sábado, 29 de junho de 2019

Cinema



Rocketman - Direção de Dexter Fletcher


Espetacular musical inspirado na vida de Elton John, interpretado na tela por Taron Egerton.
A história começa pela infância reprimida de Reginald Dwight, nome verdadeiro do astro. O desprezo do pai, a indiferença da mãe e um atenção comedida da avó; a chance que teve no conservatório real de música, quando, de ouvido, conseguiu reproduzir Mozart que a velha senhora tocava no piano.
O encontro e afinidade com Bernie Taupin (Jamie Bell) foram fundamentais para que a melodia de Elton ganhasse letras maravilhosas que se tornaram hits instantâneos, especialmente nos anos 70.
A solidão e frustrações amorosas são presenças constantes durante todo o filme. 
Independente de gostar da música pop e do rock adocicado, muitas vezes, a película se mostra magistral.
No elenco estão ainda, Rachel Muldoon como Kiki Dee, Richard Madden como o empresário e amante de Elton e Bryce Dallas Howard no papel da mãe. 
Lançado em 2019, possui 125 minutos.
Segue o trailer:



terça-feira, 25 de junho de 2019

Cinema



Mistério no Mediterrâneo -  Direção de Kyle Newacheck 


Uma comédia com toques de suspense apresentada pela Netflix, onde aparece o casal Nick e Audrey (Adam Sandler e Jennifer Aniston), um detetive e uma cabeleireira; ambos resolvem comemorar a lua de mel numa viagem pelo Mediterrâneo num voo econômico.
Ao passar para a classe executiva, Audrey se encontra com um milionário, Charles (Luke Evans) que se torna amigo do casal e a viagem acaba em Mônaco num passeio de barco de seu tio (Terence Stamp).
No jantar, diante de alguns convidados especiais, após as luzes serem apagadas inesperadamente, o tio é assassinado sem que se saiba quem foi o matador.
Começa uma série de acontecimentos na busca da descoberta e captura do assassino. O problema é que são muitos os suspeitos, inclusive Nick e Audrey.
Eles, sem a autorização da polícia, passam a colaborar com ela e ao mesmo tempo, tentam provar que não tem implicação com o crime.
Uma diversão leve, descontraída, descompromissada.
Produzida em 2019. Possui 98 minutos.
Segue o trailer: 


sábado, 15 de junho de 2019

Literatura


Dica de Leitura


Eis o Homem - Paulo Sant'Ana



Terceira obra do genial cronista gaúcho que estaria completando 80 anos hoje. Faz dois que faleceu no 19 de Julho.
Maior exemplo de um jornalista multimídia capaz de superar com exuberância todos os seus rivais nas diversas áreas em que atuou. Era imbatível, insuperável e inigualável.
Neste livro estão 55 crônicas mágicas que nos sensibilizam, especialmente quando o autor busca na sua infância o mote para a produção do texto.
Dividido em três partes: Os Primeiros Tempos, Os Tempos de Sempre e Os Tempos de Agora.
Produzido em 2010 pela RBS Produções, possui 164 páginas.

Literatura


Dica de Leitura

O Som do Pasquim - Diversos


Por um lapso meu, esqueci de postar o Dica de Leitura na minha sequência normal, então agora serão duas obras; a primeira, este livro que Tárik de Souza organizou. São entrevistas com compositores ou cantores da música brasileira durante 1969 e 1975.
É incrível como o politicamente correto passava longe há mais de 40 anos. Feras como Chico Buarque, Waldik Soriano, Martinho da Vila, Agnaldo Timóteo, Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Lupicínio Rodrigues, Moreira da Silva, Tom Jobim e Caetano Veloso, soltam o verbo e sobra para muita gente; aliás, Chico liberou sua parte no livro, somente após revisar e Timóteo acrescentou no final um pedido de desculpas pela sua agressividade.
De qualquer maneira é um retrato daqueles anos duros e um trabalho maravilhoso da turma do Pasquim.
O livro é de 2009, a Editora é Desiderata. São 277 páginas de ótima leitura.

Galeria



Galeria


Hera Hilmar nasceu Hera Hilmarsdóttir em 27 de Dezembro de 1988 na Islândia, não descobri sua cidade natal. Alguns de seus filmes são: Amor em Tempos de Guerra (The Ottoman Lieutenant - 2016), Um Homem Comum (An Ordinary Man - 2017) e Máquinas Mortais (Mortal Engines - 2018).

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Música



Paralelo 30 - Diversos


Em 1978, seis artistas gaúchos lançaram este disco com o nome de Paralelo 30; para quem não sabe, esta é a localização da capital dos gaúchos, Porto Alegre.
Segue a lista das músicas:

01. Que se passa? (Bebeto Alves)
02. Sem rei (Claudio Vera Cruz)
03. Águias (Nelson Coelho de Castro)
04. Maria da Paz (Carlinhos Hartlieb)
05. Água benta (Nando D'Ávila)
06. Fronteiras (Raul Ellwanger)
07. Te procuro lá (Raul Ellwanger)
08. De banquetes e de jantares (Bebeto Alves)
09. Ruínas de um sonho (Claudio Vera Cruz)
10. Admirado por todos (Carlinhos Hartlieb)
11. Como relâmpagos no céu (Nando D'Ávila)
12. Rasa calamidade (Nelson Coelho de Castro)

Seguem algumas faixas:












domingo, 9 de junho de 2019

Música



Homenaje a Los Beatles - Los Durabeat



Andei mexendo em coisas antigas neste Sábado e encontrei este material incrível; trata-se de um tributo maravilhoso de grandes astros do rock'n'roll argentino ao quarteto de Liverpool.
É de 2005 e pega também clássicos das carreiras solo.
Seguem as faixas:














Cinema



Minha Fama de Mau - Direção de Lui Farias


Filme agradabilíssimo sobre o Tremendão Erasmo Carlos, baseado em seu livro homônimo.
Erasmo (Chay Suede) vive na Tijuca com sua mãe. É uma vida de dificuldades, ele vive de bicos e é aconselhado a procurar um serviço estável, o problema é que ele é fissurado na nova onda, o rock'n'roll, ele e seus amigos, dois deles, Roberto Carlos (Gabriel Leone), Tião Maia (Vinícius Alexandre).
Ao cruzar com Carlos Imperial (Bruno de Lucca), Erasmo começa a ter as primeiras chances na música. Logo, eles, não se esqueçam de Roberto, acontecem nas paradas de sucesso e o convite vem para apresentar o projeto da tevê Record, onde a dupla vira um trio icônico com a integração de Wanderléa (Malu Rodrigues).
A história se desenrola com muita atratividade e se chega ao final com a sensação de querer mais.
No elenco estão ainda Isabela Garcia como a mãe de Erasmo, Paula Toller, a jornalista do Mexerico da Candinha e Bianca Comparato em vários papeis, as muitas namoradas do Tremendão.
Ótima trilha sonora.
Produção de 2019, possui 116 minutos.
Segue o trailer:


quarta-feira, 5 de junho de 2019

Cinema



Um Homem Comum - Direção de Brad Silberling


Li críticas diversas sobre este filme; algumas "desceram o pau", outras, bem positivas.
Estou entre os que gostaram, aliás, gostei muito.
A história se passa num dos países eslavos que compuseram a Yugoslávia. É a de um general considerado criminoso de guerra, que durante a dissolução daquele país, praticou limpeza étnica e atentados terroristas. 
Esse general é vivido pelo excelente Ben Kingsley, que é um dos produtores da obra. Ele é o único sobrevivente desses líderes procurados e jurados de morte, no entanto, também é um herói para a sua gente, então, ele vive protegido, cuidado, preservado.
Dentro deste programa de proteção está o seu deslocamento para um local, onde é assistido por uma jovem empregada, Tanja (a belíssima Hera Hilmar).
No início, a relação entre eles é de completa submissão da empregada, porém, à  medida que intensificam o relacionamento, Tanja passa a ser imprescindível na vida do general.
E o personagem cresce até rivalizando em qualidade com o de Ben Kingsley.
O filme gravado na Sérvia apresenta uma fotografia impecável, às vezes, as cenas parecem pinturas em tons pastéis, lembrando os quadros de gênios como Van Gogh.
Vale a pena assistir apesar de opiniões contrárias.
Produzido em 2018, possui 90 minutos.
Segue o trailer:



domingo, 2 de junho de 2019

Galeria



Galeria


Nara Leão nasceu Nara Lofego Leão em Vitória, Espírito Santo, no dia 19 de Janeiro de 1942. Faleceu no Rio de Janeiro em 07 de Junho de 1989.
Cantora e atriz, alguns de seus álbuns são: O Show Opinião (1965), Os meus amigos são um Barato (1977) e Nasci para Bailar (1982).