segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Cinema


Soft & Quiet - Direção de Beth de Araújo 

Filme da diretora Beth de Araújo, cujo pai é brasileiro, que está causando impacto por onde é exibido.

Ele se passa numa localidade pequena dos EUA, apresentando uma professora de séries infantis, Emily (Stephanie Estes) em momento de frustração, quanto ao resultado de seu exame de gravidez verificado dentro da escola. Logo na cena seguinte, há indícios de sua personalidade, quando instiga um aluno a reclamar do trabalho de uma funcionária, faxineira negra.

Emily sai para uma reunião aparentemente informal de amigas ou quase isso, porque algumas são apresentadas nela. É a primeira  vez do sexteto. Elas trazem comidas e bebidas e se encontram na parte superior de uma igreja.

Em seguida, o espectador começa a ter revelada a situação, pois o bolo que Emily traz é decorado com a suástica nazista e a "fundação" daquele grupo, seu motivo, é fortalecido com depoimentos de cada participante, que desvelam seus preconceitos raciais e sociais com muita naturalidade, creditando a invasão de estrangeiros a tomada do lugar delas, tornando o país "diferente" do que imaginam ser o ideal para os norte-americanos.

A indignação do padre, que percebe a natureza preconceituosa do grupo de mulheres,  leva a expulsão deste, do lugar, fato que não retira dele (o grupo) o entusiasmo pela elaboração de ações, visando mudar este quadro social.

Quatro das seis mulheres resolvem aceitar a sugestão de Emily e prosseguir a reunião na casa desta, mas antes, irão comprar vinho no mercado de uma delas, Kim (Dana Milican), onde ocorre um incidente com duas garotas de origem coreana, que vai alterar definitivamente a história.

Resolvi postar sobre este filme, porque está causando grande impacto e ganhando prêmios. É um tema urgente e necessário na sociedade, porém, como obra cinematográfica, ela apresenta uma série de "furos", situações inverossímeis para os dias que vivemos, que frustra a expectativa de uma boa história.

No elenco estão, além das citadas: Olivia Luccardi (Leslie), Melissa Paulo (Anne), Eleonare Pienta (Marjorie) nos principais papéis.

Vale a pena ver pela urgência e gravidade do tema, pela qualidade das interpretações, mas fica a ressalva de um desenvolvimento inacreditável em determinada parte da trama.

Produzido em 2022, possui 92 minutos:

Segue o trailer oficial:




sábado, 9 de novembro de 2024

Literatura

Dica de Leitura 

O Louva-a-Deus - Antônio Carlos Resende


Terceira obra do escritor gaúcho nascido em Cachoeira do Sul, que conheci como narrador esportivo. 
O Louva-a-Deus, seus personagens falam na segunda pessoa (tu), caracterizando o lado fronteiriço do Rio Grande, em especial, a região onde se passa  a trama, a Campanha,  principalmente na Estância Hidalgo, onde vivem Silvina, uma médica veterinária e sua mãe, tocando a "lida" do campo, mandando na peonada, cuidando da gadaria.
É por lá que Reinaldo, um advogado e escritor frustrado, aparece para refazer a sua vida profissional e afetiva.
Silvina e Reinaldo vão viver um relacionamento doentio e obsessivo, que põe de cabeça para baixo não apenas as suas vidas, mas também do atores do passado deles, botando em risco a estabilidade de quem habita aquele recorte do pampa gaúcho.
Um romance intenso, cujo final reserva surpresas para o leitor.
Escrito em 1980, possui 112 páginas. O meu exemplar é da Editora Mercado Aberto.


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Galeria


Galeria 

AylinTezel nasceu em Bünde, Alemanha, no dia 29 de Novembro de 1983. Alguns de seus filmes são: Breaking Horizons (Am Himmel der Tag-2012), 7500 (7500-2019) e o Maior Torcedor do Mundo (Wochenendrebellen-2023).

Música


Hey Na Na - Os Paralamas do Sucesso 


Nono álbum dos Paralamas do Sucesso, que contém vários hits. Escolhi este, porque ouvi novamente, esta semana e segue excelente. Tem nele, uma versão para a obra-prima Viernes 3 A.M. da banda argentina Seru Giran, já extinta, que era liderada por Charly Garcia. 

É de 1998. Seguem algumas faixas do clássico:








sábado, 2 de novembro de 2024

Música


Songs of a Lost World - The Cure 



Lançamento espetacular da banda britânica da cidade de Crawley, The Cure, ícone dos anos 80, que não gravava nada inédito há 16 anos, o seu décimo quarto trabalho.
A capa traz escultura do esloveno Janez Pirnat chamada "Bagatelle", datada de 1975.
Obra que chega com ares de "Clássico".
Segue o disco na íntegra:



sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Cinema


Leonel Pé-de-Vento - Direção de Jair Giacomini


 Sensível e competente obra vencedora de vários prêmios. Vide trecho extraído da Revista de Cinema sobre a história:

"Mesmo do alto da colina, não é fácil enxergar o jovem Leonel. Os garotos do povoado, por exemplo, só conseguem avistá-lo quando sobem em cima de uma árvore e, de lá, atiram pedras para pertubar o sossego do menino, como se a vida de um pé-de-vento já não fosse difícil. Para comer e dormir, ele utiliza um quartinho que foi construído no alto de uma torre, na casa dos pais. A gravidade não lhe permite pisar no chão e ele passa o tempo no alto, ente o céu e a terra, sozinho. Tudo começa a mudar quando as meninas da escola ficam curiosas para conhecê-lo, e uma delas, a Mariana, decide entender como acontece aquele fenômeno." (Extraído de Revista de Cinema).

Produzido em 2006, possui 15 minutos.
Segue a obra-prima: