segunda-feira, 25 de abril de 2016

Literatura



Dica de Leitura


Os Deuses de Raquel - Moacyr Scliar



Lançado em 1978, Os Deuses de Raquel conta mais uma história de judeus, fato corrente na bibliografia de Scliar.
Ferenc e Maria, húngaros judeus vem para o Brasil, mais exatamente, Porto Alegre; eles são os futuros pais de Raquel e Ferenc sonha em dar aulas de latim. 
A necessidade obriga Ferenc a mudar de ideia e ele busca ganhar o sustento da família,  agora que Raquel nasceu, montando uma ferragem no bairro Partenon.
A menina vai para uma escola católica, a única daquela religião e vai viver um grande conflito entre o seu deus judeu e o deus católico do colégio de freiras.
Para complicar mais a cabeça da menina, Miguel, um jovem nascido na Polônia, que saíra do sanatório do Partenon, vai trabalhar na ferragem e tem um grande sonho: Construir um templo religioso no alto de um morro, que Raquel, aos domingos, visita.
No colégio, Raquel faz amizade com Isabel, cuja relação acirra mais as dúvidas religiosas dela. O seu conflito interno aumenta. 
Com o passar dos anos, Raquel acaba se aproximando de um antigo namorado de sua amiga. Ele acaba falecendo e ela assume a ferragem do pai ao lado do funcionário Miguel.
Esse tempo todo, ela perceberá a presença de Miguel em sua vida e descobrirá o sentido desta relação.
A obra é da L & PM, possui 126 páginas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário