domingo, 31 de março de 2013



The Next Day - David Bowie


Retorno magnífico de David Jones, o Bowie, depois de 10 anos sem álbum inédito. Nesse período ele enfrentou problemas de saúde, alguns já imaginavam a sua aposentadoria, no entanto, aí está um trabalho que agradou os seus fãs e a crítica. Seguem lista das faixas e alguns vídeos:
 
1. The Next Day (3:26)
2. Dirty Boys (2:58)
3. The Stars (Are Out Tonight) (3:58)
4. Love Is Lost (3:58)
5. Where Are We Now? (4:09)
6. Valentine's Day (3:02)
7. If You Can See Me (3:12)
8. I'd Rather Be High (3:45)
9. Boss Of Me (4:09)
10. Dancing Out In Space (3:22)
11. How Does The Grass Grow? (4:34)
12. (You Will) Set The World On Fire (3:32)
13. You Feel So Lonely You Could Die (4:37)
14. Heat (4:27)

 
 
 



Hammett - Mistério em Chinatown - Direção de Wim Wenders

 
Samuel Dashiell Hammett consagrou o romance policial; o cinema se apropriou de seu estilo e criou o romance "noir". Em 1982, Francis Ford Coppola (observem a pronúncia correta no trailer, Cóppola) convida o diretor alemão Wim Wenders e juntos realizam esta obra baseada na ficção escrita por Joe Golles. A história se passa na década de 20 em San Francisco, Califórnia, onde o escritor consagrado Hammett (Frederic Forrest), antigo policial, é convidado por Ryan (Peter Boyle) a ajudar na busca da solução de um possível crime; a morte de Crystal (Lydia Lei), uma prostituta chinesa em Chinatown, bairro evidentemente chinês. Como todo filme desse gênero, há a loura misteriosa (Marilu Henner), policiais corruptos, poderosos empresários do tráfico de drogas, cafetões e mistérios, muitos mistérios quase sempre vividos à noite. Todo a película foi ambientada em estúdio. Possui 97 minutos. É uma boa diversão. Segue trailer.
 
 
 

Dica de Leitura

Roleta Chilena- Alfredo Sirkis

 
2013  marca os 40 anos do golpe militar no Chile que depôs o governo eleito de Salvador Allende. O país andino entrou no "pacote" que derrubou várias democracias na América do Sul. Alfredo Sirkis estava lá naquele período e faz um relato que gerou esta obra. É a visão de um estrangeiro, portanto, diferente daquela de nossos hermanos, embora as conclusões sejam as mesmas. Escrito em 1981, possui 164 páginas. O meu exemplar é do Círculo do Livro. Li em 1982. 

sábado, 30 de março de 2013



Galeria
 
 
Annie Haslam nasceu Ann Haslam em 08 de Junho de 1944, Bolton, Lancashire, Inglaterra. Vocalista do Renaissance. Alguns de seus álbuns são: Prologue (1972), Ashes are Burning (1973) e o solo Annie in Wonderland (1977).
 
 
 
 
Guns For San Sebastian - Gus For San Sebastian
 
 

Banda de San Francisco, Califórnia que faz um som excelente. Sua formação é Charlie Marvin, Lorne Smith, JJ White, Jesse Cafiero, Erin Cassidy e Jordan Feinstein. Este álbum é de 2009, o de estréia. Segue lista das músicas, infelizmente, não encontrei nenhum vídeo deles, mas deixo um site que tem umas "palhinhas" dele:
 
Faixas:
 
Almighty Dollar
 World A Blur
 Shades Of Blue
 Under Each Stone
 Sex With The Devil
 Send It Home
 Our Own Way
 To Be Well
 Celebrate
 Hey Old Friend
White Girl (Self Defense)
Yesterday's Dreams
 
 
 
 




quinta-feira, 28 de março de 2013



Pasqualino Sete Belezas - Direção de Lina Wertmüller


Um drama com jeito de comédia, especialmente por conta do personagem Pasqualino, vivido magnificamente por Giancarlo Gianninni. Na verdade, esta dobradinha Wertmüller/Gianninni já havia funcionado em Mimi, o Metalúrgico realizado em 1974. Pasqualino possui sete irmãs feias que vivem para protegê-lo. Ao matar acidentalmente o namorado de uma delas, Pasqualino é preso; para se livrar dessa situação, finge que é louco indo para um hospício. Escapa de sua nova condição e vai servir ao exército italiano de onde deserta e assim entre um susto e outro, vai sobrevivendo. No elenco ainda Ada Pomelli, Aristide Caporale, Barbara Valmorin. Produzido em 1975, possui 115 minutos. Segue o trailer.


Dica de Leitura

Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas


A sugestão hoje é de um clássico da literatura infanto-juvenil. Às vezes, de tão óbvio, esquecemos de evidenciar a qualidade de um título por achar que é desnecessário o elogio. Esta obra-prima de Dumas atravessa séculos e se mantém atraindo a leitura dos adolescentes. Escrito em  1844, a história se passa no Século XVII no período do Rei Luis XIII e do Cardeal Richelieu, as maiores autoridades da França; nela o jovem D'Artagnan saído da Gasconha, chega a capital Paris, desejando se tornar um Mosqueteiro, tal qual fora seu pai nesta guarda real. Leva uma carta de recomendação que lhe é furtada. Na busca de retomada do documento, perseguindo o inimigo, acidentalmente, o jovem acaba se envolvendo em duelo com 3 Mosqueteiros chamados Athos, Porthos e Aramis; acaba se tornando amigo  do trio e à partir disso eles ingressam numa grande aventura que contém ingredientes indispensáveis para uma boa leitura: duelos, fugas, intrigas, traições e romances. Possui 626 páginas. O meu exemplar é da Editora Abril. Li em 1973.

domingo, 24 de março de 2013

 
Galeria
 
 
Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, Argentina, no dia 09 de Julho de 1935 e faleceu em 04 de Outubro de 2009 em Buenos Aires, Argentina. É a maior cantora latino-americana, também um símbolo da resistência às ditaduras e sociedades anti-democráticas. Alguns de seus álbuns são: Homenaje a Violeta Parra (1971), O Cio da Terra (1977) e Corazón Americano (1985).


Corazón Americano - Mercedes Sosa, Milton Nascimento e León Gieco




Um colega de trabalho me solicitou fazer uma cópia do meu LP; foi uma grande lembrança, porque há tempos não ouvia esta obra-prima realizada nos anos 80 e posso afirmar sem erro; ficou melhor ainda. Seguem alguns vídeos:
 
 
 
 


Os Sete Samurais - Direção de Akira Kurosawa

 
Espetacular clássico realizado em 1954 pelo gênio japonês, Kurosawa. Inspirou outro filme magnífico chamado Sete Homens e um Destino. Este original se passa no final do Século XVI no Japão, onde bandidos saqueadores atacam regularmente aldeias de lavradores. Cansados estes resolvem dar fim a esta situação; para isso, buscam ajuda junto aos samurais ronins, isto é, aqueles que não tem Senhor. À partir da ação de um primeiro, o samurai Kambei, vivido por Takeshi Shimura, que salva um menino de um ladrão, o grupo de defensores vai sendo formado até chegar ao número de sete. O filme é esplêndido porque além de contar com uma coreografia característica dos filmes deste cineasta, também desfila várias qualidades morais em cada um dos samurais, mesmo o último que se incorpora mais por insistência do que por outro tipo de virtude. No elenco estão Toshiro Mifune no papel de Kikushiyo, Isao Kimura que faz o aprendiz de Kambei, Katsushiro. Absolutamente imperdível. Realizado em preto e branco. Tem um tempo de 202 minutos, ou seja, mais de 3 horas de duração. Vale a pena.
 

Dica de Leitura

Igreja e Ditadura - Emílio F. Mignone


Livro que voltou a cena literária e as discussões por conta da eleição do Papa Francisco, pois mostra a relação da Igreja Católica com a ditadura militar argentina. O autor que hoje empresta seu nome ao prêmio de Direitos Humanos daquele país, desfila em 252 páginas fatos e fotos, que mostram a afinidade entre a Igreja e os ditadores. Na página 167, por exemplo, há uma citação de Jorge Mario Bergoglio, atual Papa, no episódio da captura, seguida de torturas de padres jesuítas que estavam sob seu comando, entre eles, Orlando Yório. É um bom tema que merece ser revisto. Optei pela capa do original argentino. Aqui foi lançado pela Editora Tchê. É de 1987. Ironicamente foi impresso na Editora Pallotti, mantida por religiosos. Li nos anos 90.

domingo, 17 de março de 2013


Galeria

                                        
 
Monica Vitti nasceu Maria Luisa Ceciarelli em Roma,  Itália, no dia 03 de Novembro de 1931. Alguns de seus filmes são: A Noite ( La Notte-1961), O Deserto Vermelho ( Il Deserto Rosso-1964) e O Fantasma da Liberdade ( La Fantôme de la Liberté-1974).

sexta-feira, 15 de março de 2013



Black Beat

 
Os anos 70 no plano internacional, além do rock'n'roll com suas diversas vertentes, rockabilly, heavy metal e o progressivo, entre outros, também nos deram a música negra, a batida black. A Epic e Motown cederam alguns clássicos que viraram uma coleção chamada de Black Beat. Não havia reunião dançante sem estes bolachões. Peguei aleatoriamente o número 2 para postar, inclusive com o link para o download. São vários os destaques: The Three Degrees, Harold Melvin and The Blue Notes, O'Jays, Isley Brothers, The Trammps e Billy Paul, etc...
 
 
 
 

quarta-feira, 13 de março de 2013


Os Descendentes - Direção de Alexander Payne

 
Filme lançado em 2011, cuja história se passa no Havaí. Matt (George Clooney) inesperadamente tem a sua vida modificada à partir do acidente que sua esposa sofre; ela entra em coma e além disso, precisa recuperar a relação afetiva com suas filhas, Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley) . Também tem que administrar a negociação de um paraíso ecológico de sua família para um empresa do ramo imobiliário que tem planos bem diferentes, distantes da preservação. A certeza da morte de mulher, Elizabeth (Patrícia Hastie), mais uma importante revelação familiar, exigirá dele, tomar decisões importantes em curto espaço de tempo. Possui 115 minutos.
 
 

Dica de Leitura

Sargento Getúlio - João Ubaldo Ribeiro

 
Um clássico da literatura brasileira, cuja história trata de um "trabalho" destinado ao Sargento Getúlio; tem de conduzir um prisioneiro considerado subversivo do interior sergipano até a sua capital, Aracaju, durante o trajeto as ordens são modificadas e a missão foi abortada. Getúlio não aceita, pois costumava seguir cegamente ordens e no seu entender era uma questão de honra. O cabra rude e durão, aos poucos, ao ser perseguido pela própria polícia, vai se isolando e por fim, começa a despertar a sua consciência. Lançado em 1971, possui 159 páginas. A Editora é a Nova Fronteira.