sábado, 31 de janeiro de 2015

Cinema




Departamento Q - Direção de Mikkel Norgaard


Com o complemento do título de Os Guardiões das Causas Perdidas, essa produção dinamarquesa (com apoio alemão e sueco) é sucesso de público e crítica.
Nela, eu encontrei referências de O Colecionador, a série True Dectetive e também, O Segredo dos Seus Olhos, produção argentina.
O detetive Carl (Nikolaj Lie Kaas) após participar de uma desastrada operação, é escalado para comandar o Departamento Q, onde estão casos insolúveis e a polícia precisa arquivá-los de vez.
Ele encontra Assaz (Fares Fares) neste departamento e, ao contrário das orientações recebidas, Carl resolve ir fundo num caso apenas e, apesar das evidências, ainda pode ser solucionado. 
Trata-se do desaparecimento de um político, mais o envolvimento de uma cientista (Merette) que está  igualmente desaparecida, papel que é de Sonja Richter.
A trama vai se revelando aos poucos, chegando ao clímax nos minutos finais como convém em filmes de suspense.
Realizado em 2013, possui 97 minutos. Excelente.
Segue trailer:



Cinema



À Queima Roupa - Direção de Fred Cavayé


Excelente policial francês, que é de tirar o fôlego. Muita ação e tensão.
Um técnico em enfermagem, quase concluindo o curso de Enfermagem, Samuel (Gilles Lellouche), está prestes a ser pai. À sua mulher, Nadia (Elena Anaya), é recomendado descanso nos seus últimos dias de gravidez, de resto, tudo normal. No entanto, involuntariamente, Samuel atende em seu plantão, um homem que fora ferido durante uma perseguição, Sartet, vivido por Roschdy Zenn. Ele está enrolado até o pescoço. Num desses rolos, é salvo da morte no hospital por Samuel. Resultado: Ambos terão que sobreviver à uma caçada mortal, onde até policiais são mais perigosos do que os bandidos e não há alguém em que se possa confiar.
O pacato Samuel vira isca da polícia, inclusive, Nadia, sua esposa grávida "entra no embalo" e é sequestrada.
Samuel tem pouco tempo para se livrar dos problemas e salvar Nadia.
Realizado em 2010, tem 86 minutos de duração.
Segue o trailer:

 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Literatura


Dica de Leitura


 Vida de um revolucionário (memórias) - Agildo Barata


Escrevo sobre o que gosto. Li e publiquei aqui, Camaradas do William Waack, 1935-A Revolta Vermelha de Hélio Silva e agora, as memórias de Agildo Barata Ribeiro, que julgo fundamental para entender o que não aparece nos livros de História.
Agildo é bisneto de Cipriano Barata, um revolucionário da Confederação do Equador,  ainda no primeiro reinado, sobrinho de Cândido Barata Ribeiro, médico, participante da criação da república em 1889 e primeiro prefeito do Rio de Janeiro como distrito federal republicano; além disso, participou da revolução de 1930, também da Intentona Comunista de 1935. Foi eleito, foi preso, se desvinculou do partidão e em 1958 escreveu esse Memórias.
Há apenas duas edições, a segunda (que possuo um exemplar) é da Alfa-Ômega, editada em 1978. Possui 409 páginas.
Como curiosidade, Agildo Barata Ribeiro é pai do comediante homônimo.

Galeria



Galeria


Romy Schneider nasceu Rosemarie Magdalena Albach em Viena, Áustria, dia 23 de Setembro de 1938; faleceu em Paris, França, dia 29 de Maio de 1982. Alguns de seus filmes são: Sissi (Sissi-1955), Bocaccio 70 (Bocaccio-1962) e O Velho Fuzil (Le Vieux Fusil-1975).

sábado, 17 de janeiro de 2015

Música




Longe Demais das Capitais - Engenheiros do Hawaii


30 anos passados; 1984 para 85, eu me mudando para a capital, muitas coisas acontecendo no Brasil: final da ditadura militar, a explosão do rock nacional, o Rock in Rio, etc... E do Sul, o acompanhamento dessa onda, o rock do Sul em alto nível: Os Eles, Replicantes, TNT, Taranatiriça, Replicantes, Júlio Reny e tantos outros que ficaram no meio da estrada, mas quem aconteceu realmente foi a banda Engenheiros do Hawaii. Por muito tempo rivalizou com Legião, Paralamas e Barão Vermelho, "pau a pau".
Como homenagem, posto o primeiro LP, que já virou um clássico com Segurança, Toda Forma de Poder, Nada a ver, Sopa de Letrinhas, Fé Nenhuma e a faixa-título.
Segue o álbum completo:


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Música



Duca Leindecker - Duca Leindecker


Álbum solo de Duca Leindecker realizado em 1988, quando ainda estava muito próximo da Bandaliera, grupo gaúcho dos anos 80. Tinha apenas 18 anos. Mais tarde, Duca integrou o Cidadão Quem.
De sua discografia, ainda fico este primeiro.
Segue o álbum completo.



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cinema




Memórias do Cárcere - Direção de Nelson Pereira dos Santos


Após ler Camaradas de William Waack e 1935 - A Revolta Vermelha de Hélio Silva, revi esta obra do genial Nelson Pereira dos Santos baseada livro de Graciliano Ramos, preso político, justamente  no início de 1936, quando a ditadura Vargas pegou pesado contra os participantes da Intentona Comunista, que espirrou em outras parcelas discordantes de seu governo. 
Graciliano vivido por Carlos Vereza foi um desses que foi encarcerado, mesmo sem saber exatamente o porquê. 
Um filme produzido em 1984 com 189 minutos (3 h e 9 min) com um elenco muito interessante com futuras estrelas globais fazendo pontas, casos de Cássia Kiss e Marcos Palmeira. Além deles, os já consagrados Glória Pires como Lola Ramos, Tonico Pereira, Jorge Cherques, Nildo Parente, Nelson Dantas, José Dumont e o diretor Fábio Barreto como Siqueira Campos.
Segue o vídeo:

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cinema



Tina - Direção de Brian Gibson


O título original, What's love got to do with it foi retirado de uma das canções que reconduziu Tina ao topo, neste caso, em sua carreira solo. Uma obra comovente, difícil de acreditar que uma mulher espetacular tenha aguentado tanto tempo a selvageria de seu parceiro musical e esposo, pai de seus 4 filhos por tanto tempo.
O grande mérito da película está na história de Anne Mae Bullock/Tina Turner, mas principalmente nas interpretações de Angela Basset e de Lawrence Fishburne, o Ike Turner.
Tina vai dar a grande guinada da sua vida, quando prioriza o rock'n'roll e a carreira solo, advinda do divórcio, quando já estava com mais de 40 anos.
Um grande filme para uma grande artista.
Lançado em 1993, possui 118 minutos.
Segue o trailer:


Cinema



Get on Up - Direção de Tate Taylor


Esta e a próxima postagem são dois grandes tributos aos geniais James Brown e Tina Turner.
Não tem muito o que escrever; são filmes que retratam a vida, começando muito parecidos com os problemas familiares, as dificuldades de relacionamento, Brown era genioso, Tina casou com Ike, um maluco.
No filme dirigido por Tate Taylor, James vivido por Chadwick Boseman, possui uma amizade resistente aos seus disparates; o grande amigo, Bobby Byrd (Nelsan Ellis), que segurou a onda no início da carreira de Brown e foi anjo da guarda até quase o final da vida do Padrinho do Soul. 
Realizado em 2014, possui 140 minutos. No elenco ainda aparecem Viola Davis e Dan Aykroyd como a mãe e o empresário de Brown.
Segue trailer oficial;



quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Literatura


Dica de Leitura

1935 - A Revolta Vermelha - Hélio Silva


2015 marcará os 80 anos do evento que ficou conhecido como A Intentona Comunista, ocorrida portanto, em 1935.
Já indiquei uma obra que tratou dele, Camaradas de William Waack. Alertei que era um livro polêmico, porque comprovava com documentos guardados na antiga URSS, ligando o movimento às ideias comunistas oriundas de Moscou. Há uma visão nada empolgante dos movimentos de Luis Carlos Prestes e outros brasileiros.
Neste, Hélio Silva recheou de documentos também, mas de arquivos de Getúlio Vargas e dos participantes de ambos os lados, vencedores e vencidos nos inquéritos pós-revolta.
Um grande livro, gostoso de ler e valorizado pela seriedade do historiador no trato de vários episódios da vida nacional. Este volume é o oitavo do estudo que Hélio Silva iniciou com o Sangue na Areia de Copacabana, fato ocorrido em 1922.
Este 1935 é de 1969, possui 476 páginas e é da Civilização Brasileira.