quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Cinema

Aumenta que é Rock and Roll - Direção de Tomás Portella 

Amei o filme, até porque vivi experiência semelhante com a Ipanema FM, de Porto Alegre, que teve importância transcendental para o rock gaúcho nos mesmos anos da "Maldita", como ficou conhecida a rádio de Niterói.

Tenho lido muita tese de graduação e pós  sobre a Fluminense FM e o filme deu uma ótima ideia do que ocorreu nos seus três anos de existência.

A história mostra a trajetória de Luiz Antônio Mello (Johnny Massaro) e Samuel Wainer Filho, o Samuca (George Sauma), que recebem a incumbência de levantar  audiência da emissora, em especial, dirigida ao público jovem, amante de rock'n'roll. 

Uma tarefa árdua, porque não dispõem de recursos financeiros, mas através da criatividade, como utilizar apenas mulheres na locução e não aceitar jabás das gravdoras, nem repetir músicas por dia, isto é, tocou hoje, só será repetida no dia seguinte, no mínimo.

Também, a Maldita foi fundamental para o aparecimento de bandas de rock do Rio, Brasília, São Paulo e até de outras regiões que enviaram fitas cassetes e, assim, promoveu uma revolução no cenário musical nacional. Na película aparecem os contatos com Blitz, Lobão, Legião Urbana, Capital Inicial, Barão Vermelho e muitas outras bandas.

Outro ponto focado: as negociações com Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio, que pediu a interferência da rádio na definição das grandes banda e grupos mundiais para a realização do primeiro (e melhor) edição do festival, realizado em 1985.

Estão no elenco também, a bela Marina Provenzzano (Alice) e a saudosa Flora Diegues em um de seus últimos trabalhos, a Jaque.

Segue o trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário