segunda-feira, 29 de junho de 2020

Cinema



Punk, o documentário - Direção de Jesse James Miller


Muito bom documentário idealizado por Iggy Pop e John Varvatos, disponibilizado pela Globo Play. Está dividido em 4 capítulos ou episódios, sendo (para mim) os dois iniciais mais importantes e atraentes, sem dúvida.
O primeiro trata daquilo que vou chamar de proto-punk, entrevista e análise do que rolou antes da segunda metade dos anos 70 como New York Dolls, Iggy Pop, Lou Reed e MC-5, além dos criadores da expressão e atitude punk.
O segundo é o auge em termos de surgimento efetivo da cena punk, onde aparecem nomes como Ramones, Dead Boys, Blondie, Television, também a travessia do Atlântico com a confirmação do movimento na Inglaterra; seu sucesso imediato com Sex Pistols, Damned e Clash, principalmente. A aceitação e repercussão foi maior do que nos EUA.
O terceiro mostra a perda do controle dos artistas sobre o seu  público, as cenas de violência e associações com movimentos radicais e anti-democráticos como, por exemplo, os head skins, o que marcou negativamente o cenário punk. Há depoimentos de Bad Brains, Germs, Black Flag , entre outros.
O quarto episódio busca apresentar as vertentes, as mais recentes bandas e estilos que derivaram da "raiz" dos anos 70. Destaco os depoimentos de Nirvana, Green Day, L7 e Bad Religion.
Achei excelente. Imperdível mesmo.
Segue o trailer:







Nenhum comentário:

Postar um comentário