segunda-feira, 30 de abril de 2012


Dica de Leitura

                    Tirano Banderas - Ramón Del Valle-Inclán


Espetacular livro do espanhol Valle-Inclán onde ele constrói um retrato das repúblicas das Américas, com situações semelhantes as que ocorreram no México até a América do Sul. Escrito em 1926, a obra fica dividida em 7 capítulos, cujo os personagens vão sendo delineados aos poucos, logo apresentando também, as várias partes da sociedade como elite, bordel, o cárcere, os políticos numa construção inteligente até o desfecho final em apenas dois dias na vida daquele país. O meu exemplar é do Círculo do Livro, possui 201 páginas, com apresentação do escritor brasileiro, Josué Montello. Li em 1981. Um clássico do pós-modernismo.

sábado, 28 de abril de 2012



                                Galeria


Natalie Portman nasceu Natalie Hershlag, em 09 de Junho de 1981, Jerusalém, Israel. Alguns de seus filmes são: O Profissional (León-1994), Closer-Perto Demais (Closer-2004) e Cisne Negro (Black Swan-2010).

                              Circense - Egberto Gismonti





Gismonti é um multiinstrumentista que começou cedo, aos 5 anos. Sua carreira é pontuada principalmente pelo que realizou no exterior. Também é um dos raros artistas que possui controle autoral sobre sua obra. Este Circense foi lançado em 1980 e o próprio título acena para temas ligados a esta arte. Um grande álbum, cujo arquivo está disponível na rede mundial. Abaixo, um vídeo de Palhaço, uma das faixas que eu mais gosto no disco.






    A Invenção de Hugo Cabret - Direção de Martin Scorsese


Este é um filme que está ainda está em cartaz nos cinemas. Acho que com o tempo, ele ajudará muito a mudar a fama (injusta) de Scorsese só fazer filmes de gângster; há vários grandes títulos fora deste tema na sua filmografia. Um órfão, Hugo Cabret (Asa Buterfield) sobrevive no interior do metrô, praticando pequenos furtos numa Paris dos anos 30. Sua captura é cobiçada pelo inspetor do local, um ex-combatente da 1ª Guerra Mundial (Sacha Baron Cohen). Cabret tem um segredo que é remontar um robô deixado pelo seu pai (Jude Law), última lembrança que tem dele. Para isso, furta peças de relógios e assim se depara com o infeliz relojoeiro Papa Georges (Ben Kingsley) que tem também um passado escondido. À partir desse encontro, o filme se desenrolará num ritmo cativante e de grande emoção para os espectadores. Cabret e a neta de Georges (Chloe Moretz) desencadearão uma sucessão de ações que farão Georges, sua família e alguns 'habitués' do metrô modificarem suas vidas para melhor. Há ainda, as presenças de Emily Mortimer, Helen McCrory e Christopher Lee. Uma jóia de filme que homenageia um dos mitos da sétima arte. Produção de 2011. Possui 126 minutos.  




Dica de Leitura

                              Picasso Criador - Pierre Daix


Considerada uma das melhores biografias já realizadas. Pierre Daix apresenta ao leitor comum a vida do genial artista espanhol nascido em Málaga. Dividido em 8 capítulos, Daix vai desde os ancestrais mais diretos de Picasso até uma reflexão pós-morte do gênio. Lançado em 1987, chegou ao Brasil pela tradução de Antônio Carlos Viana. A Editora é L & PM. Possui 615 páginas. Uma leitura prazeirosa.

sexta-feira, 27 de abril de 2012



                                Galeria


Grace Kelly nasceu Grace Patrícia Kelly na Filadélfia, Pensilvania, EUA, em 12 de Novembro de 1929; faleceu em Mônaco, dia 14 de Setembro de 1982. Alguns de seus filmes são: Matar ou Morrer (High Noon-1952), Janela Indiscreta (Rear Window-1954) e Ladrão de Casaca (To Catch a Thief-1955).

                            What's Going On - Marvin Gaye


Fantástico, perfeito, obra-prima, clássico, cult, irrepreensível, marco divisório; escolham a melhor definição, mas não deixem de ouvir. E dizer que o autor teve que brigar com o dono da gravadora Motown e também seu cunhado, Berry Gordy, para produzir este inovador álbum que contém temas ligados a Guerra do Vietnam, corrupção policial, pobreza e o lado espiritual da vida. Composto por estes temas, ele inaugurou um segmento chamado "discos conceituais". Gaye uniu nove faixas absolutamente geniais. Lançado em 1971. Revolucionário. Seguem lista das músicas e  vídeos, um, ao vivo.

   1. What's Going On 3:53    
   2. What's Happening Brother 2:43  
   3. Flyin' High (In The Friendly Sky) 3:49  
   4. Save The Children 4:03   
   5. God Is Love  1:41    
   6. Mercy Mercy Me (The Ecology) 3:16    
   7. Right On 7:32    
   8. Wholy Holy 3:07    
   9. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)




quarta-feira, 25 de abril de 2012



              Parceiros até o Fim - Direção de David Caffrey


Gram Parsons foi um cantor/compositor dos anos 60, virada dos 70, morto em 1973; como alguns astros de sua geração, vitimado pela overdose da combinação explosiva de álcool e drogas mais pesadas. Além da carreira solo, também integrou os lendários The Byrds e Flying Burrito Brothers; pois bem, este filme mostra o resultado da amizade dele com seu road manager, Phil Kaufman (Johnny Knoxville) que culminou num pacto, ou seja, se Parsons (Gabriel Macht) morresse antes de Phil, este deveria cremar seu corpo e as cinzas espalhadas na região desértica de Joshua Tree, EUA. Quando ele morreu a família resolveu enterrá-lo em Nova Orleans e Kaufman se sentiu obrigado a cumprir sua promessa. Numa louca aventura, enfrenta vários obstáculos, alguns que o forçam a burlar leis e a sanidade,como por exemplo, roubar caixão e corpo e iniciar sua jornada. Um filme, no mínimo, curioso que conta uma história nada convencional. Cristina Applegate participa da obra. Produzido em 2003, possui 88 minutos.





terça-feira, 24 de abril de 2012


Dica de Leitura


                    Sem Rumo, Porteira Fechada e Estrada Nova
                                           Cyro Martins




 Cyro Martins, gaúcho de Quaraí,RS, dizem aqueles que o conheceram que era difícil saber em que era melhor; se na medicina ou na literatura. Bem, esta segunda realmente o imortalizou. Cyro inaugurou um tema que os especialistas batizaram de "O Gaúcho à Pé", absolutamente justo pela trilogia Sem Rumo (1937), Porteira Fechada (1944) e Estrada Nova (1954), onde o gaúcho da zona rural não é aquele centauro dos pampas, muitas vezes, épico, modelo de retidão, valentia e vencedor, mas, mais próximo da vida real. Cyro mostra o processo de degradação social a que ele é submetido, ainda que lute obstinadamente para se manter fiel aos seus ideais, sucumbe ao poderio econômico avassalador do latifundiário que engole a sua pequena propriedade, deixando-o sem rumo, fechando a sua morada, porteira fechada e em buscas de outros caminhos, estrada nova, o êxodo rural. Trilogia imprescindível para se conhecer a realidade dos pampas à partir da primeira década do século passado, sem o ufanismo de outros autores. Ainda que não seja necessário, eu recomendo ler na sequência em que as obras foram produzidas.

segunda-feira, 23 de abril de 2012



                                Galeria


Michelle Pfeifer nasceu Michelle Marie Pfeifer no dia 29 de Abril de 1958 em Santana, Califórnia, EUA. Alguns de seus filmes são: Um Romance Muito Perigoso (Into The Night-1983), O Feitiço de Áquila (Ladyhawke-1985) e Susie e os Baker Boys (The Fabulous Baker Boys-1989).

                                Cena Beatnik - Nei Lisboa


Tenho todos os álbuns do Nei Lisboa. Um dos meus gurus e porta-vozes da minha geração. Geralmente trata das mesmas referências que moldaram os meus gostos. Foi difícil escolher algum; depois de alguma hesitação, optei por este de 2001. Carecas da Jamaica e Amém, também são notáveis. É a primeira vez que coloco 4 vídeos de uma mesma obra. Abaixo, lista das músicas e os citados vídeos.

Faixas:

01. Cena Beatnik
02. Zarpar Pro Futuro
03. Deu Na TV
04. Produção Urgente
05. Por Aí
06. Pronta-Entrega
07. A Utilidade Das Palavras
08. E A Revolução
09. Ponto Com
10. Máquinas De Fazer Máquinas
11. Particípio
12. De Volta













A Vida e Morte de Peter Sellers - Direção de Stephen Hopkins



Um dos meus atores preferidos. Procurei ver todos os seus filmes e na adolescência, esperava com grande expectativa a chegada deles à minha terra, principalmente aqueles em que ele encarnava o divertidíssimo Inspetor Clouseau na sequência "A Pantera Cor-de-Rosa". Peter Sellers não era só isso, evidentemente. Esta obra que posto é a biografia dele, mostrando que os comediantes, ironicamente, tem uma vida triste e atribulada. Sellers como Chaplin, teve grandes problemas familiares. Geoffrey Rush encarna magistralmente o ator inglês, Charlize Teron faz o papel de Britt Ekland, uma das esposas de Sellers. Há ainda a presença dos atores John Lithgow, Emily Watson e Sonia Aquino, esta representando Sofia Loren. Produção de 2003. Tem 127 minutos. Ótima diversão para os fãs deste notável ator inglês.

sábado, 21 de abril de 2012


Dica de Leitura

                   O Encontro Marcado - Fernando Sabino


Há exatos 30 anos li esta obra do Sabino. Um amigo de faculdade, Capin, grande chargista, me emprestou, enquanto eu retribuia a cessão com o LP do Vital Farias, Sagas da Amazônia, ou algo assim. Fiquei encantado com a história, principalmente o seu desfecho que, evidentemente, não revelarei aqui por se tratar de momento fundamental da leitura. O personagem principal, Eduardo conta a sua trajetória e de seus amigos, cuja narração mostra os costumes de uma época que está entre os anos 30 e 40 na mineira Belo Horizonte. Passa a impressão de ser quase auto-biográfica a história, pois Eduardo torna-se escritor. Infância, adolescência e a idade  adulta são descritas de forma muito afetiva e reflexiva. Um dos livros que mais me deram prazer de ler. Imperdível. A Editora é a Record.Foi escrito em 1956 e possui 296 páginas.

                                Galeria


Nastajssa Kinski nasceu Nastajssa Aglaia Nakszynski, Berlim, Alemanha, no dia 24 de Janeiro de 1961. Alguns de seus filmes são: Tess (Tess-1979), A Marca da Pantera (Cat People-1982) e Paris, Texas (Paris-Texas-1984).

sexta-feira, 20 de abril de 2012



                                    Bolan Boogie - T. Rex


Compilação feita em 1972 deste artista extraordinário que criou um estilo muito copiado no mundo do glam rock. Copiado, mas jamais igualado, principalmente pela qualidade de guitarrista de Marc Bolan, um jeito muito pessoal de tocar, as letras buscando falar do Cosmos e uma presença cênica impactante numa falsa androginia. O T. Rex, grupo de Bolan, se confunde com o seu líder, tanto que é comum a referência de um ou outro para a discografia da banda e vocalista. Foi o terceiro LP que comprei lá pelos anos 70. Seguem lista das faixas e três vídeos; Raw Ramp, Hot Love e Get It On, este último com uma presença ilustre no piano, Elton John. Vale lembrar que Bolan morreu muito jovem em Setembro de 1977. Um dos meus preferidos.

Lado A
 1."Get It On" (Single A-side; from Electric Warrior) – 4:25
 2."Beltane Walk" (from T. Rex) – 2:20
 3."The King of the Mountain Cometh" (Single, B-side of "Hot Love") – 3:48
 4."Jewel" (from T. Rex) – 2:48
 5."She Was Born to Be My Unicorn" (from Unicorn) – 2:32
 6."Dove" (from A Beard Of Stars) – 2:02
 7."Woodland Rock" (Single, B-side of "Hot Love") – 2:25
 8."Ride a White Swan" (Single A-side) – 2:13
Lado B
 1."Raw Ramp" (Single, B-side of "Get It On") – 5:13
 2."Jeepster" (Single A-side; from Electric Warrior) – 4:08
 3."Fist Heart Mighty Dawn Dart" (from A Beard Of Stars) – 2:41
 4."By the Light of a Magical Moon" (Single A-side; from A Beard Of Stars) – 2:46
 5."Summertime Blues" (Single, B-side of "Ride a White Swan") – 2:40
 6."Hot Love" (Single A-side) – 4:55













quinta-feira, 19 de abril de 2012



           Coisas Belas e Sujas - Direção de Stephen Frears


O primeiro filme que vi do diretor Stephen Frears foi Minha Adorável Lavanderia numa daquelas salas de cinema do Hotel Majestic na capital gaúcha. Nele havia um ator promissor: Daniel Day-Lewis. Depois veio a consagração do diretor com Ligações Perigosas e Os Imorais. Este que posto trata de uma história de imigrantes ilegais em Londres e seus malabarismos para se manterem em solo inglês. Okwe ( Chiwetel Ejiofor), um nigeriano, de dia trabalha como motorista de táxi, à noite como recepcionista de um hotel onde labora também,  a camareira Senay (Audrey Tautou), uma turca que ainda não recebeu o seu visto para permanecer no Reino Unido. Uma noite, Okwe acha num vaso sanitário, um coração humano e apavorado pensa em denunciar o achado, mas sabe que isso só lhe trará aborrecimentos; busca apoio em Senay. Ambos passam a correr perigo, pois descobrem um comércio de órgãos humanos feito em troca de passaportes falsos, que em boa parte, resulta na morte dos "doadores". Um grande filme produzido em 2002 com 107 minutos.



quarta-feira, 18 de abril de 2012


Dica de Leitura

                       Cabeça de Turco - Günter Wallraff


Livro polêmico, pois despertou reações diferentes em seus leitores. Ainda que eu não tenha ele entre os meus preferidos, sou um daqueles que além de achá-lo bom, também não entendi como oportunismo do autor. Em 1983, Günter Wallraff, alemão, resolveu experimentar a vida em seu país encarnando um imigrante, mais exatamente, um imigrante turco. Caracterizou-se, alterando o seu rosto, à partir do tingimento do cabelo, lentes de contato e espessos bigodes. Colocou um anúncio: "Estrangeiro forte procura emprego. Pode ser trabalho pesado, sujo e mal pago." E partiu para a aventura; trabalhou em três empregos diferentes: uma empresa mediadora de mão-de-obra na construção civil, na Metalúrgica Thyssen e no McDonalds. Provou do preconceito e em Outubro de 1985 lançou esta obra contando as vicissitudes daquele período "turco". O meu exemplar é da Editora Globo. Possui 259 páginas. No mínimo, intrigante.

domingo, 15 de abril de 2012


                                Galeria


Debra Winger nasceu Mary Debra Winger no dia 16 de Maio de 1955, em Cleveland, Ohio, EUA. Alguns de seus filmes são: A Força do Destino ( An Officer and a Gentleman-1982), Laços de Ternura (Terms of the Endearment-1983) e Atraiçoados (Betrayed-1988).

sábado, 14 de abril de 2012



                                Thriller - Michael Jackson


Esta postagem é uma obviedade, mas como este blog é uma celebração às minhas influências e gostos, não ficaria "tranquilo" se não postasse  um comentário sobre este álbum que foi o último que comprei do genial ex-Jackson Five. Produzido em 1982, é simplesmente o recordista de vendas em todos os tempos. Um trabalho feito com esmero que contou com uma seleção de músicos absolutamente categorizados, onde é difícil destacá-los, sem cometer esquecimentos, mesmo assim, alguns  nomes sem fazem necessário citar: Quincy Jones, Paul McCartney, Edward Van Halen e o ator Vincent Price na faixa Thriller. Seguem lista das músicas e dois vídeos:

Faixas
Wanna Be Startin' Somethin' – 6:00
Baby Be Mine – 4:20
The Girl is Mine (com Paul McCartney) – 3:20
Thriller – 6:00
Beat It – 4:10
Billie Jean – 5:00
Human Nature – 4:00
P.Y.T (Pretty Young Thing) – 4:00
The Lady In My Life – 5:00









                  O Artista - Direção de Michel Hazanavicius


Acabo de assistir este filme que já nasce com "cara" de clássico. Belíssimo. Cinema de Arte. Senti sensação idêntica há que fui tomado há mais de 20 anos quando vi Cinema Paradiso do Tornatore. Por coincidência, esse filme do diretor Hazanavicius feito em preto e branco, mudo, arrematou vários prêmios, inclusive o Oscar deste ano. Vamos a história; George Valentin (Jean Dujardin) é o grande astro de Hollywood na virada dos anos 20 para 30, porém, há várias mudanças acontecendo; o cinema flerta com a condição de ser sonoro, ou seja, com diálogos e a crise de 29 se aproxima, alterando as relações socio-econômicas do mundo e a sétima arte não ficará imune às suas consequências. Antes da crise, Valentin se encanta com uma novata, a qual dá um empurrão na carreira, Peppy Miller (Bérenice Bejo); o futuro da nova forma de se fazer cinema faz com que Peppy alce vôos maiores que Valentin que despreza a novidade, preferindo produzir filmes mudos. Ele entra em decadência, enquanto ela se torna a maior estrela de Hollywood. O final é de muita sensibilidade e o elenco de apoio fantástico dá suporte a dupla, sobressaindo nomes como os de John Goodman, James Cromwell, Malcom McDowell e Penélope Ann-Miller. Destaque também para o cãozinho fiel de George Valentin. Produzido em 2011, tem o tempo de 100 minutos. Imperdível.

sexta-feira, 13 de abril de 2012


Dica de Leitura


                    O Vampiro de Curitiba - Dalton Trevisan




Um livro "cult". O paranaense Dalton Trevisan é um escritor avesso à badalações (pelo que eu li) e seus contos estão entre os melhores da literatura brasileira. Li apenas este dele, O Vampiro de Curitiba que é composto de 15 contos, sobressaindo-se um personagem, Nelsinho, além de se manter a mesma linguagem e estilo do autor. Em sua ironia, Dalton apresenta a fragilidade das mulheres sempre prestes a serem vítimas de um engano, mesmo quando se apresentam como sedutoras e aparentemente donas da situação. Aos homens, o escritor também destina um papel de fragilidade, pois, invariavelmente se emaranham num círculo da dependência feminina, ora conquistadores, ora conquistados. Este "O Vampiro ..." é uma viagem psicológica num universo de pessoas comuns, vivendo um cotidiano previsível das camadas mais populares da sociedade, com uma pitada de sacanagens, motivadoras do texto cheio de sarcasmo de Dalton. Um livro que curti bastante. O meu exemplar é da Editora Record. Originalmente lançado em 1965. Possui 153 páginas.

quarta-feira, 11 de abril de 2012



                                Galeria


Winona Ryder nasceu Winona Laura Horowitz em Winona, Minnesota, EUA, no dia 29 de Outubro de 1971. Alguns de seus filmes são: Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice-1988), A Fera do Rock (Great Balls of Fire-1989) e A Idade da Inocência (The Age of Innocence-1993).

terça-feira, 10 de abril de 2012


             Gil e Milton - Milton Nascimento e Gilberto Gil


Disco produzido em 2000 que é muito especial para mim, pois, à noite fazia minha filha, à época com poucos meses, dormir, ouvindo Sebastian ( o outro álbum que funcionava assim era do Ian Anderson, líder do Jethro Tull). Trata-se de uma união muito feliz de dois gênios mundiais, casualmente nascidos em 1942. Curto todas as músicas. Obra-prima é o mínimo que se pode dizer dele. Seguem lista das faixas e o vídeo de Sebastian.

Sebastian 
Duas Sanfonas (Participação de Sandy) 
Ponta De Areia 
Bom Dia 
Trovoada 
Something 
Maria 
Lar Hospitalar 
Yo Vengo A Oferecer Mi Corazon 
Dora 
Xica Da Silva 
Canção Do Sal 
Dinamarca 
Palco 
Baião Da Garoa 


segunda-feira, 9 de abril de 2012



                        O Palhaço - Direção de Selton Mello


Neste último final de semana vi dois filmes muito bons; um deles, o nacional O Palhaço de e com Selton Mello que me passou a impressão de ver um daqueles clássicos de Federico Fellini pela sensibilidade presente durante os seus 88 minutos. Uma troupe segue resistindo pelo interior do Brasil e ali, o filme permitiu homenagear vários comediantes antigos e alguns novos que fazem a história do humor brasileiro. Estão presentes Paulo José como o líder do circo mambembe, Jorge Loredo, Tonico Pereira, Moacyr Franco, Ferrugem, Fabiana Karla entre tantos que só engrandeceram o filme. A música de cunho bem popular é condizente com as pessoas e situações que se desenrolam de maneira absolutamente mágica para o espectador.  Maravilha de cinema. Produção de 2011.


Dica de Leitura

                  Major Calabar - João Felício dos Santos


Alguns personagens da história brasileira sempre me fascinaram pelas desencontradas análises que os escritores/historiadores fizeram deles. Neste grupo está Domingos Calabar, mulato pernambucano que trocou de lado durante o Século XVII por ocasião das chamadas invasões holandesas. Passou dos portugueses para os holandeses e a nossa historiografia oficial sempre o considerou um traidor. Este romance de cunho histórico, procura compreender e expor  melhor as razões de tal troca. Chico Buarque teve sua peça Calabar, proibida pela ditadura militar, justamente por "pintar" um Calabar nada traidor, apenas como um ser que via na presença batava, uma possibilidade de sair do atraso que segundo seu pensamento, provinha da ação portuguesa. Um livro delicioso escrito em 1960. O meu exemplar é do Círculo do Livro; possui 217 páginas, foi comprado num sebo e li em Abril de 2001.


sexta-feira, 6 de abril de 2012


                                Galeria


Virna Lisi nasceu Virna Lisa Pieralisi em Ancona, Itália, em 08 de Novembro de 1936. Alguns de seus filmes são: A Vigésima Quinta Hora (25th Hour-1967), O Segredo de Santa Vitória (The Secret of Santa Vittoria-1969) e Rainha Margot (La Reine Margot-1994).

       O Caminho para Eldorado - Trilha Sonora - Elton John


Quem foi adolescente na década de 70, com certeza, tem um lugar guardado na memória para Elton John. Não havia reunião dançante sem suas músicas. De 1969 a 1975, Elton John foi unanimidade entre os "rockeiros" não radicais. A mídia mesmo batizou aquele período de "Classic Years". Coincidência ou não, depois dessa fase continuei a ouvir seus álbuns, mas já sem o mesmo entusiasmo juvenil. Havia um "single" bom aqui ou ali, mas um LP, mais tarde CD, eu não conseguia absorvê-los por completo. Pois passados alguns anos, eu me deparei com esta trilha sonora que Sir Elton produziu em 2000, em conjunto com Tim Rice e gostei muito. Acho até que é um disco injustiçado na discografia dele. Possui a sonoridade dos citados "Classic Years". Seguem lista das músicas e vídeos.

   1. El Dorado
   2. Someday Out Of The Blue (Theme From El Dorado)    
   3. Without Question    
   4. Friends Never Say Goodbye
   5. The Trail We Blaze    
   6. 16th Century Man    
   7. The Panic In Me   
   8. It's Tough To Be A God    
   9. Trust Me   
 10. My Heart Dances 4:51  
 11. Queen Of Cities   
 12. Cheldorado    
 13. The Brig   
 14. Wonders Of The New World









       Hanami - Cerejeiras em Flor - Direção de Doris Dörrie


Meu primeiro contato com o trabalho desta diretora alemã foi através de sua obra Homens que vi no Cine Luz em Curitiba, mais exatamente na rua das Flores no final dos 80. Ali fiquei seu fã. Passadas algumas décadas me deparo com este filme encantador que mistura as culturas germânica com japonesa. A alemã Trudi (Hannelore Elsner), uma admiradora do butô, dança japonesa, sempre sonhou em visitar o Japão, em especial, para conhecer o Monte Fuji, entretanto, nunca teve coragem. Quando descobre que seu  marido Rudi (Elmar Wepper) está muito doente, esconde a notícia e adia mais uma vez a materialização de seu sonho. Resolvem visitar os filhos que moram na capital, Berlim, o que se revela um encontro frustrante. Por ironia do destino, quem parte mais cedo é Trudi e Rudi fica sem chão. Ele então, decide realizar o desejo da esposa e visitar o Monte Fuji,bem como, também experimentar o butô, dança japonesa, justamente quando encontra uma jovem (Aya Irizuki), uma dançarina dessa arte. O filho mais novo está em Tóquio, o que facilita a viagem, porém, assim como os seus irmãos que moram em Berlim, está sempre ocupado e indisponível para o seu pai. Rudi acaba se aproximando cada vez mais da jovem japonesa que lhe revela um novo mundo, melhor e mais humano. Produção de 2008.. Possui 127 minutos. Imperdível. O título da película diz respeito ao período do Hanami, quando as cerejeiras possuem flores que representam o recomeço de algo.


quinta-feira, 5 de abril de 2012


Dica de Leitura

                              Os Ratos - Dyonélio Machado


Esta dica é novamente de uma obra-prima conhecida; Os Ratos foi publicado em 1935, por coincidência, ano da Intentona Comunista, vale lembrar que o autor era comunista. Também era médico psicanalista e esses traços devem ter influenciado em muito o texto que trata da busca de grana por parte do personagem principal, Naziazeno, visando pagar o leiteiro, após um ultimato deste. A história se passa em apenas 24 horas e a corrida atrás da solução se revela asfixiante para o leitor, pois a cada tentativa frustrada, ficamos com a impressão de uma ciranda sem fim. Uma drama psicológico composto por um personagem comum,ou seja, um trabalhador e sua família absolutamente inseridos no cotidiano não apenas daquela época, mas visível também, nos dias de hoje. Saiu por várias editoras. O meu tem 207 páginas.

terça-feira, 3 de abril de 2012


                                Galeria


Sofia Loren nasceu Sofia Villani Scicolone em Roma, Itália, no dia 20 de Setembro de 1934. Alguns de seus filmes são: Começou em Nápoles (It  Started in Naples-1960), Girassóis da Rússia (Il Girasoli-1970) e Um Dia  Muito Especial (Una Giornata Particolare-1977).

domingo, 1 de abril de 2012


              Gonzaguinha da Vida - Luiz Gonzaga Júnior
       ( Você se lembra daquela nêga maluca que desfilou nua pelas ruas de Madureira?)


Este espaço, como sempre escrevo, é de celebração. Celebração daquilo que me dá faz a cabeça e aqui está um "típico exemplar". Gonzaguinha produziu este álbum em 1979 e é o meu preferido entre a sua extensa obra. Músicas e letras fantásticas; em especial, essas duas que posto os vídeos, logo abaixo. Com a Perna no Mundo, participação de Djavan e Artistas da Vida, um quadro pintado com cores muito reais dos brasileiros. Segue também a relação da músicas. O arquivo é fácil de encontrar na rede mundial, alguns links incluem uma 13ª faixa, inexistente no LP.
Músicas:
1. João do Amor Divino
2. Com a Perna no Mundo
3. Diga lá, Coração
4. Por um Segundo (por Nana Caymmi)
5. Artistas da Vida
6. O Preto Que Satisfaz
7. Não Dá Mais Pra Segurar (Explode coração)
8. Desenredo (G.R.E.S. Unidos do Pau Brasil)
9. Você Se Lembra Daquela Nega Maluca Que Desfilou Nua Pelas Ruas de Madureira?
    (O trem)
10. Vida de Viajante
11. Galopando
12. A Vida do Viajante (part. Luiz Gonzaga)
13. Mundo Novo, Vida Nova










                 Audazes e Malditos - Direção de John Ford


Em tempos de cenas lamentáveis de racismo nos estádios de futebol, lembrei deste clássico do faroeste, dirigido por uma de suas maiores estrelas, John Ford, em que ele aborda este tema delicado, mais ainda para a época desta produção; 1960. Um sargento negro do exército americano, Braxton Rutledge (Woody Strode) é acusado de estuprar e matar uma mulher branca. O tenente Tom Contrell (Jeffrey Hunter) é designado para defendê-lo. As evidências indicam o que parecia inevitável, ou seja, a confirmação da autoria do crime, no caso, realizado por Rutledge. No elenco as presenças femininas de Constance Towers e Billie Burke personificando respectivamente, Mary Beecher e Cordelia Fosgate. São 111 minutos. No original, o filme se chama Sergeant Rutledge, porém, para o cartaz, optei pelo francês que julguei mais bonito. Um filmaço.