segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Cinema

A Grande Esperança Branca – Direção de Martin Ritt


Este clássico foi produzido em 1970 e conta a história de Jack Jefferson, o primeiro boxeador negro a conquistar o título mundial; isso em 1915.
Jack (James Earl Jones), além de provocar a ira dos brancos pela supremacia nos ringues, ao namorar uma mulher branca, Eleanor (Jane Alexander), atrai também a revolta dos negros.
Perseguido, sai dos Estados Unidos rumo a Europa, porém, por onde passava, provocava mais e mais indignação pelas suas conquistas e escolhas.
A obra é um marco no cinema pelo tema abordado. Vale lembrar que o diretor foi perseguido durante o “Macartismo” por suas ideias consideradas de “esquerda”.
A película possui 101 minutos e tem também no elenco Hal Holbrook como Al Cameron e Moses Gunn no papel de Scipio.
Segue o filme no original:


sábado, 26 de setembro de 2015

Literatura


Dica de Leitura


Ed Mort - Todas as Histórias - Luis Fernando Veríssimo


Hoje, 26, o maior escrito vivo do Rio Grande do Sul, talvez do Brasil, está completando 79 anos. Dele, postamos O Analista de Bagé e O Jardim do Diabo, agora, sugerimos esta obra, que contém todas as histórias de Ed Mort, o detetive inspirado nos filmes noir norte-americanos. Uma paródia deliciosa de ler com situações muito engraçadas, impossível não se "solidarizar" com Ed, diante dos casos que tem pela frente.
A Editora é Objetiva, possui 80 páginas. Lançado em 1979.

Galeria



Galeria


Miranda Richardson nasceu Miranda Jane Richardson em Southport, Lancashire, Inglaterra no dia 03 de Março de 1958. Alguns dos seus filmes são: Dançando com um Estranho (Dance with a Stranger-1985), Império do Sol (Empire of the Sun-1987) e Um Sonho de Primavera (Enchanted April-1992).

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Música

Appetite for Destruction - Guns'N'Roses



Primeiro álbum do Guns, ainda com a sua melhor formação. Quando surgiu, a banda foi um sopro de renovação do rock'n'roll mundial. Gosto também do Lies, lançado no ano seguinte, isto é, 1988.
Segue o disco:


domingo, 20 de setembro de 2015

Música



The Joshua Tree - U2



The Joshua Tree é de 1987, embora o U2 tenha álbuns de maior sucesso, este é o meu preferido. É daqueles que se ouve da primeira a última faixa com muito prazer.
Segue o disco completo:

Cinema



Um espírito baixou em mim - Direção de Carl Reiner


O humor de Steve Martin é discutível; nunca consegui ver seus filmes na íntegra, mas, alertado por um colega de trabalho, acabei vendo este All of Me (no original) e, realmente, a parceria com Lily Tomlin funcionou.
Edwina (Lily Tomlin) está à beira da morte, mas orientada por um guru, Prahka Lasa (Richard Libertini), aceita a sua sugestão e tenta transferir sua alma para o corpo de uma bela mulher, Terry, vivida por Victoria Tennant. 
Entretanto, um acidente ocorre e a alma vai parar num advogado e músico nas horas vagas, Roger Cobb (Steve Martin), porém, Edwina ocupa apenas o lado direito do corpo de Roger.
À partir daí, várias situações engraçadas se desenvolvem nos 98 minutos nesta película de 1984.
Boa diversão.

Segue o vídeo com o trailer:



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cinema



O Veredito - Direção de Sidney Lumet



Paul Newman definiu assim a película: “Algumas pessoas dirão que é um filme de tribunal, e não é. Dirão que é um ataque à Igreja Católica, e não é. Dirão que é um ataque aos hospitais, e não é. É, na realidade, sobre a redenção de um ser humano.”.
Começo desta forma, esta crônica, porque O Veredito é acima de qualquer definição, uma obra sobre a recuperação moral do homem, representado por Frank Galvin (Paul Newman), um advogado fracassado, que possui um passado de profissional promissor, mas que numa “curva da estrada”, “atravessou o samba” de sua vida. Assim sendo, vive de pequenas artimanhas e afoga as mágoas no uísque.
O único e verdadeiro amigo é Mickey (Jack Warden), seu  antigo professor de Direito. Mickey consegue um caso para Frank, um erro médico, que deixou a paciente em estado vegetativo no hospital.
Acontece que este hospital é administrado pela Igreja Católica e aí vira luta do bodoque contra armas químicas. Um escritório poderoso capitaneado por Ed Concannon (James Mason) cuidará da defesa.
À partir da negativa de acordo, que daria uma quantia substancial para os representantes da vítima, feita por Galvin, ele enfrentará também a indignação do cunhado dela, situação amenizada pela esposa, Sally (Roxane Hart).
Na trama aparece a namorada de Galvin,  Laura Fischer, mais uma personagem misteriosa na extensa carreira de Charlotte Rampling.
O final é previsível, mesmo assim, não tem como não se emocionar com a vitória de Galvin, além dos “45 minutos do segundo tempo”.
Produção de 1982. Tem 129 minutos.

Imperdível.
Segue o trailer:


sábado, 12 de setembro de 2015

Literatura


Dica de Leitura

O Maior Crime da Terra - Décio Freitas


Como postei o romance Canibais, que se baseou nos crimes da rua Arvoredo, atual Fernando Machado, centro de Porto Alegre, resolvi sugerir esta obra de Décio Freitas, um historiador do Sul, que buscou a fidelidade dos acontecimentos, isto é, os crimes do açougueiro José Ramos e sua companheira, a bela Catharina, conforme pesquisa detalhada.
Como se sabe, as vítimas eram descarnadas e transformadas em linguiças muito apreciadas pela população porto-alegrense, desconhecedora, evidente, da origem da "matéria-prima".
O livro possui 144 páginas, foi lançado em 1996. A Editora é a Sulina. 
Apesar do tema mórbido; ótima leitura.

domingo, 6 de setembro de 2015

Galeria


Galeria


Carole Bouquet nasceu em 18 de Agosto de 1957, Neuilly-sur-Seinne, Nanterre, França. Alguns de seus filmes são: Esse Obscuro Objeto de Desejo (Cet Obscur Objet du Désir-1977), 007-Somente para seus Olhos (For Your Eyes Only-1981) e Wasabi (Wasabi-2001).

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Música



A Arca de Noé - Diversos



Álbum espetacular com a assinatura de Toquinho e Vinícius de Moraes, que é dirigido ao público infantil, mas que agrada a todas as idades.
Produção maravilhosa que conta com "craques" da MPB. Lançado originalmente em 1980.
Seguem algumas músicas: