quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Literatura


Dica de Leitura

Pôsto 6 - Carlos Heitor Cony


Obra espetacular do escritor carioca falecido em 2018, que reúne crônicas publicadas originalmente no Correio da Manhã e Folha de São Paulo entre 1963 e 1965, período efervescente da vida brasileira, isto é, pouco antes e durante o golpe militar (1964). Certamente, como Cony era um cronista do dia-a-dia, o seu texto se debruçou de forma competente e contundente sobre o momento político vivido pelos brasileiros.
O livro é dividido em duas partes: Crônicas e Política, ainda. Através delas, além do retrato da sociedade do país e, em especial, a do Rio de Janeiro, o autor desfila todo o seu repúdio ao ditador,  seus asseclas e puxa-sacos, com exuberância no trato com as palavras e ideias claras.
Lógico! Sendo um opositor ferrenho ao golpe civil e militar, Cony não escaparia à prisão e perseguições, porém, ele superou tudo e com a volta da democracia, até virou membro da Academia Brasileira de Letras.
Lançado em 1965 pela Editora Civilização Brasileira, possui 227 páginas. Os exemplares vinham numerados, o meu é o 0049.

Nenhum comentário:

Postar um comentário