sábado, 30 de junho de 2012

                      
                       Stelinha - Direção de Miguel Faria Jr.


Magnífico filme que mostra todo o talento de Ester Góes no papel-título. Stelinha é uma antiga cantora da fase áurea dos programas de rádio, onde os maiores astros brasileiros exibiam cada um o seu talento. Hoje, decadente, ela vive das boas lembranças e evidentemente, afoga suas mágoas na bebida. Eurico (Marcos Palmeira), um jovem roqueiro cruza o seu caminho e por ter em sua mãe, uma fã incondicional da estrela, resolve ajudar a reerguê-la, dando-lhe uma oportunidade. A maior dificuldade será Stelinha se adaptar aos novos tempos, pois, mesmo decadente, ainda guarda em si os ares de diva. No elenco de apoio estão Lília Cabral, José Lewgoy, Eduardo Conde, Emiliano Queiroz e Pedro Cardoso. O filme ganhou 11 Kikitos no festival de Gramado em 1991; destaque para os de melhor filme, melhor atriz e melhor ator coadjuvante; Ester e Marcos. Produção de 1990. Possui 112 minutos. Infelizmente, não encontrei o trailer para postar aqui. Vale a pena ir atrás do dvd.




quinta-feira, 28 de junho de 2012


Dica de Leitura


              Nada de Novo no Front - Erich Maria Remarque



Talvez o mais conhecido libelo contra a imbecilidade das guerras; neste caso, a Primeira Guerra Mundial ocorrida ente 1914 e 1918. O autor participou dela e conseguiu passar para a obra o seu sofrimento, descrevendo o cotidiano de um grupo de soldados alemães, todas as frustrações dos jovens que acreditaram no conflito como solução para os problemas. Os personagens estão no front de batalha, divagam suas vidas que ficaram para trás, testemunham a luta pela sobrevivência, onde até um par de botas de um companheiro à beira da morte, ganha relevância. A narrativa, em especial sobre Paul, vai até o extermínio quase total do grupo germânico. Este clássico escrito em 1929 ganhou vida nas telas do cinema numa produção homônima e de igual qualidade. O meu exemplar é da L & PM. Possui 222 páginas.

terça-feira, 26 de junho de 2012


                                Galeria


Maria Grazia Cucinotta nasceu em Messina, Sicília, Itália no dia 27 de Julho de 1968. Alguns de seus filmes são: Carteiro e o Poeta ( Il Postino-1994), 007- O Mundo não é o Bastante ( The World is not Enough-1999) e O Ritual ( The Rite-2011).

domingo, 24 de junho de 2012


                   Long May You Run - The Stills-Young Band



Realizado em 1976 pelos ex-Buffalo Springfield dos anos 60, Stephen Stills e Neil Young que, além da carreira solo, também integraram um dos maiores quartetos de todos os tempos Crosby (ex-Birds), Stills, Nash (ex-Hollies) and Young. Não há o que comentar, apenas ouvir este álbum que é excelente do começo ao fim. O arquivo é de fácil acesso na rede mundial. Seguem vídeos.





        Encouraçado Potemkin - Direção de Sergei Eisenstein


Um dos maiores filmes de todos os tempos. Filmado em 1925 com 74 minutos, mudo e evidentemente em preto e branco, Eisenstein reproduz a revolta dos marinheiros deste couraçado contra os maus tratos físicos e as péssimas condições de saúde e higiene, como por exemplo, a carne estragada que lhes era servida. A revolta extrapolou a ação do tripulantes e se expandiu, incorporando outros segmentos da população. O filme tem cenas antológicas que são objeto de estudos por gerações e gerações de cineastas. Imperdível; melhor: Obrigatório.

sábado, 23 de junho de 2012


Dica de Leitura

          Histórias de Cronópios e de Famas - Júlio Cortázar


À época este livro me pareceu bem esquisito, pois o próprio Cortázar escreveu que ele mesmo achava seus personagens estranhos, "que não conseguia vê-los claramente". Pudera! Segundo ele; os Cronópios são seres verdes ou azuis que cantam, fazem poesias; quando cantam, esquecem de tudo , são atropelados, perdem o que levam nos bolsos e até contam os dias. Já  os Famas são seres acomodados, prudentes, dados ao cálculo, especialistas, práticos da  vida. O livro é dividido em 4 partes: Manual de Instruções, Estranhas Ocupações, Matéria Plástica e Histórias de Cronópios e de Famas. Hoje, vejo o quanto ele é criativo. Cortázar, um argentino que acidentalmente nasceu em Bruxelas escreveu esta obra em 1964. O meu exemplar é do Círculo do Livro, possui 138 páginas. Li em 1981.

sexta-feira, 22 de junho de 2012


                                 Galeria


Lindsay Wagner nasceu Lindsay Jean Wagner em 22 de Junho de 1949, portanto, completando hoje, 63 anos, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Ficou conhecida com o seriado A Mulher Biônica. Alguns de seus filmes são: Caça ao Canudo ( Paper Chase-1973), Os Falcões da Noite ( Nighthawks-1981) e Sem Limite para Vingar ( Ricochet-1991).

quinta-feira, 21 de junho de 2012


                 The Secret Language of Birds - Ian Anderson






Disco muito especial para mim. Em 2002 nasceu minha filha e às vezes, em algumas noites, ficávamos sós, por força do trabalho de minha mulher. Comecei a notar que quando colocava a faixa título, " The Secret ..." ela em seus poucos meses de vida, curtia o som do líder do Jethro Tull. Era essa música e Sebastião(an) do Gil e Milton Nascimento. Sempre adormecia com o semblante tranquilo. Mas o disco não é, obviamente, apenas isso; considero o melhor trabalho solo de Ian Anderson. Lançado em 2000. Seguem 2 vídeos.







terça-feira, 19 de junho de 2012


                 Meia Noite em Paris - Direção de Woody Allen


Outro diretor que raramente perco filme sob sua batuta. As obras de Woody Allen estão irremediavelmente ligadas à minha adolescência e aos anos seguintes, os da universidade. Este postado é absolutamente encantador. Uma cidade dos sonhos, Paris como pano de fundo para a história de Gil (Owen Wilson), ator incrivelmente bem adaptado aos trejeitos do diretor, fazendo um  personagem que é seu alterego; ou seja, escritor ligado a Hollywood, que está prestes a casar com Inez (Rachel McAdams). Eles estão na Cidade- Luz juntamente com os pais da moça. Afinidade próxima de zero. Acidentalmente, Gil ao perambular pelas ruas parisienses é envolvido num tempo que o leva a conviver com seus admirados artistas dos anos 20 como Hemingway, Cole Porter, T S Elliot, Zelda e Scott Fitzgerald, Buñuel, Dali e Man Ray. Há espaço também para se envolver com Adriana, musa de Pablo Picasso com quem tem a chance de conhecer a Belle Époque na virado do Século XIX. Produção de 2011 com elenco estelar; Marion Cotillard, Michael Sheen, Carla Bruni,Léa Seydoux, Kathy Bates e Adrien Brody. Possui 100 minutos. Uma ótima diversão.






segunda-feira, 18 de junho de 2012


Dica de Leitura

                             Little Richard - Charles White



Mais uma biografia que posto. A origem do rock'n'roll tem várias versões, muitos pais; particularmente, isso nunca me importou: Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Bill Haley, Carl Perkins, Roy Orbison, Buddy Holly e Elvis, todos sem exceção, colocaram um tijolinho nesta construção. Cada um com uma particularidade. Elvis influenciou demais Lennon, Little Richard ajudou a dar "forma" em McCartney e Mick Jaegger, Keith Richards, sempre que pode, demonstra a sua admiração por Chuck Berry e Harrison, sua música tem na genética, traços de Roy Orbison. Pois este livro desvela a personalidade esfuziante do rock. Uma delícia de leitura. A editora é a L & PM. Possui 230 páginas. Li no Dezembro de 1993.

domingo, 17 de junho de 2012



                                Galeria



Linda Harrison nasceu Linda Melson Harrison em 24 de Julho de 1945, Berlin, Maryland, EUA. Alguns de seus filmes são: O Planeta dos Macacos ( The Planet of The Apes-1968), Aeroporto 75 (Airport 75-1974) e Cocoon ( Coccon-1985).


                        Songs for Beginners - Graham Nash




Clássico deste músico fantástico, cuja arte transcendeu os limites da música. Este álbum produzido em 1971 demonstra o seu engajamento pela paz e um mundo melhor. Para quem não conhece ou lembra; Nash é inglês, participou de dois supergrupos dos anos 60 e 70; The Hollies e o antológico  Crosby, Stills, Nash and Young. O arquivo é fácil de encontrar na rede mundial. Seguem 4 vídeos deste trabalho irrepreensível e eterno.











          As Baleias de Agosto - Direção de Lindsay Anderson



Uma celebração à vida e ao cinema! Obra-prima que traz duas das maiores estrelas da Sétima Arte de todos os tempos: Bette Davis (Libby) e Lilian Gish (Sarah), duas idosas que vivem solitárias em uma casa nos rochedos de onde podem ver em Agosto, a presença das baleias. Libby está cega e precisa da irmã. Vivem de recordações da infância, de seus casamentos até que a rotina delas é modificada pela presença de Maranov (Vincent Price), um russo que emigrou após a Revolução de 1917. Libby não gosta de sua presença, pois acredita que Maranov esteja armando algo para elas. No elenco encontram-se também, Ann Sothern (Tisha), Harry Carey Jr. (Joshua) e Mary Steenburgen como Sarah jovem. Produzido em 1987. Possui 91 minutos. Extremamente cativante. À época, Bette Davis estava com 79 anos, Lilian Gish, 94, Vincent Price com 76 e Harry Carey Jr., 66.





sábado, 16 de junho de 2012


Dica de Leitura

                  O Assassinato de García Lorca - Ian Gibson


Andei lendo sobre a Guerra Civil Espanhola esta semana, isso me trouxe à memória esta excelente biografia do ícone espanhol Federico García Lorca fuzilado em 1936 pelas forças reacionárias falangistas que tomaram de assalto o poder na Espanha. Ian Gibson, o autor, ganhou o Prêmio Internacional de Imprensa em 1972 por esta obra. Uma leitura que se faz de um só fôlego. A Editora é a L & PM. Possui 333 páginas. Li em janeiro de 1994. 

terça-feira, 12 de junho de 2012



                                 Galeria



Raquel Welch nasceu Jo Raquel Tejada em 05 de Setembro de 1940 em Chicago, Illinois,EUA. Alguns de seus filmes são: Um Milhão de Anos A.C. ( One Million Years B.C.-1966), O Cristão Mágico ( The Magic Christian-1969) e  Os Três Mosqueteiros  ( The Three Musketeers-1973).

segunda-feira, 11 de junho de 2012



                                      Bearfoot - Bearfoot


Descobri semana passada esta banda canadense originária de Ontário. Este álbum é de 1973 e encontrei o arquivo num blog chamado Rare Mp3. As músicas estavam sem divisão, ou seja, todo o lado 1 e todo o lado 2. Resolvi separar as faixas e postar aqui com a relação delas. Foi ripado do vinil, por isso há alguns ruídos dos sulcos, mas vale a pena. A formação do grupo neste disco era: Atkinson, Danko, Ford, Brockie, além de Hilton e Malone. O som deles lembra um pouco do conterrâneo Neil Young também o trio América e por que não? Beatles. Seguem link, lista de músicas e vídeos.
   

    1.Only a Soldier
     2.Mark Twain
     3.How Can I Prove It
     4. I Used to Love her Madly
     5. Sweet Harmony
     6. Quiet on The Water
     7. Right on
     8. Life Goes to Fast
     9. Take me Home
    10. Holy,Holy,Holy




  

                        O Leitor - Direção de Stephen Daldry



Espetacular filme, com certeza, um dos melhores que vi nos últimos dois, três anos. A história se passa na Alemanha já dividida no pós-guerra, onde Michael (Ralph Fiennes) recorda a sua adolescência quando ele (neste caso, outro ator, David Gross) vive um romance com Hanna, uma mulher bem mais velha do que ele, personagem fantasticamente bem representado por Kate Winslet. Ela, analfabeta e solitária, ouve histórias retiradas dos livros, lidas pelo jovem. Anos mais tarde, Michael adulto, um estudante de Direito, acompanha um julgamento de mulheres, que a serviço do Nazismo se  envolveram na perseguição e tortura de prisioneiras. Uma delas é justamente Hanna que guarda um segredo. No elenco aparecem ainda Lena Olin, Alexandra Maria Lara, Jeanette Hain e o consagrado ator suiço Bruno Ganz. Produção de 2009. Tem 124 minutos.


domingo, 10 de junho de 2012


Dica de Leitura

                 Cães da Província - Luiz Antonio Assis Brasil


Embora conhecesse o escritor, somente em 1993 por indicação de um professor, fui ler uma obra dele, justamente a primeira, Um Quarto de Légua em Quadro; belíssimo que tinha como pano de fundo a chegada dos açorianos a futura Porto Alegre. À partir desta leitura fui atrás de outros livros de Assis Brasil; o seguinte foi este que posto. A história se passa no Século XIX , também na capital dos gaúchos. Dentre os vários personagens, um se sobressai brilhantemente, Qorpo Santo (com essa grafia), um gênio que evidentemente está à frente da sociedade, que de forma óbvia e cômoda, o taxa de louco; realmente, em alguns momentos, para o leitor, Qorpo Santo passa a impressão de insanidade e essa dualidade, pelo menos para mim, é um teste que Assis Brasil nos aplica. A hipocrisia daquele mundo marginal e prevalecido, nos remete aos dias atuais e; apesar de certos avanços, ainda julgamos e discriminamos os "Qorpo Santos" de hoje. Lançado em 1986. Tem 264 páginas e a Editora é a L & PM.

sábado, 9 de junho de 2012


                                 Galeria


Barbara Hershey nasceu Barbara Lynn Herzstein em 05 de Fevereiro de 1948, Hollywood, Califórnia, EUA. Alguns de seus filmes são: O Último Verão ( The Last Summer-1969), Sexy e Marginal ( Boxcar Bertha-1972) e A Última Tentação de Cristo ( The Last Temptation of Christ-1988).



                          Ney Matogrosso - Ney Matogrosso


Ney Matogrosso apesar de ser excelente ator, ainda assim, será lembrado eternamente como um cantor. Alguém que elevou a potência máxima, assim como Elis, a arte de cantar. Se tivesse parado após os Secos & Molhados, já seria integrante da melhor parte da cultura musical brasileira; mas foi além. Recém-saído do S&M, o mato-grossense Ney produziu esta obra-prima que já no seu lançamento vinha com esse status. Embalado em plástico inviolável, o LP trazia ervas aromáticas em seu interior. Virou o disco do ano. Os clipes eram inovadores, os músicos escolhidos a dedo e o repertório então, nem se fala. Este álbum ficou conhecido com o nome de Água do Céu/Pássaro. Seguem lista das faixas e três vídeos. Na verdade, o disco mereceria incluir mais. Estão aí: Bodas, Barco Negro/Mãe Preta e Corsário.

Faixas:

01. Homem de Neanderthal
02. Corsário
03. Pedra de Rio
04. Açúcar Candy
05. Idade do Ouro
06. Bodas
07. Barco Negro/Mãe Preta
08. Cubanakan
10. América do Sul









                        Serpico - Direção de Sidney Lumet


A década de 70 pôs em evidência três atores norte-americanos, Robert de Niro, Dustin Hofmann e Al Pacino; outros já brilhavam há mais tempo com Newman, Redford e Brando. Já postei Lenny, onde Hofmann reluz intensamente e domina toda a película; pois bem, este "Serpico" tem algumas coisas em comum com "Lenny"; ou seja, grandes diretores, ambas as histórias, baseadas em fatos reais e, principalmente, com um personagem centralizando toda a trama. Neste caso, Frank Serpico (Al Pacino), policial correto e idealista que vai desde o seu ingresso na academia, bater de frente com o sistema corrupto, além de enfrentar a contravenção e o crime. Por conta disso, sua vida pessoal também é afetada. O elenco de apoio conta com a belíssima Cornelia Sharpe, Barbara Eda-Young e em inicío de carreira, F.Murray Abraham como o parceiro de Serpico. O cartaz original não é este, mas o escolhi por trazer uma expressão mais intensa do personagem. Um ótimo filme realizado em 1973. Possui 130 minutos.



quinta-feira, 7 de junho de 2012


Dica de Leitura

A Flecha Negra - Drama no Circo - Tex - Bonelli e Galepini


Uma dica diferente. Passei boa parte da infância e adolescência lendo este gibi de faroeste que foi criado por dois italianos. Um herói com todas as qualidades que um ser humano poderia ter.Volta e meia, compro um exemplar; havia dado um tempo, quando as edições passaram a não ter histórias completas, ou seja, prosseguindo nas seguintes. De todas que li, A Flecha Negra e Drama no Circo, nessa ordem, ambas lá dos anos 70 são as melhores.

terça-feira, 5 de junho de 2012


                                Galeria


Ali MacGraw nasceu Elizabeth Alice MacGraw em 1º de Abril de 1939, Pound Ridge, New York, EUA. Alguns de seus filmes são: Love Story (Love Story-1970), Os Implacáveis (The Gateway-1972) e Comboio (Convoy-1978).

                                     Batacotô - Batacotô



Reunião de músicos espetaculares como Jorjão Barreto, Téo Lima, Sizão Machado, Cláudio Jorge, Café, Pirulito, Itamar Assiere e a cantora Suzana Bello, que começou com este álbum de 1993 com desdobramentos. Este que posto tem a participação de Ivan Lins, Gilberto Gil, Ernie Watts, Lenine, Sivuca, Bororó, Jerry Goodman e a diva Dionne Warwick. Seguem lista das músicas e vídeos. Batacotô é o nome dos tambores dos escravos rebeldes no período doloroso da Escravidão no Brasil.


1. N'Kosi Sikelel'l-Afrika
2. Quitambô
3. Camaleao
4. Sabará
5. Quilombos
6. Candongueiro
7. Folia Serrana
8. Nega Daúde
9. Virou Areia
10. Caminho das Pedras
11. Confins
12. Congada de São Benedito
13. Tá Que Tá
14. So Bashiya Bahlala Ekhaya








domingo, 3 de junho de 2012



                Chuva Negra - Direção de Shohei Imamura



Um filme pesadíssimo de se ver; impossível não ficar emocionado e também questionar até onde vai a insanidade humana. Chuva Negra se passa em Agosto de 1945, Hiroshima, no dia exato do lançamento da bomba atômica realizada pelos norte-americanos. Uma família, em especial, é retratada, momentos antes da tragédia e seus desdobramentos durante a chuva ácida. Um horror. Realizado em preto e branco, realça mais ainda o drama dos cidadãos daquela região. Estão no elenco: Etsuko Ichihara, Kazuo Kitamura e Yoshiko Tanaka. Produzido em 1989. Possui 123 minutos. Apesar de tudo, imperdível.



Dica de Leitura


           Xingu - O Velho Káia - Claudio e Orlando Villas-Bôas




Em tempos de lançamento do filme Xingu que gerou a polêmica levantada pelo cineasta Fernando Meirelles sobre o desinteresse do tema pelo público, lembrei desta obra que li no final dos anos 80. Escrito pelos irmãos Villas-Bôas em 1984, contêm várias histórias bastante interessantes e curiosas da cultura indígena brasileira através de relatos da tribo Juruna, são histórias reais recolhidas junto ao Káia, ou seja, velho chefe e orador da tribo xinguana. A Editora é Kuarup. Possui exatas 200 páginas.

sábado, 2 de junho de 2012



                                Galeria


Marion Cotillard nasceu em 30 de Setembro de 1975 em Paris, França. Alguns de seus filmes são: Piaf- Um Hino ao Amor ( Piaf-2007), Inimigos Públicos ( Public Enemies-2009) e Meia-Noite em Paris ( Midnight in Paris-2011).

                               Kraska a zvíre - Petr Novák




Cantor tcheco que construiu uma carreira exitosa com canções muito próximas da linha melódica criada pelos Beatles em sua primeira fase. Escolhi este álbum de 1975, Kraska a zvire, ou seja, A Bela e a Fera, para mostrar um pouco da arte deste roqueiro falecido em 1997.



                            Piaf - Direção de Olivier Dahan


Espetacular filme realizado em 2007 que mostra a vida da maior cantora francesa de todos os tempos, Edith Piaf. A história é comovente, a película brilhante, Marion Cotillard representa de maneira irretocável a grande dama da música da França. Para mim foi uma grande surpresa, pois embora conhecendo alguns clássicos de Piaf, nunca imaginara ser ela de origem bastante humilde e ter uma vida pessoal tão atribulada. No elenco estão também Gerard Depardieu, Jean-Paul Rouve e Sylvie Testud. Possui 140 minutos. Absolutamente imperdível.

 

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Dica de Leitura


                  Sangue de Coca-Cola - Roberto Drummond



Grande romance deste escritor mineiro falecido em 2002, muito marcado pela obra Hilda Furacão. Gosto muito deste livro porque foi um dos primeiros que li após a abertura democrática que possibilitou a vários autores escreverem sobre aquele período amargo do nosso país. Escrito em 1982, apresenta-se como um "Relato de alucinações num dia 1º de Abril que cheirava a carnaval,  quando o Brasil, segundo suspeitas mais tarde confirmadas, tomou Coca-Cola com LSD e entrou numa bad." Nele podemos encontrar nomes importantes que deram a vida pelo retorno da democracia; Lamarca, Iara Iavelberg, Frei Tito, além de Dom Paulo Evaristo Arns que felizmente, permaneceu intocado, misturando-se a personagens fictícios. Enfim, um livro estupendo que marcou toda uma geração. O meu exemplar é da 4ª edição da Editora Ática, capa diferente desta que posto. Possui 319 páginas. Li em  1983.