Dica de Leitura
Os Desafios da Revolução Digital - Ladislau Dowbor
Nascido na França em plena Segunda Grande Guerra, polonês de origem e brasileiro por adoção, Ladislau Dowbor, 84 anos, segue sendo uma referência intelectual nas áreas da Economia, Sociologia e História de nosso país há mais de seis décadas, isto é, desde a resistência à ditadura militar no Brasil.
Sua produção literária é imensa e a mais recente é esta que posto, em que o autor faz uma análise da fase que o mundo passa por meio da revolução digital. Neste momento, só o conhecimento, seu atingimento à sociedade, é que será possível reduzir a desigualdade social e diminuir a concentração do poder.
Ele enumera pontos:
- Mudança no eixo de produção, isto é, o conhecimento deve ser compartilhado para todos.
- Aprofundamento das desigualdades, em que a perda da governança restou ampliada pela revolução digital, que concentrou o poder e gerou desequilíbrio ambiental.
- Crise da governança, porque o aprofundamento do conhecimento digital não gerou melhor condição de vida da população.
- Novas formas de apropriação do excedente. Uma delas, a principal, o rentismo, também, o endividamento das pessoas e a apropriação dos direitos de patentes.
— O desafio da reorganização, qual seja, a potencialização do conhecimento compartilhado.
Dowbor afirma que, pela primeira vez na humanidade, a produção de alimentos é superior às necessidades dela; o que ocorre é a injusta distribuição.
A editora é a Elefante, lançado em 2025, possui 254 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário