domingo, 3 de julho de 2022

Cinema

 Adieu Monsieur Haffmann - Direção de Fred Cavayé


Uma pérola de filme, este francês que se passa exatamente na França ocupada pelos nazistas na virada dos anos 40.

São praticamente três personagens: Joseph Haffmann (Daniel Auteil), um joalheiro judeu, dono de seu próprio negócio, François (Gilles Lellouche), seu empregado e aprendiz e Blanche (Sara Giraudeau), esposa do segundo.

Começam as perseguições aos judeus. Haffmann despacha a sua família para a zona franca, onde, em tese, os semitas estariam seguros; faz um arranjo, onde vende sua joalheria para François, com a promessa de quando as perseguições terminarem, ele a "venderá" para o seu antigo dono. Assim, ele vai, via um contrabandista, se encontrar com sua família.

No entanto, o cerco nazista nas saídas de Paris, inviabiliza a sua fuga e a solução foi retornar escondido à sua casa, que neste momento, já está sendo usada por François e Blanche.

A casa é dividida em três partes: no térreo, o comércio, acima, a casa, embaixo, um porão, local que servirá de esconderijo para Haffmann.

A joalheria passa a ser a favorita para um grupo de oficiais alemães e os problemas começam a afetar a rotina pensada pelo trio que vai desembocar num final surpreendente.

Uma qualidade da história é o rodízio dos personagens, Haffmann, no início, François, no meio e Blanche, na última parte.

Produção de 2022, possui 116 minutos.

Segue o trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário