domingo, 27 de novembro de 2011

Memórias de Adriano - Marguerite Yourcenar



Em busca de uma nova sugestão de leitura, vasculhei a minha biblioteca e bati os olhos neste "Memórias...", abri e vi o ano em que li; 1982. É incrível como passou tanto tempo. Tenho ainda gravadas várias passagens desta obra-prima, cujo o tempo de produção ocupou de 1924 até 1951, com inúmeras pesquisas e vários adiamentos ocasionados pela necessidade de novas buscas.
A autora, Marguerite Yourcenar tornou-se a primeira mulher eleita para a Academia Francesa de Letras no ano de 1980; acredito que esse fato tenha motivado a tradução deste livro para o Brasil, justamente nesta época. O livro com tradução de Martha Calderaro saiu pela Editora Nova Fronteira e contém 334 páginas.
Trata-se de uma biografia com aspectos ficcionais que emprestam a leitura uma fluidez agradável sem que a realidade seja descaracterizada. Nela, Adriano, o Imperador romano da linhagem dos Antoninos é mostrado como um governante culto, amante dos clássicos gregos e de grande influência sobre o seu povo. Há também relatos de sua vida pessoal, mas o que eu mais gostei nele foi a descrição do ambiente da época em todos os seus itens: politico, social, econômico e cultural em que ele viveu, 117 a 138 DC, portanto, Século II da Era Cristã. Para esta postagem resolvi colocar a capa do meu exemplar que é  da 11ª edição produzida em 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário