sábado, 31 de maio de 2014

Galeria



Galeria


Constance Towers nasceu Constance Mary Towers em 20 de Maio de 1933, Whitefish, Montana, EUA. Alguns de seus filmes são: Marcha de Heróis (The Horse Soldiers-1959), Audazes e Malditos (Sergeant Rutledge-1960) e O Beijo Amargo (The Naked Kiss-1964). 

Música




Lóki? - Arnaldo Baptista




Quarenta anos. Lembro quando o Arnaldo Dias Baptista lançou este álbum, confesso que na época estava mais empolgado com Raul Seixas e Secos & Molhados. Passado um certo tempo, conheci o disco, faixa por faixa e percebi que estava diante de um clássico. Gosto mais dele do que qualquer trabalho dos Mutantes. Difícil destacar as faixas; todas parecem ter vida própria.
Segue na íntegra:




Música




The Fabulous Little Richard - Little Richard







Já postei a biografia dele, depois foi o filme, faltava o essencial, isto é, Little Richard é músico, um dos pilares do verdadeiro rock'n'roll. Escolhi este, o seu terceiro, álbum. Ele lançado em 1959 e tem Kansas City, uma das muitas músicas dele que foram gravadas pelo Beatles.
Seguem alguns vídeos:









terça-feira, 27 de maio de 2014

Cinema



Três Desejos – Direção de Martha Coolidge


Mesmo sendo um filme de 1995, portanto, realizado há quase duas décadas, eu não conhecia; acabei vendo neste final de semana.
Gostei. Após vê-lo, fui atrás de maiores informações e percebi que há uma legião de fãs que cultuam a obra. Vamos a história:
Jane (Mary Elizabeth Mastrantonio), uma jovem viúva, vive com seus dois filhos pequenos,  um dia, dirigindo, atinge um pedestre chamado Jack (Patrick Swayze), que quebra a perna esquerda. Ele vagueava pela cidade com seu cãozinho.
Jane sente pena do rapaz e o convida para ficar em sua casa até a recuperação da fratura. Jack permanece, se afeiçoa à família, sem abrir mão de suas convicções que às vezes colide com o pensamento de Jane e da população; mas há algo de especial nele, que irá alterar a vida do trio, isto é, da mãe e dos meninos, Tom (Joseph Mazzello) e Gunny (Seth Mumy), este último, portador de uma moléstia.
Para cada um deles, Jack fará realizar um desejo e como o espectador imagina no meio do filme, ele sairá da vida deles no final. Um final mágico.
Uma boa pedida para assistir acompanhado. Possui 115 minutos. Segue o trailer:


segunda-feira, 26 de maio de 2014



Paul is Dead - Direção de Hendrik Handloetgen


Delicioso filme alemão que utiliza a mais famosa lenda do rock'n'roll, isto é, a morte de Paul McCartney ocorrida em 1966 e todas as pistas que os Beatles deixaram sobre ela, especialmente no álbum Abbey Road de !969.
O enredo do filme ambientado num bairro periférico de Berlim no ano de 1980, mostra  a vida de meninos fanáticos pelos Beatles, principalmente, Tobias (Sebastian Urzendowsky) que descobre que o assassino de Paul e sósia, está na cidade. Ele vai atrás da história, investigando as várias pistas que garantem a morte de McCartney, até descobrir que o autor do homicídio será seu professor de inglês na escola. 
Uma comédia leve e extremamente gostosa, cujo diretor alemão, residiu por 4 anos em São Paulo em sua adolescência. É de 2000. Tem 74 minutos. 
Como não encontrei trailer do filme, deixo um link bem legal sobre o assunto:
http://vivalacinephilie.blogspot.com.br/2012/11/paul-is-dead-paul-is-dead-2000.htm


domingo, 25 de maio de 2014

Literatura


Dica de Leitura


Solo - Memórias - Cesar Camargo Mariano


Ando com muita sorte; depois da biografia do Neil Young, li esta obra sobre Cesar Camargo Mariano, presente do grande amigo e colega André. 
Se eu pudesse resumir o livro numa única palavra, certamente seria SUBLIME. 
História, qualidade do texto, uma preciosidade, uma maravilha. O prazer desta leitura, só comparo com aquele que tive ao ler o livro do Ruy Castro sobre Mané Garrincha.
Cesar Mariano vive a música desde que nasceu. Suas fases da vida são repletas de histórias ricas de sensibilidade e especialmente, por ele ser ator e agente de boa parte da "vida" musical do Brasil, desde a influência do jazz, passando pela Bossa Nova, a MPB dos anos 60, etc... Dá uma aula de brasilidade, apesar de parte das suas raízes musicais ser norte-americanas. 
A Editora é a Leya. Possui 464 mais um álbum de fotos. Lançado em 2011.

Galeria



Galeria



Maria Gabriela Epumer, cantora, compositora e guitarrista, nasceu em 1° de Agosto de 1963 em Buenos Aires, Argentina e faleceu na mesma cidade em 30 de Junho de 2003. Alguns de seus álbuns são: Señorita Corazón (1997), Perfume (2000) e Pocketpop (2001).

terça-feira, 20 de maio de 2014

Música



Acid Queen - Tina Turner



Já que comecei uma viagem sentimental com Os Paralamas, resolvi retroceder um pouco mais e estacionar em 1975, quando Tina Turner dá um salto meteórico na carreira, depois que se afastou de Ike, seu parceiro musical e afetivo.
Tina participa do clássico Tommy, filme antológico, capitaneado pelo The Who, onde interpretou a "Acid Queen", música que aproveitou neste álbum que está recheado de clássicos do rock'n'roll, obras do Who, Rolling Stones, entre outros.
Seguem alguns vídeos, o primeiro é um trecho do filme, o segundo, Whole Lotta Love (Led Zepellin) e o álbum em suas 4 primeiras faixas é o último:





segunda-feira, 19 de maio de 2014

Música



O Passo do Lui - Os Paralamas do Sucesso



Acabo de assistir um documentário sobre os 30 anos dos Paralamas do Sucesso, sabia que eles eram uma parte muito importante da minha vida. Tenho a mesma idade deles e vejo que o que as pessoas diziam no filme, isto é, que eles são a trilha sonora da vida deles, serve quase com exatidão para a minha também. Cada disco, cada música, etapas das nossas vidas.
O meu preferido segue sendo o Passo do Lui, que comprei logo depois do primeiro, Cinema Mudo.
Segue o álbum completo:


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cinema



A Encruzilhada - Direção de Walter Hill


Gosto dos filmes de Walter Hill; acho até que ele é subestimado, mesmo assim alguns de seus filmes, se não são super elogiados pela crítica, muitos possuem público cativo e são cultuados como O Lutador de Rua, Warriors-Selvagens da Noite, Ruas de Fogo, 48 Horas e este, A Encruzilhada, que foi produzido em 1986, que conta a história de Eugene Martone (Ralph Macchio), um estudante de música clássica, mas que tem verdadeira adoração por blues. 
Por conta dessa paixão, ele vai atrás de  Willie Brown (Joe Seneca), um músico que acompanhou Robert Johnson e a exemplo deste, fez um pacto com o Diabo numa encruzilhada no Mississipi.
Após momentos de diferenças, os dois se acertam e seguem numa viagem atrás de uma hipotética 30ª música que ficara de fora do álbum de Johnson; no caminho, encontram Frances (Jami Gertz), uma andarilha que quer chegar a Los Angeles.
Brown, no fundo, se utiliza de Martone para tentar desfazer o pacto com o Demônio, algo que proporcionará um antológico combate de guitarras entre Martone e Jack Butler ( o roqueiro Steve Vai) no final do filme. Um clássico que possui 96 minutos e assinatura de Ry Cooder na trilha sonora.
Segue o trailer:


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cinema



Sombras no Paraíso - Direção de Aki Kaurismäki


Filme finlandês realizado em 1986 que conta a história de pessoas comuns, um gari Nikander (Matti Pellopää), sua relação com seus colegas de trabalho e especialmente o romance com a caixa de supermercado que é despedida, Ilona (Kati Outinen). Chama a atenção pelo "secura" nos diálogos; até para dizer "Eu te amo", há uma frigidez na voz e na expressão facial. É uma curiosidade para nós, latinos. 
Ainda assim, o espectador se envolve com a vida de Nikander e torce por ele. São 74 minutos de curiosidade. Segue o trailer da cena "mais quente".