sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Literatura


Dica de Leitura

Noites no Sobrado - Laury Maciel


Romance do gaúcho de Taquara, Laury Maciel, que retrata a vida no pequeno município de Santa Cristina (em parte, inspirada na cidade natal do autor), cujo o fio condutor é o amor proibido do padre Baltazar por Daimar, a jovem esposa do major Danga Pedroso, um dos "donos" do pedaço, herdeiro político de sua avó, Maruca da Guarda, colonizadora da região. 
Há outros personagens interessantes como o prefeito Jacob, inimigo político de Danga, os filhos Carlos e Ana, o primeiro, sonha em ser escritor de poemas e ama a irmã, Ana; ela "prometida" ao rábula Lucas Parreira, diretor do jornal da cidade. A família Pedroso vive no Sobrado (do título).
O autor cria situações de extrema inspiração como o surgimento do pasquim Pau na Nuca, que comenta sobre tudo que vê, com isso, mexe com a vida das pessoas, desestabilizando a rotina do pequeno povoado.
Outro aspecto criativo da narrativa é o surgimento da greve dos cubeiros, deixando Santa Cristina em estado de calamidade pública, pelo acúmulo de dejetos nas ruas, nas casas, afetando, inclusive a zona do meretrício, tão estimada pela população masculina.
O romance tem todos os elementos, que aparecem em parte das obras de Érico Veríssimo e Charles Kiefer; também, me lembrou o Ibiamoré de Roberto Bitencourt Martins.
Coloco apenas um reparo, Laury poderia ter abreviado o livro de 234 páginas, porque em muitas delas, por decisão pessoal ou estilística, ele repetiu traços e ações dos personagens, que para o leitor, já haviam sido bem marcadas no decorrer da leitura.
Lançado em 1986 pela Editora Mercado Aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário