quarta-feira, 29 de abril de 2015

Música



Black Album - Metallica



Sem dúvida alguma, The Black Album do Metallica, produzido em 1991, é um marco na carreira da banda e está incluído entre os melhores de rock'n'roll de todos os tempos.
Segue o álbum na íntegra:


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Música



Tutu - Miles Davis


Um dos meus álbuns favoritos. Miles homenageia o bispo Desmond Tutu e por tabela, outro sul-africano, Nelson Mandela. 
Produzido em 1986, o disco mostra o jazz fusion que o trumpetista experimentou nas últimas décadas de sua vasta carreira.
Segue a obra-prima na íntegra:


terça-feira, 21 de abril de 2015

Cinema



 Filhos de João - Direção de Henrique Dantas



Tive a felicidade de ver o nascimento e a obra redentora dos Novos Baianos, um sopro de criatividade na música brasileira no final dos anos 60 e especialmente na primeira metade da década seguinte. Eles eram diferentes.
Para quem não sabe, o embrião foi constituído por Moraes (Moreira), Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo. Em seguida, aumentado por  uma comunidade, cujo alguns integrantes eram Pepeu, Bola, Gato Félix, Dadi, Baixinho.
Tentaram reproduzir a prática hippie, morando num sítio no Rio de Janeiro. Sua descoberta musical teve a influência de João Gilberto.
Neste documentário (quase perfeito, pois faltou o depoimento de Baby) a trajetória deles é mostrada desde o início, lá na Bahia.
Produzido em 2009, possuiu 74 minutos. É também conhecido pelo nome de O Admirável Mundo Novo Baiano.
Segue o filme:


domingo, 19 de abril de 2015

Cinema



O Sequestro do Metrô - Direção de Joseph Sargent


Obra baseada na novela de Morton Freedgood, que  foi duas vezes refilmada, 1998 e 2009. 
Trata-se de um sequestro no metrô de Nova Iorque na década de 70, onde as ações do filme se passam em poucas locações.
Quatro homens que se identificam por cores (blue, green, grey e brown), cada um com passados que justificam a operação; tomam conta de um vagão, fazendo 17 reféns. Eles querem 1 milhão de dólares e dão pequeno espaço de tempo para que, em último caso, o prefeito libere tal quantia, caso contrário, a cada minuto passado do prazo, um refém será executado.
Com um elenco de grande qualidade, os sequestradores são: Robert Shaw, Martim Balsam, Hector Elizondo e Earl Hindman, respectivamente, Blue, Green, Grey e Brown; o chefe da polícia de transportes, Walter Matthau é Zach Garber e entre os coadjuvantes policiais aparecem Bill Cosby e Joe Seneca, a trama prende o espectador. Também aparece a esposa do diretor, Carolyn Nelson, fazendo a refém que medita, enquanto o vagão desgovernado, anda a mais de 100 km/h.
Talvez por ser mais recente, a refilmagem de 2009 dirigida por Tony Scott, com Denzel Washington e John Travolta, seja mais conhecida, mas optei em postar o original, que retrata bem a moda e o cenário da Big Apple nos anos 70.
Segue o trailer: 

sábado, 18 de abril de 2015

Literatura


Dica de Leitura

Anestesia Local - Günther Grass


A morte de Eduardo Galeano, excepcional nome da literatura sulamericana no mesmo dia, eclipsou o passamento do grande talento alemão do pós-guerra, Günther Grass, que teve uma vida polêmica, mas riquíssima em acontecimentos. Faleceu aos 87 anos.
Sua maior obra, a mais conhecida é O Tambor, que teve sua filmagem dirigida por Volker Schlöndorff, e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.
O que sugiro aqui, Anestesia Local, é o único que li dele. uma ficção onde o personagem principal, o professor de ensino médio de Alemão e História, Starusch vive às voltas com dores, geralmente de dentes, que irradiam para a face toda e esse tempo que passa em cadeiras de dentistas, ele aproveita para reflexão de sua vida, tanto profissional, quanto no plano afetivo, imaginando diálogos com a televisão ligada no consultório odontológico.
Num segundo momento do livro, após uma interrupção do tratamento, o professor passa  a sofrer com a possibilidade do que viu na tevê se tornar a sua realidade diante de seus alunos.
Originalmente publicado em 1969, o meu exemplar é da Editora Globo. A tradução é de Lya Luft, quando ainda assinava, Lya Fett Luft, isso no ano de 1974. Possui 214 páginas.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Literatura



Morreu Eduardo Galeano


Morreu hoje, 13 de Abril, em Montevidéu, o meu escritor preferido. 
Viveu 74 anos e deixou um legado cultural, social e político dos mais significativos. Escolhi quase aleatoriamente na rede mundial, um de seus muitos pensamentos.
Um abraço e obrigado. Descanse em Paz.

sábado, 11 de abril de 2015

Galeria



Galeria


Marianne Koch nasceu em 19 de Agosto de 1931, Munique, Alemanha. Alguns de seus filmes são: Sinfonia Interrompida (Interlude-1957), Por um punhado de Dólares (A Fistful of Dollars-1964) e Missão Secreta no Cairo (Trunk to Cairo-1966).

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Música



O Dia em que faremos contato - Lenine



Grande álbum do pernambucano Lenine, que tem longa trajetória na música brasileira. 
Este disco foi realizado em 1997 e, para mim, o melhor, embora a qualidade dos trabalhos ao lado de Lula Queiroga.
Seguem alguns vídeos:








sábado, 4 de abril de 2015

Música



Rio de Minha Infância - Cenair Maicá



A música do Rio Grande do Sul é extremamente rica e de qualidade. Há vários estilos dentro do que se convencionou classificar de nativista. Uma das vertentes mais importantes é a produzida nas Missões, na região dos 7 Povos Missioneiros. 
Certamente, Cenair Maicá, natural da pequena Tucunduva, cujo destino, a morte o encontrou muito cedo, Janeiro de 1989, aos 41 anos, é uma das maiores expressões.
Este que posto, é o seu segundo álbum, o primeiro solo, realizado em 1978.
Seguem vídeos;






sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cinema




Fantasmas do Mississipi - Direção de Rob Reiner


Como havia escrito, vi em sequência, dois filmes que tratam da questão racismo no Sul dos Estados Unidos. Ambos lançados em 1996.
Este no original, Ghosts of Mississippi é dirigido por Rob Reiner, começa com o assassinato do líder ativista negro, Medgar Evars, no distante Junho de 1963.
Morreu, quase diante dos filhos e da esposa, Myrlie (Whoopi Goldberg); o assassino, Byron Beckwith (James Woods), um branco racista, é levado a júri várias vezes, por adiamentos, até ser absolvido, apesar das evidências.
Três décadas passadas, a viúva resolve reabrir o caso e, embora a contragosto, o promotor Bobby DeLaughter (Alec Baldwin) é designado para o caso.
Com muita dificuldade, ele vai reconstruindo o cenário do crime, ouvindo raras testemunhas vivas, redescobrindo pistas até levar o assassino a júri popular, novamente.
Como escrevi, película produzida em 1996, possui 120 minutos.
Segue o trailer;