sábado, 31 de outubro de 2015

Música



Bambu - Marcos Ariel



Lançado em 1981, Bambu é um grande álbum instrumental. Marcos Ariel trabalhou com Cartola, Terezinha de Jesus, Zezé Mota, Banda Black Rio e junto a Kleiton & Kledir, mas a sua maior parceria foi com o grupo carioca Usina.
Neste elepê, Ariel toca teclados, flauta e baixo.
Seguem alguns vídeos:









Música



Memória das Águas - Fernando Falcão


O paraibano Fernando Falcão foi um líder resistente no período da ditadura militar brasileira.  Era um grande percussionista. Exilou-se na França, onde viveu longos anos. Faleceu em Londrina, Paraná em 2002.
Em 1981 lançou este álbum espetacular, onde o seu talento de multi-instrumentista se faz evidente. Boa parte do material foi gravado em 1979, ainda na França.
É um disco difícil de ser encontrado. Seguem algumas faixas desse importante trabalho:








quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cinema



O Imperador do Norte - Direção de Robert Aldrich


O diretor é mais conhecido pelos trabalhos de Os Doze Condenados, Vera Cruz, O Que terá acontecido a Baby Jane?; mas este " O Imperador ..." é um grande filme, especialmente, porque reúne grandes atores, um bom enredo passado num período emblemático da história norte-americana; a Grande Depressão.
Nesta fase, o desemprego atingiu números gigantescos e o número de pessoas desempregadas bateu recordes. Para sobreviver, parte de contingente, corria o país em busca de oportunidades. Uma forma era através de trem, tentando viajar de graça.
Na película, Shack (Ernest Borgnine) é o austero controlador dos vagões, encarregado de impedir os "vagabundos", como eram chamados os desempregados, de conseguir seu intento, utilizando de violência feroz, incluindo aí a possibilidade de morte.
A N.1, como era chamado o personagem de Lee Marvin, era um herói entre eles, porque encarnava o espírito libertário, que ludibriava os encarregados dos trens. Faltava superar Shack.
Cigaret (Keith Carradine) é um desses desvalidos, que nutre admiração por A N.1 e seu principal seguidor. Sonha em ser o grande discípulo. Juntos, enfrentarão  o temível Shack para o júbilo da turba.
Produção de 1973. Tem 118 minutos.
Segue o trailer:



sábado, 24 de outubro de 2015

Cinema



A Fuga - Direção de Eduardo Mignogna


Espetacular filme argentino, que trata da fuga de sete detentos através de um túnel cavado no setor de padaria da prisão.
Todos os prisioneiros tem planos bem definidos, após a reconquista da liberdade.
Em 1928, Laureano Irala (Miguel Angél Solá), Domingo Santaló (Ricardo Darin), Julio Bordiola (Gerardo Romano), Tomás Opitti (Alejandro Awada), Omar Zajur (Vando Villamil), Belisario Zacarias (Oscar Alegre) e Camilo Vallejo (Alberto Jiménez), fogem, cavando um túnel, cuja saída é mal planejada, dando para um estabelecimento comercial, uma carvoaria. Os idosos, donos do comércio, são surpreendidos e a mulher morre de infarto.
Zacarias, o mais gordo, ficara entalado no túnel e falece. 
Essas duas situações vão dar um rumo à vida de dois dos prisioneiros, Irala e Zajur, o Turco. Assim como eles, os demais terão suas histórias bem construídas na trama.
Produzido em 2001, A Fuga ainda tem a presença de Norma Aleandro, como La Varela, a viúva de Zacarias, Inéz Esteves no papel de Tabita, a amante de Escofet (Arturo Maly), jogador e protetor de El Pibe Santaló e Patrício Contreras na pele de Eusebio Duval, o policial, responsável pela morte da família de Opitti.
Possui 117 minutos.
Segue o trailer:


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Literatura


Dica de Leitura

Maíra - Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro dispensa apresentações, certamente está entre os brasileiros que mais amaram e mais fizeram pela sua pátria. 
Sua obra Maíra, escrita em 1976 e traduzida para quase uma dezena de línguas, traz a preocupação do autor com o seu povo, os índios e sua luta pela manutenção de sua identidade diante da avassaladora ação dos brancos.
À partir dos sentimentos dos personagens, Darcy Ribeiro vai colocando a sua indignação e a sua busca por uma sociedade mais justa. O autor está muito presente na fala de suas criações literárias. Através delas, vê-se a violência dos conquistadores, a destruição psicológica, que faz com que Avá e Mairum saiam de sua aldeia para buscar o sacerdócio e sintam a revolta por essa transformação.
Maíra é um marco na antropo/sociologia brasileira. 
A Editora é a Record. Possui 434 páginas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Galeria



Galeria


Catherine Spaak nasceu em Boulogne-Billancourt, França, no dia 03 de Abril de 1945. É atriz e cantora. Alguns de seus filmes são: O Incrível Exército de Brancaleone (L'Armata Brancaleone-1966), O Mando é das Mulheres (The Libertine-1968) e Certo, Certíssimo (Certes, Certainement-1969).

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Música



Os 75 anos de John Lennon



Hoje, 9 de Outubro, John Lennon completaria 75 anos. Posto Mind Games, que considero um dos discos mais políticos do líder dos Beatles, que foi lançado em 1973.
Segue o álbum:



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Música



10 Ft. Ganja Plant - Bass Chalice



Excelente banda de reggae music originada em Boston, Massachusets, EUA. Este álbum foi lançado em 2005. Um som com influências evidentes, mas com toques pessoais. 
Segue o disco completo:



domingo, 4 de outubro de 2015

Música




Rattle That Lock - David Gilmour



Caso alguém não conheça, David Gilmour é o guitarrista do Pink Floyd. Este é seu trabalho solo mais recente, lançado este ano. Para ouvir da primeira até a última faixa como se fosse uma oração. Sensacional.
Seguem vídeos oficiais de divulgação do álbum:



sábado, 3 de outubro de 2015

Cinema



Bonecas Russas - Direção de Cédric Klapisch



Uma comédia romântica com um monte de gente bonita. O personagem principal, Xavier (Roman Duris), tenta vencer como escritor, enquanto isso não acontece, sua vida é mostrada em três lugares diferentes, Barcelona, Paris e São Petersburgo. Neste vai e vem, Xavier passa por diversas situações, que são próprias de quem está buscando a mulher ideal e a estabilidade profissional.
O filme, às vezes, recorre ao flashback  para contar a vida do escritor, suas buscas, nelas, os relacionamentos com Martine (Audrey Tautou), mãe de Lucas, Wendy (Kelly Reilly), irmã de William (Kevin Bishop), que namora e casa com a bailarina Natasha (Evguenia Obrastzova), aliás, dessa relação,  a história se desloca para a Rússia. 
Há ainda, a modelo famosa e fútil, Celia Shelburn (Lucy Gordon), a quem Xavier serve como biógrafo, Isabelle (Cécile de France), a lésbica, que abre as portas de seu apartamento para Xavier morar, além das belas, Kassia (Aïssa Maïga) e Neus (Irena Montalá), romances muito passageiros de Xavier.
Uma obra descontraída, que tem um final feliz e ótima trilha sonora.
Produzido em 2005, tem 128 minutos.
Segue o trailer: