Mudei de Ideia - Antônio Carlos e Jocafi
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Música
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Cinema
Garrafas Vazias - Direção de Jan Sverák
Filme tcheco que mostra aquele momento em que boa parte das pessoas passa: a hora de parar, de se aposentar. E essa decisão, Josef (Zdeněk Svěrák) toma num momento de insatisfação diante da classe de alunos, onde ele leciona Literatura. Descontrola-se e é chamado para a Direção. Após palavras duras da diretora, Joséf "pede o boné", isto é, vai se aposentar.
Ele é casado com Eliska (Daniela Koralová) que, além de cuidar da casa, dá aulas de alemão para um homem maduro chamado Rezác (Pavel Landosvsky). A união deles está numa perigosa rotina de acomodamento. O casal tem uma filha, Helenka (Tatiana Dyková), que possui um filho pequeno, criado sem a presença do pai, por isso, recorre aos avós do menino para aguentar o dia a dia.
Josef acha que ainda é cedo para parar definitivamente com um emprego regular e tenta ser entregador dos correios, utilizando uma bicicleta. O resultado é óbvio: pela urgência das entregas, ele sofre um acidente, machucando o pé. Perde o vínculo.
Não satisfeito, encontra uma atividade num supermercado, recebedor de vasilhames vazios, onde divide espaço com outros dois funcionários, um jovem que sonha estudar e encontrar uma namorada e um veterano de guerra, surdo, prestes a deixar a função.
Nesta nova fase, Josef vai experimentar emoções que mexerão com a sua vida e a de sua família.
Produzido em 2007, possui 100 minutos.
Segue o trailer:
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Cinema
Viver duas vezes - Direção de Maria Ripoll
Muito bom filme da diretora espanhola Maria Ripoll, onde o personagem central, Emílio, interpretado pelo argentino Óscar Martinez, é um professor universitário de matemática, aposentado, que dá os primeiros e irreversíveis sinais de sofrer do mal de Alzheimer e, óbvio, nega peremptoriamente a condição, fazendo a contragosto os testes, duvidando dos indícios que eles acusam.
No entanto, aos poucos, ele se dá conta da possibilidade e resolve ir atrás do seu amor de infância, Margarita, vivido por Valeria Schoneveld na fase jovem e Isabel Requena, adulta, antes do cruel avanço do Alzheimer.
Emílio tem uma filha, Julia (Inma Cuesta), casada com Felipe (Nacho Lopez) e mãe de Blanca (Mafalda Carbonell), esta que possui um defeito físico na perna, mas que está sempre bem-humorada e é o elo da família.
Quando Emílio resolve viajar de carro à procura de Margarida, Blanca "se escala" para ir junto e, após problemas já consequentes da doença do ex-professor ocorridos na estrada, Julia e Felipe resolvem auxiliar na busca pela antiga paixão de Emílio.
Há "furos" no roteiro, porém, os diálogos e a qualidade dos atores seguram toda a película até o final surpreendente.
Vale a pena ver.
Produzido em 2019, possui 101 minutos.
Segue o trailer: