domingo, 30 de junho de 2013



À Beira do Abismo - Direção de Howard Hawks


Baseado na obra de Raymond Chandler, no original, The Big Sleep é talvez o maior clássico do cinema noir. O detetive Marlowe (Humphrey Bogart) é contratado para cuidar de um caso de chantagem que a filha de um general ( Charles Waldron), Carmen, personagem vivida por Martha Vickers, sofre. O detetive desconfia que a irmã de Carmen, Vivian ( Lauren Bacall) pode estar envolvida no esquema. O caso esquenta quando o suspeito de chantagem aparece morto. No elenco estão também, John Ridgely e Dorothy Malone. Produção em preto e branco realizada em 1946. Possui 114 minutos. 

sábado, 29 de junho de 2013


Dica de Leitura

O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch
 
 
Esta dica está relacionada com a minha profissão; trata-se da mitologia grega e os seus desdobramentos romanos. Bulfinch fez um belo trabalho, apresentando a história de deuses e semideuses que tanto influenciaram a Humanidade, principalmente na Astronomia e Astrologia. Em suas 417 páginas desfilam nomes e lendas que povoam a imaginação de adultos e crianças. A obra é datada de 1855 e é referência no assunto. O meu livro é da Ediouro, 13ª Edição. Li em Abril de 2001.
 

quinta-feira, 27 de junho de 2013



Galeria
 

Mira Sorvino nasceu Mira Katherine Sorvino no dia 28 de Setembro de 1967 em Tenafly, New Jersey, EUA. Alguns de seus filmes são: Poderosa Afrodite ( Mighty Aphrodite-1995), Norma Jean & Marilyn ( Norma Jean & Marilyn-1995) e Leningrado ( Leningrad-2007).

quarta-feira, 26 de junho de 2013



Caravanserai - Santana
 
 
 
 
Produzido em 1972, Caravanserai é o quarto álbum de Carlos Santana. É diferente dos três primeiros que possuíam uma sonoridade mais latina.  Neste aparece uma preocupação temática em quase todas as músicas. Segue o vídeo com o disco completo. É fácil de encontrá-lo na rede mundial.
 
 
 

terça-feira, 25 de junho de 2013



Josey Wales - O Fora da Lei - Direção de Clint Eastwood

 
Josey Wales (Clint Eastwood) é um fazendeiro pacífico que vê sua casa e família destruídas por soldados ianques no final da guerra civil norte-americana. Jura vingança, para isso, junta-se ao grupo que resta de Conferados liderados por Bloody Bill (John Vernon), mas estes resolvem se entregar para um batalhão que tem entre os oficiais um dos assassinos de sua mulher e filho. Os rendidos são atraiçoados e mortos; Wales descobre que Bill está por trás das mortes. Consegue fugir, sendo perseguido por todos. Vai encontrar ajuda nos índios, Lonie Waite (Chief Dan George)  e Luar Pequeno (Geraldine Keams). Mais tarde, se agregam a troupe, um grupo de religiosos, entre eles, Laura Lee (Sondra Locke). O final é previsível, mas emocionante. Realizado em 1976. Possui 136 minutos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013


Dica de Leitura

A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade



Um dos maiores livros de poesia da língua portuguesa. O mineiro Drummond de Andrade publicou em 1945 esta obra-prima onde estão 55 poemas. O que mais gosto é Carrego Comigo, página 18 deste meu que é da 20ª tiragem da Editora Record. Possui 210 páginas. Segue Carrego Comigo:
CARREGO COMIGO
Carrego comigo
há dezenas de anos
há centenas de anos
o pequeno embrulho.
Serão duas cartas?
será uma flor?
será um retrato?
um lenço talvez?
Já não me recordo
onde o encontrei.
Se foi um presente
ou se foi furtado.
Se os anjos desceram
trazendo-o nas mãos,
se boiava no rio,
se pairava no ar.
Não ouso entreabri-lo.
Que coisa contém,
ou se algo contém,
nunca saberei.
Como poderia
tentar esse gesto?
O embrulho é tão frio
e também tão quente.
Ele arde nas mãos,
é doce ao meu tato,
Pronto me fascina
e me deixa triste.
Guardar em segredo
em si e consigo,
não querer sabê-lo
ou querer demais.
Guardar um segredo
de seus próprios olhos,
por baixo do sono,
atrás da lembrança.
A boca experiente
saúda os amigos.
Mão aperta mão,
peito se dilata.
Vem do mar o apelo,
vêm das coisas gritos.
O mundo chama!
Carlos! Não respondes?
Quero responder.
A rua infinita
vai além do mar.
Quero caminhar.
Mas o embrulho pesa.
Vem a tentação
de jogá-lo ao fundo
da primeira vala.
Ou talvez queimá-lo:
cinzas se dispersam
e não fica sombra
sequer, nem remorso.
Ai, fardo sutil
que antes me carregas
do que és carregado,
para onde me levas?
Por que não dizes
a palavra dura
oculta em teu seio,
carga intolerável?
Seguir-te submisso
por tanto caminho
sem saber de ti
senão que sigo.
Se agora te abrisses
e te revelasses
mesmo em formas de erro,
que alívio seria!
Mas ficas fechado.
Carrego-te à noite
se vou para o baile,
De manhã te levo
Para a escura fábrica
De negro subúrbio.
És, de fato, amigo
Secreto e evidente.
perder-te seria
perder-me a mim próprio.
Sou um homem livre
mas levo uma coisa.
Não sei o que seja.
Eu não a escolhi.
Jamais a fitei.
Mas levo uma coisa.
Não estou vazio
não estou sozinho,
pois anda comigo
algo indescritível.

domingo, 16 de junho de 2013



Galeria
 
 
Julie Christie nasceu Julie Frances Christie em Chabua, Índia, em 14 de Abril de 1941. Alguns de seus filmes são: Doutor Jivago (Doctor Zhivago-1965), Farenheit 451 (Farenheit 451-1966) e O Céu Pode Esperar (Heaven Can Wait-1978).
 


Bomb of Love - Silvia Machete
 
 
Disco que a carioca Silvia Machete lançou em 2007. Considero muito criativo, muito provavelmente, andanças pelo mundo que ela deu contribuíram para o êxito dele e da carreira dela. Seguem lista das músicas e vídeos:
 
01 Eu só quero saber de você
02 Gente aberta
03 Foi ela
04 Bomb of love
05 Pé
06 2 Hot 2 b Romantic
07 Esta noite serenô
08 Sweet Child o'Mine
09 Toda bêbada canta
10 Old Bar
 
 
 
 
 


O Céu Pode Esperar
Direção de Warren Beatty e Buck Henry 



Refilmagem realizada em 1978 por Warren Beatty que fez dupla na direção da obra com Buck Henry. A história de um jogador de futebol americano, Joe Pendleton (Beatty) que morre antes do tempo; ao chegar no Paraíso, o erro foi constatado e com a permissão de Jordan, coordenador do lugar (James Mason), ele deve voltar a Terra, no entanto, seu corpo foi cremado e como solução, vai tomar o de um grande empresário conhecido por ser inescrupuloso na condução de seus negócios; recentemente assassinado pela esposa  Julie, personagem de Dyan Cannon e seu amante, vivido por Charles Grodin. Joe em seu novo corpo, surpreende os assassinos e também a todos por se transformar "da noite para o dia" numa pessoa magnânime a tal ponto que Bety Logan (Julie Christie), uma ativista que buscava reparar as injustiças causadas pelas indústrias,  se apaixona por ele. No elenco está também Jack Warden no papel do treinador do time e grande amigo de Joe. Diversão certa para toda a família. Segue o trailer:
 
 

Dica de Leitura

Pérolas Dão Azar - Raymond Chandler
 
 
Raymond Chandler criou Phillip Marlowe, o detetive que fez sucesso tanto na literatura, quanto nas telas de cinema, solidificando o gênero noir na interpretação de Humphrey Bogart ou Elliot Gould; entretanto, ele não foi a única criação de Chandler. Houve outros como Johnny Dalmas, o detetive mulherengo,  Johnny De Ruse e Walter Gage, os três pegando casos aparentemente insolúveis e obviamente, atrás de dinheiro. Este livro traz 5 histórias desses detetives que não ficam devendo nada a Marlowe; foram escritas entre 1934 e 1939. São elas: Tragédia em Bay City, O Jade do Mandarim, O Crime Errado, O Carro da Morte e Pérolas dão Azar. A Editora é a Bestbolso. Possui 350 páginas.

sábado, 8 de junho de 2013



Galeria
 
 
Senta Berger nasceu em 13 de Maio de 1941 em Viena, Áustria. Alguns de seus filmes são: Major Dundee (Major Dandee-1965), À Sombra de um Gigante ( Cast a Giant Shadow-1966) e A Cruz de Ferro (Cross of Iron-1977).

sexta-feira, 7 de junho de 2013


Krigssäng -Trettioäriga Kriget 
 
 
 
Obra-prima realizada em 1976 por essa estupenda banda sueca. O título da banda em português é "A Guerra dos Trinta Anos". Destaque para a suíte Krigssäng II (Canção de Guerra II) Vale a pena ouvir todo ele e baixar na internet, já que para adquiri-lo é bem difícil. Seguem alguns vídeos.
 
 
 
 
 
 


Veludo Azul - Direção de David Lynch

Considero o melhor filme de Lynch. A história de Jeffrey (Kyle MacLachlan), um jovem que volta a sua pequena cidade natal em virtude da doença de seu pai e acidentalmente encontra num terreno baldio uma orelha humana. À partir deste acontecimento, Jeffrey vai descobrir uma nova cidade, nem tão pacata e simples como costumava parecer. Envolve-se com a filha do detetive da cidade, Sandy (Laura Dern) que vai auxiliá-lo na solução deste mistério. A trama é apimentada com a presença de Dorothy Valens, uma cantora de cabaré, personagem de Isabella Rosselini mais a do estranho Frank (Dennis Hopper) que já entra em cena com cara de vilão. Alguns cronistas viram em Veludo Azul, crítica contundente ao modo de vida americano, uma sociedade que esconde a sua sujeira embaixo do tapete, mas que volta e meia vem à tona. No elenco aparecem os veteranos Hope Lange e Dean Stockwell. A música-título é genial. Produção de 1986; tem 120 minutos.  Um dos melhores "noir" da década de 80. Segue o trailer.

quinta-feira, 6 de junho de 2013


Dica de Leitura

El Caudillo Y El Dictador - Ana Ribeiro


Magnífica biografia de Artigas dividida em sete partes onde estão revelados momentos da intimidade do caudilho, bem como a sua relação com o poder, seus inimigos e aliados, seus embates e pensamentos que o transformaram numa lenda uruguaia e sul-americana. Também o livro revela a semelhança dos povos platinos com as origens do Rio Grande do Sul no "temperamento" gauchesco. Escrito em espanhol, tem 615 páginas. A Editora é a Planeta. Li em Janeiro de 2013.


Galeria


Gila Golan nasceu na Cracóvia, Polônia, adotou vários nomes entre eles, Miriam Goldberg, visto que era uma criança judia que foi abandonada para ser salva do nazismo. Escolheu o dia 30 de Dezembro de 1940 como data de nascimento. Alguns de seus filmes são: Nau dos Insensatos  ( Ship of Fools-1965), Flint contra o Gênio do Mal ( Our Man Flint-1965) e  Três em um Sofá (Three On a Couch-1966).