domingo, 29 de maio de 2016

Literatura


Dica de Leitura


A Casa dos Espíritos - Isabel Allende


Esta semana vi um filme que se passa durante o golpe militar no Chile em 1973, muito bom, postarei mais adiante; aí, lembrei deste livro maravilhoso da prima segunda do presidente eleito democraticamente e desposto naquele golpe, Salvador Allende, a escritora Isabel.
Ela escreveu A Casa dos ... em 1982, onze anos passados, Billy August levaria às telas com grande sucesso, também.
O livro conta sete décadas da família Trueba, onde se destacam personagens femininas como Clara, a jovem que tem clarividência, mais Blanca  e Alba, respectivamente, filha e neta de Esteban (o patriarca), esta que contraria as posições políticas da família e se torna socialista e é o gancho para a parte final do período abordado, que é próximo do golpe militar que retira do poder Salvador Allende, presidente da república chilena.
São vistas três gerações, onde, repito, as personagens femininas são fortes e destacadas.
Um clássico tão importante, quanto 100 anos de Solidão no gênero realismo fantástico.
A Editora é Bertrand Brasil, possui 448 páginas.
Leitura obrigatória.


quinta-feira, 26 de maio de 2016

Galeria



Galeria


Kim Basinger nasceu Kimila Ann Basinger em Athens, Georgia, EUA, no dia 08 de Dezembro de 1953. Alguns de seus filmes são: Nove e 1/2 Semanas de Amor (9 1/2 Weeks-1987), Batman (Batman-1991) e Los Angeles, Cidade Proibida (L.A. Confidential-1998).

terça-feira, 24 de maio de 2016

Música



Ar - Almir Sater & Renato Teixeira



Excepcional álbum desta dupla maravilhosa, mostrando letras lindas e melodias que grudam em nossa mente. 
Confesso, que o disco me remeteu aos trabalhos do mestre J.J. Cale, autor de vários clássicos, sendo o mais conhecido Cocaine, imortalizada na voz e na guitarra de Eric Clapton.
Lançado em 2015. 
Segue o álbum, que nasceu com ares de cult.


sábado, 21 de maio de 2016

Música



Smokin' - Humble Pie 



Álbum que aguardei muito tempo para tê-lo. Consegui em CD, já adulto. Na minha adolescência, eu cheguei a recortar a resenha que um jornal à época do lançamento do disco, fez; isso lá em 1972.
Smokin' é o primeiro trabalho após a saída de Peter Frampton da banda. Uma aula de Rock'n'Roll.
Seguem vídeos com faixas da obra:








terça-feira, 17 de maio de 2016

Cinema



The Lunchbox - Direção de Ritesh Batra


Excelente filme hindu com produção francesa e alemã, que lembra o não menos excelente Nunca te vi, sempre te Amei.
Uma dona de casa chamada Ila (Nimrat Kaur) diariamente prepara o almoço numa marmita para o marido em seu trabalho. 
Acidentalmente, a comida é entregue noutro local para um contador que se chama Saajan Fernandes (Irrfan Khan), ele está à caminho da aposentadoria, vive solitário e desencantado com a vida. 
Ila não tem fama de boa cozinheira, por conta disso, recebe orientações de sua tia, aqui, uma curiosidade; em todo o filme, apenas a voz dela é revelada, mas, desta vez, a marmita volta vazia, nada de sobras com um bilhete de Fernandes.
Além disso, o marido de Ila é uma pessoa fria e distante da família, pois, possivelmente, tem uma amante.
Uma relação afetiva vai crescendo entre Ila e Fernandes, alimentada pelos bilhetes que trocam através da entrega de marmitas.
Um filme cativante que recebeu vários prêmio. Produzido em 2014. Possui 104 minutos. 
Segue trailer:


domingo, 15 de maio de 2016

Cinema



O Fantasma do Paraíso - Direção de Brian De Palma



Acompanhei em breve instantes O Fantasma da Ópera, musical de 2004, que minha filha e três colegas assistiam numa tarefa de aula. Aí, lembrei que lá na metade dos anos 70, um musical era a grande "febre" daquele período: O Fantasma do Paraíso. Hoje, ele é cult.
Revendo, continuei a achar um grande filme, mas, algumas coisas nele me soaram datados. Lançado agora, certamente, necessitaria de reformas.
O então jovem cineasta Brian De Palma fundia nessa obra, elementos do Fantasma da Ópera, O Corcunda de Notre Dame e Fausto, tudo dentro do ambiente de rock'n'roll.
Swan (Paul Williams) dirige a Death Records; ele é um cara misterioso e cultuado, tem o poder de vida ou morte sobre aspirantes a pop star. Sabe-se durante a trama, que Swan, tal qual  Fausto, negociou a sua alma com o Demo.
Winslow Leach (William Finley) é um compositor excelente, aspirante também; mostra sua música que é roubada por Swan.
Winslow dentro da Paraíso, organização de Swan que abriga a sua gravadora e outras artes, encontra Phoenix (Jessica Harper) mais uma candidata a astro, por quem se apaixona; porém, Swan arma para ele, que vai ao inferno, neste caso, a prisão Sing Sing, onde perde todos os dentes, a voz e, por fim, fica desfigurado, mutilando parte do rosto, aí entra elementos do clássico Fantasma da Ópera, pois Leach terá que usar uma máscara para esconder sua horrível nova feição.
Phoenix estoura como cantora e se envolve afetivamente com Swan, enquanto Leach, agora "O Fantasma", parte para a sua vingança.
Todo o filme se ambienta numa versão pop, com elementos quase que exclusivos dos Seventies.
Produzido em 1974, possui 91 minutos.
Como curiosidade, lá no final dos créditos, "Set Dresser" está o nome de Sissy Spacek, que iria estrear o filme seguinte de De Palma, Carrie, a Estranha.
Segue vídeo com comentário de Marcelo Carraro, que explica melhor do que eu, o que representa essa película:




terça-feira, 10 de maio de 2016

Literatura


Dica de Leitura


Histórias de um Novo Tempo - Vários - Pasquim


Em plena ditadura militar, a revista Pasquim era uma das referências da resistência democrática com muita competência e criatividade. Criou a Editora Codecri (Comitê de Defesa do Crioléu) e lançou várias obras que se tornaram clássicos. 
Uma delas foi lançada em 1977, quando foram reunidos contos de seis escritores que estavam surgindo. São eles: Julio Cesar Martins, Jeferson Andrade, Luiz Fernando Emediato, Antonio Barreto, Domingos Pellegrini Jr. e Caio Fernando Abreu.
São 112 páginas de muita qualidade e de muito prazer para o leitor.

domingo, 8 de maio de 2016

Galeria


Galeria


Ava Gardner nasceu Ava Lavínia Gardner no dia 24 de Dezembro de 1922 em Smithfield, Carolina do Norte, EUA e faleceu em 25 de Janeiro de 1990, Londres, Inglaterra. Alguns de seus filmes são: Os Assassinos (The Killers-1946), Mogambo (Mogambo-1953) e Terremoto (Earthquake-1974).

terça-feira, 3 de maio de 2016

Música

Ammerland - Führs & Fröhling




Dupla representante do krautrock, gênero alemão do rock progressivo. Lançado em 1978, Ammerland traz Heinz Fröhling nas guitarras e Gerhard Führs nos teclados num dos melhores discos do final dos anos 70.
Segue o álbum:




domingo, 1 de maio de 2016

Música



Almost Home - Moby


Richard Melville Hall é novaiorquino do Harlem, mas foi criado fora. Adotou o apelido de Moby, porque diz ser descendente de Hermann Melville, autor do clássico da literatura, Moby Dick.
Este disco é um registro ao vivo "At the Fonda", Los Angeles no ano de 2014. Nele estão todos os seus maiores sucessos.
Segue alguns momentos do show: