terça-feira, 29 de março de 2016

Música



Getz/Gilberto - João Gilberto, Stan Getz e Tom Jobim




Mais uma obra-prima da Bossa Nova; neste caso, um álbum internacional de João Gilberto e Antônio Carlos Jobim, lançado em 1963 com a presença do saxofonista Stan Getz.
Segue o álbum completo:


segunda-feira, 28 de março de 2016

Música



Chega de Saudade - João Gilberto



Como postei há pouco tempo o clássico livro Chega de Saudade do Ruy Castro, agora apresento o inovador, a chama que influenciou o movimento Bossa Nova, o disco de João Gilberto.
Lançado em 1959, esta obra-prima alterou definitivamente a música brasileira, apresentando uma nova batida de violão e um forma de cantar diferenciada, isto é, sem as vozes empoladas de até então no cenário nacional.
A Bossa Nova é um fenômeno da zona sul carioca, onde seus maiores expoentes são Tom Jobim, Vinícius de Morais e especialmente, o baiano João Gilberto. Ganhou o mundo.
Segue o revolucionário LP na sua íntegra:


sábado, 26 de março de 2016

Cinema



O Regresso - Direção de Alejandro Gonzaléz Iñarruti


Outro filme concorrente ao Oscar deste ano, O Regresso é baseado em fatos reais, mas, sinceramente, é difícil de acreditar. Uma história inverossímil, mas como obra cinematográfica, funciona. Muita emoção.
Em 1822, enquanto o Brasil lutava pela sua independência, no Norte do continente americano, Hugh Glass (Leonardo Di Caprio) participa de uma excursão de caçadores de pele, quando, após enfrentar índios, se afasta do grupo e é atacado por um urso.
Fortemente machucado, Glass é deixado para trás, apenas acompanhado pelo filho e dois integrantes, um deles, Fitzgerald (Tom Hardy), um sujeito sem escrúpulos, que ficou, porque recebeu a promessa de uma recompensa financeira para zelar pela vida de Glass ou lhe dar uma cova, em caso de morte.
Fitzgerald acaba matando o filho do caçador e o abandona à própria sorte. Aí começa a luta individual de Glass, que vai até a busca de vingança.
Produção de 2015. Tem 156 minutos.
Segue o trailer:




segunda-feira, 21 de março de 2016

Cinema



Spotlight - Direção de Thomas McCarthy


O vencedor do Oscar deste ano, Spotlight, que no Brasil recebeu o complemento no título; Segredos Revelados, trata do episódio que envolveu integrantes da Igreja Católica no episódio de pedofilia ocorrido na cidade norte-americana de Boston.
Um grupo de jornalistas de um espaço chamado Spotlight dentro do jornal Boston Globe, à partir da chegada de um novo profissional, Marty Baron (Liev Schreiber), é escalado para desencavar o caso esquecido ou abafado; Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeifer (Rachel McAdams), Walter Robinson (Michael Keaton) e Ben Bradlee Jr (John Slaterry), vão descobrindo os passos do escândalo sexual dos padres.
O filme me fez lembrar de outro, que virou clássico, Todos os Homens do Presidente.
Spotlight tem tudo para se tornar referência para os cursos de Comunicação Social. Excelente.
Lançado em 2015, possui 128 minutos.
Segue o trailer:


domingo, 20 de março de 2016

Literatura


Dica de Leitura
Chega de Saudade - Ruy Castro


Livro indispensável para quem quer conhecer a história do Brasil; nesta caso, a música de nosso país.
 Chega de Saudade é uma guinada na cultura nacional; falo do disco e da obra-prima, a faixa-título que abre o LP de João Gilberto, que também inspirou o autor na identidade do livro.
Lançado em 1990, ele, igualmente foi uma guinada na vida de Ruy Castro, que à partir dele, arrancou para ter o reconhecimento de público e mídia do grande escritor que é.
O seu texto bem-humorado espalha pelas 453 páginas todos os pontos fundamentais que criaram a Bossa Nova, seus atores, sua geografia, seus acasos e, principalmente, a criação de composições fantásticas, imortalizadas pelo pessoal da zona Sul do Rio de Janeiro e que, hoje, podem ser ouvidas em qualquer parte do mundo.
João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius, Luis Bonfá, Roberto Menescal, João Donato e tantos outros, tem neste livro, descritos todos os passos que consagraram um estilo musical inconfundível e genial.
Chega de Saudade é leitura obrigatória.
O meu exemplar é da Companhia das Letras, como escrevi acima, é de 1990 e tem 453 páginas.
A capa da ilustração é da versão pocket.

domingo, 13 de março de 2016

Música



Isso vai dar Repercussão - 
 Naná Vasconcelos e Itamar Assumpção



Estupendo álbum realizado pelos mestres Naná Vasconcelos e Itamar Assumpção, que mostra a genialidade de ambos. 
O disco foi lançado em 2004.
É minha homenagem ao grande artista pernambucano que faleceu nesta semana.
Segue o álbum na íntegra:


sábado, 12 de março de 2016

Música



Tarkus - Emerson, Lake and Palmer



Com o passamento de Keith Emerson, ex-integrante do Nice e especialmente, E L & P; resolvi antecipar a postagem sobre Música e colocar Tarkus, álbum de 1971.
Se fôssemos indicar os maiores nomes do rock progressivo, fenômeno ocorrido especialmente na década de 70, três grupos estariam acima dos demais: Pink Floyd, Yes e E L & P. Pelo menos, o trio foi o mais impactante em nível mundial.
Foi uma semana triste, porque se foram Naná Vasconcelos, George Martin e o tecladista Keith Emerson, na verdade, um multi-instrumentista.
Segue o álbum na íntegra.


terça-feira, 8 de março de 2016

Galeria


Galeria


Alícia Vikander nasceu Alícia Amanda Vikander no dia 03 de Outubro de 1988, em Gotemburgo, Suécia.
Alguns de seus filmes são: O Amante da Rainha (En kongelig affaere-2012), O Agente da U.N.C.L.E. (The Man from U.N.C.L.E-2014) e A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl-2015).

segunda-feira, 7 de março de 2016

Música



Dirty Work - The Rolling Stones



Com o estrondoso sucesso de sua apresentação em Porto Alegre, resolvi postar um álbum interessante realizado há 30 anos, isso mesmo, 3 décadas, contando ainda com o baixista fundador da banda, Bill Wymann.
Trata-se de Dirty Work, um disco, que exigiu muito esforço do grupo, devido ao momento ruim que vivia o baterista Charlie Watts, mergulhado na dependência química.
Um dos meus preferidos.
Segue o trabalho em sua íntegra:


terça-feira, 1 de março de 2016

Música

 Live at Max's Kansas City - The Velvet Underground




Espetacular disco gravado em Agosto de 1970 no histórico Max's Kansas City de Nova Iorque, já com o Velvet sem John Cale e Maureen "Mo" Tucker; em seus lugares Doug e Bill Yule, respectivamente, baixo e bateria para acompanhar Lou Reed e Sterling Morrison.
Estão todos os sucessos do grupo estão neste disco.
Segue o álbum: