sexta-feira, 29 de março de 2024

Cinema

Uma Luz na Escuridão - Direção de David Seltzer 

Uma bela surpresa para mim, pois é um filme de mais de três décadas, portanto, levei muito tempo para descobri-lo.

Uma história da Segunda Grande Guerra, onde os tiros e explosões só vão aparecer nos instantes finais das mais de duas horas de duração da película.

Linda Voss (Melanie Griffith) é uma norte-americana nascida no Queens, que tem ascendência irlandesa e alemã com sangue judeu interessada pelo Nazismo e seus desdobramentos, devorando livros, jornais e filmes que tratam do que ocorria na Europa no final dos anos 30, início dos 40.

Disposta a contribuir para frear o avanço de Hitler, Linda vira secretária de Ed Leland (Michael Douglas), que ao final da primeira metade da história, revela-se um coronel do exército americano prestes a embarcar para a Europa.

Linda insiste em seguir com ele, porque acredita ser a pessoa certa, pois tem várias qualificações que a fazem uma potencial agente para a espionagem. Ed lhe apenas duas semanas para agir, depois, a ordem é retornar a América, algo que não se cumprirá.

Chegando na Alemanha, ela é recepcionada por um antigo espião, cujo codinome é Sunflower (John Gielgud). Depois de breves empregos, ela consegue se tornar babá do casal de filhos do oficial viúvo da SS, Franz-Otto Dietrich (Liam Neeson), detentor de segredos da construção de uma fábrica de armamentos, o  principal objetivo da ida de Linda para Velho Continente.

Dietrich se apaixona por Linda, que ainda mantém a esperança de se encontrar com o desaparecido Ed Lelan, dessa forma, ela permanece numa linha perigosa, porque os nazistas estão fechando o cerco, após os ataques aéreos que Berlim e outras cidades sofreram.

Uma dica: o início da história começa com uma Linda envelhecida, convidada para contar a sua missão em terras germânicas.

Apesar dos furos do roteiro, um exemplo, os alemães adultos falam a sua língua original, já os filhos de Dietrich, só se comunicam em inglês, a trama é agradável com uma grande atuação da filha de Tippi Hendrin (Os Pássaros) e mãe de Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza).

No elenco ainda está Joely Richardson como Margarete, uma figura ambígua na relação nazismo/aliados.

Produzido em 1992, possui 132 minutos.

Segue o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário