domingo, 17 de janeiro de 2016

Literatura


Dica de Leitura


A Face do Abismo - Charles Kiefer



Um dos maiores escritores vivos do Rio Grande, Charles Kiefer a cada obra dá um passo evolutivo em sua já qualificada produção cultural. Está aí Dia de Matar Porco, seu último romance.
Mas é de A Face do Abismo que vou colocar algumas linhas. Kiefer sem perder a referência de sempre, a sua Pau D'Arco, cidade ficcional, que remete a Três de Maio, sua terra natal e inspiração de grande parte de sua bibliografia; neste A Face ..., ele cria San Martin, um lugarejo próximo de Pau D'Arco, cujo povoamento é iniciado por José Tarquino Rosas, um filho ilegítimo de San Martin (não o herói da Argentina) e Almerinda Rosas, esta, filha de um tropeiro uruguaio e uma índia guarani.
Com o tempo, inevitavelmente, San Martin cresce, principalmente pela chegada de colonos alemães, que emprestam seus costumes ao local.
Os índios e feras são caçados como animais indistintamente, chegam próximo à extinção, a terra vai sendo descaracterizada com o desmatamento em nome do progresso, até que chega o dia da triste notícia: A cidade deixará de existir, justamente pelo progresso, uma barragem supostamente necessária, inundará San Martin. Aí a história já se encontra na década de 70.
A Face do Abismo é "parente" dos livros de Roberto Bitencourt Martins, Érico Veríssimo e de Jorge Amado, porém, tem sua localização geográfica bem determinada, trabalhando a questão da colonização germânica mais presentes nas obras de Josué Guimarães. 
Nele, observamos líderes políticos (coronéis), as "primas" do prostíbulo, a religiosidade forte, no caso, a protestante, os desvalidos, a tímida oposição ao regime federal e local e até um dono de bar, um dos pontos de encontro na cidade tão presente nas obras dos demais autores citados.
Gostei demais e recomendo; aliás, o que Kiefer produziu que não é belo?
Produção de 1988, o meu é da 2ª Edição. Possui 168 páginas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário