domingo, 14 de abril de 2024

Cinema

Dias Perfeitos - Direção de Wim Wenders 

O que dizer de um filme, cujo personagem principal tem como ocupação limpar banheiros públicos e preencher a história quase que sozinho? Dá para afirmar que estamos diante de uma obra encantadora que me fez lembrar de uma parceria similar entre a cineasta alemâ Doris Dörrie e o Japão, Cerejeiras em Flor. Desta vez, o diretor é o consagrado Wim Wenders quem realizada a façanha.

Hirayama (Koji Yakusho) é um solitário que vive na periferia de Tóquio; tem uma rotina simples, onde o máximo que se permite é leituras de livros locados, uma bebida em bares, cuidar de suas plantas e ouvir fitas cassetes com clássicos roqueiros dos anos 60 e 70 em sua van. Interessante como o diretor frisa este dia-a-dia de Hirayama.

Naturalmente, quem trabalha em muitos locais (sempre com a mesma missão), vai, além de observar natureza e os homens, ampliar a sua sociabilidade, mesmo se mantendo discreto e, em geral, em silêncio.

Algumas pessoas vão passando pela sua vida como o seu colega de trabalho, bem mais jovem e inconsequente, Takashi (Tokio Emoto), a namorada dele,  Aya (Aoi Yamada), a sua sobrinha que brigou com a mãe e vem passar uns dias com ele, por fim, a irmã, Keiko (Yumi Asou) com quem está rompido e vem buscar sua fila, momento em que se evidencia a diferença social deles, sem deixar de mostrar a irrelevância disso para Hiryama. A trama não revela a causa do rompimento, mas em todos esses contatos, fica escancarada a nobreza de seu caráter.

Nesse cadinho de relacionamentos, Wenders proporciona ao espectador, uma história candente que torna impossível, não se colocar ao lado de Hirayama no seu cotidiano ou quando encontra o ex-marido de uma de suas amigas, dona de bar nas cenas finais.

Por obras como essa é que o cinema tem o dom de ser mágico.

Segue o trailer oficial:






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