sexta-feira, 31 de maio de 2013


Cal  Trilha Sonora - Mark Knopfler


Trilha Sonora exuberante criada pelo líder dos Dire Straits, Mark Knopfler em 1984. Desconfio que a trilha seja melhor que o filme. Seguem lista das músicas e vídeos.
 
  1 Irish Boy
  2 The Road
  3 Waiting for Her 
  4 A Irish Love
  5 Secret Place/Where Will You Go
  6 Father and Son
  7 Meeting Under the Trees
  8 Potato Picking
  9 In a Secret Place
  10 Fear and Hatred
  11 Love and Guilt
  12 The Long Road







quinta-feira, 30 de maio de 2013



Passagem para a Índia - Direção de David Lean


David Lean só fez clássicos. Citando alguns: Oliver Twist, A Ponte do Rio Kwai, A Filha de Ryan, Dr, Jivago, Lawrence da Arábia; todos ótimos, mas o que eu mais gosto é deste "Passagem ...", talvez porque foi o primeiro que vi no cinema, pois representa a retomada do diretor depois de quatorze anos sem filmar; o anterior é datado de 1970. Ele tem algumas características comuns a alguns dos citados; música de Maurice Jarre, possui quase três horas de duração, no elenco está e Alec Guiness, se passa fora da Inglaterra, mas ela está presente de forma bem atuante. A história se desenvolve na Índia no período em que está subjugada pelos britânicos, um grupo de turistas fica chocado com o preconceito racial existente, não compreende o porquê daquele distanciamento social, entretanto, um fato ocorrido dentro de uma caverna, um pretenso estupro sofrido por Adéle (Judy Davis) faz com o grupo mude de pensamento, pois as suspeitas recaem sobre o antes dócil Dr. Aziz (Victor Banerjee). A tensão aumenta entre ingleses e indianos. Destaque para as presenças de Peggy Ashcorft, Alec Guiness, Nigel Havers e Edward Fox. A Passage to India, no original, foi produzido em 1984, possui 164 minutos. Um dos melhores filmes sobre o Imperialismo europeu. Segue vídeo:


domingo, 26 de maio de 2013


Dica de Leitura

Rodeio dos Ventos - Barbosa Lessa


Obra lançada em 1978 por um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Barbosa Lessa é um dos maiores mestres da cultura sul-riograndense e seu legado é de uma importância incomensurável para o RS. Este "Rodeio ..." traz histórias extraordinárias que dão uma ideia da formação étnica e psicológica do povo gaúcho. Há ênfase no entrelaçamento racial guaranis/espanhóis/portugueses que resulta no gaúcho, uma figura mítica que habita estes rincões do final do Brasil. O livro também contém um glossário indispensável para os leitores de outras plagas. O meu exemplar é da Editora Globo. Possui 203 páginas. Li em Julho de 82.

sexta-feira, 24 de maio de 2013



Galeria
 
 
Nina Van Pallandt nasceu Nina Magdalene Möller Hasselbach em 15 de Julho de 1932, Copenhague, Dinamarca. Alguns de seus filmes são: O Perigoso Adeus ( The Long Goodbye-1973), Cerimônia de Casamento ( The Wedding-1978) e Gigolô Americano ( American Gigolo-1980).

segunda-feira, 20 de maio de 2013

 
 
Fullgás - Marina


 Lançado em 1984, Fullgás é o quinto álbum de Marina e aquele que eu mais gosto. Acho um disco perfeito. Seguem lista das Faixas e alguns vídeos.

1. "Fullgás"   Marina Lima, Antônio Cícero 4:01

2. "Pé Na Tábua (Ordinary Pain)"   Antônio Cícero, Sergio de Souza, Stevie Wonder 2:35
3. "Pra Sempre e Mais Um Dia"   Marina Lima, Antônio Cícero 2:57
4. "Ensaios De Amor"   Marina Lima, Ana Terra 3:31
5. "Mesmo Que Seja Eu"   Roberto Carlos, Erasmo Carlos 4:38
6. "Me chama"   Lobão 3:50
7. "Mesmo Se O Vento Levou"   Marina Lima, Antônio Cícero 2:59
8. "Cícero E Marina"   Antônio Cícero 0:40
9. "Veneno (Veleno)"   Nelson Motta 4:52
10. "Mais Uma Vez"   Nelson Motta, Lulu Santos 3:05
11. "Nosso Estilo"    Lobão, Marina Lima, Antônio Cícero
 
 
 
 
 
 

domingo, 19 de maio de 2013


Will - Em Busca de Um Sonho - Direção de Ellen Perry

 
Esta sugestão foi buscada no blog do jornalista Mário Marcos de Souza, que além de futebol trata de cultura em geral; há inclusive, um espaço às segundas-feiras para dica de filmes. Will (Perry Eggleton) é um menino órfão de mãe e deixado num colégio administrado por religiosas pelo pai (Damian Lewis). Três anos passados e ele volta, tentando se reaproximar do filho. Will é torcedor fanático do Liverpool que naquele ano, 2005, vai decidir a Liga dos Campeões em Istambul, Turquia. O pai traz dois ingressos para a decisão; Will topa, mas infelizmente, Gareth, o pai, falece. Will irá atrás de seu sonho. De Liverpool até Istambul, viverá intensas emoções. Belíssimo. No elenco estão Bob Hoskins, Branko Tomovic, Jane March , Alice Krige, além do ídolo Ken Dalglish e de alguns jogadores do Liverpool como Gerrard. Produzido em 2007, tem 102 minutos. Assisti ontem à noite. Segue o trailer.
 

sábado, 18 de maio de 2013


Dica de Leitura

Os Honrados Mafiosos - Gay Talese
 
 
Gay Talese é um dos nomes fundadores do jornalismo literário e este " Os Honrados ..." é um dos seus mais bem-sucedidos modelos. Também conhecido como Honra Teu Pai, foi lançado em 1971 e narra a história da família mafiosa Bonnano, uma das maiores de Nova Iorque. O livro é dividido em quatro partes: O Desaparecimento, A Guerra, A Família e O Julgamento. Talese consegue escreve a Máfia "por dentro" com sequestros, extermínio de facções e seus códigos de honra. Um êxito literário e do jornalismo. A Editora é Expressão e Cultura. Possui 512 páginas. O meu foi comprado em sebo.


Galeria
 
 
 
Angélique Kidjo nasceu Angélique Kpasseloko Hinto Hounsinou Kango Manta Zogbin Kidjo em Ouidah, Benim, em 14 de Julho de 1960. Alguns de seus álbuns são: Parakou (1990), Oremi (1998) e Oyaya (2004).

terça-feira, 14 de maio de 2013

domingo, 12 de maio de 2013



Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto
  - Direção de Sidney Lumet -


Um dos filmes mais recentes do mestre Lumet ( 12 Homens e Uma Sentença, Um Dia de Cão, O Veredito, etc...). Uma trama fantástica e um exemplo de como uma coisa absolutamente certa, pode dar completamente errada. Hank (Ethan Hawke) e Andy (Philip Seymour Hoffman) são dois irmãos com dificuldades financeiras, seja pelo lado profissional, seja pela dependência química. Por sugestão do segundo, eles planejam assaltar a joalheria de seus velhos pais, papéis de Albert Finney e Rosemary Harris. Há apenas uma funcionária idosa cuidando em um determinado horário. Tarefa bastante fácil, porque ambos conheciam toda a rotina do comércio da loja. No entanto, no dia do assalto está a mãe e não a funcionária, ela reage e é ferida mortalmente, isto gera um desfecho bem diferente do que foi arquitetado. O que vem depois é uma sucessão de fatos contrários ao interesses dos dois irmãos. No elenco ainda estão Marisa Tomei, Aleksa Palladino e Amy Ryan. Lançado em 2007, possui 115 minutos. Segue o trailer. Imperdível.
 




sábado, 11 de maio de 2013


Dica de Leitura

Por Quem os Sinos Dobram - Ernest Hemingway


A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi o "aquecimento" para a Segunda Grande Guerra; nela a Falange de Franco contou com o apoio de Hitler que deitou e rolou nas experiências dos bombardeios aéreos, principalmente. Li que ela foi um dos eventos históricos que mais literatura produziu. Dentro dela, escolhi este clássico de um autor não mesmo clássico, para sugerir uma leitura com este fundo histórico, que narra a ação designada ao ianque Robert Jordan, professor de espanhol que se torna um voluntário das Brigadas Internacionais; esta ação é explodir uma ponte na região de Segóvia. Vale lembrar que o próprio Hemingway lutou a favor dos republicanos como membro das Brigadas. Infelizmente, sabemos que o desfecho não foi o ideal para a Humanidade. Lançado em 1940, tem 624 páginas, se for o da Editora Bertrand Brasil. 

sexta-feira, 10 de maio de 2013


Galeria
 
 
Daria Halprin nasceu em 30 de Dezembro de 1948, San Francisco Bay Area, Califórnia, EUA. Alguns de seus filmes são: Revolution (1968), Zabriskie Point (1970) e The Jerusalem File (1972).




Chove Sobre Santiago - Astor Piazzolla



Trilha Sonora do clássico Chove Sobre Santiago realizada em 1976 por Astor Piazzolla. Um dos meus discos preferidos. Todas as faixas são impecáveis. Seguem vídeos:
 
 
 
 

domingo, 5 de maio de 2013



Chove Sobre Santiago - Direção de Helvio Soto


Em Setembro deste ano, exatamente no dia 11, vamos rememorar o golpe na democracia chilena que completará 40 anos. Salvador Allende resistiu até à morte dentro do Palácio governamental de La Moneda. Os reacionários liderados pelo general Pinochet  e apoiados pelas classes média e alta, mais o apoio externo dos EUA tomaram conta e implementaram mais uma ditadura na América Latina a exemplo de tantas outras. Esta obra de Soto é sem dúvida, o melhor retrato do golpe. Com uma trilha maravilhosa do argentino Astor Piazzolla, tornou-se uma importante referência deste período tão triste. Produzido em 1976 pela França, possui no elenco astros fantásticos como André Dussolier (Hugo), Annie Girardot (Maria Olivares), Bernard Fresson (Ministro) e Bibi Anderson (Monique Calvé). São 122 minutos. O filme posto integralmente abaixo:

  

Dica de Leitura

A Balada de Bob Dylan - Daniel Mark Epstein

 
Já postei uma biografia de Bob Dylan anteriormente, mas, embora ainda esteja lendo esta, estou no final; afirmo que a obra de Epstein é mais gostosa de ler e dá um retrato musical muito claro deste ícone da música mundial, seja folk, country ou rock'n'roll. Em ambas as obras, a de Howard Sounes e esta, verfica-se a personalidade de difícil trato, que deixou vários inimigos ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos. Epstein acompanhou a carreira de Dylan desde os seus 13 anos (de Epstein), sua família foi íntima de Zimmermann. Para quem quer conhecer a obra e a maneira como alguns de seus clássicos surgiram, é uma ótima dica.  As mulheres, em especial, foram decisivas na construção deles. A Editora é a Zahar; lançado em 2011, possui 513 páginas. Vale a pena.