domingo, 31 de julho de 2016

Cinema



As Mulheres do Sexto Andar - Direção de Phillipe Le Guay




Grande filme francês, onde se destacam atrizes espanholas.

Na Paris de 1962, um grande empresário, Jean-Louis (Fabrice Luchini) vive sua vida burguesa ao lado da fútil esposa Suzane (Sandrine Kinberlain), longe dos filhos pequenos que estudam em internato; com eles, uma governanta há bastante tempo com a família, que responde por tudo na casa.
Um dia, Jean-Louis se desentende com a empregada, Germaine (Michèle Gleizer) e a demite. O rompante, à princípio, seria uma grande dificuldade, mas, após algumas entrevistas, aparece Maria (Natalia Verbeke, argentina de nascimento), mais jovem, que vem da Espanha franquista para se juntar a outras conterrâneas, que trabalham como domésticas e moram no sexto andar do edifício da família de Jean-Louis.
Elas são alegres, solidárias, trabalhadoras, sonhadoras e despojadas da vida teatral, que os franceses da história vivem.
Com elas, Jean-Louis, aos poucos, vai descobrindo um mundo melhor, apesar das dificuldades, encontra em Concépcion (Carmen Maura), Carmen (Lola Dueñas), demais espanholas e especialmente, em Maria, a liberdade e felicidade que só conhecia através da imaginação.
Produção de 2012. Possui 115 minutos.
Segue o trailer:


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Cinema



A Vida no Paraíso - Direção de Kay Pollak


Filme sueco encantador de 2004, que concorreu ao Oscar de melhor estrangeiro do ano seguinte.
A história começa com o menino Daniel sofrendo bullying pelo seu gosto de tocar violino, algo peculiar entre os seus colegas. Leva uma surra deles e recebe o consolo de sua mãe, que diz para ele não desistir, enfim, seguir em frente.
Há um corte  e o filme mostra Daniel (Michael Nyqdvist) já adulto, agora um famoso maestro europeu; no entanto, ele tem um ataque cardíaco, que o obriga a largar a profissão. Para remediar, resolve retornar a sua cidade natal, um lugar pequeno, onde a vida passa em ritmo bem menos frenético do que nos grandes centros, o que em tese, amenizaria o seu problema.
Lá chegando, adquire um prédio que abrigava a antiga escola do lugarejo para ser seu lar. Logo, ele é convidado pelo pastor para ensaiar o coral da igreja, aí começa uma teia de relacionamentos, que vai expondo as situações de cada participante do coral, caso de Gabriela (Helen Sjoholm), mãe de dois filhos que apanha frequentemente do marido, um brucutu, que procura resolver suas diferenças no "pau"; também, a meiga Lena (Frida Hallgren), atendente de supermercado, que possui um comportamento sexual condenado pela comunidade, que manterá um relacionamento afetivo com Daniel, além da esposa do pastor, uma esposa cerceada e manipulada pelo marido.
A trama vai revelando as dificuldades de se viver em sociedade, mas também, demonstra a  dádiva dos seres humanos de vencer esses obstáculos.
O final é emocionante. Tocante, realmente.
Segue trecho do filme:



segunda-feira, 25 de julho de 2016

Literatura


Dica de Leitura

Uma Varanda sobre o Silêncio - Josué Montello


Recém vi o documentário Hércules 56, que traz depoimentos tanto dos ativistas que raptaram o embaixador americano em 1969, quanto os presos que foram trocados e seguiram para o México naquele Setembro.
Isso me inspirou a indicar esta obra do maranhense Josué Montello, que trata da espera/busca de Luciana pelo filho Mário Júlio, desaparecido durante o período da ditadura brasileira iniciada em 64.
Mário Júlio desaparece logo depois do sequestro e morte do filho do embaixador norte-americano no Brasil. 
A mãe não quer acreditar ou desconhece a participação do filho, para ela, ele está desmemoriado e não consegue retornar. 
Dezesseis anos passados, vem a anistia e Luciana segue na espera. Nesta busca, ela conta com Acrísio, que suspeita do real fim de Mário Júlio, mas prefere conservar as esperanças da mãe.
Luciana resolve utilizar os meios de comunicação, assim, participa de um programa de televisão, onde apela pela volta do filho.
Ela é procurada por um sujeito que atualmente participa de uma seita religiosa; hoje convertido, antes um tenebroso passado em que fora policial e torturador.
Ele revela a verdade, a morte de Mário Júlio, fato ligado ao rapto, mas Luciana se nega a acreditar na história e persiste na espera do filho.
Obra lançada em 1984 pela Editora Nova Fronteira, possui 352 páginas.

Galeria



Galeria


Frida Sophia Hallgren nasceu em Estocolmo, Suécia, dia 16 de Dezembro de 1974. Alguns de seus filmes são; Loucuras de Garoto (Kadisbillan-1993), A Vida no Paraíso (Sa som i himmelen-2004) e A Vida no Paraíso 2 (Heaven on Earth).

terça-feira, 19 de julho de 2016

Música



No Secrets - Carly Simon



Primeiro álbum que adquiri de Carly Simon, o seu terceiro que foi lançado em 1972. Considero o melhor de sua carreira, pois vem muito bem acompanhada com músicos de estúdio estupendos e composições maravilhosas.
Seguem algumas faixas deste álbum:





domingo, 17 de julho de 2016

Música



Tom Fogerty - Tom Fogerty 


Tom Forgety é o único ex-integrante do Creedence Clearwater Revival que já faleceu, no caso, em 1990, vítima de Aids adquirida em uma transfusão de sangue.
Era o guitarrista da banda e possuía grandes divergências com John, seu irmão, vocalista do grupo e principal compositor.
Como não conseguiu ajustar a relação, ele deixou a banda e seguiu carreira solo. Este que posto é seu primeiro trabalho lançado no ano de 1972.
Vê-se claramente, que seu som era muito influente na Creedence. Não era apenas mais um integrante.
Seguem as faixas do álbum e um link com o disco:

The Legend Of Alcatraz               
Lady Of Fatima
Beauty Is Under The Skin           
Wondering       
My Pretty Baby               
Train To Nowhere         
Everyman          
The Me Song    
Cast The First Stone      
Here Stands The Clown


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cinema



Westworld - Direção de Michael Crichton


Antes de Blade Runner, O Exterminador do Futuro e O Vingador do Futuro, esse filme de 1973, dirigido por Michael Crichton (O Enigma de Andrômeda, O Homem Terminal e Jurassic Park, entre outros) apresentava o confronto do homem versus máquinas, que substituem seres humanos. Há vários elementos nele nas obras citadas.
O filme mostra a história de um parque de diversões super-moderno, onde as pessoas pagam caro para frequentar ambientes como o Império Romano, Idade Média e o Faroeste norte-americano para se divertir.
Peter (Richard Benjamin) e John (James Brolin) escolhem o faroeste e lá vivem a "realidade" do período, enfrentando figurantes robôs, podendo encará-los em duelos ou escolher prostitutas como acompanhantes.
Tudo parece andar muito bem até que ocorrem panes em todos os robôs de todos os ambientes e os humanos são perseguidos, especialmente pelo pistoleiro vivido magnificamente bem por Yul Brynner.
Excelente ficção científica, que alguns críticos classificam também como faroeste. No Brasil, ele recebeu um complemento no título; Onde Ninguém tem alma.
Possui 85 minutos. É considerado cult.
Segue o trailer:




terça-feira, 12 de julho de 2016

Cinema



A Grande Sedução - Direção de Jean François Pouliot




Uma grata surpresa esta produção canadense realizada em 2003. É mais um daqueles filmes que tocam o coração da gente. Muito gratificante, porque os personagens são de "carne e osso" com uma história cativante e vários momentos hilários.
Na parte francesa do Canadá, mais exatamente num lugarejo de 125 habitantes, a vida é alimentada de seguros-desempregos, porque não há nenhuma atividade lucrativa e a pesca é de sobrevivência.
De repente, a esperança de melhoria de vida surge com a possibilidade de instalação de uma fábrica de plásticos ali, na pequena ilha de Saint Marie La Mauderne, mas para isso, os investidores, entre algumas condições, colocam a necessidade de na cidade existir um médico residente, algo impensável até aquela data.
 Germain (Raymond Bouchard), o líder do lugar resolve ir atrás da solução, enfim, encontrar um profissional da Medicina para residir na ilha.
A situação está muito difícil até que Christopher (David Boutin), um jovem médico, morador de Montreal é flagrado no trânsito, dirigindo drogado e em alta velocidade. 
A pena imposta é ficar um mês prestando serviços comunitários em Saint Marie. Agora, a cidade vai "armar" várias situações para convencer Christopher a permanecer pelo menos, 5 anos no lugar e viabilizar a implantação da fábrica.
Toda os moradores se envolvem em várias "armadilhas" na busca do êxito, criando uma Saint Marie La Mauderne de ficção, onde os homens gostam de críquete, o esporte preferido do médico, bares movimentados e o gosto por jazz fusion. entre outras armações.
Uma delícia de película. Possui 108 minutos.
Existe uma versão em inglês. 
Segue o trailer da obra original:


sábado, 9 de julho de 2016

Literatura


Dica de Leitura

A Ditadura Acabada - Elio Gaspari


Quando tudo indicava que a grande obra de Elio Gaspari sobre os Anos de Chumbo brasileiros, ficaria incompleta pela ausência da gestão de João Figueiredo, eis que em 2016, o autor nascido na Itália nos brinda com o quinto e último volume; A Ditadura Acabada.
Tão importante, quanto os anteriores, a obra apresenta elementos políticos, sociais, econômicos e culturais entre 78 e 85, pegando o período de engenharia da candidatura do general que gostava mais de cavalos do que pessoas até o seu final, quando deveria ter passado a faixa presidencial para um civil, Tancredo, na prática, Sarney, mas preferiu sair pela porta dos fundos do palácio.
Obra indispensável para o entendimento da história recente de nossa gente, nosso país.
Possui 447 páginas, lançada pela Editora Intrínseca.

domingo, 3 de julho de 2016

Galeria



Galeria


Nimrat Kaur nasceu em Pilani na Índia, no dia 13 de Março de 1982. Alguns de seus filmes são: Uma Noite com o Rei (One Night with the King-2006), The Lunchbox (The Lunchbox-2013) e Airlift (Airlift-2016).