quinta-feira, 30 de março de 2017

Cinema


Último Táxi para Darwin - Direção de Jeremy Sims 


Filme sensível que mostra a jornada de Rex (Michael Caton), um veterano e sorumbático motorista de táxi, que mora numa pequena localidade, Broken Hill; ele descobre ter uma doença que não tem cura.
Na sua Broken Hill mora Polly (Ningali Lawford), um descendente de aborígenes, que nutre por ele mais do que uma simples amizade e o filme revelará, que há reciprocidade de sentimentos.
Rex descobre que em Darwin, distante mais de 2.000 quilômetros, a doutora Farmer (Jack Weaver) desenvolve um estudo cuja finalidade é dar um fim digno à vida, mas ainda está em fase experimental, porém, já passível de uso em seres humanos.
Rex parte em busca de uma solução para a sua doença. Neste ponto, a película vira um "road movie", onde ele vai encontrando personagens que vão se inserindo na sua vida, casos de Tilly (Mark Coles Smith), um errante, que tem no passado a arte de jogar  futebol americano, também Julie (Emma Hamilton), uma atendente de bar, que abandonara a profissão de enfermeira e ainda não encontrou um sentido na sua existência.
Esse trio completará a viagem até Darwin, onde Rex terá que fazer o grande teste de sua jornada na Terra.
Um filme australiano muito tocante que foi produzido em 2015; tem 123 minutos.
Segue o trailer:


sábado, 25 de março de 2017

Cinema



O Delito Matteotti - Direção de Florestano Vancini 



Com os últimos acontecimentos no cenário político brasileiro, eu lembrei deste clássico do cinema italiano, que trata do assassinato do Giacomo Matteotti (Franco Nero), após um vigoroso discurso no parlamento italiano, denunciando a violência fascista liderada por Benito Mussolini (Mario Adorf), que em 1924 ordena o sequestro em represália e pelo exagero, a morte do político.
No elenco estão ainda Giulio Girola como o rei Victor Emanuel III, Luchino Visconti no papel do juiz Mauro Del Giudici e Ricardo Cucciola representando Antonio Gramsci.
Produção de 1973, possui 118 minutos.
Segue o início do filme com o discurso de Matteotti:



terça-feira, 21 de março de 2017

Literatura


Dica de Leitura


As Raízes do Rock - Florent Mazzoleni



Esta obra busca explicar o fenômeno rock'n'roll investigando as origens musicais diversas, que incluem blues, country, gospel, jazz e até as swing bands. Deste cadinho, surgiu o ritmo, melodias e especialmente, nova atitude dos jovens, que revolucionaram o comportamento dos anos 50, período de grande repressão social, que se rendeu com o auxílio do aparecimento da televisão e de um cinema com astros jovens icônicos como James Dean, Natalie Wood e Marlon Brando e a liberdade sexual que teve o seu apogeu na década seguinte.
O autor divide o livro em décadas evidenciando também, os grandes nomes da nova onda como Chuck Berry, Elvis Presley, Bill Haley e tantos outros.
Uma grande leitura. São 224 páginas com bastante ilustrações. A Editora é Companhia Editora Nacional. Lançado em 2008.

domingo, 19 de março de 2017

Música



A Morte de Chuck Berry


Neste Sábado, 18 de Março, aos 90 anos, Chuck Berry faleceu. Viveu uma grande vida; deixou um legado indescritível, porque, passados mais de 60 anos, o ritmo, a música, idealizada por ele se solidificou e, praticamente, se tornou um elemento indispensável à fase adolescente da maioria dos seres humanos no planeta.
O Rock'N'Roll tem sua paternidade dividida: Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Carl Perkins, Roy Orbison; porém, o nome mais forte, mais denso e de maior aceitação como o criador do gênero é Charles "Chuck" Berry.
Fica uma pequena homenagem ao padrinho dos Beatles e Rolling Stones:



quarta-feira, 15 de março de 2017

Galeria



Galeria


Charlize Theron nasceu em Benoni, Gauteng, África do Sul, em 7 de Agosto em 1975. Alguns de seus filmes são: Doce Novembro (Sweet November-2001), Monster (Monster- 2003) e Batalha em Seattle (Battle in Seattle-2007). 

sábado, 11 de março de 2017

Música



Thundermother - no red rowan


Esplêndido representante do Acid Rock, Psych Blues, a Thundermother lançou este álbum em 1970 (algumas referências dão conta de ser em 1971). Banda formada no Reino Unido.
Segue o  disco:



terça-feira, 7 de março de 2017

Música



Here Comes The Sun  - Nina Simone



Amanhã, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, escolhi este espetacular álbum da grande diva da música mundial, Nina Simone para uma singela homenagem a todas as mulheres.
Este disco foi lançado em 1971 e contém a minha versão preferida para o hit de George Harrison, Here Comes The Sun, que dá nome ao elepê.
Seguem algumas faixas do disco:








segunda-feira, 6 de março de 2017

Cinema



O Apartamento - Direção de Asghar Farhadi


Grande vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016, O Apartamento mostra a história de Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh  Alidoosti) que tem de trocar de apartamento, pois o edifício onde moram corre risco de desabamento. 
Emad é professor escolar e junto com Rana são atores de teatro; o amigo e diretor da peça que ensaiam, Babak (Babak Karimi) intermedeia o  aluguel de um novo apartamento.
Há um porém, a antiga moradora não o desocupou totalmente. Um dia, Rana está só em casa e ao atender a campanhia, imagina ser o marido que está chegando; deixa a porta aberta e vai tomar banho.
Rana sofre uma violência que será o fato desencadeador da continuação da história, revelando o conservadorismo da sociedade iraniana até de quem se julgava preparado para enfrentar todo o tipo de obstáculos.
O desfecho que revela o agressor de Rana é surpreendente e igualmente, reflexivo.
Muito justa a premiação.
Lançado em 2016, possui 123 minutos.
Segue o trailer:


domingo, 5 de março de 2017

Cinema



Chocolat - Direção de Roschdy Zem


Excelente filme francês protagonizado pelo grande nome atual do cinema da França, Omar Sy que faz o personagem Chocolat, primeiro palhaço negro da França, que viveu entre o final do Século XIX e início do Século XX.
Rafael Padilla (Omar Sy) foge dos canaviais da América Latina e clandestino, tenta na França a vida num circo. Lá, ele encontra Georges Footit (James Thierrèe), um palhaço que está na "marca do pênalti" em seu emprego. 
Footit tem a grande sacada de criar uma dupla de palhaços, onde Padilla vira o palhaço Chocolat. A dupla estoura e é contratada pelo Nouveau Cirque de Paris.
Chocolat se deslumbra com a vida nova e torra a sua grana em carros, mulheres, cabarés e jogos de azar.
A sua ascensão desvela o preconceito racial, que fica mais escancarado quando ele tenta a carreira de ator, encenando Othelo de Shakespeare.
Baseado em fatos reais, o filme conta ainda com Clotilde Hesme, a enfermeira Marie, que vira companheira de Chocolat e Olivier Gourmet como Joseph Ollier, o proprietário do circo de Paris.
Lançado em 2016; tem 119 minutos.
Segue o trailer:


Literatura


Dica de Leitura

Drive-In - Márcio Grings


O autor tem várias obras literárias e musicais cujos temas, eu me identifico muito. Grings transita com muita competência pelas suas referências culturais como a literatura beatnik, rock'n'roll, blues e o cinema underground, em particular.
Escolhi este livro aleatoriamente. Foi lançado em 2013 e contém 28 textos, todos ótimos.
A Editora é a Disco Voador. Tem 63 páginas.