sábado, 4 de maio de 2019

Cinema



O Homem da Klan - Direção de Terence Young


Filme produzido em 1974, portanto, relativamente próximo do período que ele trata, os anos 60 no estado racista do Alabama, numa cidade pequena chamada Atoka, onde os negros  sofrem um discriminação brutal.
A história começa já demonstrando uma "diversão" branca, isto é, um grupo deles assiste como se estivesse num arena; um negro com problemas mentais, violentar uma jovem negra; situação abortada pela chegada do xerife Track (Lee Marvin), que ao contrário do que se possa imaginar pela cena, está no cargo eleito pelos moradores, a maioria integrante da Ku Klux Klan.
Logo, uma moça branca é estuprada por um negro, após ser deixada pelo namorado dentro do carro que estragara; trata-se de Nancy Poteet (Linda Evans), que, além da violência física e psicológica, passa a ser tratada com uma pária, um elemento indesejado na comunidade, por conta de seu agressor ser um negro. Ela está definitivamente "contaminada".
Apenas um homem desafia este ambiente revoltante, Breck Stancil (Richar Burton), um ex-combatente de guerra que vive distante daquele universo racista e cínico. É ele que vai dar guarida a Nancy.
Com o pretexto de vingar Nancy, os racistas da Klan perseguem negros, violentando e matando um, porém, o outro, Garth (O J Simpson), escapa e passa a buscar a justiça pelas suas próprias mãos, o que consegue parcialmente.
A tensão aumenta com a chegada de uma negra, Loreta Sykes (Lola Falana) que irá participar de uma manifestação anti-racista, o que desperta o interesse da imprensa de fora da cidade. 
Butt Cutt Cates (Cameron Mitchel), auxiliar do xerife, acha que tem dar um basta à "petulância" de Loreta; com ajuda de elementos da Klan, a sequestram, ele a estupra, surra e a ameaça de morte se não confirmar que o "serviço" fora de quatro negros.
O clímax aumenta no final da história, quando, Loreta se une a Track e Trixie (Luciana Paluzzi), uma policial, e a Klan com sua indumentária característica invade a propriedade de Track, ocasionando o conflito derradeiro da trama.
Um obra muito interessante que incomoda a quem assiste. Impossível ficar impassível.
Possui 112 minutos.
Segue  trecho do filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário