segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Galeria



Galeria
 
 
Sandra Bréa nasceu Sandra Bréa Brito no Rio de Janeiro, RJ, no dia 11 de Maio de 1952 e faleceu na mesma cidade, no dia 04 de Maio de 2000. Atriz de teatro, novelas e filmes. Alguns deles são: Cassy Jones, o magnífico sedutor (1972), República dos Assassinos (1979) e O Convite ao Prazer (1980).

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Música



Chinese Wall - Philip Bailey
 
 
 
 
Grande álbum realizado em 1984 por Philip Bailey, ex-Earth,Wind and Fire com a contribuição decisiva de Phil(ip) Collins, ex-Genesis. Foi nominado para vários prêmios Grammy e tem um balanço espetacular. Seguem alguns vídeos.O último é o álbum na íntegra.
 
 
 
 
 
 

domingo, 22 de setembro de 2013

Cinema



Trem Noturno para Lisboa - Direção de Bille August
 
 
Como mencionei na postagem anterior, esta semana tive a oportunidade de ver alguns filmes a mais que a média, além dos citados anteriormente, tem O Homem que mudou o jogo, muito bom e este aqui; Trem Noturno para Lisboa, emocionante. Um super elenco com uma história para lá de bonita que me despertou o interesse no livro de Pascal Mercier, fonte inspiradora para esta película.
Na Suíça, um professor (Jeromy Irons) salva uma moça que tentava o suicídio. Ele a convence a ir até a sua sala de aula; num vacilo dele, ela sai, deixando o seu casaco e um livro de um autor português, Amadeu de Almeida Prado. Gregorius, o professor, pega o trem para Lisboa atrás de informações. Como um novelo, a história vai sendo desvelada aos poucos, mostrando a história do autor do livro, tendo como pano de fundo o triste período da ditadura salazarista em Portugal. Nela passeiam personagens tocantes como Adriana (Charlotte Rampling), irmã de Amadeu, Jorge (Bruno Ganz), melhor amigo dele, o padre Bartolomeu (Christopher Lee), professor de Amadeu na adolescência, a grande paixão, Estefânia, ativista da Resistência vivida por Melanie Laurent no passado e no tempo atual por Lena Olin. Ainda no elenco Tom Courtenay (João Eça), Jack Huston (o médico e escritor Amadeu), Sarah Bühlman ( Catarina, a suicida) e Martina Gedeck (Mariana). Realizado este ano, possui 113 minutos. Imperdível. Segue o trailer:

 
 
 
 

Cinema



Hábito Negro - Direção de Bruce Beresford


Esta semana tive a oportunidade de  (re)ver vários filmes como Leningrado, já postado, O Falcão Maltês, clássico noir, também conhecido como Relíquia Macabra e este Hábito Negro do mesmo diretor de Conduzindo Miss Daisy. A história se passa na primeira metade do Século XVIII na Nova França, onde hoje é o Canadá. Trata-se do mesmo processo de catequização jesuítica que América do Sul conhece como poucos. O padre Laforgue (Lothaire Blutheau) é convocado para essa missão. O hábito negro que usa, torna mais austera sua figura, que já sofre grande resistências junto aos indígenas que o conduzem ao seu destino final. A companhia principal dele contém um jovem branco, Daniel (Aden Young) que se envolve com a filha do chefe dos algonquinos, Annuka ( a bela Sandrine Holt), seu pai, Chomina ( August Schellenberg). A situação se agrava, quando encontram os inimigos iroqueses. A sobrevivência passa a ser prioridade, para depois, remotamente encontrar o local  onde Laforgue exercerá sua missão de evangelizador. Um grande filme produzido em 1991. Possui 101 minutos. Segue o trailer em espanhol. Vi o original em inglês com legendas em português.
  
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinema

 
 
Leningrado - Direção de Aleksandr Buravsky
 
 
                    Ótimo filme produzido em conjunto por Inglaterra e França, mostrando um episódio da Segunda Grande Guerra que é o cerco a cidade de Leningrado pelas tropas nazistas. A história de Kate Davis (Mira Sorvino), jornalista que com o apoio de Parker (Gabriel Byrne) é incluída num grupo de estrangeiros que irá cobrir a guerra para seus jornais. Ao chegar em Leningrado, a encontra sitiada, às voltas com a falta de mantimentos, sem perspectivas de ajuda externa. Após um bombardeio, Kate é dada como morta; felizmente é salva pela militar russa Nina (Olga Sutulova) e passa a viver as agruras do povo soviético até a sua libertação. 
                      É um filme de guerra diferente, onde os bombardeios e cenas de combates são poucos e irrelevantes. Produzido em 2009, possui 110 minutos. Segue trailer.
 
 
                            

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Literatura



Dica de Leitura

1984 - George Orwell
 
 
Esta semana, dentro de um banco, bati o olhar numa câmera de vigilância; mais tarde, ouvi notícias sobre as espionagens realizadas pelos EUA em outras nações, aí  não deu outra, lembrei desta obra de George Orwell, um clássico cujo os principais personagens se mostram muito atuais. Num futuro que  para o autor era 1984, a Inglaterra vive um regime totalitário, onde o partido tem um líder onipresente, o Grande Irmão (Big Brother), condutor da vida naquele país. Smith, um cidadão comum é utilizado para que o autor demonstre através de vários capítulos, o processo de controle, repressão, sustentado pelo terror e medo, também o fim inevitável de quem "remasse contra a maré". Obra publicada em 1949, possui várias edições e editoras. A minha tem 326 páginas. Imperdível.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Galeria



Galeria
 
 
Lena Headey nasceu em Hamilton, Bermudas no dia 03 de Outubro de 1973. Alguns de seus filmes são: O Retorno do Talentoso Ripley (Ripley's Game-2002), 300 (300-2007) e O Barão Vermelho ( Der rote Baron-2008). 
 


Song of The Sad Times - Decennium
 

 
 
Grande álbum realizado em 1974 por esta banda holandesa. A descobri no blog excelente chamado Venenos do Rock, dirigido pelo Menegon. Vale a pena. Segue um "tira gosto" com duas músicas.
 
 
 

Cinema

 
 
 
O dia que durou 21 Anos - Direção de Camilo Tavares


Excelente documentário realizado recentemente, trazendo mais esclarecimentos a intervenção norte-americana no golpe de 64. O diretor traz depoimentos atuais e da época, comprovando o que a maioria dos brasileiros sabia, mas que alguns ainda teimam em refutar. Uma aula de história, onde aparecem vários atores que, direta ou indiretamente, mexeram com as nossas vidas ou a de nossos pais. Realizado este ano, possui 77 minutos. Segue o trailer.