sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Música


Greg Lake in Concert - Lake



2016 levou muita gente boa: Bowie, Prince, Leon Russel, Caubi Peixoto, George Michael e Lake, lendário baixista do ELP, um trio que era sinônimo de rock progressivo e do não menos importante, King Crimson.
Deixo aqui vídeos de faixas que ele tocou em Londres em 1995 que gerou este disco. Os vídeos não necessariamente são deste concerto:






domingo, 25 de dezembro de 2016

Cinema



Jonas que terá 25 anos no ano 2000 - Direção de Alain Tanner


Levei 40 anos para assistir esse clássico, pois quando do lançamento lá em 1976, ele passou rapidamente pela minha cidade. Logo após, recortei críticas e resumos dele nos jornais da capital.
Passaram-se os anos do VHS e, igualmente, o acesso ficou restrito aos grandes centros. 
Hoje, há poucos minutos, acabei de assistí-lo. Excelente.
A história mostra vários personagens se cruzando durante os 112 minutos da película. São oito, todos reféns dos acontecimentos da última década, em particular, o Maio de 68 na França, mesmo que o enredo se localize na Suíça, terra do diretor Alain Tanner.
Mathilde (Myriam Boyer) é casada com Mathieu (Rufus), ela deseja mais um filho (que será o Jonas do título), ele, desempregado, consegue trabalho na região agrícola, mas acaba dando aulas espontaneamente numa estufa de vegetais, Jean-Luc Bideau é Max, um anarquista, que encontra em Madaleine (Myriam Mezere), uma praticante da cultura hindu, a companhia ideal.
Há, ainda, Marie (Miou-Miou), uma francesa que mora em seu país e se desloca diariamente para trabalhar como caixa de um supermercado na Suíça. Ela logra os empregadores para beneficiar pessoas carentes. Faz amizade com Marco (Jacques Deni), um professor de História, que tenta inovar seus métodos de ensino, incluindo depoimentos de pessoas comuns em suas aulas
Por fim; Marcel (Roger Jendly), proprietário do "sítio", que se preocupa com a qualidade da produção agrícola e empregador de Mathieu. Vive  preocupado mais com animais do que os seres humanos. Sua esposa, Margherite (Dominique Labourier), administra os negócios e possui uma relação íntima com alguns vizinhos estrangeiros.
Todos esses personagens tem sentido e são indispensáveis para a construção da história do filme.
Segue um trecho:


sábado, 24 de dezembro de 2016

Cinema



Crepúsculo das Águias - Direção de John Guillermin



Este clássico de guerra, no original The Blue Max, está completando 50 anos de vida.
Trata-se de um raro exemplar (junto com A Cruz de Ferro) de produção inglesa, que mostra quase na sua integralidade apenas as linhas germânicas durante a Primeira Guerra Mundial.
O tenente Stachel (George Peppard) chega para integrar o pelotão da aviação alemã. No início, ele é ignorado e até ridicularizado pelos colegas pela sua origem humilde. 
Aos poucos, Stachel vai desvelando o seu lado ambicioso; ele deseja conquistar a Blue Max, a medalha mais importante, que é dada aos pilotos que consegue abater 20 ou mais aviões inimigos.
Inspirado no Barão Vermelho, Von Richthofen, Stachel rivaliza com Willi von Kluggerman (Jeremy Kemp) não apenas no ar, mas no coração de Kaete (Ursula Andress), condessa casada com o Conde, Marechal Von Kluggerman.
Contando com a simpatia dos maiores oficiais alemães, que queriam um herói de origem "plebéia", Stachel vai ascendendo na carreira até conquistar os seus objetivos; a medalha e a Condessa, mas isso vai se tornar um inconveniente para todos.
Com duração de 235 minutos, este filme está entre os melhores que tratam da aviação de caça.
Não consegui o trailer, mas fica a sugestão.





quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Literatura


Dica de Leitura


Ninho de Cobras - Lêdo Ivo


Lêdo Ivo é um dos maiores escritores nordestinos; nasceu em Alagoas e lançou esta obra em 1973, aliás, o meu exemplar é da 2ª edição e li em Novembro de 1981.
Utilizou a sua Maceió durante a Ditadura Vargas para fazer uma crítica, ainda que velada, ao período da Ditadura Militar, o autor descreve geográfica e sócio-economicamente a terra em que vive, onde a violência e miséria estão no primeiro plano. As agruras dos subnutridos e alienados submetidos aos desígnios de uma elite cruel e impediosa, mostrando que pouca coisa mudou entre esses dois períodos de exceção.
Lêdo Ivo vai misturando o real e o fantástico em capítulos pequenos com personagens interessantes como a raposa que é morta a pauladas (e seu simbolismo) ou as ações do Sindicato da Morte, um movimento de justiçamento pelas próprias mãos.
Uma grande leitura, sem dúvidas.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Galeria



Galeria


Joni Mitchell nasceu Roberta Joana Anderson, no dia 07 de Novembro de 1943, Fort MacLeod, Canadá. Alguns de seus álbuns são: Blue (1971), For the Roses (1972) e Court and Spark (1974).

Música



Currents - Tame Impala



Excelente banda australiana, que lançou este álbum no ano passado, 2015, o seu terceiro de estúdio.
Há forte inspiração do psicodelismo que surgiu nos anos 60 e 70.
Seguem faixas deste trabalho para que tirem as dúvidas:






sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Música



Meus Lados B - Erasmo Carlos



O mais recente álbum do "King" Erasmo Carlos é uma delícia, um encanto do grande roqueiro nacional, onde ele coloca vários petardos, que não foram hits arrasa-quarteirões, mas que, hoje, temos certeza, que qualidade não faltou. Obrigado, Erasmo.
Segue o dvd, pois ele foi gravado ao vivo:


domingo, 11 de dezembro de 2016

Cinema



Beach Boys - Uma História de Sucesso - Direção de Bill Pohlad



Um filme para fãs; tem seus percalços, mas dá uma bela amostragem da vida tumultuada do líder Brian Wilson, vividos em dois momentos, Paul Dano, período da banda e John Cusack, na fase atual.
Um momento bacana da história é aquele que abrange o isolamento de Brian, quando ele compõe só, a obra-prima Pet Sounds, em 1966. Álbum que não foi bem recebido pela crítica e incrivelmente, pelos demais membros da banda.
Com o tempo, Pet Sounds conseguiu ser absorvido, digerido e compreendido, entrando em qualquer lista de grandes clássicos.
A história abrange também, o relacionamento doentio de Brian com o empresário e médico, Dr. Landy (Paul Giamatti), que foi salvo pelo amor e companhia de Melinda, a bela atriz Elizabeth Banks, que está com ele até hoje.
A comparação desfavorável que os Beach Boys faziam com os Beatles, também contribuiu para o agravamento da saúde do líder deles, Brian.
Sem ser um grande filme, ele é indispensável para entender uma passagem importante da história do rock'n'roll.
Lançado em 2014, tem 122 minutos.
Segue o trailer:




domingo, 4 de dezembro de 2016

Cinema



Elis - Direção de Hugo Prata


Está nos cinemas brasileiros o excelente filme que conta a vida da maior cantora nacional, Elis Regina, pegando a segunda metade de seus 36 anos, quando morreu em consequência de uso de drogas.
Elis (Andreia Horta) chega ao centro do país ao lado de seu pai (Zecarlos Machado) para um teste. Depois de vários contratempos, ela finalmente é aceita e encontra em Lennie Dale (Júlio Andrade) o apoio necessário para se firmar na carreira. 
O salto de qualidade vem com o encontro com o empresário Marcos Lázaro (César Trancoso) que a leva para São Paulo.
A película igualmente aborda a sua difícil relação afetiva, seja com Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), seja com Cesar Camargo Mariano (Caco Ciocler), bem como, com os militares que governavam o país.
Lançado este ano, o filme tem 113 minutos, conta também com Lúcio Mauro Filho e Rodrigo Pandolfo nos papéis de Miéle e Nelson Motta.
Segue a apresentação dele em Gramado:


sábado, 3 de dezembro de 2016

Literatura


Dica de Leitura

Gilberto bem perto - Gilberto Gil e Regina Zappa


Excelente biografia de um dos maiores artistas do Brasil em todos os tempos. O baiano nascido em Ituaçu em 1942, relata desde sua infância, a relação com seus pais José e Claudina mais a irmã Gildina até a década que vivemos.
Como a geração musical de Gil é a principal da história nacional, a obra ao acompanhar a vida dela (a geração de Gil) vai desvelando o país, em especial, o duro período da ditadura militar, que obrigou vários artistas a deixarem o Brasil, caso de Gil e Caetano.
Cada fase do mestre baiano está retratada nas quase 400 páginas com absoluta clareza, despertando na gente a vontade de prosseguir a leitura se preocupar com mais nada.
As fotos das várias etapas da vida de Gil enriquecem mais o livro.
Lançado em 2013 pela Editora Nova Fronteira.