segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cinema



O Barato de Grace - Direção de Nigel Cole


Já postei filme desse diretor inglês, Revolução em Dagenham de 2010; uma década antes, ele realizou esse encanto de obra, estrelado por Brenda Blethyn fazendo o papel de Grace, uma viúva, cujo marido se suicidara por estar em graves apuros financeiros. 
Com o risco de perder sua casa, que está com a família há cerca de 2 séculos, Grace resolve aceitar a proposta de Mathew (Craig Ferguson), seu empregado, de plantar maconha em seu jardim, entrando no lucrativo mundo das drogas.
É uma comédia leve, que pode ser vista por toda a família. Tem 93 minutos.
Segue um trecho:


Literatura




Parabéns, Mafalda; Parabéns, Quino


Hoje, comemoramos os 50 anos de criação da personagem Mafalda, genial criação do argentino Joaquín Salvador Lavado Tejon, o Quino.

domingo, 28 de setembro de 2014

Literatura


Dica de Leitura

O Cavalo Cego - Josué Guimarães


Lançado em 1979 pela L&PM, O Cavalo Cego reúne 6 contos: A Visita, A Travessia, Uma Noite de Chuva, O Cavalo Cego, O Elevador e Renato, meu amor.
Nessa época, o autor já estava consagrado como um dos ícones da literatura gaúcha e brasileira. Um dos resistentes que usava o seu talento para reagir diante da opressão que os ventos anti-democráticos sopravam sobre o continente sul-americano. 
Nesse panorama político, Guimarães utilizou o realismo fantástico para a construção desta obra.
Possui 152 páginas.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Galeria




Galeria


Ellen Burstyn nasceu Edna Rae Gillooly, em Detroit, Michigan, EUA, no dia 07 de Dezembro de 1932. Alguns de seus filmes são: O Exorcista (The Exorcist-1973), Harry e Tonto (Harry and Tonto-1974) e Alice não mora mais aqui (Alice doesn't live here anymore-1974).

domingo, 21 de setembro de 2014

Música



Perfect Strangers - Deep Purple



Raros são as lendas que dão uma pausa longa, no caso, 8 anos e retornam com o mesmo pique de antes. Deep Purple deu um tempo em 1976 e seus fãs já estavam perdendo as esperanças de rever este ícone do rock'n'roll, quando lançaram em 1984 este álbum.
A formação é a mais conhecida, para a maioria, a melhor, Ian Paice, Ritchie Blackmore, Jon Lord, Roger Glover e Ian Gillan.
Segue o álbum:




sábado, 20 de setembro de 2014

Música



Buried Alive - New Barbarians



Só ouvindo! Puro rock'n'roll, Keith Richards e Ron Wood, após gravarem Some Girls com seu grupo, Rolling Stones, em 1979, formam esta banda eventual, juntando Stanley Clarke, Bobby Keys, Ian McLaughlin, entre outros e passam a excursionar pelos EUA. Este álbum é do show realizado em Maryland. Gostei tanto, que deixo o link do Zinhof para quem quiser fazer o download. Lembro que tem senha: zinhof, para abrir o arquivo.
http://blog.dnevnik.hr/zinhof/
Segue uma palhinha:



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cinema




À Procura Mr. Goodbar - Direção de Richard Brooks


Vi numa fase em que Diane Keaton era uma deusa para mim. Ainda ligada a Woody Allen, Keaton realizou um filme com uma personagem chocante, Thereza Dunn, uma professora, cuja infância fora marcada por uma doença, que lhe imobilizou o corpo por um bom tempo e afetou definitivamente sua personalidade e relacionamento com a família.

Se de dia é uma professora quieta e dedicada, à noite, Thereza sai à caça de um parceiro, um companheiro ideal. Nessa busca, ela vai se envolvendo com vários tipos, que só vão causando estragos na sua vida. É ladeira abaixo.

O final é previsível, mesmo assim, perturbador. 

Brooks adaptou o filme de um texto baseado na vida de Rosean Quinn.

Produzido em 1977, possui 135 minutos. Tem no elenco os, à época, iniciantes Tom Berenger e Richard Gere. Além deles, Tuesday Weld e William Atherton. Segue o trailer:




Cinema



Os Belos Dias - Direção de Marion Vernoux


As duas postagens, esta e a próxima tratam de filmes que tem como tema principal, a depressão de uma mulher. Esta primeira é a história de Caroline (Fanny Ardant), uma dentista que aos 60 anos, se aposenta. Para dar um novo sentido aos seus dias, vai frequentar um clube, Os Belos Dias, do título, onde são oferecidas várias oficinas, desde ginástica, teatro, artesanato até informática. Nessa última, Caroline, que é casada, se envolve com o jovem professor, Julien (Laurent Laffite), um "pegador', que quer apenas sexo e descompromisso.

Caroline se envolve cada vez mais, porém, não ignora as aventuras de seu amante. Aos poucos, o seu relacionamento vem à tona, tanto para as suas colegas de clube, quanto para o marido, Phillipe (Patrick Chesnais) e uma de suas duas filhas adultas.

Um filme interessante, onde Fanny Ardant tem a oportunidade de comprovar o seu grande talento, além de mostrar a beleza que o tempo não arruinou.

Produção de 2013, possui 95 minutos. Segue o trailer:


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Música



A morte de Gustavo Cerati


Hoje terminou a luta de Gustavo Cerati, que estava em coma desde 2010. Morreu com 55 anos.
Deixo um vídeo do grande mestre argentino.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Literatura



Dica de Leitura


O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas


Outro clássico de Alexandre Dumas, pai, que posto. O primeiro foi Os Três Mosqueteiros.  O Conde ... foi concluído em 1844 e conta a história de Edmundo Dantés, um marinheiro de 19 anos, que tinha como sonho apenas se tornar capitão da embarcação "Faraó" e casar com a  jovem Mercedes.
No dia de seu noivado, ele foi vítima de uma trama que o levou para a prisão, onde permaneceu por 14 anos. Lá conquistou a amizade de outro prisioneiro tido como louco, o Abade Faria. 
Este lhe falou de um tesouro escondido na ilha de Monte Cristo. O abade morre e deixa o tesouro para ele.
Dantés empreende então, uma viagem, onde está incluída a caça ao tesouro, a vingança contra seus algozes, e, naturalmente, o reencontro com a sua paixão.
O livro oferece ao leitor, um conjunto de sentimentos que vai da admiração ao personagem e a dúvida quanto ao seu caráter. Também fascina a vontade de viver de Dantés e a sua perseverança.
Uma obra-prima, especialmente para o público infanto-juvenil.
O meu exemplar é de 1972 (a mesma capa que ilustra o post). É da Abril Cultural. Possui 288 páginas.