sábado, 29 de setembro de 2012



Dica de Leitura


                                 Ragtime - E. L. Doctorow


Obra-prima escrita pelo nova-iorquino Edgar Lawrence Doctorow em 1975, que conta a histórias de 3 famílias de brancos protestantes, judeus emigrados e negros; elas vão-se entrelaçando num misto de imaginação e realidade nos primeiros anos do Século XX no Estados Unidos. O romance mostra o preconceito social e principalmente racial daqueles anos, associados ao nacionalismo exagerado, conflitos pessoais de personagens fictícios, misturados a figuras históricas da época como o mágico Houdini, o capitalista J P Morgan ou o industrial Henry Ford. O diretor Milos Forman verteu para a tela, também com muito sucesso. São 248 páginas e a Editora é a Abril Cultural. Li em Abril de 1983.



                                 Galeria



Liv Tyler nasceu Liv Rundgren Tyler no dia 1º de Julho de 1977 em Nova Iorque,EUA. Alguns de seus filmes são: Beleza Roubada (Stealing Beauty-1996), Dr. T e as Mulheres (Dr.t and the Women-2000) e toda a trilogia de O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings-2001/02/03).


                     Rolling Stones - Live At The Tokyo Dome

 

Tracklist:
 01 – Start Me Up
 02 – Bitch
 03 – Sad Sad Sad
 04 – Harlem Shuffle
 05 – Tumbling Dice
 06 – Miss You
 07 – Ruby Tuesday
 08 – Almost Hear You Sigh
 09 – Rock And A Hard Place
 10 – Mixed Emotions
 11 – Honky Tonk Women
 12 – Midnight Rambler
 13 – You Can’t Always Get What You Want
 14 – Can’t Be Seen
 15 – Happy
 16 – Paint It Black
 17 – 2000 Light Years From Home
 18 – Sympathy For The Devil
 19 – Gimme Shelter
 20 – Band Introductions
 21 – It’s Only Rock ‘n Roll
 22 – Brown Sugar
 23 – (I Can’t Get No) Satisfaction
 24 – Jumping Jack Flash
Um dos maiores discos ao vivo que conheço. Só ouvindo. Seguem alguns vídeos.
 
 
 
 
 
 
 
 


           Outland - Comando Titânio - Direção de Peter Hyams


Um filme de ficção científica leve e que os críticos da sétima arte classificaram como um "faroeste espacial". Achei forçação de barra, embora, à partir dos 30 minutos finais, a obra lembre o High Noon (Matar ou Morrer), este, um clássico do faroeste. Vamos a história: No futuro, numa lua de Júpiter, Io, os humanos exploram minas de titânio e mortes estranhas começam a ocorrer. Todos sabem os verdadeiros motivos destes fatos e encaram com uma certa naturalidade. Para lá é enviado O'Neil (Sean Connery),  "marshal" que enfrenta a resistência da esposa (Kika Markham), que quer o seu retorno para a Terra, já que o filho deles jamais teve contato com o ar natural. O"Neil resolve encarar a empreitada e descobre que o gerente da estação, Sheppard, personagem de Peter Boyle, é o líder do esquema de corrupção e motivador das mortes. Vários obstáculos são enfrentados por O'Neil, entre os quais, dois matadores que vem para a estação. No elenco, a presença de Frances Sternhagen, a médica do lugar. Produzido em 1981, possui 109 minutos. 
 
 
 


Dica de Leitura

                      Os Donos do Poder - Raymundo Faoro

 
Clássico que o gaúcho Raymundo Faoro escreveu em 1957, abrangendo seis séculos da história do nosso país, começando pela formação do Estado português até a Revolução brasileira de 1930. O autor ao analisar a comunidade burocrata que governou o Brasil ainda na condição de colônia, explica a formação do subdesenvolvimento que foi marcante, principalmente até 30, consequência deste patronato político. Vai mais além, ou seja, mostra que muitas oscilações na política e economia brasileiras pós-30, ainda são resultantes desta (de)formação histórica. São dois volumes totalizando 944 páginas. O meu é da Editora Globo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012



                                Galeria


Marta Kristen nasceu Birgit (assim mesmo!) Annalisa Rusanen em 26 de Fevereiro de 1945, Oslo, Noruega.Será sempre lembrada pela participação no seriado Perdidos no Espaço. 



                                           Luz - Djavan



 

Espetacular álbum produzido em 1982, que além de grandes músicos brasileiros, contou com Ronnie Foster e Stevie Wonder. Todas as faixas são maravilhosas. Minha preferida é uma que ficou meio escondida diante de tantos hits; trata-se de Nobreza, pois, sempre me traz à memoria, meu pai e a nossa grande amizade, "que nasceu de uma luz que acendeu aos olhos de Abril", como diz a letra. Seguem alguns vídeos.
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012



               O Jovem Einstein - Direção de Yahoo Serious


Ótima comédia, escrita, roteirizada e dirigida pelo australiano Yahoo Serious. O adolescente Albert Einstein "vive" numa região rural da Tasmânia, plantando maçãs com seus pais. Desde pequeno já exercita sua genialidade, descobrindo as bolhas para melhorar a qualidade da cerveja e a sua famosa Teoria da Relatividade; com isso, sai para ganhar o mundo, vai para Sidney, onde encontra e se enamora pela cientista Marie Curie, tem sua invenção roubada por um rival e de quebra, inventa a prancha de surf, a guitarra elétrica e por fim, o rock'n'roll. Um humor super legal. Produzido em 1988, possui 91 minutos.
 
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Dica de Leitura


                                  Olga - Fernando Morais

 
Comprei no lançamento,  Feira do Livro de Poa em 1985, com direito ao autógrafo. Está lá: Outubro de 1985. Já virou filme a história de Olga Benario, uma judia alemã que ingressou cedo na juventude comunista e em seguida entrou para a luta armada. Depois, conheceu Luis Carlos Prestes, veio para o Brasil e se tornou célebre por viver o drama de ter sido presa pela polícia de Vargas e extraditada para a Alemanha de Hitler, onde encontrou o fim nos campos de extermínio. Uma chaga na história do Brasil. Vale a pena sua leitura, porque Fernando Morais é mestre das letras, especialmente em biografias. O meu exemplar tem outra capa e é da Editora Alfa-Ômega. Possui 314 páginas.

sábado, 15 de setembro de 2012



                                Galeria
 
 
Natalie Merchant nasceu Natalie Anne O'Shea Merchant na cidade de Jamestown, New York, EUA. É cantora, participou da banda 10,000 Maniacs. Alguns de seus álbuns solo são: Tigerlily (1995), Ophelia (1998) e The House Carpenter's Daughter (2003).
 

domingo, 9 de setembro de 2012




                            Legião Urbana - Legião Urbana



Primeiro álbum do Legião Urbana. Cult. Continua sendo o meu preferido, destaque para Será, a primeira que já nasceu como um clássico do rock brasileiro. Seguem faixas e alguns vídeos.

01 - Será - 2:30
02 - A dança - 4:01
03 - Petróleo do futuro - 3:02
04 - Ainda é cedo - 3:57
05 - Perdidos no espaço - 2:57
06 - Geração Coca-Cola - 2:22
07 - O Reggae - 3:33
08 - Baader-Meinhof Blues - 3:27
09 - Soldados - 4:50
10 - Teorema - 3:06
11 - Por Enquanto – 3:16
 
 
 
 
 
 


     Intocáveis - Direção de Erci Toledano e Olivier Nakache


Apesar da situação dramática dos dois principais personagens, Phillipe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy), um tetraplégico, outro, ex-presidiário, o filme é uma comédia. Duas personalidades antagônicas com seus mundos muito singulares, até que a vida oportuniza o contato e a convivência, desta forma, ajudando-se mutuamente. Baseado em fatos reais. Imperdível. Produzido em 2011. Tem 112 minutos.
 
 

Dica de Leitura


                         Dylan a Biografia - Howard Sounes



Bob Dylan é um marco na música mundial. Várias biografias suas já foram escritas, a que li é esta, do Sounes que tem outras como a de McCartney. Pois, confesso que a arrancada, ou seja, as páginas iniciais, me deixaram hesitante quanto ao prazer da leitura, mas logo engrenou e pude ter uma boa ideia do que foi  a construção do mito Bob Dylan. O que me chamou mais a atenção é a capacidade de renovação dele. São quase 50 anos de carreira com ótimos álbuns e muitas histórias para contar. A Editora é a Conrad, possui  471 páginas. Li em Julho de 2008.

sábado, 8 de setembro de 2012



                                Galeria


Rita Hayworth nasceu Margarita Carmen Cansino, cidade de Nova Iorque, EUA, em 17 de Outubro de 1918. Faleceu no dia 14 de Maio de 1987, também em Nova Iorque. Alguns de seus filmes são: O Braço da Lei (Homicide Bureau-1939), Gilda (Gilda-1946) e a Dama de Shangai (The Lady from Shangai-1948).


                Fully Qualified Survivor - Michael Chapman


Segundo álbum de Michael Chapman, cantor inglês do gênero folk. Álbum que influenciou toda uma geração de músicos do mundo inteiro. Produzido em 1970 para a gravadora Harvest, a mesma dos primeiros anos do Pink Floyd. Seguem músicas e alguns vídeos.

1. The Aviator
2. Naked Ladies and Electric Ragtime
3. Stranger in the Room
4. Postcards of Scarborough
5. Fishbeard Sunset
6. Soulful Lady
7. Rabbit Hills
8. March Rain
9. Kodak Ghosts
10. Andru's Easy Rider
11. Trinkets and Rings

 
 
 
 


 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012



   Dragnet - Desafiando o Perigo - Direção de Tom Mankiewicz


Ando revisando os filmes da década de 80 e notei que a indústria cinematográfica norte-americana fez muitas comédias leves e despretensiosas, mas de bom gosto. Uma das que eu ainda não havia visto é este Dragnet. Uma paródia aos filmes noir com uma dupla de policiais bem diferentes,  o certinho Joe (Dan Aykroyd) e Pep (Tom Hanks), o tira nada convencional, que enfrentam um inimigo que quer tomar a cidade de Los Angeles e em cada crime cometido, deixa sua marca, um cartão escrito PAGAN, uma organização criminosa. Descobrem que há uma seita religiosa por trás da trama. Destaque para a bela Alexandra Paul (Connie), a virgem a ser sacrificada, Cristopher Plummer, o reverendo picareta e Dabney Colleman, representando um personagem totalmente inspirado em Hugh Haeffner e Larry Flint, donos da Playboy e Penthouse, revistas masculinas. Produzido em 1987, possui 106 minutos. Garantia de diversão.









Dica de Leitura

               Sangue de Amor Correspondido - Manuel Puig


Primeiro romance deste escritor argentino, onde o leitor se sente desafiado a "decifrar" a trama, posto que o autor impele um vai e vêm  nas páginas para acompanhar a história do pedreiro Josemar na sua luta pela sobrevivência, primeiro em Guarulhos, depois no Rio de Janeiro, uma viagem erótica e a busca da solução de um mistério, são os grandes atrativos desta obra de Puig que tem entre outras, O Beijo da Mulher Aranha. A Editora é a Nova Fronteira, possui 202 páginas, foi escrito em 1982, ano em que li, mês de Agosto.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012



                                 Galeria


Angelina Jolie nasceu Angelina Jolie Voight em Los Angeles, Califórnia, EUA, no dia 04 de Junho de 1975. Alguns de seus filmes são: Gia-Fama e Destruição (Gia-1997), Alexandre (Alexander-2004) e Sr. e Sra. Smith (Mr. and Mrs. Smith-2005).

terça-feira, 4 de setembro de 2012



                         Jumpin' Jack Flash - Trilha Sonora


Excelente trilha sonora de Salve-me Quem Puder, no original, Jumpin' Jack Flash, comédia de 1986, dirigida por Penny Marshal e estrelada por Whoopi Goldberg. Destaque para a faixa 01 com a incomparável Aretha Franklin num dos maiores clássicos dos Rolling Stones. O vídeo apresenta Aretha com Keith Richards,Ron Wood nas guitarras e Whoopi nos "backing vocals". As faixas são:

  1. "Jumpin' Jack Flash" – Aretha Franklin
  2. "Jumpin' Jack Flash" – The Rolling Stones
  3. "Set Me Free" – The Pointer Sisters
  4. "You Can't Hurry Love" – The Supremes
  5. "Window to the World" – Face to Face
  6. "Trick of the Night" – Bananarama
  7. "Hold On" – Billy Branigan
  8. "Misled" – Kool & The Gang
  9. "Rescue Me" – Fontella Bass

sábado, 1 de setembro de 2012



                     Amarcord - Direção de Federico Fellini

 
Realizado em 1973, esta obra-prima é o meu filme preferido do mestre italiano. Amarcord que num dialeto da região em que Fellini nasceu, significa "eu me recordo". Federico nasceu em Rimini, Emilia-Romagna. Através do personagem Titta (Bruno Zanin), o diretor apresenta reminiscências dos anos 30, a ascensão do fascismo e todas as  orientações que decorreram desse regime quanto a política, educação e religião. Apresentado de uma forma bem-humorada, os personagens são cativantes como por exemplo, Gradisca (Magali Noel), a cabeleireira e Volpina (Josiane Tanzini), a ninfomaníaca. São 127 minutos. Nino Rotta assina a trilha sonora. Imperdível.