pena. Eu fiquei "grudado" à frente da tela até os créditos finais. Produção de 2003, possui 120 minutos.

sábado, 14 de janeiro de 2012

                              
                                Galeria


Ingrid Bergman nasceu em Estocolmo, Suécia, no dia 29 de Agosto de 1915 e faleceu em Londres, justamente em 29 de Agosto de 1982. Alguns de seus filmes são: Casablanca (Casablanca-1942), Joana D'Arc (Joan of Arc-1948) e Sonata de Outono (Hostsonaten-1978).

          Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua - Sérgio Sampaio


Absolutamente geniais: Autor e Álbum! Meu disco brasileiro preferido. É impressionante como Sérgio Sampaio consegue esse "sincretismo" poesia e música. Obra-Prima produzida em 1973. Só ouvindo. Deixo relação da faixas e dois vídeos.
  1. Leros E Leros E Boleros 
  2. Filme De Terror 
  3. Cala A Boca 
  4. Pobre Meu Pai
  5. Labirintos Negros 
  6. Eu Sou Aquele Que Disse 
  7. Viajei De Trem 
  8. Não Tenha Medo Não ! 
  9. Dona Maria Lourdes 
  10. Odete 
  11. Eu Quero É Botar Bloco Na Rua 
  12. Raulzito Seixas





Dica de Leitura

               Anatomia de Uma Derrota - Paulo Perdigão


Antes de mais nada, é preciso dizer que Paulo Perdigão era um intelectual, tradutor de obras de Jean Paul Sartre, jornalista, cinéfilo, não somente um torcedor. Um torcedor que assistiu em pleno Maracanã, ainda menino, a maior derrota do futebol brasileiro. Brasil X Uruguai em 1950. Este livro disseca os fatos de tal modo que o leitor efetivamente se imagina vivendo os momentos anteriores ao jogo, os 90 minutos e a comoção que tomou conta da nação brasileira. É além de um raio X do acontecimento esportivo, um estudo sociológico. O cineasta gaúcho Jorge Furtado se baseou nestes relatos, na verdade, num conto de Perdigão para filmar o sensacional curta-metragem Barbosa.Lançado em 1985 com 187 páginas. Sofreu uma revisão que o ampliou em 100 páginas.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


            No Calor da Noite - Direção de Norman Jewison


Clássico produzido em 1967, no original, In The Heat of The Night, onde aparecem em grande desempenhos Sidney Poitier (Virgil Tibbs) e Rod Steiger ( policial Gillespie). Além deles, destacam-se Warren Oates (Sam Wood) e Lee Grant (a viúva de Colbert). A história se passa em Sparta, Mississipi, estado historicamente marcado pelo racismo acentuado contra negros. A trama começa com o aparecimento de um corpo assassinado no centro da cidade,no caso, do empresário Colbert, o policial Gillespie comanda as investigações que erradamente se dirigem para um estranho de passagem pela cidade. Após a confusão, o passageiro negro por ser identificado como investigador, especialista em Homicídios, ajuda nas investigações, mas a resistência a ele é grande e vice-versa. Um traço legal no filme é a transformação que acontece com o personagem racista representado por Rod Steiger. Um suspense que resiste até a última cena. Destaque para a música título interpretada por Ray Charles e a trilha sonora composta por Quincy Jones. São 109 minutos.




                                Galeria


Jane Fonda nasceu Lady Jayne Seymor Fonda em 21 de Dezembro de 1937 em Nova Iorque, EUA. Alguns dos seus filmes são: Barbarella (Barbarella - 1968), A Noite dos Desesperados ( They Shoot Horses, Don't They? - 1969), Júlia ( Julia - 1977).

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


                  The Dream of The Blue Turtles - Sting

Primeiro álbum solo de Sting após a dissolução do Police. Foi eleito o disco do ano de 1985. Realmente fez jus a escolha. Sting escolheu instrumentistas com formação jazzística como Branford Marsalis, Kenny Kirkland, Darryl Jones e Omar Hakim para acompanhá-lo. Difícil dizer qual o maior destaque entre os títulos. A que mais rodou nas rádios foi a primeira, "If You Love Somebody Set Them Free". Destaquei dois vídeos. Seu arquivo é muito fácil de conseguir na rede mundial.
Faixas:
  1. If You Love Somebody Set Them Free
  2. Love Is The Seventh Wave    
  3. Russians 3:58
  4. Children's Crusade 5:01  
  5. Shadows In The Rain 4:50  
  6. We Work The Black Seam 5:42  
  7. Consider Me Gone 4:20   
  8. The Dream Of The Blue Turtles 1:17   
  9. Moon Over Bourbon Street 4:00  
 10. Fortress Around Your Heart



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Dica de Leitura

                                  A Ilíada - Homero


Clássico mundial que juntamente com A Odisséia é atribuída a Homero. Um dos meus livros preferidos, narra o conflito entre gregos e troianos. Várias histórias dão sustentação ao poema, como o rapto de Helena, esposa de Menelau pelo troiano Páris, a derrota infligida por Agamenon que lhe garantiu a escrava Briseida cujo destino era pertencer a Aquiles. Este se enfurece e abandona a luta. As sucessivas vitórias troianas, dentre elas, aquela em que Heitor mata o mais que amigo de Aquiles, Pátroclo, que enfurecido, retoma a luta, derrota Heitor e desfila ao redor do reino troiano com o corpo sendo arrastado a cavalo. A súplica de Príamo para que o cadáver de seu filho lhe seja entregue. A morte de Aquiles por Páris, acertando-lhe fatal flechada no único ponto vunerável de seu corpo, o calcanhar. As edições variam em prosa e verso. O meu exemplar possui 573 páginas. Li em 1993.
                    
                     A Morte de um Bookmaker Chinês
                           Direção de John Cassavetes


Grande filme de John Cassavetes que a partir de uma ideia do ator do filme, Ben Gazzara, convidou seu amigo Martin Scorsese para dar umas dicas sobre a vida noturna de Nova Iorque. Vale lembrar que Scorsese naquele exato momento estava produzindo Taxi Driver. Este que posto, trata do submundo, onde os personagens retratam "gente de verdade". Cosmo Vitelli (Gazzara) é dono de uma casa noturna de strip-tease de baixo nivel e um viciado em jogos de azar. Perde uma quantia grande e fica devendo para a Máfia; após relutar, acaba aceitando um "serviço" em troca da dívida: matar um concorrente dos mafiosos, um bookmaker chinês. O que chama a atenção no filme é a naturalidade dos personagens. Efetivamente, são de carne e osso. São 108 minutos na remontagem. Fora lançado com 135 em 1976.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


         Histórias de Sonhos e Coisas Que Voam - Sérgio Olivé






Ótimo disco deste argentino radicado no RS. Mestre em vários instrumentos musicais como a gaita escocesa, piano, cravo, flautas. Veio bem acompanhado de 3 grandes músicos gaúchos. Um disco de ritmos incomuns, diferente dos álbuns que postei anteriormente. Produzido entre 2000 e 2001. Uma obra-prima.

domingo, 8 de janeiro de 2012



                               Galeria


Michelle Phillips nasceu Holly Michelle Gilliam no dia 04 de Junho de 1944, Long Beach, Califórnia, EUA. É o único membro vivo dos  The Mamas and The Papas, célebre quarteto da geração hippie. Atuou como atriz também. Alguns de seus álbuns foram: If You Can Believe in Your Eyes and Ears ( 1966), The Mama and The Papas ( 1967) e o solo Victim of Romance (1977).

sábado, 7 de janeiro de 2012


            A Lei dos Marginais - Direção de Samuel Fuller


Primeiro filme do diretor Samuel Fuller que posto; um "noir" do submundo do crime, cuja história inicia com um adolescente "pivete" presenciando um espancamento mortal feito por 4 homens; ele consegue ver o rosto de um e ao se aproximar do homem morto, vê que é seu pai. Nada revela a polícia, mas guarda uma certeza: Vai atrás de vingança. Adulto, faz um jogo duplo entre policiais e os criminosos até cumprir sua promessa. "Underworld, U.S.A." no original, tem no elenco Cliff Robertson (Tolly Devlin), Dolores Dorn (Cuddles), Beatrice Kay (Sandy) e Larry Gates como o policial Driscoll. Produção realizada em preto e branco em 1961 (nos créditos do filme aparece 1960). São 99 minutos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Dica de Leitura

                  Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional
                            - Fernando Henrique Cardoso -


Sem dúvida, o sociólogo é muito melhor do que o presidente Fernando Henrique Cardoso. Esta sugestão que posto é resultado de sua tese de doutorado realizado no início dos anos 60, onde as charqueadas gaúchas foram a fonte para traçar estudos sobre a condição de escravos na indústria saladeira. FHC destrói alguns mitos históricos da cultura sulina como por exemplo, a "boa" convivência entre senhores e escravos e também, mostra a dificuldade de inserção do capitalismo no Sul, visto exatamente pelo tipo de mão-de-obra utilizada, empecilho maior para competir com a indústria platina composta por trabalhadores livres. Há mais, muito mais nesta obra. Li em 1993. A Editora Civilização Brasileira reeditou-o em 2003. São 376 páginas.


Visions Of The Emerald Beyond - Mahavishnu Orchestra


Um dos melhores discos do que se convencionou chamar de rock progressivo. Tinha um colega na escola que me apresentou este gênero, Euclides, o Kydo. O cara sabia muito do progressivo. Este álbum é de 1975. É uma homenagem ao velho colega que hoje mora na Cidade Maravilhosa.
Músicos:
John McLaughlin - 6 & 12 String guitars, vocals
Jean-Luc Ponty - electric violin, electric Baritone violin
Narada Michael Walden - drums, percussion, vocals, clavinet
Ralph Armstrong - bass guitar, Contra bass, vocals
Gayle Moran - keyboards, vocals

Músicas:
01 - Eternity's Breath Part 1
02 - Eternity's Breath Part 2
03 - Lila's Dance
04 - Can't Stand Your Funk
05 - Pastoral
06 - Faith
07 - Cosmic Strut
08 - If I Could See
09 - Be Happy
10 - Earth Ship
11 - Pegasus
12 - Opus 1
13 - On The Way Home To Earth





                                Galeria


Brigitte Bardot nasceu  Brigitte Anne-Marie Bardot em Paris no dia 28 de Setembro de 1934 e alguns de seus filmes são: A Verdade (La Vérieté - 1960), O Desprezo ( Le Mépris - 1963) e Viva Maria! (Viva Maria! - 1965).

            The Boston Strangler - Direção de Richard Fleischer


Baseado em fatos reais ocorridos em Boston, EUA entre 1962 e 1964. Um serial killer assassina 13 mulheres de variadas idades. A polícia tem dificuldades em encontrar o verdadeiro autor dos crimes. Trata-se de Albert DeSalvo, um encanador, personagem brilhantemente interpretado por Tony Curtis, num papel com características inéditas em sua carreira. Apesar deste perfil, dá para dizer que foi um prêmio para ele desempenhá-lo. Há ainda, Henry Fonda como policial Bottomly, George Kennedy, Sally Kellerman e Murray Hamilton. Uma produção de 1968 com 116 minutos que recebeu no Brasil o título infeliz de "O Homem que Odiava as Mulheres" . Colorido.


Dica de Leitura

       A Formação do Estado Burguês no Brasil - Décio Saes


Li em 1993 esta obra do professor Décio Saes que procura caracterizar no tempo (1888-1891) a grande virada política, social e econômica do Brasil ocorrida à partir de 3 eventos em apenas 3 anos, Abolição da Escravatura, Proclamação da República e a Assembléia Constituinte que nos deu uma nova Constituição, o Brasil passa a conviver com o modelo capitalista no momento em que se liberta do estado escravista. Saes analisa a luta de classes e destaca as diversas etapas desta transformação. Para quem quer conhecer melhor a história do Brasil. A Editora é Paz e Terra.  São 364 páginas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012



                       Breakout Blues - Tadeusz Nalepa


Descobri recentemente este grupo polonês que era liderado por Tadeusz Nalepa, falecido em Março de 2007. Este aqui é o primeiro álbum que foi lançado em 1971. Blues de primeira. Fácil de encontrar seu arquivo na rede mundial. O vídeo é da segunda faixa.

Faixas:

1. Ona poszla inną drogą
2. Kiedy bylem malym chlopcem
3. Oni zaraz przyjda tu
4. Przyszla do mnie bieda
5. Pomaluj moje sny
6. Usta me ogrzej
7. Gdybym byl wichrem
8. Co się stalo kwiatom
9. Dzisiejszej nocy

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012



                                 Galeria


Marilyn Monroe nasceu Norma Jean Mortensen no dia 01 de Junho de 1926 em Los Angeles, Califórnia e faleceu em 05 de Agosto de 1962, também em Los Angeles. Alguns de seus filmes foram: Os Homens Preferem as Louras ( Gentlemen Prefers Blondes - 1953, Quanto Mais Quente Melhor ( Some Like It Hot - 1959) e Adorável Pecadora ( Let´s Make Love - 1960). 

Dica de Leitura


                   A Privataria Tucana - Amaury Ribeiro Jr.



Um arrasa-quarteirão! Livro que desnuda as falcatruas praticadas, em especial, por um grupo ligado ao tucano  José Serra. Desvenda em detalhes, e aí, traduz-se como munido de farta documentação retirada de órgãos públicos dentro e fora do país, o assalto ao erário brasileiro sem qualquer pudor. São valores estratosféricos que são desviados, indo parar nas contas de empresas de fachadas que ajudam a esquentar os montantes financeiros fruto do saque, naquilo que se convencionou chamar de lavagem de dinheiro. São 340 páginas e a Editora é a Geração Editorial.