quinta-feira, 30 de maio de 2024

Música


I Am - Earth, Wind & Fire 


Petardo da funk music lançado em 1979, recheado de hits que foram sucessos no mundo inteiro. A E,W & F, também passeou pelo R & B, Soul Music, Pop e Jazz e I Am é seu nono álbum com destaques para a faixa 1, In the Stone, a 4, Let your Feelings show e a 5, Boogie Wonderland.

Segue a obra-prima em sua íntegra:



segunda-feira, 27 de maio de 2024

Música

For Everyman - Jackson Browne



Um clássico de Jackson Browne, norte-americano, curiosamente nascido em Heidelberg, Alemanha, onde seu pai, militar, estava lotado em 1948.
Este álbum que escolhi dele, eu considero excelente, embora tenha feito menos sucesso comercial do que seus dois anteriores.
Nele estão grandes nomes do rock mundial como Jim Keltner, Joni Mitchell, David Crosby, Bonnie Rait, Wilton Felder e David Lindley, também, na produção, Gregg Almann.
É de 1973.
Segue na íntegra:


quinta-feira, 23 de maio de 2024

Cinema


City Hall - Direção de Harold Becker 

Embora City Hall (Conspiração no Alto Comando, título no Brasil) não esteja entre os melhores filmes de Al Pacino, eu gostei muito, porque apresenta bons trabalhos de John Cusack (Kevin Calhoun), um jovem vice-prefeito, parceiro e admirador de John Pappas, o papel de Pacino e Bridget Fonda (Marybeth Cogan), uma jornalista disposta a buscar e revelar a corrupção pública e a relação desta máquina com a Máfia.

A história começa com um encontro que vira enfrentamento de um policial com o filho de um mafioso; ambos são mortos e por azar, um menino que ia de mãos dadas com seu pai, também é alvejado, vindo a falecer.

A partir desse evento, os planos de Pappas para buscar a presidência dos EUA começam a ruir, especialmente, porque seu vice, o jovem Kevin, está disposto a buscar a verdade, desde de onde partiu a bala fatal que matou a criança, o porquê daquele encontro fora da rotina policial, até aos indícios de interesses escusos e os que tentam atrapalhar suas investigações.

A cada passo, poderosos da polícia, da política e da máfia vão passando da tranquilidade de achar que Kevin "não terá pernas" para alcançar o seu objetivo, para o receio de ver novos elementos sendo incorporados na direção da revelação do emaranhado, da teia corrupta da Nova Iorque dos anos 80 e seu consequente fim.

No elenco ainda estão Tony Franciosa, Danny Aiello e Martin Landau.

Lançado em 1986, possui 106 minutos.

Segue o trailer:






quarta-feira, 22 de maio de 2024

Cinema

Goin' South - Direção de Jack Nicholson 

9
Segundo filme dirigido por Jack Nicholson, que no Brasil recebeu o sugestivo nome de Com a Corda no Pescoço, é um faroeste com pitadas de comédia. Não se trata de uma grande obra, mas tem seu valor pelo elenco espetacular que à época, não chamava tanto a atenção.
 Hoje, reunir tais talentos requereria quantia vultosa. São eles, além de Jack Nicholson (Henry Moon), havia Mary Steenburgen como Júlia, Danny De Vito (Hog), Christopher Lloyd (Towfield), John Belushi (Hector) e Veronica Cartwright (Hermine).
Ele começa com a captura e enforcamento de Moon no Texas, divisa com o México. Na hora do carrasco exercer o seu "ofício", é lembrada a lei que ladrões de bancos ou gado, se alguma mulher resolver aceitar o criminoso como marido, ele será salvo.
É isso que acontece, pois Julia aceita a empreitada, porque precisa de um homem para trabalhar numa mina em busca de ouro e também, para protegê-la da ganância daqueles que querem suas terras para construir uma ferrovia.
Moon é perseguido pelo xerife, que gostaria de casar com Júlia e pelo seu antigo bando, que imagina ter lucro com uma eventual descoberta de ouro.
Mais, não dá para descrever sob o risco de revelar a trama toda.
Realizado em 1978, possui 109 minutos e trilha sonora assinada por Ry Cooder.
Uma boa diversão.
Segue o trailer oficial:






sexta-feira, 17 de maio de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Maracanã - Os Labirintos do Caráter - Franklin Morales


Recém concluí a leitura desta obra que mostra a vitória uruguaia da 4ª Copa do Mundo, a de 1950, realizada no Brasil e que redundou no grande fracasso dos anfitriões.
Morales recupera o histórico do Uruguai, suas conquistas relevantes (bi campeões olímpicos e do primeiro Mundial de Seleções, respectivamente, 1924, 28 e 30), além dos confrontos entre as duas Seleções nos anos que antecederam o êxito no Rio de Janeiro.
São apresentados relatos como a improvisação que foi a preparação no Uruguai, a desistência de algumas potências europeias, a organização da equipe brasileira e o clima eufórico que extrapolou o razoável e se transformou nos dias mais próximos da última rodada na maior causa da derrota, quando a Seleção do Brasil precisava apenas de um empate para confirmar o seu favoritismo.
Uma grande leitura, sem dúvidas.
A Editora é a Breve Companhia, lançado em 2014, possui 213 páginas.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Galeria

Galeria 

Lindsay Duncan nasceu Lindsay Vere Duncan em 07 de Novembro de 1970, Edimburgo, Escócia. Alguns de seus filmes são: Conspiração no Alto Escalão (City Hall - 1996), Sob o Sol de Toscana (Under the Tuscan Sun- 2003) e Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland - 2010).

domingo, 12 de maio de 2024

Música


Almanaque - Chico Buarque

 


Em 1981, Chico Buarque apresentou um trabalho musical antológico. Trata-se do elepê Almanaque que contém clássicos como Almanque, As Vitrines, O Meu Guri, Tanto Amor, Amor Barato e aquela que considero a mais pungente produzida no Brasil: Angélica, homenagem a Zuzu Angel que teve o filho raptado, torturado e assassinado pela ditadura militar, Stuart.
Seguem faixas desta obra-prima:













terça-feira, 7 de maio de 2024

Música



Milongueando Uns Troços - Bebeto Alves & José Cláudio Machado



Neste momento de muita dor que atinge os gaúchos, que estão vivendo a maior tragédia de sua história, eu lembrei deste álbum doído, introspectivo, desta dupla maravilhosa da cultura rio grandense. 
José Cláudio Machado e Bebeto Alves lançaram em 1993, um disco repleto de milongas, do jeito dolente, triste, que de certa forma, reflete o que estamos sentindo no Brasil Meridional.
Segue o clássico na íntegra:


 

domingo, 5 de maio de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Antologia Poética - Mário Quintana 

Há 30 anos, exatamente no dia 05 de Maio, o Rio Grande perdia o seu maior poeta, Mário Quintana. Para rememorar, destaco a obra que é considerada a de maior sucesso de vendas e crítica.

Essa antologia foi lançada em 1981 pela Alfaguara, possui 208 páginas.

sábado, 4 de maio de 2024

Cinema


A Dama do Cine Shangai - Direção de Guilherme de Almeida Prado 


Um noir nacional de muita qualidade. Um corretor de imóveis, o ex-boxeador Lucas Cortázar (Antônio Fagundes), entra no cinema na zona central de São Paulo. Ali, ele encontra Suzana, personagem de Maitê Proença Gallo, que na trama se parece com a atriz principal da tela. Ele se sente atraído e à medida que procura se envolver com ela, descobre que Suzana é casada com Desdino (Paulo Vilaça) e isso justifica a investida frustrada sobre a moça.
Após um assassinato, Lucas é acusado do crime e resolve se defender. 
Tentando buscar o verdadeiro responsável pela morte, à medida que avança nas investigações, os indícios apontam para o casal Suzana/Desdino.
A obra de Almeida Prado, um rico interiorano paulista, que iniciou no cinema no reduto da Boca do Lixo, utiliza ótimas referências como Júlio Cortázar, Orson Welles e até, do gaúcho Caio Fernando Abreu, para construir um clássico do gênero, que não faz feio diante dos produzidos pelos norte-americanos.
A Dama do Cine... ganhou prêmios internacionais e também, o Festival de Gramado.
Produzido em 1988, possui 115 minutos.
Segue o trailer: