terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Galeria



Galeria


Ingeborga Dupkunaite nasceu Ingeborga Edmundovna Dupkunaite, em Vilnius, Lituânia, no dia 20 de Janeiro de 1963. Alguns de seus filmes são: Missão Impossível (Mission:Impossible-1996), Sete Anos no Tibet (Seven Years in Tibet-1997) e Hannibal, a Origem do Mal (Hannibal Rising-2007).

domingo, 28 de dezembro de 2014

Música



I can stand a little rain - Joe Cocker




Segunda, 22 de Dezembro, a música e especialmente, a história do rock, perdeu um dos seus ícones. Joe Cocker morreu, deixando um legado importantíssimo nesta vertente musical.
Ele esteve presente na consolidação do gênero, que alinhou bandas britânicas como Stones, Beatles, The Who, Animals, além de vários cantores, aos fundadores norte-americanos, citando três, Chuck Berry, Little Richard e Roy Orbison, além, é claro, Elvis.
Tenho vários álbuns de Cocker; poderia escolher os 2 primeiros, por serem emblemáticos e consolidadores do estilo "enrouquecido" de cantar, porém, tenho um carinho especial por este de 1974, que foi uma obra confessional, de alguém que estava emergindo  de uma temporada no inferno.
Seguem vídeos:



quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Música



Tradu(c)zir-se - Raimundo Fagner


A minha admiração pela obra de Fagner tem datação; 1978 a 1981, período em que entrei na universidade e conclui meu primeiro curso.
Em 78, ao ouvir o "Eu Canto", obra maravilhosa, quase sem instrumentos elétricos, despertei para os trabalhos anteriores e à medida em que ele lançava coisas novas, ia adquirindo.
Escolhi este para postar, pois foi o último que gostei; depois, como magia, nossos interesses (meus e do repertório do cearense) não mais coincidiram. 
Um encontro maravilhoso da obra de Florbela Espanca, Ferreira Gullar e vozes de Mercedes Sosa, Juan Manuel Serrat, entre outros artistas, fazem deste disco, um dos maiores da carreira de Fagner.
Seguem alguns vídeos do álbum:









Cinema



Tim Maia - Direção de Mauro Lima


Já postei disco, livro, agora vai a do filme sobre Tim Maia, o genial músico que adaptou um estilo estrangeiro a nossa vertente sambista, criando um estilo personalíssimo, mas que propiciou alavancar a carreira de vários outros músicos.
O filme é baseado na biografia assinada por Nelson Motta, tem Robson Nunes e Babú Santana representando o "Síndico". 
Ele percorre a infância, adolescência e maturidade do cantor. No elenco, a presença de Cauã Raymond e Alinne Moraes. 
Lançado em 2014, tem 140 minutos. Desnecessário dizer que sou fã dele.
Segue o trailer:


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Série/Cinema



True Detective - Criação de Nic Pizzolatto


Desta vez, usei o espaço de cinema para comentar sobre esta série exibida em 8 capítulos pelo canal HBO. É muito boa. História, fotografia, trama, interpretação, a música tema; tudo funciona muito bem.
Dois detetives, Rust (Matthew McConaughey)  e Marty (Woody Harrelson) se vem num caso de assassinato de uma jovem com sinais de um ritual de sacrifício. As marcas pelo corpo, a galhada na cabeça, a nudez; tudo leva a crer que se trata de ser realizada por um adepto de uma seita.
A história se passa em 3 períodos, 1995, 2002 e 2014 e mistura a vida pessoal dos agentes policiais com a busca ao matador.
Em 8 capítulos de aproximadamente 54 minutos cada, o telespectador vai se envolvendo com as atuações carismáticas dos personagens principais e também pela bela Maggie (Michelle Monaghan), esposa de Marty.
Segue o trailer:

domingo, 21 de dezembro de 2014

Literatura


Dica de Leitura


O Afeto que se Encerra - Paulo Francis


Uma leitura prazeirosa, pois o autor possui um texto extremamente criativo e rico. É uma aula da nossa língua-mãe. Uma auto-biografia que desvela boa parte do século XX de nosso país.
Paulo Francis, carioca; começa contando suas origens européias, passeia pela infância e adolescência na zona sul da então capital brasileira.
Prossegue, mostrando o impacto que sua viagem pelo Norte-Nordeste com a companhia de teatro de Paschoal Carlos Magno, lhe provocou, reforçando seus ideais trotskistas. 
A ditadura também tem espaço em suas memórias, o Pasquim; a opção pelo exterior, quando a coisa apertou.
Enfim, uma grande obra que merece ser lida, seja pelo conteúdo, seja pelo estilo literário.
Escrito em 1980, justamente no ano em que completou 50, tem 262 páginas. É da Editora do autor, Editora Francis.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Galeria




Galeria


Michelle Monaghan nasceu Michelle Lynn Monaghan no dia 23 de Março de 1976, em Winthrop, Iowa, EUA. Alguns de seus filmes são: Beijos e Tiras (Kiss Kiss Bang Bang-2005), Um Parto de Viagem (Duo Date-2010) e Contra o Tempo (Source Code-2011).

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Música



Rock'N'Roll - John Lennon



Hoje, à exemplo de Tom Jobim, também marca a morte de outro gênio da música, John Lennon, este, de forma trágica, há 34 anos.
Todos os seus álbuns viraram obras primas, destaco este em que faz homenagens ao seus grandes ídolos, mas por ser também, o último antes da parada de 5 anos, iniciada em 1975.
Segue o álbum completo:


Música



Tide - Antônio Carlos Jobim



Há 20 anos o mundo perdia Tom Jobim, gênio da música universal, autor de álbuns fantásticos como este, Tide, obra de 1970.
É difícil escolher uma faixa como a preferida, portanto, segue o disco completo:


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Música



Morreu Bobby Keys


Morreu hoje, dia 02, um dos maiores instrumentistas do cenário roqueiro. Rotulá-lo de saxofonista dos Stones é de uma injustiça tremenda; basta ver os seus trabalhos ao lado de Eric Clapton, George Harrison, John Lennon, Carole King, Joe Cocker, além é claro, dos Stones.
Segue uma pequena homenagem, Bobby em seu álbum solo de 1972, muito bem acompanhado :