segunda-feira, 30 de julho de 2012



                                Galeria


Nathália Timberg nasceu em 05 de Agosto de 1929 no Rio de Janeiro, Brasil. É uma das maiores atrizes de todos os tempos, fazendo teatro, cinema e televisão. Alguns de seus filmes são: Viagem aos Seios de Duília (1961), O Homem que Comprou o Mundo (1968) e Dedé Mamata (1988).

domingo, 29 de julho de 2012



                             Estação Elétrica - Bixo da Seda




Um dos raros grupos brasileiros que a minha turma curtia. Era um tempo de pressão; democracia era um sonho até então intangível. Nosso foco era a música internacional, mas havia Raul, Secos e Molhados, O Terço e no Rio Grande, o Bixo da Seda; Marcos, Edinho, Mimi, Fugheti Luz e Renato Ladeira, este filho de pais famosos (Cesar Ladeira e Renata Fronzi), mais tarde, formou o Herva Doce. Disco de 1976, possuo em vinil e CD. Todas as faixas são ótimas. Escolhi aleatoriamente duas. Um clássico do progressivo.




                  O Fogo Sagrado - Direção de George Cukor


Um filme escondido na biografia desta dupla. Spencer Tracy faz o papel de um jornalista, Steven O' Malley,  que resolve fazer uma reportagem sobre um herói nacional morto após um acidente de carro. Ao entrevistar a viúva, Christine Forrest (Katharine Hepburn), nota que ela poderia ter evitado a fatalidade que atingiu seu marido, mas que não faz muita questão de esclarecer os fatos. À partir deste ponto, Steven passa a investigar o caso e descobre um grande segredo que alterará tudo o que se criou em torno do mito, no caso, o fogo sagrado, a história do herói nacional. Vale lembrar que a tradução literal do título é exatamente "Guardiã da Chama", ou seja, a missão de Christine. O diretor ficou famoso por fazer grandes filmes, mas também porque sabia lidar com as divas temperamentais da época como Hepburn. Realizado em 1942, preto e branco, possui 96 minutos. Consegui apenas um trailer de 36 segundos, sem legenda e vídeo com o filme inteiro, por isso, resolvi deixar sem, infelizmente. Vale a dica.







      

Dica de Leitura

                                   A Peste - Albert Camus


Camus escreveu esta obra durante a ocupação nazista na França. Dois anos passados do final da guerra, 1947, ela foi publicada; imediatamente alguns críticos viram na "peste" uma referência ao nazismo e todos os seus malefícios; entretanto, com o passar do tempo, a interpretação do texto vai tomando uma dimensão maior e atemporal, pois, nota-se a exposição do caminho sem volta para a morte diante da doença. Os valores morais sendo reavaliados, exigindo uma revisão na hierarquia dos sentimentos. O principal, a angústia, acompanha o leitor até às últimas palavras. O meu exemplar é do Círculo do Livro (outra capa), possui 215 páginas. Li em Setembro de 1983. 

sábado, 28 de julho de 2012



                                Galeria


Angie Cepeda nasceu Angélica Maria Cepeda Jimenez em 02 de Agosto de 1974, em Cartagena, Colômbia. Alguns de seus filmes são: Pantaleão e as Visitadoras ( Pantaleón y las Visitadoras -1999), O Amor nos Tempos do Cólera ( Love in the Time of Cholera -2006) e Heleno (Heleno-2011).

          Dylan & The Dead - Bob Dylan and Grateful Dead



 Um dos meus preferidos. O que dizer da reunião do maior poeta do rock norte-americano e do maior representante musical da Contra-cultura. Um disco ao vivo irrepetível. Realizado em 1987. Seguem lista das músicas mais vídeo da quarta faixa, Queen Jane Approximately.
 
1."Slow Train" – 4:54
 2."I Want You" – 3:59
 3."Gotta Serve Somebody" – 5:42
 4."Queen Jane Approximately" – 6:30
 5."Joey" (Dylan, Jacques Levy) – 9:10
 6."All Along the Watchtower" – 6:17
 7."Knockin' on Heaven's Door" – 6:35



                    A Comilança - Direção de Marco Ferreri


Está aí um filme em que o público não fica indiferente. Alguns acham nojento, outros obra-prima, o que não dá para negar é a excelência do elenco com peso-pesados do cinema em todos os tempos: Marcelo Mastroianni, Phillipe Noiret, Michel Picolli, Ugo Tognazzi e também, Andrea Ferréol. Quatro senhores de meia-idade e de condição social bem-sucedida, resolvem se encontrar numa mansão para um grande banquete até que a morte os tome por completo. Comer até morrer! Com muita orgia sexual. O filme revela a fragilidade da natureza humana, mostrando que mesmo pessoas social e economicamente "vencedoras", ainda assim, não se libertaram da condição primitiva e selvagem que habita quase todos os seres humanos. Ferreri apresenta um retrato sem concessões da alma humana. São 130 minutos. Produzido em 1973. 



Dica de Leitura


               Os Últimos Dias de Paupéria - Torquato Neto


Clássico do Tropicalismo. Torquato foi um dos expoentes do movimento; cedo saiu deste mundo, mas deixou sua arte para a posteridade. Neste livro, utilizando prosa e poesia, ele apresenta como poucos a língua como código. Sua visão crítica e humor afiado tem como cartão de apresentação o próprio título, onde funde "Pau", representando a violência dos anos de chumbo do Brasil com "Miséria", marca profunda que ainda hoje, grassa a nossa sociedade. Uma leitura obrigatória para se ter o olhar de um protagonista dos anos 60 e 70 da cultura brasileira. Torquato Neto, o anjo torto do Tropicalismo em 400 páginas. A Editora é a Max Limonad Ltda. Lançado em 1973.

terça-feira, 24 de julho de 2012



                                 Galeria


Lauren Bacall nasceu Betty Joan Perske no dia 16 de Setembro de 1924, em New York, EUA. Alguns de seus filmes são: À Beira do Abismo (The Big Sleep-1946),  Prisioneiro do Passado (Dark Passage-1947) e Assassinato no Expresso Orient (Murder on The Orient Express-1974).


                       Maior Abandonado - Barão Vermelho



Lançado em 1984, Maior Abandonado é o terceiro álbum do Barão, último com o vocalista Agenor Miranda de Araújo Neto, o Cazuza. Disparado o melhor e base para sua consagração no primeiro Rock in Rio em janeiro de 1985. Todas as músicas são ótimas; destaquei as mais conhecidas. Segue lista das faixas.

Faixas:

1."Maior Abandonado" (Cazuza; Roberto Frejat) – 02:44

 2."Baby Suporte" (Cazuza; Ezequiel Neves; Pequinho; Maurício Barros) – 03:08

 3."Sem Vergonha" (Cazuza; Roberto Frejat) – 03:13

 4."Você Se Parece Com Todo Mundo" (Cazuza; Roberto Frejat) – 02:53

 5."Milagres" (Cazuza; Denise Barros; Roberto Frejat) – 02:29

 6."Não Amo Ninguém" (Cazuza; Roberto Frejat; Ezequiel Neves) – 03:48

 7."Por Que A Gente É Assim?" (Cazuza; Roberto Frejat; Ezequiel Neves) – 04:31

 8."Narciso" (Cazuza; Roberto Frejat) – 02:47

 9."Nós" (Cazuza; Roberto Frejat) – 03:13

 10."Dolorosa" (Cazuza; Roberto Frejat) – 02:54

 11."Bete Balanço" (Cazuza; Roberto Frejat) – 03:29








segunda-feira, 23 de julho de 2012



               Chuvas de Verão - Direção de Carlos Diegues


Cativante filme realizado por Cacá Diegues que mostra entre tantas coisas, o relacionamento afetivo, amoroso e de respeito entre dois velhos, Afonso (Jofre Soares) e Isaura (Miriam Pires). O diretor trata com muita competência este romance.Mas o filme não é só isso; mostra o dia-a-dia de um recém aposentado, a vida num subúrbio através de tipos extremamente reais com interpretações notáveis de ícones do cinema brasileiro como Paulo Cesar Pereio (Juraci), Lourdes Mayer (D.Helô), Rodolfo Arena (Lourenço) e tantos outros como Roberto Bomfim, Gracinda Freire, Marieta Severo e Cristina Aché. Realizado em 1978 com 93 minutos de muita ternura e talento. Infelizmente, não consegui o trailer.

domingo, 22 de julho de 2012


Dica de Leitura


  1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer - Steven Jay Schneider




Este guia foi traduzido para mais de 25 línguas, vendeu mais de um milhão de cópias. Possui referências de cinema de mais de 30 países, por tudo isso, vale a pena, mesmo quando notamos que algum dos nossos filmes preferidos tenha ficado de fora. São ótimas resenhas inseridas nas 960 páginas. A editora é a Sextante.

sábado, 21 de julho de 2012



                                Galeria




Anna Karina nasceu Hanna Karin Blarke Bayer em Copenhague, Dinamarca no dia 22 de Setembro de 1940. Foi a maior musa da Nouvelle Vague. Alguns de seus filmes são: Uma Mulher é uma Mulher (Une Femme est une Femme-1961)Viver a Vida (Vivre sa Vie-1962) e Alphaville (Alphaville-1965).

sexta-feira, 20 de julho de 2012



                                    Sarabande - Jon Lord


Jon Lord, falecido esta semana, será sempre lembrado como o tecladista do fantástico Deep Purple. O som da banda, sua mistura, bateria potente do Ian Paice, os riffs do Blackmore, os vocais de Gillan e Coverdale, a marcação do baixo de Glover e Hughes mais o teclado de Lord, enfim, este som não encontra similar no rock dos anos 70. Há parecidos, iguais, não. Porém, resolvi escolher este disco solo realizado em 1976 para homenageá-lo. Obrigado Lord. Seguem lista de música e vídeo.

 Lista
1. Fantasia
 2. Sarabande
 3. Aria
 4. Gigue
 5. Bouree
 6. Pavane
 7. Caprice
 8. Finale




                     O Exorcista - Direção de William Friedkin


Talvez o maior clássico de terror. Lembro que na minha cidade foi uma loucura. Filas imensas nas bilheterias, palestras nas escolas. A verdade é que o filme se aproximou da perfeição; vários motivos levaram a isso. Baseado num sucesso literário, o livro de William Peter Blatty, um grande diretor e um elenco em grande forma, a trilha sonora  de Jack Nitzsche e a música tema criada por Mike Oldfield realçaram o clima exigido para os incontáveis sustos. A história de uma menina, Regan ( Linda Blair), filha de uma atriz (Ellen Burstyn) que se viu possuída pelo demônio em Washington D.C. A saída foi a busca da cura através do exorcismo. Missão que inicialmente é confiada ao Padre Karras (Jason Miller), um religioso que vive um conflito interior, uma indecisão na sua escolha pela fé. Entra em cena um exorcista mais experiente, Padre Merrin (Max Von Sidow) que vai enfrentar, possivelmente o seu maior desafio.
Ainda aparecem com destaque Lee J. Cobb e Mercedes McCambridge. Realizado em 1973. Possui 122 minutos. Absolutamente imperdível.



quinta-feira, 19 de julho de 2012


Dica de Leitura

Navalha na Carne/Quando as Máquinas Param - Plínio Marcos


Um dos maiores dramaturgos do Brasil. Plínio Marcos sempre teve o seu texto vigiado de perto pela Ditadura Militar , volta e meia, sumia da televisão. Dava um tempo. A sua obra privilegiou as classes menos favorecidas como a impactante Barrela que ficou 21 anos censurada. Esta dica apresenta duas das mais famosas peças teatrais dele, juntamente com Dois Perdidos Numa Noite Suja e O Abajur Lilás. Navalha na Carne de 1967, trata de um conflito entre Neuza Sueli, uma prostituta, Vado, seu cafetão e Veludo, um homossexual, tendo como cenário um quarto de bordel. Já Quando as ... de 1971, apresenta dois personagens apenas; Zé, um torcedor do Corinthians e sua esposa chamada Nina. Quando Zé fica desempregado, a relação entre eles afunda; cobradores, discussões, incertezas no futuro. Incrivelmente, 40 anos depois, parece atualíssima. Li no ano passado. O meu exemplar foi comprado num sebo, tem outra capa. São 95 páginas e a Editora é a Global.

domingo, 15 de julho de 2012


                                 Galeria


Jean Seberg nasceu Jean Dorothy Seberg em 13 de Novembro de 1938, Marshalltown, Iowa, EUA e faleceu em Paris, França no dia 30 de Agosto de 1979. Alguns de seus filmes são: Joana D'Arc (Saint Joan-1957), Acossado (A bout de Souflle-1959) e Aeroporto 70 (Airport-1970).


                              Coração Bobo - Alceu Valença




Ótimo álbum de Alceu Paiva Valença realizado em 1980. Difícil dizer qual a faixa melhor. Na mídia duas músicas se salientaram: Coração Bobo e Na Primeira Manhã. Seguem vídeos.




sexta-feira, 13 de julho de 2012



     13 de Julho - Dia Mundial do Rock'n'Roll



              Jailhouse Rock com um dos pais do rock and roll: Carl Perkins.


             Sacco e Vanzetti - Direção de Giuliano Montaldo


Realizado em 1971 esta clássico baseado em fatos reais, mostra o julgamento de dois imigrantes italianos anarquistas, Nicola Sacco (Ricardo Cucciola) e Bartolomeu Vanzetti (Gian Maria Volonté), sapateiro e peixeiro, respectivamente, condenados em Boston, EUA por um crime acontecido em abril de 1920. Num foi provada a culpa dos dois. Na verdade, pagaram um alto preço, ou seja, a condenação à morte, muito mais pelas suas convicções políticas e pelo fato de serem estrangeiros. Nem o clamor popular pela comutação da pena foi suficiente. A trilha sonora vem assinada por Ennio Morricone e a música-tema chamada Balada para Sacco e Vanzetti tem interpretação da notável Joan Baez. Possui 119 minutos. Um libelo contra a hipocrisia.Imperdível. Recomendo também o livro.



quinta-feira, 12 de julho de 2012


Dica de Leitura

           O Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago


Livro emocionante que o escritor Saramago, falecido recentemente, conseguiu transformar com o seu estilo poético e cheio de lirismo, a história de Jesus Cristo, deixando-o  mais humanizado, o que trouxe uma empatia muito grande com quem mantém contato com o texto. A Igreja Católica e o governo português criticaram este trabalho a tal ponto que o escritor mudou de ares, saindo de Lisboa e se instalando numa ilha, Lanzarote, pertencente ao arquipélago espanhol das Canárias. Com o passar dos anos, "O Evangelho ...." acabou se tornando uma das maiores referências da bibliografia de José Saramago. A Editora é a Companhia das Letras. Possui 445 páginas. Lançado em 1991. Li em Fevereiro de 94. 4ª Reimpressão.

terça-feira, 10 de julho de 2012



                                  Galeria




Halle Berry nasceu Halle Maria Berry em 14 de Agosto de 1966, Cleveland, Ohio, EUA. Alguns de seus filmes são: Febre de Selva ( Jungle Fever-1991), A Última Ceia (Monster's Ball-2001) e Mulher-Gato (Catwoman-2004).

segunda-feira, 9 de julho de 2012



                                        Azurite - Azurite


Um grande álbum deste grupo norte-americano do final dos anos 70, ele é de 1979. Uma banda que prensou apenas 500 cópias. Hoje, graças as redes sociais, está recebendo o reconhecimento depois de mais de 30 anos. Pena que não consegui vídeos das duas primeiras músicas; apenas a terceira que é mais roqueira que as outras. O arquivo é fácil de ser encontrado. Seguem listas das faixas e o vídeo de Are You Ready. Virou um clássico.

01 - Sweet Little Lodie.

02 - That's The Way It Always Goes.

03 - Are You Ready.

04 - Howard Christman's Older (cover).

05 - Drive Me Insane.

06 - Wise To The Ways Of The World.

07 - Hooked On Rock-n-Roll.






         Entre os Muros da Escola - Direção de Laurent Cantet


Grande filme francês que ganhou a Palma de Ouro em 2008, fato que não ocorria com a França há 21 anos. Baseado no livro de François Begaudeau que vive o personagem principal, o professor de francês Marin numa escola periférica de Paris, composta por alunos das mais diversas etnias como africanos, asiáticos, latinos e franceses, mostrando uma diversidade cultural intensa, mas com um elemento comum a todos; são pobres. Quem tem contato com escolas públicas em cidades de boa densidade demográfica no Brasil, vai reconhecer várias situações muito semelhantes. No entanto, neste filme há um elemento adicional, ou seja, a presença do colonizador, materializada na figura do professor. A obra parece retratar com bastante fidelidade as mudanças sofridas na França com a mistura racial e seus desdobramentos. Vale a pena assisti-lo. Possui 128 minutos.


domingo, 8 de julho de 2012


Dica de Leitura

                           Furacão Elis - Regina Echeverria



Esta não é a capa do livro de Regina Echeverria, mas achei mais bonita que a original. Por coincidência, devolvendo o livro da Janis (dica anterior) ao seu lugar na prateleira, reparei que justamente ao lado do seu espaço estava este de outra cantora magnífica; Elis, a gaúcha que ganhou o mundo. A obra é resultado de uma pesquisa que levou seis meses e percorre a trajetória da Pimentinha desde a infância no seu bairro, IAPI até à sua morte. Como Elis começou cedo, pode ainda jovem, pois morreu com apenas 36 anos, participar da efervescência musical dos anos 60 e 70, tendo em quase sua totalidade, a ditadura militar como pano de fundo. O livro é da Editora Nórdica; o meu é da 7ª edição, possui 363 páginas. Li em Janeiro de 2005. Outra biografia que me deu imenso prazer em cada folha lida.

sábado, 7 de julho de 2012



                                Galeria




Farrah Fawcett nasceu Mary Farrah Leny Fawcett em Corpus Christ, Texas, EUA em 02 de Fevereiro de 1947; faleceu em Santa Monica, Califórnia, EUA no dia 25 de Junho de 2009. Ficou famosa pelo seriado As Panteras. Alguns de seus filmes são: Quem não corre, voa (The Cannonball Run-1981), Seduzida ao Extremo (Extremities-1986) e Dr. T e as Mulheres (Dr. T and the Women- 2000)

              Clementina e Convidados - Clementina de Jesus




Uma das maiores cantoras do Brasil, Clementina de Jesus nos brindou com um disco impecável, onde recebe convidados que formam um verdadeiro escrete do samba. Um dos meus álbuns preferidos. Realizado em 1979, quando Clementina estava com 78 anos. Fácil o acesso pela rede mundial. Também existem várias coletâneas dela "nas boas casas do ramo". Seguem dois vídeos.

Faixas:
01. Tantas você fez - com Cristina Buarque
(Candeia)
02. Embala eu - com Clara Nunes
(Albaléria)
03. Cocorocó - com Roberto Ribeiro
(Paulo da Portela)
04. Olhos de azeviche
(Jaguarão)
05. Boca de sapo - com João Bosco
(Aldir Blanc - João Bosco)
06. Laçador
(Catoni - Clementina de Jesus)
07. Assim não, Zambi - com Martinho da Vila
(Martinho da Vila)
08. Na hora da sede
(Luiz Américo - João de Barro)
09. Sonho meu - com Dona Ivone Lara
(Ivone Lara - Délcio Carvalho)
10. Torresmo à milanesa - com Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro
(Adoniran Barbosa - Carlinhos Vergueiro)
11. Caxinguelê das crianças
(José Ventura)
12. Papel reclame
(Nelson Sargento)




sexta-feira, 6 de julho de 2012


               Bandidos do Tempo - Direção de Terry Gilliam


Terry Gilliam é um dos membros do antológico Monty Python, grupo inglês que revolucionou o humor na tv e cinema. Neste filme ele exercita a sua criatividade, mostrando as falhas da criação do mundo que produziram buracos no tempo. Um grupo  de anões que auxiliou Deus foge, levando o mapa onde estão essas falhas. Eles acabam invadindo o quarto de Kevin (Craig Warnock), um garoto inglês que vai seguir a viagem juntamente com os anões e assim cruzam com vários personagens como Napoleão (Iam Holm), o rei Agamenon (Sean Connery), John Cleese (Robin Hood). É diversão pura. No elenco ainda aparecem Shelley Duval, Michael Palin, Ralph Richardson  e David Warner. Realizado em 1981, tem a produção de George Harrison que fez ainda a música Dream Away, vídeo abaixo do trailer. Tem 116 minutos.

 




Dica de Leitura


                            Enterrada Viva - Myra Friedman



Excelente biografia de Janis Joplin, uma das mais relevantes personalidades da contracultura  dos anos 60. Sua trajetória, evidentemente, desperta a curiosidade não apenas  dos seus fãs, mas a todos que procuram entender aquela década repleta de mudanças sociais. Foi uma vida sofrida, cheia de decepções, desde sua família até nos relacionamentos amorosos e profissionais. Sua morte estava anunciada em cada movimento que fazia. A autora consegue passar a trajetória angustiante de uma mais valiosas vozes do blues. O livro é da Civilização Brasileira. Possui 334 páginas. Comprei num sebo em Santo André, 5ª edição. Li em Junho de 2006.

segunda-feira, 2 de julho de 2012


                                Galeria


Audrey Hepburn nasceu Audrey Kathleen Ruston em Ixelles, Bélgica no dia 04 de Maio de 1929, faleceu em Tolochenaz, Suiça no dia 20 de Janeiro de 1963. Alguns de seus filmes são: A Flor que não Morreu ( Green Mansions-1959), Bonequinha de Luxo ( Breakfast at Tiffany's-1961) e Robin e Marian ( Robin and Marian-1976).

                      Eyewitness Blues - Catfish Hodge Band



Espetacular álbum de Bob "Catfish" Hodge e sua banda gravado em 1979, lançado apenas em 1995. Minha preferida é Black Cadillac. Recomendo dois trabalhos ao vivo chamados "In Detroit", 1971 e  " At the Bayou", 1979. Blues de primeira!