terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Dica de Leitura

                  A Rua dos Cataventos - Mário Quintana


Espetacular estréia do nosso maior poeta (gaúcho). Lançado em 1940, esta obra contém 35 sonetos ainda "presos" na métrica e rima. Quintana foi ao longo de sua bem-sucedida produção literária, criando um estilo muito pessoal, quando a criatividade e independência de estilos tornou-se um traço característico de sua pena. O lançamento foi pela Editora Globo; possui 72 páginas.

domingo, 26 de fevereiro de 2012


                                Galeria


Bibi Vogel nasceu Sylvia Dulce Kleiner em 02 de Novembro de 1942 no Rio de Janeiro, faleceu em Buenos Aires, Argentina no dia 03 de Abril de 2004. Atriz, Manequim e Cantora. Fez várias telenovelas como Os Ossos do Barão, O Espigão e Bravo, porém o seu maior legado foi ser a precursora na luta pelo incentivo ao aleitamento materno. Foi também, defensora de várias causas humanitárias; sem dúvida, seu melhor papel.


sábado, 25 de fevereiro de 2012



                             Júlio Reny e Expresso Oriente


Músico porto-alegrense que tem uma trajetória notável no cenário do rock'n'roll gaúcho. Esteve à frente de várias bandas e foi responsável por "Negras Melodias", programa da rádio Ipanema FM de grande audiência. Este que posto foi realizado em 1989. São vários hits. Disco de primeira. Também é uma homenagem, pois dia 27, segunda-feira, Júlio completa 53 anos. Longa Vida Júlio Reny. O disco é tão bom que coloquei 3 vídeos. Seguem as faixas deste clássico gaúcho.

01.Anita
02.Não Chores Lola
03.Sandina
04.Amor e Morte
05.Razões do Coração
06.Amada Amante
07.Jogada Noturna
08.Expresso Oriente
09.Maomé








                          Lenny - Direção de Bob Fosse


Um diretor que vi praticamente tudo que produziu foi Bob Fosse. Clássicos como Cabaret, All That Jazz, Star 80, mas o melhor, mais instigante, julgo que seja Lenny. Trata-se de apresentar quase que como se fosse um documentário com Dustin Hoffman numa exuberante interpretação do comediante mais importante dos Estados Unidos nos anos 50 , Lenny Bruce. Crítico, irônico, transgessor, mas acima de tudo, autêntico. O diretor foi muito feliz em escolher fazê-lo em preto e branco, o que emprestou a película a realidade dos shows noturnos de Lenny, o maior "standup comic" de sua época. Destaque também para a belíssima atriz Valerie Perrine como a namorada stripper (Honey), ganhadora do prêmio de melhor atriz em Cannes. O filme retratando a coragem e autencidade de Lenny Bruce é um soco no estômago na hipocrisia da sociedade norte-americana da década repressora dos "Fifties". O final do filme e da vida dele é absolutamente previsível naquele ambiente reacionário. Realizado em 1974, possui 111 minutos. Imperdível.


Dica de Leitura

                      The Beatles - A Biografia - Bob Spitz


Vários livros e escritores trataram de contar e recontar a história destes quatro rapazes que revolucionaram a música mundial. Com certeza, a melhor conjugação de qualidade com sucesso comercial. Um fenômeno que dificilmente será igualado, por isso, essa incessante busca de detalhar a vida dos protagonistas e demais pessoas que orbitaram pelo universo da banda. Bob Spitz busca desde os antecedentes de cada um até o final do grupo em 1970, apresentar todos os ângulos e minúcias que conseguiu recolher em sua vastíssima pesquisa. São 982 páginas difíceis de manusear pelo formato do livro. A Editora é a Larousse. Uma grande chance de conhecer a melhor fatia do rock'n'roll.


                         Os 69 anos de George Harrison


Hoje, 25 de Fevereiro marca o sexagésimo nono ano de nascimento de George Harrison, falecido em 29 de Novembro de 2001. Fica uma homenagem ao grande guitarrista e compositor dos Beatles, o mais humano deles como mostra o "tropicão" aí do vídeo abaixo.




                               Galeria


Elizabeth Shue nasceu Elizabeth Judson Shue em Wilmington, Delaware, EUA no dia 06 de Outubro de 1963. Alguns de seus filmes são: Uma Noite de Aventuras (Adventures in Babysitting-1987), De Volta para o Futuro II (Back to the Future Part II-1989) e Despedida em Las Vegas ( Leaving Las Vegas-1995).

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012



                       Bazar Brasileiro - Moraes Moreira


Nestas férias que estão se despedindo desentoquei dois discos maravilhosos do líder dos Novos Baianos, Moraes Moreira; os álbuns Bazar Brasileiro (1980) e Moraes Moreira (1981). O incrível foi ver minha filha de 09 anos e meu sobrinho de 12, curtirem tanto que acabou sendo a nossa "trilha sonora" deste Fevereiro. Olha que lá se vão mais de 30 anos. Uma sonoridade maravilhosa. Seguem lista das músicas e vídeos das faixas 01 e 06 chamadas Grito de Guerra e As Meninas do Brasil. Os arquivos destes discos são fáceis de encontrar na rede mundial.

01 - Grito De Guerra
02 - Forró Do Abc
03 - Tapioca De Olinda
04 - Que Papo É Esse
05 - As Meninas Do Brasil
06 - Cabeleira De Berenice
07 - Pessoal Do Aló
08 - Asas De Brasília
09 - Lenda Do Pégaso
10 - Todos Nós
11 - Os Meninos Do Brasil





 


                  O Profeta - Direção de Jacques Audiard


Um dos grandes filmes que vi ano passado. Ganhador de vários prêmios em Cannes. A história começa com a prisão de imigrante árabe de 19 anos, Malik Al Djabena, vivido magnificamente por Tahar Rahim;pressionado por uma das facções da prisão, os corsos, Malik se vê obrigado a realizar determinados delitos, alguns humilhantes e outros bastante arriscados. Aos poucos, ele planeja se livrar dessa situação, principalmente do líder, Cesar Luciani (Niels Arestrup). Produção francesa de 2009 com duração de 150 minutos.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Dica de Leitura

                    O Diamante Eterno - André Ribeiro


Uma biografia muito boa; imprescindível para quem gosta de futebol. Trata-se da vida de Leônidas da Silva, o maior jogador brasileiro antes de Pelé. O inventor da "bicicleta", goleador da Copa do Mundo de 1938 realizada na França. Sua trajetória pelo São Paulo, Flamengo, Peñarol (Uruguai),Seleção Brasileira, entre as suas muitas agremiações e outras façanhas estão presentes nas 302 páginas. Sua fama extrapolou os campos de futebol, fez comerciais, imortalizou o chocolate "Diamante Negro", criado em sua homenagem. Foi também comentarista de futebol. Um trabalho competente do jornalista André Ribeiro. A Editora é a Gryphus. Li em Março de 1999.


                               Galeria


Cate Blanchett nasceu Catherine Elise Blanchett em Melbourne, Austrália, no dia 14 de Maio de 1969. Alguns de seus filmes são: Elizabeth I (Elizabeth-1998), O Custo da Coragem (Veronica Guerin-2003) e Não estou lá (I'm Not There-2007).


                            Iê Iê Iê - Arnaldo Antunes


O ex-Titã é o maior poeta da sua geração. Multímídia, cada trabalho seu é uma surpresa agradável. Este que posto é de 2009 e está muito próximo dos trabalhos iniciais de sua ex-banda, cuja inspiração evidente é a Jovem Guarda e os primeiros anos dos Beatles. Há, inclusive, três músicas deste periodo. É um dos meus "discos de cabeceira". Imperdível.

1."Iê iê iê" (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte) – 3:18
 2."A Casa é Sua" (Arnaldo Antunes e Ortinho) – 4:20
 3."O Que Você Quiser" (Arnaldo Antunes) – 3:01
 4."Vem Cá" (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte) – 4:29
 5."Longe" (Arnaldo Antunes, Betão Aguiar e Marcelo Jeneci) – 5:33
 6."Invejoso" (Arnaldo Antunes e Liminha) – 5:02
 7."Envelhecer" (Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci e Ortinho) – 4:11
 8."Sua Menina" (Arnaldo Antunes, Liminha e Paulo Miklos) – 5:44
 9."Um Quilo" (Arnaldo Antunes e Ciro Pessoa) – 4:08
 10."Sim ou Não" (Arnaldo Antunes e Branco Mello) – 1:54
 11."Meu Coração" (Arnaldo Antunes e Ortinho) – 5:33
 12."Luz Acesa" (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto) – 2:28










sábado, 18 de fevereiro de 2012



                 O Grupo Baader-Meinhof - Direção Uli Edel



Filme alemão, no original, Der Baader-Meinhof Komplex, realizado em 2008 que busca reproduzir a história deste grupo considerado terrorista que agiu principalmente nos anos 70 na então Alemanha Ocidental. Conhecido também com RAF (Rote Armee Fraktion) ou Fração do Exército Vermelho, resistiu até 1998. Ficando à parte da veracidade da história, alguns críticos acharam "romanceada" na tela, ainda assim, estamos diante de um grande filme com interpretações notáveis de Martina Gedeck no papel de Ulrick Meinhof, Moritz Bleibtreu como Andreas Baader e Bruno Ganz, o chefe  da polícia alemã.São 150 minutos.
 


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Dica de Leitura

                    O Vaqueano - Apolinário Porto Alegre


Apolinário Porto Alegre escreveu sua obra mais conhecida em 1872 e marca a consagração do que se passou a chamar de regionalismo literário sul-riograndense que tem em Simões Lopes Neto outro grande expoente e "A Divina Pastora"(1847) de Caldre Fião como precussora do gênero. O Vaqueano mostra a vida do gaúcho no século XIX, em especial, os personagens Moisés, Rosita e muito principalmene José de Avençal, conhecido como O Vaqueano. O livro apresenta os dramas pessoais d'O Vaqueano, enquanto ele desenvolve a sua missão de conduzir parte das tropas farroupilhas durante a revolução iniciada em 1835. Figuras quase míticas como as de  Bento Gonçalves,Garibaldi e Canabarro aparecem no meio desta ficção. Várias Editoras produziram esta obra-prima. O meu exemplar possui 109 páginas.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012



                              Galeria


Claudia Cardinale nasceu Claude Joséphine Rose Cardinale no dia 15 de Abril de 1938 em La Goulette, Túnis, Tunísia. Alguns de seus filmes são: O Leopardo (Il Gattopardo-1963), Pantera Cor-de-Rosa (Pink Panther-1963) e Era Uma Vez no Oeste (Once Upon a Time in the West-1968).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



           A Morte de Luis Alberto Spinetta


É com imensa tristeza que soubemos da morte deste ícone do rock argentino; membro fundador do indispensável Almendra e também do Pescado Rabioso. Cantor, guitarrista, compositor nascido em Buenos Aires em 23 de Janeiro de 1950 e falecido neste 08 de Fevereiro. Fica a lembrança para todos os que gostam de boa música. Valeu "El Flaco".



                                   Muitos Carnavais



Em 1977 Caetano lançou este álbum que fez um tremendo sucesso de público e crítica. Usando como tema o Carnaval, ele consagrou clássicos como Um Frevo Novo; Chuva, Suor e Cerveja; A Filha da Chiquita Bacana, Muitos Carnavais, A Hora da Razão, etc...





terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


   A Um Passo da Eternidade - Direção de Fred Zinnemann


Os adjetivos para esta obra-prima ficam insignificantes para quem é completamente apaixonado por este filme. Sem dúvida, o meu preferido. Lógico! Não estou a dizer que é o melhor de todos os tempos, pois este rótulo não pertence a nenhum em especial, mas a todos aqueles que um dia atingiram fundo o cinéfilo, mesmo quando a crítica não sabe bem dimensioná-lo. Muitos filmes nos dizem muito.  Quem não tem o seu favorito? Este (From Here To Eternity, no original) não imagino em cores, qual filme tem 5 papéis absolutamente irresistíveis? 5 astros carismáticos. Ainda há Fred Zinnemann que é um diretor inquestionável, sua biografia é recheada de grandes acertos como Matar ou Morrer, O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, Júlia, Espíritos Indômitos, O Dia do Chacal. É uma conjugação perfeita. Teve 12 indicações para o Oscar, quando isto representava alguma coisa. Ganhou 08 e também uma grande rasteira pela não escolha de Clift como melhor ator. Todos esses principais personagens, Robert Lee "Prew" Prewitt (Montgomery Clift), Sgt. Warden (Burt Lancaster), Karen (Deborah Kerr), Lorene/Alma (Donna Reed), Angelo Maggio (Frank Sinatra) tem vida própria, cada um com sua história no cenário do Havaí em Dezembro de 1942, ou seja, durante o ataque japonês a base militar de Pearl Harbor. Merece menção os atores Ernest Borgnine e Jack Warden. Produzido em 1953. São 118 minutos da mais pura magia cinematográfica.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Dica de Leitura

               Verdes Vales do Fim do Mundo - Antonio Bivar


Livro que resgata os anos finais da  contra-cultura  na "Swinging London" e nos Estados Unidos, mais exatamente 1971. Bivar que é importante nome do teatro brasileiro, só para lembrar; é o autor de Cordélia Brasil, peça multi-premiada; passou aproximadamente um ano nestes lugares e recolheu fragmentos, registrando aquela experiência única dos jovens no mundo, onde o que importava era viver em paz, curtir a música de Hendrix, The Doors e  Stones, geralmente  dormindo em qualquer lugar, sem a preocupação com o amanhã, uma doce ilusão de viver num mundo que foi descrito por Lennon em Imagine. Nas páginas desta obra desfilam nomes bem conhecidos dos brasileiros como os então exilados Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros que sairam por opção como Jorge Mautner. A Editora é L & PM. São 216 páginas.

                              Galeria


Marianne Faithfull nasceu Marian Evelyn Faithfull em Hampstead,Londres, Inglaterra, no dia 29 de Dezembro de 1946. É cantora e atriz. Alguns de seus álbuns são: Marianne Faithfull (1965), North Country Maid (1966) e Broken English (1979). 

domingo, 12 de fevereiro de 2012



                                  La Biblia - Vox Dei





Obra-Prima desta banda originária de Quilmes, subúrbio de Buenos Aires. Realizado em 1971 com forte influência do rock progressivo e seus discos conceituais como os do Gênesis, Rick Wakeman, King Crimson e Yes. São faixas que remetem a passagens do livro sagrado do Cristianismo entre outras religiões. A faixa que destaco é Moisés. O arquivo é fácil de ser encontrado na rede mundial.












Uma Noite com o Rei do Rock - Direção de Chris Columbus


Uma Noite com o Rei do Rock, no original, Heartbreak Hotel é um filme "escondido" na trajetória de Chris Columbus que contém por exemplo, Esqueceram de Mim, 1 e 2 + Uma Babá Quase Perfeita, mas é uma delícia, quase um conto de fadas. A história se passa no início dos anos 70 quando Elvis(David Keith) é um senhor decadente, prisioneiro de sua fama, com sua vida agendada e monitorada o tempo todo pelo empresário, seguranças e puxa-sacos. Quando se apresenta numa cidade próxima de outra ainda menor, um jovem(Charlie Schlatter) juntamente com seus amigos resolve raptar o rei do rock e levá-lo até sua casa, na tal cidade menor, como um "presente" de aniversário para sua mãe (Tuesday Weld), uma dona de casa infeliz, "doente" por Elvis e eternamente sonhadora em busca do seu grande amor. Elvis "renasce", quando redescobre a vida normal dos simples mortais; recupera a felicidade. Pena que o filme é apenas ficção. Elvis merecia ser mais feliz. Produzido em 1988. Possui 97 minutos.





Dica de Leitura

                       Solo de Clarineta - Érico Veríssimo

Érico Veríssimo dispensa apresentações; suas obras estão entre as maiores da literatura universal. Escolhi este para postar porque é um grande livro que ficou secundado pela exuberância de outros títulos do autor. Trata-se de uma auto-biografia em 2 volumes, iniciada por ele em 1973, Vol. 1 (imagem) e completada post-mortem à partir do trabalho conduzido por Flávio Loureiro Chaves. A história de Érico contada por ele é muito agradável e estimula a leitura. Além do talento, vê-se que era um grande ser humano. O primeiro volume tem 344 páginas, o segundo, 312. Estes volumes foram publicados por mais de uma Editora.

sábado, 11 de fevereiro de 2012



                               Galeria


Candice Bergen nasceu Candice Patricia Bergen em Beverly Hills,Califórnia, EUA, no dia 09 de Maio de 1946. Alguns de seus filmes são: Quando é Preciso Ser Homem (Soldier Blue-1970), Ânsia de Amar (Carnal Knowledge-1971) e Gandhi (Gandhi-1982).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012



                               Masada - Alpha Blondy


Sempre gostei de reggae, mas o reggae da Santíssima Trindade (Peter Tosh,Jimmy Cliff e Bob Marley); até ouvia outros grandes nomes desta vertente musical, porém sempre me soava uma cópia inferior aos três. Sabia que os demais também eram os arquitetos daquele som singular que vinha da Jamaica e encantava Stones, Eric Clapton e fora de vital influência sobre o Police, porém nada me entusiasmava além do trio citado. Um dia me deparei com dois lps em promoção: Maxi Priest e este Masada de Alpha Blondy. Pronto! Estava diante de algo novo no reggae. Alpha Blondy produziu este álbum em 1992 quando já tinha 10 anos de estrada e 8 discos anteriores. Natural da Costa do Marfim, Blondy canta em três idiomas: o dialeto africano, inglês e francês. Optei por postar um vídeo ao vivo da faixa Masada e a original da homenagem que ele fez após a morte de Marley, aliás, a que eu mais gosto. Segue a lista de músicas. O arquivo é fácil de encontrar na rede mundial.

1. Masada
2. Multipartisme (Mediocratic)
3. Rendez-vous
4. God Is One
5. Yeye
6. Desert Storm
7. Houphonet Yako
8. Peace In Liberia
9. Papa Bakoye
10. Les Chiens
11. Sciences Sans Conscience
12. Fulgence Kassy
13. Ca Me Fait Si Mal
14. Mystic Night Move


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012



                      Gigante - Direção de Adrian Biniez


Uma pérola de cinema esta obra uruguaia dirigida pelo argentino Biniez. Uma história simples recheada de personagens simples; realmente muito cativante. Um metaleiro que trabalha como guarda de segurança noturno de um supermercado, Jara (Horacio Camandulle) acaba se apaixonando por uma das faxineiras, Júlia (Leonor Svarcas); passa a vigiá-la pelas câmeras e de dia, segue-a, procurando cativar e ganhar o seu amor. Uma produção de 2009 que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. São 95 minutos.



Dica de Leitura

Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez - Tabajara Ruas


O autor tem vários livros mais conhecidos do que este, mas resolvi postar este, porque sem levar a fama dos outros, traz em suas poucas páginas uma história muito bem estruturada à partir da narrativa na primeira pessoa de um jovem de 13 anos, sem ter seu nome mencionado em todas as suas 121 páginas; que nos revela a história de seu tio, Juvêncio Gutierrez, partindo da fronteira argentina em direção a Uruguaiana no RS. Juvêncio é um contrabandista; sua suposta vinda no trem causa um alvoroço na cidade, promovendo ao leitor uma curiosidade e tensão quanto ao desenrolar da trama. O menino vive duas expectativas; o destino do tio que chega e a partida de futebol em seu colégio. A ficção ocorre no final dos anos 50.O meu exemplar possui outra capa, é da editora Mercado Aberto e li em Outubro de 1998. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012



                               Galeria


Diane Keaton nasceu Diane Hall em Santa Ana, Califórnia, EUA, no dia 05 de Janeiro de 1946. Alguns de seus filmes são: O Poderoso Chefão (The Godfather-1972), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall-1977) e A Procura de Mr. Goodbar ( Looking for  Mr. Goodbar-1977).

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


                                     Mother Superior 


Banda do Reino Unido formada integralmente por mulheres, fazendo um bom rock'n'roll. Este disco é de 1975 e foi produzido na Escandinávia. Foi o único. Formação: Leslie Sly nos vocais e teclados, Audrey Swinburne, vocais e guitarra, Jackie Badger no baixo e Jackie Crew na bateria. Gravaram Lady Madonna dos Beatles, que é o vídeo aí abaixo. O arquivo está disponível em alguns bons blogs de rock. Segue lista das faixas:

1 - No Time Toulouse Lautrec
2 - Just One Look
3 - Mood Merchant
4 - Love The One You're With
5 - Ticklish Allsorts
6 - Lady Madonna
7 - Years Upon Tears





domingo, 5 de fevereiro de 2012


Um Convidado Bem Trapalhão - Direção de Blake Edwards


The Party, nome original, foi produzido em 1968 e  se Peter Sellers já era um ator consagrado, neste filme ele está insuperável. Mesmo com o êxito da série da Pantera Cor-de-Rosa (do mesmo diretor) na pele do mais que atrapalhado Inspetor Clouseau, acho que como o infeliz ator figurante indiano Hrundi Bakshi, que é acidentalmente convidado para uma daquelas festas fantásticas da turma de Hollywood, ele atingiu o pico máximo de um humor sadio, indicado para todas as idades. Destaca-se também a presença da cantora e atriz Claudine Longet, fazendo justamente o papel de uma jovem atriz em busca da fama, que interpreta um tema da Bossa Nova. O garçom que se embebeda (Steven Franken) é outro personagem engraçadíssimo. São 99 minutos de muito riso.


Dica de Leitura

                      O Brasileiro Voador - Márcio Souza




O livro que deu maior visibilidade a este autor é Galvez, O Imperador do Acre, mas eu gostei mais de "O Brasileiro ...". A exemplo de Galvez, este é também uma biografia romanceada, mas a figura carismática  de Santos Dumont é magnetizante. Como diz a contra-capa do livro; "é um tema fascinante ... misto de ficção e biografia, narrativa trepidante, arrebatada e plena de humor". Li em Março de 1993. Editora Marco Zero. Possui 263 páginas.

sábado, 4 de fevereiro de 2012



                               Galeria


Diana Rigg nasceu Enid Diana Elizabeth Rigg em Doncaster, Yorkshire, Inglaterra, em 20 de Julho de 1938. Alguns de seus filmes são: 007- A Serviço Secreto de Sua Majestade (On Her Majesty's Secret Service-1969), O Hospital (The Hospital-1971) e As Sete Máscaras da Morte (Theatre of Blood-1973). É mais conhecida pela interpretação da agente Emma Peel na série de tv Os Vingadores (The Avengers).

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


                              Eat 'Em And Smile - David Lee Roth


Raramente a saída do vocalista de uma banda traz benefícios mútuos; alguém ou ambos saem perdendo. Neste caso, houve acréscimos para as duas partes. David Lee Roth lançou-se em carreira solo com bons álbuns e Sammy Hagar assumiu os vocais da Van Halen com muita qualidade, não deixando a peteca cair. Este que posto foi realizado em 1986, David chamou o super guitarrista Steve Vai,  Bill Sheehan assumiu o baixo e na bateria, Gregg Bissonette; para a produção, o mago Ted Templeman, velho parceiro de Michael Jackson. O resultado é um disco de puro rock'n'roll que teve sucesso comercial também. Seu arquivo é fácil de conseguir pela internet e o clip que escolhi é a quinta faixa. O som permanece ótimo, já o figurino e as caras e bocas tornaram-se anacrônicos.


1."Yankee Rose" (David Lee Roth, Steve Vai) – 3:47

2."Shy Boy" (Billy Sheehan) – 3:23

3."I'm Easy" (Billy Field, Tom Price) – 2:11

4."Ladies' Nite In Buffalo?" (Roth, Vai) – 4:08

5."Goin' Crazy!" (Roth, Vai) – 3:11

6."Tobacco Road" (John D. Loudermilk)– 2:27

7."Elephant Gun" (Roth, Vai) – 2:23

8."Big Trouble" (Roth, Vai) – 3:56

9."Bump And Grind" (Roth, Vai) –2:32

10."That's Life" (Dean Kay, Kelly Gordon) – 2:29

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



                 1900 - Direção de Bernardo Bertolucci



Um épico que Bertolucci realizou em 1976 com mais de 5 horas de projeção, dividido em 2 partes; aqui na minha cidade passou a primeira numa semana, na seguinte, a parte final.Chegou picotado pela ditadura no Brasil, com críticas negativas, mas mesmo assim foi um sucesso grandioso. A história começa em 1900 com a morte de Giuseppe Verdi prosseguindo até 1945 com o final da Segunda Grande Guerra. Mostrando a trajetória/origem de dois meninos amigos de infância, um camponês,outro capitalista, o diretor delineia a formação e desenvolvimento  do fascimo e comunismo na Itália. O elenco é estelar: Robert De Niro, Gerard Depardieu, Stefania Sandrelli, Domenique Sanda, Burt Lancaster, Laura Betti, Donald Sutherland. Um dos melhores momentos deste gênio italiano.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Dica de Leitura

                              Agosto - Rubem Fonseca


Considero Agosto a maior obra de Rubem Fonseca. Um clássico que o tempo só fez melhorar. A história se passa integralmente no Agosto mais famoso da história do Brasil, o de 1954. Misturando ficção com fatos importantes daquele período, principalmente o suicídio de Vargas, Fonseca à partir da criação de um assassinato de um importante empresário no Rio de Janeiro, introduz o Comissário Mattos, as garotas Salete e Alice num mundo onde existiram Getúlio, Gregório Fortunato, Carlos Lacerda. Fantástica obra que faz o leitor lamentar o término da leitura. Escrito em 1990, tem 349 páginas. Saiu por mais de uma editora. Li em 2000. A rede Globo produziu uma bem cuidada mini série.