quinta-feira, 29 de novembro de 2012

 
 
Galeria
 
 
Joanna Shimkus nasceu em Halifax,Canadá em 30 de Outubro de 1943. Alguns de seus filmes são: De Lamour (De Lamour-1964), Os Aventureiros (Les Aventuriers-1967) e O Homem que veio de Longe (Boom-1968).

segunda-feira, 26 de novembro de 2012



                               Quatro - Sá e Guarabyra


Quase furei este disco de tanto tocar. Foi o primeiro LP que adquiri desta dupla que curtia desde os tempos em que tinha a companhia do Rodrix. É de 1979. Seguem faixas e vídeos:

1. Sete Marias
2. Wonder Woman
3. Peixe Voador
4. Polaca Mineira
5. Pássaro
6. Flora Medicinal
7. Vem Queimando a Nave Louca
8. Alucinante Alice
9. Chão de Poeira-Cigarro de palha
10. Chuva no Campo
11. Baquiá



 


 
 

 
 
 

domingo, 25 de novembro de 2012



                      Crossfire - Direção de Edward Dmytryk


Mais um filme noir. Desconfio que gosto do gênero. No Brasil recebeu dois títulos: Rancor e também Encruzilhada; preferi o nome em inglês que significa "Fogo Cruzado", mais condizente com a trama, pois ele começa com um assassinato e nós telespectadores temos a (quase) certeza de quem é o assassino, que vai ficando sem saída. O enredo se passa durante a 2ª Guerra Mundial, nos Estados Unidos, onde soldados estão de folga e saem para se divertir. Um deles, Mitch ( George Cooper) é o principal suspeito do homicídio que vitimou um civil judeu; junto com ele estavam mais dois companheiros, o irascível Monty (Robert Ryan) e o medroso Floyd (Steve Brodie). Entram em ação o policial Finlay (Robert Young) e o superior dos militares, Keely (Robert Mitchum). Este filme, além de alguns prêmios na Europa, entrou para a história por tratar de um tema até então bastante delicado, ou seja, ainda que tenha trocado o homossexualismo da peça original pelo anti-semitismo, colocou o produtor e diretor do filme na mira do Macartismo, sendo dois da famosa "lista negra dos 10"caindo em desgraça profissional. Presentes também, as belíssimas Gloria Grahame como Ginny e Jacqueline White , a esposa de Mitch. Produção em preto e branco realizada em 1947. Possui 86 minutos. 
 
 

Dica de Leitura

                  O Analista de Bagé - Luís Fernando Veríssimo

 
Resolvi postar esta dica, porque o Veríssimo é um dos meus ídolos. E é um daqueles seres humanos que eu nunca imaginaria doente, mais ainda; hospitalizado. Torço muito para que consiga superar esse obstáculo. O Analista de Bagé é uma série de contos divertidíssima, onde o grande personagem é um psiquiatra bagual, natural de uma cidade fronteiriça do Rio Grande, que utiliza métodos nada comuns para curar seus pacientes. O livro traz outras histórias engraçadas, mas as que prevalecem, são aquelas do personagem que empresta seu nome  para a obra. Longa Vida Veríssimo. A Editora é a L & PM, lançado em 1981, possui 133 páginas.Li no lançamento.
 

domingo, 18 de novembro de 2012



                                Galeria


Clarice Lispector nasceu Haia Pinkhasovna Lispector em Tchetchelnik, Ucrania, no dia 10 de Dezembro de 1920. Veio com poucos meses para o Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 09 de Dezembro de 1977. Uma das maiores escritoras brasileiras; algumas de suas obras são: Laços de Família (1960), A Paixão segundo G H (1964) e Água Viva (1970).

sexta-feira, 16 de novembro de 2012



                            Physical Graffiti - Led Zeppelin

 
 
Para marcar a minha postagem de número 400, escolhi esta obra-prima do Led Zeppelin que foi lançada em 1975, um álbum duplo que foi burilado ao longo dos  anos iniciais da década de 70, utilizando diversos estúdios, em diferentes lugares da Inglaterra, ainda assim, ficou um disco uniforme, diria perfeito. Seguem lista das músicas e alguns vídeos. Não encontrei nenhum de Kashmir, talvez a mais emblemática do LP.
 
 1."Custard Pie" 
 2."The Rover" 
 3."In My Time of Dying"
 4."Houses of the Holy" 
 5."Trampled Under Foot
 6."Kashmir"
 7.In the Light
 8."Bron-Yr-Aur"  
 9."Down by the Seaside" 
 10."Ten Years Gone" 
 11."Night Flight"
 12."The Wanton Song" 
 13."Boogie with Stu
 14.”Black Country Woman" 
 15."Sick Again" 
 
 
 
 
 

 




                  Elefante Branco - Direção de Pablo Trapero



Acabei de ver este filme argentino que conta uma história da periferia de Buenos Aires, Villa Virgen, isso já foi uma curiosidade para mim. Trata-se da ação de três pessoas, o padre Julián (Ricardo Darín), Nicolás, outro padre recém-chegado ao país, interpretado por Jéremie Renier e a assistente social Luciana (Martina Gusman), tentando dar dignidade à vida daquela comunidade. Muitos assuntos parecidos com os do nosso Brasil; disputa de pontos de tráfico, polícia violenta, divisão política da Igreja, descaso do governo. O que chama a atenção é a humanização dos personagens, ou seja, todos, sem exceção, em um dado momento, mostram suas incertezas e fragilidades. Uma bela película realizada em 2011. Possui 103 minutos. 




Dica de Leitura

                                 O Processo - Franz Kafka

 
Clássico mundial que conta a história de Joseph K., funcionário de um banco, que é preso sem aparentemente um motivo para isso. Através deste personagem, o autor faz críticas aos exageros burocráticos, as injustiças da leis, seus excessos, principalmente quanto ao autoritarismo. O final da trama, como em outros livros de Kafka, fica sempre um nó na consciência do leitor. Uma leitura que não cessa na última linha. A Editora é a Companhia das Letras, possui 260 páginas; lançado originalmente em 1925.

terça-feira, 13 de novembro de 2012



                                Galeria

 
Lela Rochon nasceu Lela Rochon Staples em 17 de Abril de 1964, Los Angeles, Califórnia, EUA. Alguns de seus filmes são: Noites no Harlem (Harlem Nights-1989), Falando de Amor (Waiting to Exhale-1995) e Tiro e Queda (The Big Hit-1998).



    Live at  the Rainbow Theatre - London - Bob Marley

 
Espetacular disco ao vivo de Bob Marley realizado em Londres no ano de 1977. Seguem lista das músicas e vídeos.
 
01. Trenchtown Rock
02. Them Belly Full (But We Hungry)
03. I Shot The Sheriff
04. Rebel Music (3 O'Clock Roadblock)
05. Lively Up Yourself
06. Crazy Baldhead
07. War
08. No More trouble
09. The Heathen
10. No Woman No Cry
11. Jamming
12. Get Up Stand Up
13. Exodus

 

 




                O Trem da Vida - Direção de Radu Mihaileanu

 
Grande filme realizado em 1998 numa produção de cinco países: Israel, Romênia, França, Holanda e Bélgica que ganhou prêmios no Festival de Veneza. Uma comédia, isso mesmo, uma comédia sobre a perseguição nazista aos israelitas. A história inicia com o louco de uma longínqua aldeia de judeus na Europa Ocidental, correndo para informar que os alemães estão chegando para deportá-los, isso no ano de 1941. Schlomo, o louco (Lionel Abelanski) tem a ideia de uma fuga, utilizando um trem, onde os próprios judeus forjariam uma deportação se disfarçando de nazistas, os quais levariam os demais até a fronteira com a Rússia. Passam por situações embaraçosas, transformadas em divertidas cenas, com um humor tipico israelense. O grande achado da película é o fato de conseguir fazer rir à partir de um tema cruel. No elenco cabe destacar Clément Harari no papel do Rabino, Rufus como Mordechái, o judeu que se tornou o major nazista, Marie-Jose Nat, a Sura e a belíssima Agathe La Fontaine como Esther. Possui 103 minutos. Boa diversão.
 
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012



Dica de Leitura

                       O Louco do Cati - Dyonélio Machado


Espetacular romance do médico psiquiatra e escritor gaúcho Dyonélio Machado. Trata-se de um drama psicológico, onde os personagens Nestor e principalmente, "o louco" perambulam por diversas partes do Brasil, frequentando prisões, navios, trens, aviões verdadeiros obstáculos que representam os entraves da realidade político-social da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. O louco em seu delírio, repetia: "...é o Cati...", corruptela de cativeiro até recuperar a sanidade e lembrar que é um preso político. Lançado originalmente em 1942; desde de 2003 a Editora é a Planeta. Possui 270 páginas.


                                 Galeria


Carole King nasceu Carole Klein em 09 de Fevereiro de 1942, no Brooklyn, Nova Iorque, EUA. Alguns de seus álbuns são: Tapestry (1971), Wrap Around Joy (1974) e Welcome Home (1978).


                              Offramp - Pat Metheny Group

 
 
 
Terceiro álbum que proporcionou ao grupo liderado por Pat Metheny o Grammy de jazz/fusion. A banda é formada por Pat Metheny nas guitarras e sintetizador, o brasileiro Naná Vasconcelos, percussão, Lyle Mays, teclados, Dan Gottlieb, bateria e Steve Rodby, baixo. Realizado em 1982; o Grammy foi em 1983. Seguem vídeos. 


 
 
 

domingo, 11 de novembro de 2012



                 Sharky's Machine - Direção de Burt Reynolds

 
No Brasil a obra dirigida por Reynolds recebeu o nome de Caçada em Atlanta; o policial Sharky (Burt Reynolds) lotado no Departamento de Homicídios, numa ação desastrada acaba sendo "rebaixado" e vai atuar na de Ordem e Bons Costumes, onde fará a rotina das ruas, prendendo prostitutas e punguistas; assim, acidentalmente, ao vigiar uma garota de programa, Dominoe (Rachel Ward), cai de cabeça numa trama que envolve um candidato a governador da Geórgia que está associado a um gângster italiano, Victor, vivido por Vitorio Gassman num grande esquema ilegal, nada diferente da realidade atual. Destaque também, para o homicida Billy Score, papel de Henry Silva. A Warner Bros. detentora dos direitos sobre a película, vai refilmá-lo em 2013 com Mark Wahlberg no papel principal. Muito bom policial. Realizado em 1981. Possui 123 minutos.
 


Dica de Leitura

           Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes

 
Quando eu resolvi fazer este blog, além da intenção de ser uma celebração a tudo que eu gosto, tinha na cabeça evitar os "peso-pesados" que todos um dia curtiram ou ouviram falar, mas, de certa forma, dispensá-los, seria praticamente impossível e incoerente. Gosto daquilo que a maioria dos mortais gosta. Dom Quixote é um destes clássicos inevitáveis, que me trouxeram muita satisfação ao lê-lo. A história do velho que morando numa aldeia espanhola, cercado de livros, resolve, após ler muito sobre cavaleiros e suas aventuras; arriscar sair pelo mundo como Dom Quixote com seu "cavalo" Rocinante e o fiel Sancho Pança em busca de justiça, enfrentando dragões e exércitos, protegendo donzelas, em especial, Dulcinéia; tudo fruto de sua imaginação; isto tudo, ainda cativa mesmo depois de todos os séculos que nos distanciam da época de seu lançamento no Século XVII. O meu exemplar possui 686 páginas. Li em 2000.

terça-feira, 6 de novembro de 2012


                                 Galeria


Encerrando a viagem nostálgica das últimas postagens; Catherine Deneuve nasceu Catherine Fabianne Dorléac, em 22 de Outubro de 1943, Paris, França. Alguns de seus filmes são: Repulsa ao Sexo (Repulsion-1965), A Bela da Tarde (Belle de Jour-1967) e Tristana (Tristana-1970).



domingo, 4 de novembro de 2012



                                 Secos e Molhados - 1974


Na música, minha turma de colégio era fissurada em Raul Seixas e no fenômeno que lançou apenas dois álbuns com a formação original, mas marcou definitivamente a vida de várias gerações. A minha, felizmente, pode ser testemunha ocular destes caras geniais. Seguem lista das faixas e vídeos.
  1. "Tercer Mundo" (João Ricardo/Julio Cortázar) – 2:36
  2. "Flores Astrais" (João Ricardo/João Apolinário) – 3:51
  3. "Não: Não Digas Nada" (João Ricardo/Fernando Pessoa) – 1:37
  4. "Medo Mulato" (João Ricardo/Paulinho Mendonça) – 2:18
  5. "Oh! Mulher Infiel" (João Ricardo/) – 1:30
  6. "Vôo" (João Ricardo/João Apolinário) – 2:34
  7. "Angústia" (João Ricardo/João Apolinário) – 2:45
  8. "O Hierofante" (João Ricardo/Oswald de Andrade) – 2:15
  9. "Caixinha de Música do João" (João Ricardo) – 1:04
  10. "O Doce e o Amargo" (João Ricardo/P. Mendonça) – 1:52
  11. "Preto Velho" (João Ricardo) – 1:01
  12. "Delírio" (Gerson Conrad/P. Mendonça) – 2:39
  13. "Toada & Rock & Mambo & Tango & Etc." (João Ricardo)
                          
 
 
 
 


       Jesus Cristo Superstar - Direção de Norman Jewison

 
Seguindo a viagem sentimental que homenageia o encontro de 35 anos de minha turma de colégio; hoje posto essa ópera-rock idealizada por Andrew Lloyd Weber com texto de Tim Rice que foi transformada neste clássico do cinema por Norman Jewison. Conta os últimos dias de vida de Cristo numa versão criativa e polêmica, onde se destacaram Ted Neeley com Jesus, a grande cantora Yvone Elliman no papel de Maria Madalena, mas quem "rouba" o filme é Carl Anderson, interpretando Judas Iscariotes. Produção de 1973, possui 108 minutos.
 

sábado, 3 de novembro de 2012


Dica de Leitura


                              O Guarani - José de Alencar


As quatro postagens, essa e as três seguintes, serão uma homenagem a minha turma de colégio que neste final de semana se reunirá, comemorando 35 anos de formatura. Que emoção!!! Em 1975, a professora de literatura, Maria do Desterro, uma maranhense, nos fez ler uma série de livros de José de Alencar; destes destaco O Guarani, pois é um romance indianista, lançado no momento em que o Brasil buscava heróis nacionais e aí entram Peri e Ceci,além de outros como Ubirajara e Iracema das obras deste autor que se junta a outros expoentes da nossa literatura. O Guarani vem dividido em 4 partes: Os Aventureiros, Peri, Os Aimorés e A Catástrofe. Nelas, o índio é valorizado, sempre dotado de um conjunto de qualidades. São 296 páginas. Editora Ática; lançado em 1857.