domingo, 26 de janeiro de 2014

Galeria



Galeria


Virginia Cherrill nasceu no dia 12 de Abril de 1908 em Carthage, Illinois, EUA e faleceu em Santa Bárbara, Califórina, EUA em 14 de Novembro de 1996. Alguns de seus filmes são: Luzes da Cidade (City Lights-1931), Delicious-1931 e White Heat-1934. 

sábado, 25 de janeiro de 2014

Música



In Concert - Tim Maia




A fama de dar o cano em shows é verdadeira e prejudicou demais a carreira deste que considero o melhor (não o maior) cantor do Brasil. Personagem única na soul music brasileira, artista de vanguarda, dono de uma voz poderosa e grande presença no palco.
Pois em Fevereiro de 1989 no Teatro Nacional  do Rio de Janeiro, Tim Maia realizou aquele que os críticos consideram o melhor show seu.
Em 2007 foi lançado e considero uma obra-prima. Quem puder, ouça. É inesquecível.
Seguem alguns momentos do show.







sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Música



- The Night of the Kings -
 Jimmy Page, Jeff Beck and Eric Clapton



Há 30 anos, três dos maiores guitarristas britânicos proporcionaram uma noite antológica, um show beneficente no Royal Albert Hall, Londres. Beck, Clapton e Page, casualmente, todos integrantes dos Yardbirds na década de 60, desfilaram grandes sucessos de suas carreiras.
Seguem alguns trechos que virou um bootleg.









quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cinema



Operação Ogro - Direção de Gillo Pontecorvo


Filme do italiano Gillo Pontecorvo, autor de A Batalha de Argel, que trata do atentado bem-sucedido em 1973 do ETA (Pátria Basca e Liberdade) contra o número 2 da ditadura franquista, Carrero Blanco, quando o seu carro foi pelos ares, após a explosão numa rua movimentada de Madri. Um quarteto liderado por Izarra (Gian Maria Volonté) planeja a morte de Carrero (Agapito Romo). No elenco ainda estão Angela Molina (Amaiur), Nicole Garcia (Karmele) e José Sacristán (Iker).
Um belo filme político realizado em 1979. Possui 115 minutos. Segue o momento da explosão.


sábado, 18 de janeiro de 2014

Cinema



A Estrela Solitária - Direção de John Sayles


Custei a encontrar disponível este filme que está no livro 1001 filmes antes de ... Valeu a pena. Nos últimos meses, com certeza foi o melhor que vi. O diretor John Sayles é daqueles fora do mainstream norte-americano; um crítico do modo como seus compatriotas conduzem a política externa, especialmente com relação ao resto da América. Esta película é fiel ao que ele faz na Sétima Arte.
É uma obra que tem muito pouca ação, mas é uma obra-prima que me lembrou o Short Cuts de Altman, muitas histórias entrelaçadas.
Numa cidade texana fronteiriça com o México, Rio County, negros, hispanos e anglo-saxões se toleram, a violência está latente o tempo todo do filme. O elo da história baseia-se na raiva ao antigo xerife local, Charlie Wade, um corrupto e autoritário personagem vivido por Kris Kristofferson, desaparecido em 1957, em Sam  Deeds (Chris Cooper), atual xerife, filho do herói falecido da cidade, Buddy, vivido por Matheus  Mc Conaughey, a professora Pilar (Elizabeth Peña). Um mistério que perdura até 1995, quando um esqueleto é achado e a história da cidade começa a tomar outra forma à partir de importantes revelações. Ainda no elenco Francis McDormand e Ron Canada.
O final é surpreendente. Lançado em 1996. Possui 135 minutos. Imperdível.
Segue um trecho do filme:


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Literatura


Dica de Leitura


Neil Young - A Autobiografia


Acho que é a primeira vez que comento sobre uma obra que eu não li totalmente; pois essa autobiografia de Neil Young é fantástica, emocionante; estou apenas na página 37 e já fiquei convencido que vale a pena chegar às últimas páginas.
Neil conta passagens de sua vida como se estivesse proseando numa mesa de bar, um bate-papo descompromissado. Trata da sua vida de classe média alta sem ser esnobe, comenta a poliomielite contraída antes dos 5 anos, seus tratamentos, sua boa relação com o pai, escritor e ídolo, o amor pela família mesmo depois da separação dos velhos. A narrativa vai e vem, nada de ser linear. O nascimento do seu primogênito tetraplégico, sua coleção de automóveis, sua busca do som perfeito, aqui tratando de tecnologia; além é claro, de sua criação musical. Tudo isso até o capítulo 5 (são 68). Não li todo e já gostei.
Neil Young, um músico sensacional, mas acima disso, uma grande figura humana. A Editora é a Globo Livros. Lançado em 2012. Possui 407 páginas.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Galeria



Galeria


Olivia Wilde nasceu Olivia Jane Cockburn em 10 de Março de 1984, Nova Iorque, NY, EUA. Alguns de seus filmes são: A Morte e Vida de Bobby Z (The Death and Life of Bobby Z-2007), Tron: o Legado (Tron:Legacy-2010) e Rush- No Limite da Emoção (Rush-2013).

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Música



O Futuro é Vortex - Replicantes



Grupo gaúcho cujo primeiro álbum é este de 1986. Sem serem punks verdadeiros, trouxeram para o Sul a atitude e o som das bandas inglesas. 
Ganhei o LP no meu aniversário daquele ano. Foi um presentaço dos colegas de serviço que autografaram a relíquia. Seguem alguns vídeos:







domingo, 5 de janeiro de 2014

Música



Welcome Home - Osibisa



Grupo de músicos africanos e caribenhos residentes na Europa que resolveram formar um grupo. Obtiveram um relativo sucesso, especialmente na primeira metade da década de 70.
Possuo apenas este álbum que é de 1975. Seguem alguns vídeos:




quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Cinema



Fuga Alucinada - Direção de John Hough

Produzido em 1974, Fuga Alucinada, no original Dirty Mary, Crazy Larry, lembra dois outros exemplares do gênero: Corrida contra o Destino e Corrida Sem Fim, ambos de 1971. Ingredientes como amizade, transgressões a lei, perseguições de carros, muita música, tudo está ali. Larry interpretado por Peter Fonda (ainda marcado pelo personagem de Sem Destino de 1969) mais o amigo inseparável Deke ( Adam Roarke) realizam um assalto para comprar um carro de corrida e participar do circuito Nascar. À dupla, se junta Mary (Susan George), assim sendo, surge o trio que vai atravessar os Estados Unidos perseguido pela polícia. No elenco está Vic Morrow como o policial que não dá tréguas aos três e Roddy McDowell como o dono da loja roubada.
Na época do lançamento foi um fracasso, com o tempo virou cult, especialmente depois que Quentin Tarantino revelou sua admiração por ele. São 95 minutos de muita ação. Segue trailer.

Cinema




Rush - No Limite da Emoção - Direção de Ron Howard


Grande filme que mostra o duelo entre James Hunt (Chris Hemsworth), britânico e Niki Lauda (Daniel Brühl), austríaco, desde a Fórmula 3 até a categoria mais nobre do automobilismo, a Fórmula 1, mais exatamente em 1976, ano especial para ambos, pois Hunt conquista seu único título e Lauda sofre um dos mais graves acidentes deste esporte. Como sabemos, teve a face muito marcada, mas sobreviveu e incrivelmente, voltou a competir naquela temporada mesma. 
O filme me pareceu bem simpático ao bon-vivant Hunt, deixando em segundo plano, o austríaco que era o atual campeão. Natural em se tratando de um diretor norte-americano.
No elenco aparecem Olivia Wilde como Suzy, Alexandra Maria Lara no papel de Marlene, a esposa de Niki e Christian McKay como Lord Hesketh. Lançado em Setembro de 2013, possui 123 minutos. Segue o trailer: