domingo, 31 de agosto de 2014

Galeria



Galeria


Fanny Ardant nasceu Fanny Marguerite Judith Ardant, em 22 de Março de 1949,  Saumur, França. Alguns de seus filmes são:Uns e Outros (Les Uns et Les autres-1981), A Família (La Famiglia-1987) e Os Belos Dias (Les Beaux Jours-2013).

sábado, 30 de agosto de 2014

Música



Black and Blue - Harold Melvin and The Blue Notes



Excelente grupo de soul music num álbum espetacular, lançado em 1973. Destaco três hits atemporais, pois seguem animando gerações diferentes: The Love I lost, Satisfaction Guaranteed e Is there a place for me?
Seguem alguns vídeos dele:







Música



Benjor - Benjor




Jorge Duílio Lima Menezes, Jorge Ben, Benjor, tem lugar na história da música mundial. Criou um estilo único, que o mantém há anos como fonte inspiradora para novos artistas.
Como típico carioca, ele é um agregador; esteve com Tim Maia e Erasmo Carlos na adolescência, participou da Jovem Guarda, integrou a Tropicália e é sambista de origem.
Sua discografia aponta álbuns clássicos, mas eu optei por postar um obscuro na sua carreira; diz a lenda que vendeu apenas 1.500 cópias ( eu fui um a comprar). Gosto muito dele, porque possui um balanço característico e pelo injusto descaso que foi alvo.
Realizado em 1989, após o estrondoso sucesso anterior que tinha W/Brasil. Tem entre seus integrantes, Liminha (ex-Mutantes), Nando Reis e Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e os Paralamas do Sucesso.
Seguem vários vídeos, inclusive um remix da minha preferida "Norma Jean".






domingo, 24 de agosto de 2014




Paulo Leminski, hoje, 70 anos


Um dos maiores gênios da poesia e "otras cositas" estaria completando 70 anos. Parabéns, Leminski!

Cinema




Harry, o amigo de Tonto - Direção de Paul Mazursky


Grande filme que deu a Art Carney (Harry) o Oscar de melhor ator em 1975. Não deve ter sido fácil; concorreu com Jack Nicholson (Chinatown), Al Pacino (Serpico), Dustin Hoffman (Lenny) e Albert Finney (Assassinato no Orient Express). Só "feras"; pois o veterano ator deu um banho de interpretação.
Harry e seu gato Tonto são os resistentes de um prédio em Nova Iorque que virá  abaixo para se tornar um estacionamento. São desalojados. 
Aí começa o périplo ou quase isso. Harry (e Tonto) passa pela vida dos três filhos, para isso, o filme vira um "road movie", onde o velho vai encontrando diversos tipos interessantes e incomuns como Ginger (Melanie Mayron), uma hippie de 16 anos, Jessie (Geraldine Fitzgerald), a namorada da adolescência, agora morando num asilo e um índio veterano (Chief Dan George), que lhe ajuda com ervas.
No elenco estão também; Ellen Burstyn, Larry Hageman como dois de seus filhos. Lançado em 1974, possui 115 minutos:
Segue o trailer:



sábado, 23 de agosto de 2014

Cinema



Festa - Direção de Ugo Giorgetti


Um clássico. Um cult. Giorgetti acertou em cheio. 
Eu admiro autores que conseguem realizar obras de qualidade com um cenário único ou quase isso, caso de The Party de Blake Edwards, no Brasil, Um Convidado bem trapalhão ou Quem tem medo de Virgínia Wolf de Mike Nichols. Pois, o paulistano Ugo César Giorgetti conseguiu em Festa, filme realizado em 1987, grande vencedor de Gramado.
A história se passa na parte inferior de uma mansão, onde um "graúdo", talvez senador está dando uma festa. Lá estão para distrair o rega bofe, um músico (Jorge Mautner), um velho ( Antonio Abujamra) e um jogador de sinuca (Adriano Stuart); passam a noite inteira, aguardando a sua vez de entrar em cena, algo que não ocorrerá. 
Naquele ambiente passam por situações hilárias, muitas delas provocadas pelos funcionários da casa como a empregada (Iara Jamra) e o maitre (Otávio Augusto).
Ainda estão no elenco José Lewgoy, Patrícia Pillar e Ney Latorraca. Imperdível. Possui 87 minutos.
Segue o filme:



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Literatura



Os Peixes Mal Dormidos - Renato Albo


Lançado em 1961, quando o gaúcho Renato Albo faturou o 1º lugar do Concurso de Literatura da Secretaria de Educação e Cultura do RS em 1959. 
São 06 contos: A Aranha e a Mosca, O Cirurgião, Passagem de Ano, Vida e Morte de Zico, Mar Fechado e  O Homem do Olho Miradouro.
O autor que é tio do músico Luciano Albo (Cascaveletes, entre outras bandas), mudou-se na década de 60 para os Estados Unidos e diz a lenda que não publicou mais nada.
Tenho o meu autografado, na verdade, o destinatário era o meu falecido pai, tio do autor. Uma relíquia. Lançado pela Livraria do Globo. Possui 89 páginas.  

domingo, 17 de agosto de 2014

Galeria




Galeria


Hedi Lammar nasceu Hedwig Eva Maria Kiesler em Viena, Áustria, dia 09 de Novembro de 1914 e faleceu em Altamonte Springs, Florida, EUA, no dia 19 de Janeiro de 2000. Alguns de seus filmes são: Flor dos Trópicos (Lady of the Tropics-1939), A Mulher que eu quero (I take this woman-1940) e Fruto Proibido (Bown Town-1940).

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Música




Gone Troppo - George Harrison



Lançado em 1982, Gone Troppo foi o último antes de uma pausa de 5 anos, algo que Lennon também experimentara com Rock'n'Roll no ano de 1975.
Ele ficou escondido em sua discografia, mesmo assim, é um trabalho que agradou parte da crítica e evidentemente, sua legião de fãs.
O tempo se encarregou de demonstrar que há boas músicas, algumas que mereciam estar nas antologias que fazem de sua obra.
Seguem alguns vídeos, sendo que o último é o álbum completo:






domingo, 10 de agosto de 2014

Música



Vô Imbolá - Zeca Baleiro



Segundo álbum de Zeca Baleiro, lançado em 1999. Gosto demais da obra deste artista maranhense, especialmente os dois primeiros trabalhos; o primeiro batizado de "Por onde andará Stephen Fry?", que é de 1997.
É difícil destacar alguma música, porque todas são surpreendentes e tem "vida própria".
Seguem alguns vídeos: