segunda-feira, 30 de março de 2015

Música



Feliz Aniversário, Eric Clapton


Nesta segunda-feira, 30 de Março, Eric Clapton chega aos 70 anos, vivendo uma fase extremamente criativa e no plano pessoal, uma tranquilidade que buscou durante a sua longa vida marcada por sucessos e experimentações.
Uma pequena homenagem:



domingo, 29 de março de 2015

Cinema




O Segredo - Direção de James Foley


Vi em sequência dois filmes com a mesma temática, isto é, o racismo no Sul dos Estados Unidos, mais especificamente, no Mississipi com a participação da Ku Klux Khan.
Casualmente, ambos foram produzidos em 1996. O primeiro é este, O Segredo, no original, The Chamber (A Câmara), que mostra o assassinato de duas crianças judias no início dos anos 60, cujo o pretenso autor, Sam Cayhall (Gene Hackman) é condenado à morte. A decisão se estende até metade da década de 90. 
Faltando menos de um mês para a sentença ser executada, entra em cena Adam Hall (Chris O'Donnell), um jovem advogado e neto de Sam.
Ele vai fazer de tudo para evitar a morte de seu avô, para isso, terá que revirar o passado, onde uma peça muito importante é a sua tia, que ele mal conhecia, Lee Cayhall Bowen, vivida brilhantemente por Faye Dunaway.
É um filme de tribunal, que apresenta atuações belíssimas e emocionantes, em especial, a de Gene Hackman. No elenco, ainda a presença de Lela Rochon como Nora Stark.
Como escrevi, produção de 1996. Possui 113 minutos.
Segue o vídeo:


Literatura


Dica de Leitura


O Harlem é escuro - Chester Himes


O autor nasceu em 1909; negro, aos 19 anos foi preso por roubo à mão armada, pegou 25 anos, mas cumpriu 7.
Nesse período começou a escrever tendo o racismo como tema principal, geralmente, suas histórias ambientadas no bairro nova-iorquino do Harlem.
Este que posto foi publicado em 1969 e conta com os personagens Coffin Ed Johnson e Grave Digger James, traduzindo, Ed Caixão e Cavador de Covas James. Eles são detetives negros que agem no Harlem.
Nesta história eles se envolvem em dois casos diferentes, onde a violência acima do normal dos livros deste gênero, é a tônica.
É da L&PM. Possui 255 páginas.

domingo, 22 de março de 2015

Galeria




Galeria


Clara Nunes nasceu Clara Francisca Gonçalves, no dia 12 de Agosto de 1943, Paraopeba, Minas Gerais. Faleceu em 02 de Abril de 1983, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Uma das maiores cantoras do Brasil. Alguns de seus álbuns são: Clara Nunes (1973), Claridade (1975) e Nação (1982).

quarta-feira, 18 de março de 2015

Música



Falso Brilhante - Elis Regina


Lançado em 1976, Falso Brilhante era o nome do show que Elis apresentou no ano anterior no Teatro Paramount, na Brigadeiro Luis Antônio, São Paulo. Por essas ironias, Elis deixou de fora do álbum a faixa que dá nome ao LP. 
Só ouvindo. Há obras de Belchior, João Bosco e Aldyr Blanc, Violeta Parra, Chico Buarque e Ruy Guerra, Atahualpa Yupanqui, entre outros. Estranhamente, Milton Nascimento ficou de fora. Diz a lenda que Elis pediu uma música (por telefone), alguém se passando por Milton, a dispensou. O mineiro/carioca nunca desculpou a brincadeira que esse seu amigo de pileque fez.
Segue o álbum completo




terça-feira, 17 de março de 2015

Música



Songs for Survivors - Graham Nash



Grande álbum de Graham Nash. Ele havia realizado em 1971 o clássico Songs for Beginners, já postado aqui e em 2002, lança este. Um disco homogêneo em que todas as obras soam maravilhosas aos nossos ouvidos. Não tem como indicar uma música como a preferida ou que se sobressaia. Talvez I'll be there for you que é comum aos dois álbuns.
Para ser ouvido da primeira a última faixa.
Segue algumas faixas escolhidas aleatoriamente:











Música





Elis completaria 70 anos hoje

A gauchinha Elis Regina estaria completando neste 17 de Março, 70 anos. Ela que começou cantando aos 11 anos em programas de auditório em sua cidade natal, Porto Alegre, atingiu o estrelato, transformando-se na maior cantora deste país. Faleceu em 19 de Janeiro de 1982 aos 36 anos.
Feliz aniversário, Elis.


sexta-feira, 13 de março de 2015

Cinema




Relatos Selvagens - Direção de Damián Szifron


Já postei outro filme maravilhoso deste diretor (Tempo de Valentes). Com este Relatos ... Szifron aperfeiçoou o estilo que eu classifico como humor negro.
Em 6 histórias divertidas, o filme revela como pessoas comuns sobre pressão, acabam extrapolando o limite da racionalidade e cometem crimes ou pequenas perversões.
Difícil destacar qual a melhor história; escolheria "A Proposta", quinta na ordem de apresentação.
Relatos Selvagens tem um super elenco e participação de Pedro Almodovar na produção, assim como Gustavo Santaollala na trilha sonora.
No elenco estão Ricardo Darín, Erica Rivas, Oscar Martinez, Leonardo Sbaraglia, Dario Grandinetti, Julieta Zylberberg, entre outros artistas. 
Produzido em 2014. Possui 122 minutos. Imperdível.
Segue o trailer:


quinta-feira, 12 de março de 2015

Cinema



Whiplash - Direção de Damien Chazelle


Vi uma sequência de bons filmes, quatro que concorreram ao Oscar deste ano, um deles é este Whiplash, cujo o desenrolar da história nos prende o fôlego integralmente. Quando percebemos, ele está chegando ao final e que final!
Tudo funciona nele, a atuação dos principais atores, a beleza de Melissa Besnoit, a trilha sonora.
Andrew (Miles Teller) é um estudante de bateria, que sonha atingir a perfeição em seu instrumento. Seu destino cruza com Terence Fletcher, notável criação de J K Simmons, um professor obcecado pela profissão.
Andrew deixa tudo em segundo plano, inclusive a namorada Nicole, a já citada Melissa Besnoit e se entrega à busca do melhor desempenho, especialmente em Caravan e Whiplash, dois clássicos do jazz, temas da escola de música que integra.
A exigência leva à exaustão e a tensão entre professor e alunos, especialmente com os bateristas aspirantes.
O final no palco, é a redenção para os dois personagens, Andrew e Fletcher e júbilo para o espectador. 
Produzido em 2014, tem 106 minutos. Filmaço.
Segue o trailer:


sábado, 7 de março de 2015

Literatura


Dica de Leitura

Atire no Pianista - David Goodis


David Goodis nasceu na Filadélfia, EUA, no dia 02 de Março de 1917,  faleceu em 1967.  Sua estreia foi em 1938, mas só "aconteceu" aos olhos do mundo literário, após a sua morte.
Atire no Pianista é sua obra mais conhecida e levou Goodis ao panteão da literatura noir.
Conta a história de Eddie, um pianista que após viver bons momentos na carreira, caiu e agora  sobrevive, tocando em bares frequentados por "bebuns" e boêmios. Um emprego seguro, mas sem perspectivas.
Ele se vê numa encruzilhada, quando um conhecido lhe acena com um  futuro melhor e outro, um caminho perigoso. Alguém que conhece o seu passado tortuoso.
A narração simples, que revela aos poucos a vida de Eddie foi me prendendo à leitura até às últimas linhas.
Um grande livro que foi escrito em 1956. Possui 220 páginas.