sábado, 30 de abril de 2016

Cinema



Investigação sobre um Cidadão acima de qualquer Suspeita  Direção de Elio Petri

 

Obra-prima de Elio Petri, onde um inspetor de polícia (Gian Maria Volonté) como fama de ser austero, incorruptível e competente, mata a própria amante, Augusta (Florinda Bolkan) e passa a testar seus colegas e subordinados, deixando pistas óbvias que levam a elucidação do crime. Entretanto, eles teimam em ignorá-las na intenção de proteger o inspetor, revelando a corrupção e os interesses do sistema policial e político da Itália.
Produzido em 1970, o filme levou a Palma de Ouro em Cannes e Oscar de Melhor filme estrangeiro. A trilha sonora é de Ennio Morricone. Possui 112 minutos.
Segue o trailer:



sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cinema



O Som ao Redor - Direção de Kléber Mendonça Filho


Grande filme brasileiro realizado fora do eixo Rio-São Paulo, mais exatamente, Pernambuco.
A obra mostra o cotidiano de uma rua de classe média, onde várias histórias se cruzam, personagens interessantes que vão construindo a trama como a de Bia (Maeve Jinkings), uma dona de casa, que sofre com os latidos do cachorro do vizinho, Clodoaldo (Irandhir Santos), que monta uma equipe de segurança para garantir a tranquilidade da vida dos moradores daquele lugar. 
Há também, João (Gustavo Jahn), que cuida dos diversos imóveis de seu avô, Francisco (Waldemar José Solha) e tem um novo relacionamento afetivo, Sofia (Irma Brown).
O som no filme é importantíssimo, porque consegue dar o tom certo para cada situação que vai surgindo, especialmente, quando a tensão aumenta com a presença da equipe de segurança, que ameaça o domínio de Francisco.
Indicado ao Oscar, O Som ao Redor é inovador e inquietante.
Lançado em 2013, possui 131 minutos.
Segue o trailer:


segunda-feira, 25 de abril de 2016

Literatura



Dica de Leitura


Os Deuses de Raquel - Moacyr Scliar



Lançado em 1978, Os Deuses de Raquel conta mais uma história de judeus, fato corrente na bibliografia de Scliar.
Ferenc e Maria, húngaros judeus vem para o Brasil, mais exatamente, Porto Alegre; eles são os futuros pais de Raquel e Ferenc sonha em dar aulas de latim. 
A necessidade obriga Ferenc a mudar de ideia e ele busca ganhar o sustento da família,  agora que Raquel nasceu, montando uma ferragem no bairro Partenon.
A menina vai para uma escola católica, a única daquela religião e vai viver um grande conflito entre o seu deus judeu e o deus católico do colégio de freiras.
Para complicar mais a cabeça da menina, Miguel, um jovem nascido na Polônia, que saíra do sanatório do Partenon, vai trabalhar na ferragem e tem um grande sonho: Construir um templo religioso no alto de um morro, que Raquel, aos domingos, visita.
No colégio, Raquel faz amizade com Isabel, cuja relação acirra mais as dúvidas religiosas dela. O seu conflito interno aumenta. 
Com o passar dos anos, Raquel acaba se aproximando de um antigo namorado de sua amiga. Ele acaba falecendo e ela assume a ferragem do pai ao lado do funcionário Miguel.
Esse tempo todo, ela perceberá a presença de Miguel em sua vida e descobrirá o sentido desta relação.
A obra é da L & PM, possui 126 páginas. 


domingo, 24 de abril de 2016

Galeria



Galeria


Florinda Bolkan nasceu Florinda Soares Bulcão em Uruburetama, Ceará, Brasil, no dia 15 de Fevereiro de 1941. Alguns de seus filmes são: Investigação sobre um Cidadão acima de qualquer suspeita (Indagine su un Cittadino al di sopra di ogni sospetto-1970), o Anônimo Veneziano (Anonimo Veneziano-1970) e Um Homem a Respeitar (The Master Touch-1972). 

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Música



Purple Rain - Prince



Fomos surpreendidos com a morte prematura de Prince, ocorrida hoje, 21/04.
Prince era um artista inventivo, que andou desaparecido nos últimos anos, muito por opção dele.
Dele, destaco esse Purple Rain que é a trilha sonora do filme do mesmo nome. Um clássico lançado em 1984.
Infelizmente, não encontrei vídeos de boa qualidade para postar, mas fica a dica.
PS: Consegui o link do álbum:
https://www.youtube.com/watch?v=eBEoaQXFuVU






quarta-feira, 20 de abril de 2016

Música



É Proibido Fumar - Roberto Carlos



Ontem, 19 de Abril, o cantor mais conhecido do Brasil chegou aos 75 anos; segue em plena atividade sem ver a sua popularidade diminuir; caminha para virar mito.
A construção desta carreira se dá na virada dos 50 para os 60. Ele iniciou, flertando com a Bossa Nova, mas foi com o rock'n'roll, cantando os mesmos temas que Chuck Berry e Roy Orbison cantavam, carrões, mulheres, velocidade, transgressões juvenis, etc ..., que estourou.
Um dos primeiros álbuns de grande repercussão foi este lançado em 1964.
Segue o disco na íntegra:


domingo, 17 de abril de 2016

Cinema




Disque M para Matar - Direção de Alfred Hitchcock


Um dos maiores cineastas de todos os tempos, por isso, resolvi postar algo dele.
Hitchcock tem como os mais populares Psicose, Os Pássaros, Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta, bom, é difícil enumerar tantos. Escolhi este, Disque M ..., porque marca o momento da parceria do diretor inglês com Grace Kelly.
A história se passa em Londres, quando um escritor, Mark (Robert Cummings) chega de navio à capital e logo irá se encontrar com o casal Margot (Grace Kelly) e Tony (Ray Milland). Acontece que Mark e Margot são amantes, planejam ficar juntos, trocam correspondências, inclusive.
Margot destrói as cartas, menos uma, por azar, esta cai nas mãos de um chantagista, na verdade, é Tony, que já sabe da traição; ele extrai uma boa soma em dinheiro, pois Margot tem recursos, enquanto ele, tem fama, mas falta-lhe grana.
Tony arquiteta o assassinato de Margot, através de um ex-colega de faculdade, Swan (Anthony Dawson), que ele descobre estar mais "sujo do que pau de galinheiro", especialmente na questão financeira. Tony tem tudo planejado, no entanto, houve um fato determinante, Margot ao ser estrangulada, num ato de desespero, alcança uma tesoura à mesa e mata o seu agressor.
Mudança de planos, Margot passa a ser a principal suspeita do crime, cuja investigação está sob o comando do inspetor Hubbard (John Williams), quase uma certeza, mas o plano tinha um único erro e ali o filme se torna maravilhoso e a polícia chega ao autor intelectual do crime.
Produzido em 1954, tem 105 minutos.


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cinema



Confia em Mim - Direção de Michel Tikhomiroff


Uma bela surpresa; um filme brasileiro simples, linear, mas que prende a atenção: Mariana (Fernanda Machado) é filha de uma rica empresária (Clarice Abujamra), mas tenta construir a sua vida de forma independente, trabalha na cozinha de um restaurante e mantém o sonho de ter o seu próprio negócio neste ramo. Não será nada fácil.
Ela conhece Caio (Mateus Solano), um sujeito simpático, bem falante, que lida com exportações.  Ele estimula Mari a realizar o sonho; tratam de escolher uma casa para instalar o restaurante e ela vai atrás da grana, onde entra a sua mãe na parada. Deixa para Caio, que vai tratar dos trâmites.
É neste momento, que o filme entra num bom suspense, pois Caio desaparece com o dinheiro e Mari fica no desvio, porque pediu demissão do emprego e não consegue localizar o jovem galante.
Junto com uma amiga e um policial, Mari vai tentar desvendar o mistério que envolveu o sumiço de Caio e, se for o caso, armar a sua doce e indispensável vingança.
Lançado em 2014, possui 85 minutos.
Segue vídeo com comentários sobre a película:


domingo, 10 de abril de 2016

Literatura



Dica de Leitura

O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano


Esta semana que entra, mais especificamente, dia 13 de Abril, marca um ano da morte do escritor Eduardo Galeano. Para relembrar, posto esta obra-prima, lançada em 1989 pela Editora L & PM, traduzida por Eric Nepomuceno. São 270 páginas de recordações do autor.
Longe de ser um livro de auto-ajuda, ele, pelas suas palavras mágicas, nos faz nos sentirmos melhor, apesar de algumas crônicas tratarem de perdas ou aborrecimentos. São lembranças contadas como se fossem poesias. Há no texto, a sintonia indispensável entre o escritor e seus leitores.
Segue o texto da página 170 chamado O Baixo Astral;
"Enquanto dura o baixo astral, perco tudo. As coisas caem dos meus bolsos e da minha memória: perco chaves, canetas, dinheiro, documentos, nomes, caras, palavras. Eu não sei se será mau-olhado. Pura casualidade, mas às vezes a depressão demora em ir embora e eu ando de perda em perda, perco o que encontro, não encontro o que busco, e sinto medo de que numa dessas distrações acabe deixando a vida cair."
Galeano seguirá fazendo muita falta.

domingo, 3 de abril de 2016

Galeria


Galeria


Elke Sommer nasceu Elke Schletz em Berlim, Alemanha, no dia 05 de Novembro de 1940. Alguns de seus filmes são: Criminosos não merecem prêmio (The Prize-1963), Um Tiro no Escuro (A Shot in the Dark-1964) e Arma Secreta contra Matt Helm (The Wrecking Crew-1968).