quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Literatura


Dica de Leitura

A Um Passo da Eternidade - James Jones


 Obra gigantesca em todos os sentidos de James Jones, escritor que participou da Segunda Grande Guerra e soube extrair desta terrível experiência os elementos necessários para fazer uma reconstituição esplêndida daquele tempo.
Seu livro teve repercussão imediata, ganhando vários prêmios e principalmente, sendo vertido para o cinema com igual êxito por Fred Zinnemann com título e aclamação idênticos.
A história gira em torno da vida do soldado Prewitt que pede remoção de sua unidade militar e vai para o Hawaii, tentando livrar-se de seu passado, em especial, a sua experiência no boxe. 
Também deixa de ser o principal corneteiro, algo que o tornara diferenciado pelo talento para executar essa função.
Por azar, acaba indo para uma unidade cujo o chefe e colegas tem obsessão pelas conquistas esportivas, em especial, justamente, as lutas de boxe. Aí, sua recusa vira o estopim que desencadeia as perseguições que sofrerá.
Paralelamente a história de Prewitt, há outras que tornam o romance enriquecido como as de Lorene, a prostituta que vem do interior norte-americano, sonhando em "vencer na vida" e voltar por cima para casa, a do sargento Warden, que detesta oficiais e acaba se envolvendo com Karen, esposa de seu chefe, Holmes, uma mulher frustrada, que imagina não encontrar a tranquilidade deixada para trás, perdida depois do casamento.
Também o personagem vivido na tela por Frank Sinatra, Angelo Di Maggio, ganha relevância na trama de Jones.
As páginas derradeiras tem como pano de fundo o ataque japonês ao local, Pearl Harbor.
O exemplar que eu tenho, possui dois volumes totalizando 814 páginas e é da Editora Record. Foi escrito em 1952.
Faria apenas uma alerta; é necessário lê-lo considerando a época e o contexto em que foi escrito, sob pena de classificá-lo como politicamente incorreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário