domingo, 30 de outubro de 2016

Cinema



24 Hour Party People - Direção de Michael Winterbottom


No Brasil, o filme recebeu o nome de "A Festa Nunca Termina". Trata-se da história de Tony Wilson, fundador da Factory Records, gravadora que lançou grandes bandas da cidade de Manchester, Reino Unido, em especial, retrata o surgimento do Joy Division, cujo líder, Ian Curtis era a maior expressão, porém, na véspera da viagem para a excursão aos Estados Unidos, suicidou-se em 18 de Maio de 1980, fato que terminou com o grupo.
Mas, o filme não foca apenas o Joy; mesmo que rapidamente, aparece o New Order, grupo formado pelos seus remanescentes; além dele, A Certain Ratio, Durutti Column e Happy Mondays.
É filme para fãs.
Lançado em 2002, possui 117 minutos. No elenco estão Steve Coogan como Tony Wilson e Shirley Henderson como Lindsay Wilson.
Segue o trailer com a abertura onde aparece entre outros, o Sex Pistols:


Cinema



Agnus Dei - Direção de Anne Fontaine


Filme produzido em 2015, que trata de um acontecimento quase desconhecido do final da IIª Grande Guerra na Europa, mais exatamente na Polônia.
A história começa quando uma noviça sai do convento, atravessa uma floresta até encontrar o posto onde atua a Cruz Vermelha. Ela consegue se comunicar brevemente com uma enfermeira francesa, Mathilde, papel vivido por Lou de Laâge. Num primeiro momento, não obtém a ajuda necessária, porém, após Mathilde constatar que a freira aguarda, rezando no frio, se compadece e a acompanha até o seu convento, onde moram 30 freiras beneditinas.
Mathilde toma conhecimento dos estupros realizados por nazistas e depois, soviéticos, deixando várias religiosas grávidas e com graves conflitos espirituais. 
Praticamente, a metade está esperando filhos num mesmo período, inclusive a madre superiora, interpretada por Agata Kulesza, a última a revelar o seu estado.
Com o auxílio do médico Samuel (Vincent Macaigne), Mathilde relaxa o seu trabalho na Cruz Vermelha e à noite, busca resolver os problemas do convento.
Uma obra tocante e reveladora.
Possui 115 minutos.
Segue o trailer:


sábado, 29 de outubro de 2016

Literatura


Dica de Leitura


Terra Vermelha - Domingos Pellegrini


Quanta alegria poder sugerir uma obra-prima como essa, que para quem é do interior e já passou dos 50 vivenciou, mesmo jamais tendo botado os pés em Londrina, Paraná.
Alguém já escreveu; "conheça a tua aldeia e conhecerás o mundo". Foi isso que senti ao ler este épico do multi premiado escritor paranaense, detentor de 5 prêmios Jabuti, o mais importante do Brasil nas letras.
A história do casal José, de Rafard e (Sebas) Tiana, de Capivari, um italiano e uma mulata, que se conhecem, se apaixonam e partem para a vida. José cheio de desventura, de frustrações, de malogros e Tiana, o esteio, a base, o porto seguro para segurar os insucessos do companheiro.
José, depois de muitas andanças e frustrações, arrisca mais uma vez, e finalmente, encontra Londrina, um lugar para crescer e se estabilizar. Chama a família e através da história deles, de Gois, Gracias, Mané Preto, Mané Filinto, Zé do Cano e muitos outros pioneiros, o painel da região e do Brasil no período entre 1930 e 1990, vai sendo desvelado. Nada dos eventos brasileiros ficou para trás na pena de Domingos Pellegrini.
Há ainda, a (des) construção familiar, quando José, que fora tantos zés na vida, agora preso a uma cama de hospital, aparentemente em coma, ouve os netos insensíveis, ora recordarem passagens da vida do avô, ora discutirem a herança que ele deixará.
Seguramente, o melhor livro que li nos últimos anos. Imperdível.
Terra Vermelha é da Editora Geração Editorial, lançado em 1998, possui 471 páginas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Galeria



Galeria


Joan Fontaine nasceu Joan de Beauvoir de Havilland em Tóquio, Japão, dia 22 de Outubro de 1917 e faleceu em Carmel, Califórnia, EUA, no dia 15 de Dezembro de 2013.
Alguns de seus filmes são: Gunga Din (Gunga Din-1939), Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca-1940) e Ivanhoé, o Vingador do Rei (Ivanhoe-1952).

sábado, 22 de outubro de 2016

Música



Fingerprints - Larry Carlton



Um dos maiores guitarristas do mundo, Larry Carlton lançou em 2000, Fingerprints. Segue o álbum na íntegra:





domingo, 16 de outubro de 2016

Música



Desire - Bob Dylan


Esta semana, muito se falou nele. Dylan recebeu o Nobel de Literatura. Ainda que eu seja super-fã do cara; acho que foi uma extravagância da Academia. 
Então, eu lembrei que este álbum de 1975, foi o primeiro que tive dele. Há pelo menos três músicas inesquecíveis para mim: Hurricane, Joey e Oh, Sister, mas todas as faixas são memoráveis.
Seguem três músicas:







quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cinema



Alta Frequência - Direção de Gregory Hoblit



No original, Frequency, filme realizado em 2000 é uma fantasia maravilhosa. Não tente entender, não busque o racional; é película para curtir, viajar no tempo. Pensar que pode acontecer conosco.
A história começa em 1969, quando o bombeiro Frank Sullivan (Dennis Quaid) se arrisca em várias ocorrências de socorro ou resgate; ele possui uma família estruturada, Jules (Elizabeth Mitchell), um filho com apenas 6 anos, que, como o pai, é fanático pelo time de beisebol Mets. Um detalhe importante! No céu, a aurora boreal.
Um corte na sequência e entramos em 1999; Frank faleceu e John (Jim Caviezel) tornou-se um policial, que tem problemas com a namorada; segue vivendo com a mãe.
Um dia, John mexe num baú com lembranças do pai. Resolve testar um rádio de alta frequência, conseguindo falar com alguém. Após os primeiros contatos, John se vê falando com seu pai cada um na mesma casa, porém separados por 30 anos.
No meio da tanta recordação e situações estranhas, ambos se veem envolvidos com um serial killer, que assassinou várias enfermeiras; vale lembrar, que Jules é enfermeira, ainda na ativa na época de 1969 e está correndo risco.
John e Frank podem alterar o passado, evitando os assassinatos e pegando o meliante, partem para a ação. 
No final, novamente aparece a aurora boreal.
São 119 minutos de emoção.
Segue o trailer:


domingo, 9 de outubro de 2016

Cinema



River - Direção de Jamie M. Dagg


Interessante filme do gênero, que fica entre suspense e aventura, tendo como fundo o continente asiático.
John Lake (Rossif Sutherland) é um médico inglês voluntário, trabalhando no sul do Laos; uma noite, de folga, ele está bebendo num bar, onde, em outra mesa, dois homens brancos  bebem além da conta e convidam duas meninas para sentar com eles.
Houve discussão e John resolve chamar a atenção de um deles. Aparentemente, o problema foi contornado; mas, no final da noite, quando caminha bêbado pelas ruelas do lugar, ele presencia uma cena próxima de um rio, uma das garotas está amarrada, parece desacordada ou morta; vítima de violência. O agressor está perto e John resolve agarrá-lo; há uma briga.
Neste momento, a cena recebe um corte e John aparece machucado no braço e no rosto, desmemoriado, chegando ao seu trailer. Ao se lavar, descobre que perdera a carteira com todos os documentos. Retorna e avista gente ao redor de um corpo achado no rio Mekong, cuja a identidade revela que se trata de filho de um diplomata australiano, aquele que Lake se envolvera na discussão no bar horas antes.
Aos poucos, John vai reconquistando a memória e percebe, que ele foi o responsável pela morte.
Sem documentos e agindo de forma suspeita, John Lake foge e é alvo de uma grande caçada na sua busca em sair do país, porque ninguém acredita na sua história.
Um thriller de tirar o fôlego. 
No elenco estão Sarah Botsford como a colega médica de John, Stephanie e Ted Atherton como Patrick.
Lançado em 2015, possui 95 minutos.
Segue o trailer:



sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Literatura


Dica de Leitura

Noites no Sobrado - Laury Maciel


Romance do gaúcho de Taquara, Laury Maciel, que retrata a vida no pequeno município de Santa Cristina (em parte, inspirada na cidade natal do autor), cujo o fio condutor é o amor proibido do padre Baltazar por Daimar, a jovem esposa do major Danga Pedroso, um dos "donos" do pedaço, herdeiro político de sua avó, Maruca da Guarda, colonizadora da região. 
Há outros personagens interessantes como o prefeito Jacob, inimigo político de Danga, os filhos Carlos e Ana, o primeiro, sonha em ser escritor de poemas e ama a irmã, Ana; ela "prometida" ao rábula Lucas Parreira, diretor do jornal da cidade. A família Pedroso vive no Sobrado (do título).
O autor cria situações de extrema inspiração como o surgimento do pasquim Pau na Nuca, que comenta sobre tudo que vê, com isso, mexe com a vida das pessoas, desestabilizando a rotina do pequeno povoado.
Outro aspecto criativo da narrativa é o surgimento da greve dos cubeiros, deixando Santa Cristina em estado de calamidade pública, pelo acúmulo de dejetos nas ruas, nas casas, afetando, inclusive a zona do meretrício, tão estimada pela população masculina.
O romance tem todos os elementos, que aparecem em parte das obras de Érico Veríssimo e Charles Kiefer; também, me lembrou o Ibiamoré de Roberto Bitencourt Martins.
Coloco apenas um reparo, Laury poderia ter abreviado o livro de 234 páginas, porque em muitas delas, por decisão pessoal ou estilística, ele repetiu traços e ações dos personagens, que para o leitor, já haviam sido bem marcadas no decorrer da leitura.
Lançado em 1986 pela Editora Mercado Aberto.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Galeria



Galeria


Mariska Veres nasceu em Haia, Holanda, em 1º de Outubro de 1947 e faleceu em 02 de Dezembro de 2006, também em Haia, Holanda. Era vocalista do grupo Shocking Blue.
Alguns discos dela com a banda são: Shocking Blue - 1968, At Home - Shocking Blue - 1969 e Scorpio's Dance - 1970.