sábado, 30 de novembro de 2013

Cinema

 
 
O Último Tiro - Direção de Vincent McEevity
 

 
Um grande faroeste que está escondido nas filmografias tanto de Fonda, quanto de Stewart. Foi realizado em 1968, ano da obra-prima Era Uma Vez no Oeste de Sérgio Leone. Talvez daí decorra a semelhança física dos personagens de Henry Fonda, neste ele é Bob Larkin, um líder de quadrilha que chega a Firecreek (nome original do filme) ferido e complacente com os seus comandados. Firecreek é um vilarejo muito pacato, cujo xerife é um granjeiro, Johnny Cobb (James Stewart) sem nenhuma vocação para o cargo; é um pacato cidadão que sequer mora na parte "urbana" de Firecreek. Sua estrela é artesanal, feita pelos filhos e apresenta erro de grafia; sua mulher está prestes a ter mais um rebento. 
A cidade é habitada por gente muito simples, sem maiores ambições, alguns moradores com segredos que ao longo da história vão sendo desvelados. Eles ignoram a estrepolias dos visitantes, até que a situação se torna intolerável. Cobb, ridicularizado, terá que enfrentar a turba sozinho (ou quase isso). No elenco estão ainda Inger Stevens, Jacqueline Scott, Dean Jagger e Jack Elam. São 104 minutos. Segue o trailer:
 
 
 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cinema


 
Conrack - Direção de Martin Ritt
 

Martin Ritt, um dos cineastas perseguidos pelo Macartismo, tem grandes títulos em sua filmografia com temáticas sociais importantes como A Grande Esperança Branca e Norma Rae. Pois esse Conrack segue a mesma linha. Produzido em 1974, mostra um professor branco, Conroy (Jon Voight), com passado racista, sendo designado para lecionar numa região "esquecida do mundo", uma ilha na Carolina do Sul no final dos anos 60. Ela é habitada quase que 100% por negros pobres e analfabetos. O atraso é tremendo a tal ponto que os alunos não conseguem pronunciar corretamente o seu nome (daí a origem do título). Aos poucos, o agora Conrack começa a dar um pouco de dignidade àquela população. Isto, evidentemente vai provocar reações diversas, em especial aos poucos brancos que por lá convivem. No elenco estão Paul Winfield e Madge Sinclair. São 107 minutos de muita emoção e reflexão. Segue trailer:
 
 
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Literatura


Dica de Leitura

Poesias - Fernando Pessoa
 
Essa dica é de uma obviedade, mas eu às vezes sinto necessidade de rechear este espaço com clássicos indiscutíveis. Fernando Pessoa é talvez, o maior poeta da língua portuguesa  e esse Poesias nos dá uma amostra da grandeza de sua obra. Nesta edição da L & PM, há poesias que vem assinadas pelo poeta com seus vários heterônimos como Ricardo Reis ou Alberto Caieiro para ficar em apenas dois exemplos. São 134 páginas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Galeria


 
Galeria
 
 
Janet Margolin nasceu em Nova Iorque, New York, EUA no dia 25 de Junho de 1943. Faleceu em Los Angeles, Califórnia, EUA em 17 de Dezembro de 1993. Alguns de seus filmes são: Nevada Smith (Nevada Smith-1966), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall-1977) e O Abraço da Morte (Last Embrace-1979).

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Música



Laberinto de Pasiones - Comida China
 
 
 
Grande álbum do Comida China, uma banda argentina liderada por André Calamaro. O som é idêntico a tendência da época, inclusive, muito parecida com Paralamas do Sucesso (ouçam Romano x 1 dia), Kid Abelha e Gang 90, entre outros; todos influenciados pelo Police de Copeland, Sting e Summers. Realizado em 1985. Gosto muito deste som. Seguem alguns vídeos:
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 16 de novembro de 2013

Música



Schmilsson - Harry Nilsson
 
 
 
Sétimo álbum de Nilsson, lançado em 1971 como o megahit "Without You", clássico do Badfinger. Harry Nilsson diz a lenda que era avesso à apresentações, tendo, portanto, apenas obras realizadas em estúdio. Era muito amigo de John Lennon com quem fez um disco. Este que posto, comprei na adolescência entre 1974 e 75. Nele há uma música que eu imaginava ser o único a gostar, Coconut. Muitos anos passados, Quentin Tarantino a utilizou no seu primeiro filme, Cães de Aluguel de 1992. Seguem alguns vídeos, sendo que o último é o lp na íntegra:
 
 
 
 
 

Música



Wild Night - Johnny Rivers
 
 
 
Excelente álbum que é pouco conhecido, talvez porque reúne gravações ao vivo de shows diversos no período de 72 a 75. São alguns clássicos que Rivers deu uma "repaginada" tais como Get it up for Love, Wild Night, Brown Eyed Handsome Man, Louisiana Man e outros. Tive dificuldade em obter vídeos desta obra, por isso Wild Night vem com Van Morrison e Get it up for Love com David Cassidy (para se ter uma ideia), além de Rain Song com o próprio Johnny Rivers.
 

 

 
 
 

sábado, 9 de novembro de 2013

Cinema



O General - Direção de John Boorman
 
 
Seguindo a mesma trilha da postagem anterior, escolhi esta obra do inglês radicado na Irlanda, John Boorman, porque ela fica escondida no meio de tantos clássicos deste diretor como À Queima-Roupa, Excalibur, Zardoz, Esperança e Glória, Amargo Pesadelo, Muito Além de Rangoon, etc...
Por ele, foi vencedor de melhor diretor em Cannes em 1998. É a história de Martin Cahill (Brendan Gleeson), um fora-da-lei na Irlanda que passou a vida enganando a polícia irlandesa,  em especial, o inspetor Ned (Jon Voight)  praticando roubos em Dublin, sendo ao mesmo tempo, amado pelo seu povo. Numa de suas incursões, resolve roubar mais de 60 milhões de dólares. Consegue; porém acaba virando alvo do IRA (Exército Republicano Irlandês) e os seus dias passaram a ser contados. No elenco estão Maria Doyle Kennedy como Frances,  a esposa de Martin e Angeline Ball no papel de Tina. A música é de Van Morrison. Produzido em 1998, possui 118 minutos. Segue o trailer.
 
 

domingo, 3 de novembro de 2013

Cinema



Cidade das Ilusões - Direção de John Huston
 
 
Esta semana revi este filme de John Huston produzido em 1972. Originalmente, Fat City (escolhi o cartaz italiano porque é mais fiel a trama) está escondido dentro da poderosa filmografia desse diretor. Falcão Maltês, Aventura na África e o Tesouro de Sierra Madre para ficar em apenas 3 exemplos, são alguns de seus clássicos. 
Por que então, postá-lo? Porque ele apresenta personagens fascinantes, os "losers", isto é, perdedores e porque não? eternos sonhadores. Pessoas aparentemente sem chances de melhorarem de vida, cuja a esperança é uma grande companheira.
A história se passa em uma cidade chamada Stockton, onde o veterano boxeador Billy Tully (Stacy Keach) vive de biscates e da fase áurea no nobre esporte. Encontra um jovem, Ernie (Jeff Bridges) que está dando os primeiros passos na carreira. Procura lhe ajudar, porém, as coisas não ocorrem como ele planejara.
A diferença de Cidade das Ilusões para Rocky, o vencedor do Oscar de 1976 é que o destino desolador dos "boxers" é confirmado no final da película. Destaco o desempenho super convincente de Susan Tyrell, vivendo o papel de Oma, uma alcóolatra. Também está no elenco, Candy Clark no papel da namorada, depois jovem esposa de Ernie. O filme possui 100 minutos. Uma pequena jóia escondida na filmografia de John Huston. Segue trailer com a soberba atuação de Susan Tyrell:
 
 

Literatura



Dica de Leitura

Contos de Futebol - Aldyr Garcia Schlee
 

 
É um livro de contos escrito por um brasileiro que é fascinado pelo futebol (entre outras coisas) do vizinho Uruguai. É curioso, porque o Brasil tem uma riqueza imensa nesse esporte e o autor foi buscar inspiração num país pequeno, de apenas dois grandes clubes populares. Entretanto, não se pode esquecer a grandeza de Nacional e Peñarol no cenário mundial e da Celeste Olímpica, especialmente pela bi Mundial, 30 e 50. Além do tema, o texto do autor é agradabilíssimo, a leitura flui com rapidez . Para exemplificar, deixo um endereço abaixo, com um de seus contos. No Brasil esta obra foi editada pela Mercado Aberto em 1997. Possui 192 páginas. Li na virada do milênio.