domingo, 25 de agosto de 2013

Literatura


Dica de Leitura


Contos Gauchescos e Lendas do Sul - Simões Lopes Neto


Essa dica é para quem não é gaúcho, posto que quem é da terrinha, sabe "de cor e salteado" todos os contos de João Simões Lopes Neto, patrono das Letras no Rio Grande. Aqui, ele define o principal morador destas coxilhas e campos; enfim, como foi forjada a identidade sul-riograndense, imortalizada na figura do narrador, Blau Nunes. Contos Gauchescos foi escrito em 1912, no ano seguinte saiu Lendas do Sul. Imperdível. A LP & M relançou em 2012 com 347 páginas.


Galeria


Galeria


Agostina Belli nasceu Agostina Maria Magnoni em Milão, Itália, no dia 13 de Abril de 1947. Alguns de seus filmes são: Barba Azul (Bluebeard-1972), Mimi, o Metalúrgico (Mimi Metallurgico ferito nell'onore-1972) e Perfume de Mulher (Profumo di Donna, 1974).

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Música



A Panela do Diabo - Raul Seixas e Marcelo Nova
 
 
 
Ontem, 19 de Agosto, marcou os 24 anos de lançamento do último disco de Raul Seixas que faleceu dois dias depois, 21 de Agosto de 1989.Ficou meio esquecido diante de tantos álbuns superiores dele, também porque os mais recentes não tiveram a aceitação da crítica e parte do público. Neste, com a ajuda de Marcelo Nova (para quem não lembra, vocalista do Camisa de Vênus), Raul voltou aos velhos tempos. Seguem alguns vídeos.
 
 
 
 

domingo, 11 de agosto de 2013

Cinema



Somos Tão Jovens - Direção de Antônio Carlos Fontoura
 
 
                Sou desta geração; geração especial que nos deu Arnaldo Antunes, Renato Russo e Cazuza. Estes três, mais do que ninguém, retrataram o meu tempo (que não foi perdido), então, sempre que algo é feito com ou sobre eles, isso me emociona muito.
                O filme de Fontoura pega um período pré-Legião Urbana, o embrião cultural que formou um de nossos maiores poetas e porta-vozes. Na pele de Renato está Thiago Mendonça, um sósia; incrível a semelhança. Participam também Laila Zaid (Aninha), Marcos Breda ( pai) e Bruno Torres (Felipe Lemos). Lançado este ano, tem 104 minutos. Segue trailer.
 
 

Literatura


Dica de Leitura

Robespierre - político e místico - Henri Guillemin
 

 
Henri Guillemin é um professor francês que foi perseguido pelos nazistas e se refugiou na Suíça, onde desenvolveu extensa obra. Destacamos essa, porque o autor se debruçou sobre um ponto até então pouco explorado na biografia dessa "vedete" da Revolução Francesa. Sem esquecer a face essencial do homem político, Guillemin apresenta o lado místico, religioso de Robespierre, justamente num momento onde a Razão tem lugar especial na História. O meu livro é da LP & M, possui 451 páginas. Lançado em 1987.