quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Cinema

Em Nome da Lei - Direção de Pietro Germi

Um clássico do neo realismo do cinema italiano, filmado em preto e branco, com a curiosidade de ter em seus roteiristas, dois futuros mestres da direção, casos de Federico Fellini e Mario Monicelli.

A história se passa em Capodarso, uma pequena vila da Sicília, reduto da máfia, quando o jovem juiz Guido Schiavi (Massimo Girotti) está à espera de quem o leve até lá. No mesmo local, Guido encontra o antigo juiz, Pisani, que vai embora e deixa o recado de que ele não será bem recebido, por isso, ele está se mudando.

Guido não se intimida e, logo, vê o tamanho da bronca que vai encarar, porque todos na cidade (ou quase isso) ficam incomodados pela sua chegada. O dono da cidade, o corrupto Barão Lo Vastro (Camilo Mastrocinque), que vê nele uma ameaça à sua influência, já que tem problemas com os trabalhadores, no momento em que fechou a mina, única possibilidade de emprego para a maioria da população ativa.

Também o chefe local da máfia, Passalacqua (Charles Vanel), o quer longe dali, a partir do momento em que investiga o assassinato de um dos homens do Barão, numa espécie de justiciamento ou revide.

Guido recebe apoio apenas do Comissário (Saro Urzi), do jovem Paolino (Bernardo Indelicato) e, discretamente, da esposa do barão, Teresa (Jone Salinas), que será seu par romântico na trama.

O juiz fica isolado, recebe um superior de Palermo (capital da Sicília), que sugere a sua renúncia e transferência, mas, inclinado a aceitar, um fato novo o faz recuar e resolver combater as adversidades do vilarejo.

Um clássico como forte crítica social, onde nele, assim como muitos heróis dos faroestes norte-americanos, o personagem principal na maioria do tempo, está solitário.

Produzido em 1949, possui 101 minutos.

Segue o filme:












 


Nenhum comentário:

Postar um comentário