terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Literatura


Dica de Leitura

A Festa do Bode - Mario Vargas Llosa 


Fantástica é a menor expressão que posso utilizar para esta obra-prima, nada menos do que fantástica. Talvez, a maior produção do peruano, Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, autor de tantos clássicos e reverenciado no planeta inteiro.

A Festa do Bode entrelaça três histórias, a de Urania, filha de um alto político da Era Trujillo, Cabral, apelidado de Craninho, residente em Nova Iorque e retorna ao seu país, 35 anos depois à passeio; a própria história do ditador Rafael Trujillo, que governou por 31 anos a República Dominicana e a dos conspiradores que o assassinaram em Maio de 1961.

Com uma pesquisa acurada, o autor ao retratar esta ditadura, por tabela, expõe também várias outras, porque os métodos são quase os mesmos, variando pouco. Tem o culto à personalidade do grande chefe, o controle da imprensa e do judiciário, o aniquilamento da oposição, o enriquecimento ilícito, a bênção dos EUA até o momento em que cai em desgraça com o Grande Irmão do Norte e até, um relativo progresso que é cobrado com a inflexibilidade do regime tipo:  Ame-o ou será aniquilado por ele.

O título se refere ao apelido do Generalíssimo Trujillo (Bode) e, em especial, ao capítulo derradeiro que de "festa" não tem nada, onde é mostrado o encontro da então menina de 14 anos, Urania e o já setentão decadente Trujillo.

Melhor livro que li nos últimos anos, certamente.

Escrito em 2000, a Editora é a Alfaguara. Possui 450 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário